Hannibal

Hannibal Thomas Harris

Resenhas - Hannibal

Lili Machado 06/04/2012

Lembra do Dr. Hannibal Lecter? Um cavalheiro..., um gênio..., um canibal.
Sete anos se passaram desde que o Dr. Lecter escapou da prisão. E por 7 anos ele tem estado livre para saborear os aromas e gostos de um mundo sem algemas.
Mas... alguns intrusos surgem em seu mundo, perseguindo sua nova identidade, sentindo o mal que o cerca.
Para um multimilionário, para um policial italiano corrupto, e para a agente do FBI Clarice Satrling, que já esteve frente a frente com Lecter e que nunca mais foi a mesma... - a caçada começou.
Todos, cada um a seu tempo e local, querem encontrar o Dr. Lecter E todos vão conseguir o que querem. Mas somente um viverá o bastante para saborear a recompensa...
Na trilogia de Thomas Harris, o primeiro livro: O Dragão vermelho (resenha no blog: http://houseofthrillers.wordpress.com/2012/03/24/o-dragao-vermelho-red-dragon-thomas-harris-serie-hannibal-lecter-2/), filmado como Manhunter, Hannibal ajuda o FBI a capturar um fascinante serial killer. No segundo livro: O silêncio dos inocentes (resenha no blog: http://houseofthrillers.wordpress.com/2011/02/12/o-silencio-dos-inocentes-thomas-harris/), ele serve de consultor para a agente do FBI, Clarice Sterling, e acaba por realizar uma fuga brilhante, apesar de sangrenta.
Anos depois, fazendo-se passar pelo acadêmico Dr. Fell, curador de arte, Hannibal vive uma vida de prazers em Florença, sem matar quase ninguém... só uns poucos para não perder o hábito e não chamar atenção.
A agente do FBI Clarice Sterling não tem a mesma sorte: ela sobrevive a um tiroteio mas é suspensa por comportamento policial truculento. É quando ela recebe uma carta de Lecter.
Quando Mason Verger era um adolescente que sequestrava e estuprava crianças, sua enorme fortuna o salvava sempre da cadeia. Tudo o que ele precisava era de sessões de psicoterapia... com o Dr. Hannibal Lecter.
Graças ao tratamento,Verger encontra-se, no momento, ligado a aparelhos respiratórios, paralizado quase que integralmente. Só lhe resta movimento numa única mão. Sua obssessão é lançar Lecter para seus animaizinhos de estimação o comerem vivo. E ele pagará qualquer coisa a qualquer um, para trazer Lecter vivo.
O conflito apresentado é entre dois monstros: um atraente (Lecter) e outro odioso (Verger), numa das mais irônicas tramas de Harris.
O policial que confronta Hannibal é um italiano chamado Pazzi, que está querendo receber a recomensa pela captura de Lecter. O que acontece quando o policial italiano, se vê sozinho com Lecter?
Como é que a relação de Clarice com Lecter, se torna cada vez pior?
Se você pensa que os fatos são terrivelmente macabros, você está certo – mas os horrores são descritos com bom gosto.
Descobrimos que o que o monstro quer é ordem, e não, o caos – Hannibal pode ser louco, mas aos olhos dos leitores, também é uma espécie de herói.
O livro é repleto de fatos interessantes sobre medicina, história, ciência forense, zoologia, literatura medieval, arte, gastronomia, música clássica, enologia, sobre a cidade de Florença e a lingua italiana – tudo apresentado com o toque de elegância de Thomas Harris.
A loucura de Hannibal começa a ter explicações – o que torna sua história menos misteriosa.
E depois de descobrirmos as razões do canibalismo de Lecter, quase nos sentimos próximos a ele, numa empatia por este homem descrito por todos como monstruoso. O trauma na infância de Lecter explica a preferência dele por carne humana.
O final do livro é controverso e surpreendente. É chocante e inesperado. Nem todos os leitores irão gostar. Mas todos irão pensar nele por muito, muito tempo – eu gostei de cada linha do texto...
Todos os personagens do livro podem ser definidos como da cor cinza – tanto maus quanto bons. Isso não te faz pensar em que cor você pode ser descrito?
Também, não podemos nos esquecer que autor Thomas Harris não precisava ter escrito este livro. Ele estava no auge de sua popularidade com o sucesso do filme “O silêncio dos inocentes”. Já tinha escrito 3 best-sellers sobre o personagem – todos adaptados para o cinema. E estava vivendo no bem-bom na Itália, sem nenhum problema financeiro por todo o resto de sua vida.
Este livro foi, portanto, um presente de Thomas Harris para seus leitores fiéis em todo o mundo.
Um presente que eu gostei muito de ganhar, diga-se de passagem...
Nilson Gomes 07/02/2013minha estante
GOSTEI DA SUA RESENHA, MAS FIQUEI INTRIGADO COM O TRECHO QUE INFORMA SOBRE AS RAZÕES DO CANIBALISMO DE LECTER.

Lili Machado 07/02/2013minha estante
Nilson - só lendo o livro para entender. hehehe

Nilson Gomes 29/03/2013minha estante
LILI MACHADO:
Opino o que foi relatado não aponta para as razões do 'canibalismo', seria preciso mais informações não esqueça que HANNIBAL LECTER é um especialista nato em guarda suas emoções,certamente que constantemente divagar em seu Palácio da Memória mas conjecturar que é um ato inconsciente é uma afirmação precipitada.

Juju 17/02/2024

Caça, Ausência & Moralidade
Sete anos se passaram desde que Clarice Starling teve seu primeiro contato com o sádico Dr. Lecter ainda aprisionado em uma instituição de máxima segurança e com seu auxílio foi a responsável por capturar o assassino em série Jame Gumb, vulgo, Buffalo Bill. Era de esperar que a carreira de Starling como agente especial do FBI tivesse decolado e a mesma se consagrado de uma forma gloriosa, mas a verdade figura em um âmbito bem distante deste e de fato ela está prestes a enfrentar mais um fracasso magistral. Hannibal Lecter, por sua vez continua foragido, longe dos holofotes desde sua fuga há quase uma década, mas há quem diga que o doutor foi avistado em diversos cantos do mundo. E descobrir sua localização exata é mais do que uma obsessão para Mason Verger. Tal qual uma necessidade vital que o assombra dia e noite, um dos únicos sobreviventes do psiquiatra canibal, Verger fará de tudo para obter sua doce e saborosa vingança. E é em meio a este complexo quebra-cabeças que reúne passado, presente e um futuro incerto que os destinos de Clarice Starling e Hannibal Lecter se cruzarão mais uma vez em reviravoltas surpreendentes.

Este é, em tese, o último volume da série Hannibal. O quarto livro que o sucede é um resgate ao passado do psiquiatra, portanto, nós não temos informações novas sobre o futuro de Lecter ou dos demais personagens como Clarice Starling. E esse é também o livro que eu menos aprecio, ainda que não possa ser considerado de forma alguma uma obra ruim ou descartável. O fato é que desta vez Clarice Starling não está envolvida em nenhum tipo de investigação recente, na verdade ela está perseguindo um rosto conhecido do passado e tentando conhecê-lo melhor justamente para ser capaz de capturá-lo: Hannibal Lecter. Em paralelo, nós temos o arco dos irmãos Verger - Mason e Margot - e curiosamente para quem já assistiu aos filmes, vai notar que a irmã do sobrevivente de Lecter não existe na adaptação para as telas. Essa foi uma
decisão dos produtores bem como a alteração do desfecho da obra, por motivos que eu julgo extremamente válidos e compreensíveis, sensatos até - mas eu ainda vou chegar lá! Margot é interessante e eu acho que agrega profundidade, nos permite conhecer um pouco melhor a faceta terrível de Mason Verger, um degenerado completo e predador de crianças. Mas eu creio que tenha sido deixada de fora do filme, pois não era exatamente a personagem mais relevante dentro do livro e acrescentá-la serviria somente para tomar mais tempo de tela, correndo o risco de tornar a produção muito longa e cansativa. Ainda assim, eu particularmente gosto de Margot e gostaria de vê-la sendo interpretada por uma atriz competente.

A obra é dividida em 6 partes, creio que para torná-la mais fluída e seccionar de forma satisfatória os pontos-chaves que levam ao ápice final . Esse é de longe o livro mais descritivo e repleto de detalhes do autor Thomas Harris, o mais longo também, o que algumas pessoas podem enxergar como algo enfadonho. Eu penso que é o livro mais preciso, completo e bem escrito. A riqueza de detalhes em cenários, características físicas, aromas, locais, pensamentos, devaneios e reflexões nos permite conhecer melhor a psique do maior e principal personagem dessa obra que nos desperta extremo fascínio desde Dragão Vermelho: o Dr. Hannibal Lecter. Sobre o desfecho: eu consigo entender, porque o autor é competente ao correlacionar o passado do psiquiatra e suas lembranças a respeito da irmã morta - Mischa - com o que ele enxerga e projeta na agente Clarice Starling, as expectativas que possui em relação à ela que o levam a persegui-la mesmo anos depois (antes mesmo do último volume, Hannibal: A Origem do Mal, alguns detalhes sobre a infância de Lecter aparecem neste livro). Desse modo entendemos o grande interesse do doutor e a suposta clemência que ele demonstra em relação à Starling. Porém, tendo dito isto, eu não gosto do final. Eu não acho apropriado considerando que Hannibal Lecter é sobretudo um psicopata incapaz de nutrir sentimentos de qualquer estirpe. Não vou entrar em muitos detalhes, porque não quero estragar a experiência com o uso de possíveis spoilers, mas a mim soa incoerente e um tanto irreal esse desfecho, ainda que de um ponto de vista psicológico eu possa compreender que o tipo de relação existente ali é justamente baseada em benefício próprio e mútuo. Tanto Lecter quanto Starling projetam um no outro as ausências, os vazios que possuem dentro de si e os preenchem de uma forma bastante disfuncional, a própria Starling abrindo mão da própria moralidade apenas para dar um sentido à própria vida. Só não sei se isso seria possível mesmo em um cenário dentro da nossa realidade, portanto, permaneço cética e um tanto desgostosa. Enfim, acredito que a decisão dos produtores do filme ao alterarem o final do filme foi bastante acertada em vários níveis, não creio que um final semelhante ao do livro teria sido bem recebido pelo público em geral. Em resumo, foi esse o motivo que não me permitiu dar as 5 estrelas para Hannibal, todo o resto me foi extremamente satisfatório.

Novamente agradeço à editora Record por esse box incrível que me permitiu reviver essa série que tanto estimo em grande estilo.
gabspittol 17/02/2024minha estante
Eu senti que ele criou esse final para agradar a alguns fãs. Não sei se gostei ou não kkkkkk mas o resto da trama eu gostei bastante

Juju 17/02/2024minha estante
Faz sentido mesmo. Eu particularmente não gosto não. O restante do livro é incrível, mas o final não me desce ?

gabspittol 18/02/2024minha estante
Não faz sentido né? Kkkkkk

Ruh Dias (Perplexidade e Silêncio) 06/08/2019

Já Li
"Hannibal" foi publicado em 1999 e a estória se passa sete anos depois dos acontecimentos de "O Silêncio dos Inocentes". Os primeiros capítulos mostram a decadência da carreira de Clarice Starling, que havia ficado famosa e popular depois de capturar o serial killer Buffallo Bill. Claramente vítima de misoginia, Clarice é acusada injustamente de ter assassinado "uma mulher segurando um nenê no colo" que, na realidade, era uma traficante de drogas que tentou assassiná-la e transmitir AIDS ao bebê.

Em paralelo, sabemos que Hannibal escapou da prisão e matou mais algumas pessoas no período. Agora refugiado, o FBI não consegue encontrá-lo. Porém, uma de suas vítimas, Mason Verger, quer vingança e está rastreando cada passo de Hannibal.
Aqui vale uma ressalva em relação a Mason.
Fica claro que Thomas Harris quis construir uma personagem ainda pior que Hannibal, de forma que o leitor engolisse o final esdrúxulo que ele havia planejado para seu protagonista. Assim, Mason é um amontoado de bizarrices que não me convenceram: ele é deformado (não tem pálpebras nem lábios, não se mexe, etc.), é rico, abusava sexualmente da irmã quando era criança e abusa de menores de idade órfãos, transformou sua mansão em um hospital e tem contatos/bandidos espalhados pelo mundo afora, todos eles violentos e psicopatas.

Num dado momento do livro, quase desisti da leitura. Grande parte do enredo é a caça a Hannibal, que foge sem nem suar, com cenas arrastadas e pouco emocionantes em Florença, que mais me lembraram o Inferno, de Dan Brown (que pelo menos era interessante de se ler).
E é óbvio que o Hannibal vai se safar das emboscadas de Mason e, por isso, não há a emoção que Thomas Harris esperava criar. Não há tensão e nem mistério, tampouco.

Comecei a ler esta trilogia no Desafio 12 Grandes Livros com Grandes Mulheres por causa da Clarice Starling. De fato, no início da estória, lá no primeiro volume, Clarice foi uma personagem muito relevante para o movimento de empoderamento. Thomas Harris escreveu uma protagonista feminina longe dos clichês da literatura, e Clarice logo me conquistou com seu jeito tomboy, suas piadas sarcásticas e seu zero fucks given. Por isso, logo que comecei a leitura de "Hannibal", me senti contente por reencontrá-la e estava muito curiosa para saber qual seria o fim do seu arco. Porém, Thomas Harris me decepcionou - e muito. A cada capítulo, Clarice vai ficando mais e mais apagada na trama, dando espaço a bandidos manjados e desinteressantes, até chegar ao ridículo ponto em que ela se torna o interesse romântico de Hannibal. Nunca na minha vida vou engolir esse final da Clarice. Nunca. Ainda mais pelo tom "e foram felizes para sempre" que o Thomas Harris deu ao romance dela com Hannibal. Jamais, nunca, vou aceitar isso. Um desperdício de uma grande personagem.

Por tudo isso, não é uma leitura que eu recomendo.

site: https://perplexidadesilencio.blogspot.com/2019/08/ja-li-98-hannibal-de-thomas-harris.html
Aline Fraenkel 15/08/2019minha estante
Caraca, o final desse livro não faz sentido nenhuuuum!

Ruh Dias (Perplexidade e Silêncio) 15/08/2019minha estante
N E N H U M. Foi uma perda de tempo. ):

Carol 06/03/2021minha estante
Tô com um quentinho no coração de ler sua resenha. Acabei de ler e tô sentindo um ódio tremendo desse final.

jc matias 06/12/2019

Este livro é horrível. Os filmes do Hannibal são melhores que os próprios livros, o que é muito raro de acontecer.
A escrita do autor é sempre enfadonha, cheia de enrolação, nada é interessante de ler.
Mas aqui ele se superou, porque, além disso, ele fez um final horrível em todos os sentidos. Graças a deus o final do filme foi diferente, 10x melhor. Este livro é uma bosta, um caldo de lixo.
Carol 06/03/2021minha estante
Não digo que o livro seja um "caldo de lixo", mas tenho que dizer que estava preocupada em só ver resenhas boas aqui enquanto pra mim o livro é retrocesso na construção de personagem da Clarisse e o final simplesmente NÃO FAZ SENTIDO com a personalidade apresentada até o meu mento. Afeeee! Tô indignada.

jc matias 16/03/2021minha estante
Nossa, sim, o que ele fez com a Clarice foi muito revoltante pra mim também haha

P. 05/03/2009

Virei fã do Hannibal Lacter, nesse livro temos tripas, sangue e ao final um banquete canibal!

Muito bom ver o futuro de Clarice e do Hannibal.

Claro que Hollywood teve que colocar as mãos no livro e sumir com um monte de coisa, e pior, mudar o final de maneira tão drastica!

Se você quer saber oque realmente acontece com nosso amado Hannibal Lecter, esse livro deve ser lido!
@julianapena.books 21/05/2012minha estante
Pois é, na minha humilde opinião, Hollywood estragou o final do filme. :O Prefiro a do livro.

Thay 15/06/2020

Ele é o cara...
O que dizer de um cara que simplesmente se reinventa? Com uma inteligência absurda ele consegue se safar, e como havia dito antes é um cara bom, se preocupa e defende quem ele tem admiração.
Caroline.Santos 16/11/2021minha estante
Um cara bom kkkkk moça helloooo ele matou muita gente inocente

Aline Maia 09/02/2011

Depois de ler 'O Silêncio dos Inocentes' queria ler a continuação, mas ainda não estava com vontade. Demorei um ano pra pegar esse livro e ler.

Gostei bastante do começo. Depois achei que o livro se perdeu em algumas partes. Não imaginava que a distância de um livro para o outro fosse grande e muito menos como estava Clarice Starling. No livro anterior encontramos Starling ainda nova indo se formar, e onde ela tem o momento de 'glória' com o caso do Buffalo Bill. Já em 'Hannibal' logo no começo da história vimos a carreira de Starling decaindo.

Algo que não gostei no livro foi o excesso de descrição. Têm capítulos que mostraam D. Lecter no teatro, ou fazendo algo em casa, sem contar que capítulos como mostrando Margot e Barney malhando são irrelevantes para a história. A segunda parte do livro eu li empurrada, pensei em abandoná-lo, mas ainda bem que continuei, pq o final desse livro é ÓTIMO.

Li imaginando sempre que capturando Lecter, Clarice ia restaurar sua carreira e tudo ia voltar aos seus eixos, até digo que queria que o final fosse esse. Mas me surpreendi muito como a história termina, realmente não esperava que Clarice ia ficar com Hannibal e que este ia permanecer solto. Mesmo preferindo outro final, nuunca que trocaria o final original. Pra mim foi o que salvou e deixou o livro bom!

O livro não tem muito suspense, por isso que tb acho que a leitura acaba sendo cansativa. Não é como 'O Silêncio dos Inocentes' que o leitor fica na espectativa querendo saber se irão encontrar Jame Gumb, se Catherine vai continuar viva e o que D. Lecter irá fazer na cadeia. Em 'Hannibal' é só Hannibal solto e quando que Mason vai encontrá-lo e se Clarice vai encontrá-lo antes.

Achei 'O Silêncio dos Inocentes' BEM melhor que a continuação, ele é GENIAL, lembro que quando li fiquei com saudades do livro. Me decepcionei um pouquinho com 'Hannibal', mas como disse antes, o final salva o livro! Surpreendente e perturbador.
Aninha 27/04/2011minha estante
concordo com você no que diz respeito a margot e Barney, mas se prestar-mos atenção a parte entre os dois fará sentido no decorrer da história,quando Margot faz a proposta de matar o irmão. antes de chegar a esse ponto também achei irrelevante, depois mudei de opinião. Amei o livro e olha que ainda não li o silêncio dos inocentes.

Nilson Gomes 07/02/2013minha estante

calie 11/11/2020

aquele com um clímax violentamente animado à base de sangue e bizarrice
finalmente! depois de eu ter largado o primeiro na metade (porque assistir o filme antes quebrou meu clima) e ficar um pouco entediada com o segundo, Thomas Harris gloriosamente prendeu toda a minha atenção. "Hannibal" atingiu uma qualidade de horror que, em comparação com os anteriores, pareceu chocante e satisfatoriamente elevado. foi uma verdadeira competição de "quem é o personagem mais bizarro aqui?", e não poderia ter sido melhor. percebi que o que eu queria ter visto desde o princípio era Lecter sendo quem ele era, longe da prisão, ao ar livre, fazendo sua vida com suas próprias escolhas (o que é uma loucura, penso comigo mesma, por mais interessante que ele fosse, continuava sendo um assassino canibal e eu estava torcendo por sua liberdade). o decorrer da leitura ofereceu uma clareza maior (ainda que algumas perguntas tenham ficado sem respostas) sobre a história de fundo de Lecter, com flashbacks e descrições do palácio que ele criou em sua mente para guardar memórias e conhecimento, que foi cativante e humanizou o personagem. o que não gostei foi a breve parte com a narrativa do investigador Pazzi, que se arrastou demais. o que fez a lentidão valer a pena foi o final da ambientação dele ter sido incrivelmente chocante e satisfatório e, também, dado espaço para a volta de Starling com seus capítulos cheios de ação.

sinto que vale a pena tentar.
Israel Filho 05/09/2021minha estante
?Hannibal? trás o personagem como centro das atenções, diferentemente dos dois primeiros. Inteligente, elegante, sadico e frio! Conhecemos o passado do personagem e suas metáforas fazendo sentindo. Clarice Starling mais experiente e com novos problemas! um fantasma apaixonado nos mais belos prédios da era renascentista da Itália. Incrível !

Clau Melo 06/05/2020

Com um gostinho a mais...
Livro 3 da Quadrilogia Hannibal
Adorei Dragão Vermelho e O silêncio dos inocentes, porém Hannibal foi totalmente surpreendente!
Dr. Lecter é genial!!! O final realmente foi inimaginável. Amei e favoritei.
Já tinha assistido ao filme em 2001 mas não me lembrava de nada... Depois que terminei a leitura assisti novamente e adorei! Embora o final do filme seja mais plausível, gostaria muito que o Diretor Ridley Scott tivesse filmado o final como no livro!!!
Ansiosa pelo livro 4 - A origem do mal.

Flavio 06/05/2020minha estante
Li este livro também há muito tempo. Gostei bastante. Não sabia que tinha um quarto livro! Obrigado pela dica!!

Mad Jr 07/05/2011

Após o banho de sangue que Hannibal causou ao fugir do presídio, ele consegue fugir primeiro para o Brasil, onde consegue bons documentos falsos e depois para a Itália, onde, com nova identidade e novo rosto, tenta começar uma vida nova, sendo o curador de um Museu. Mas o vício não o abandona tão facilmente...

Enquanto isso, nos Estados Unidos, o FBI não desistiu de prendê-lo, usando a agora Agente Clarice Starling, que já tem um bom conhecimento sobre o caso e está em maus lençóis depois de uma operação policial mal feita.

Mas o maior problema de Hannibal não é a polícia! Acontece que uma de suas primeiras vítimas, o rico e inescrupuloso Mason Verger, que foi completamente desfigurado pelo Dr. Lecter, só pensa em vingança. Além de um parafuso a menos, ele sempre está um passo a frente do FBI e sabe que seu objetivo está mais próximo que nunca de se realizar, com uma vingança, que pode ser considerada no mínimo, surpreendente e bizarra!

Agora, parece que o Dr. Lecter, de caçador, passa a ser a caça. Vai ser preciso muito mais que seus dentes para se safar dessa rede.

Thomas Harris conseguiu fechar essa saga com chave de ouro. Brilhante, bizarro e absurdo, como descreveu o Publishers Weekly sobre o livro, é além de tudo, um aprofundamento na vida de Hannibal: seus gostos, sua infância, sua família...

Vale o sacrifício de ler as suas 443 páginas!!!
Andinho 10/12/2013minha estante
clássico!

Giu 06/06/2017minha estante
Eu adorei o final exatamente por fugir do padrão Hollywoodiano. Nem me choquei muito pois desde o começo o autor já foca nessa conexão entre Starling e o Lecter. Sem dúvida, um dos meus livros preferidos!

MaJu.Simplício 18/03/2023

Gostei muiito do livro, até... chegar ao final!
Foi bom entender melhor o Lecter, a história com a Misha, mas sinto que a Starling se perdeu!
Apocalipse literário 26/05/2023minha estante
Querendo ou não o autor deu a entender que Starling também tinha uma certa obsessão por Lecter, não sei se beirava a paixão, mas também fiquei confuso pq eu achava que o Lecter via a Clarice como a irmã dele e não beirando um relacionamento de pessoas com um passado conturbado

Lucas Muzel 09/07/2009

Ao contrário do livro anterior, o famoso psiquiatra está a solta, e enfrenta alguém tão perigoso quanto ele. A horrível trajetória de Clarice Starling também é mostrada em doses homeopáticas.

BiaVasc 14/03/2024

QUE FINAL FOI ESSEEEE??????
Totalmente chocada. Super surpreendente e envolvente do começo ao fim.

Lina Inverse 02/07/2013

Achei que o autor exagerou nas descrições o que deixou a leitura arrastada em vários momentos. Outro ponto fraco do livro, que aliás pra mim foi o que mais irritou, é que os inimigos do Lecter são todos extremamente maus, tão maus que chegam a ser caricatos, mais parecidos com vilões de novela mexicana. Aquilo do Mason beber as lágrimas de criancinhas foi o cúmulo! O Krendler, absurdamente escroto e misógino... a impressão é que o autor quer mostrar todo mundo tão malvado para que se torne mais fácil que simpatizemos com Lecter, o que é uma bobagem já que isso não é necessário, pois ele é uma personagem atraente de qualquer forma.
Achei interessante o caminho da Clarice. Sete anos se passaram desde O Silêncio dos Inocentes e aquela jovem determinada sofreu um choque de realidade e ficou completamente desiludida com a carreira no FBI, toda a politicagem e jogos de interesse. Triste, porém ao meu ver, bastante realista.
Outro ponto que achei positivo foi que nesse livro o Lecter é mostrado mais da forma como eu o imagino (e que mais me agrada), que é de um ser maligno e quase sobrenatural, que assim como um vampiro, é perigoso e ao mesmo tempo sedutor. Aliás, agora acho que vou parar minha maratona e deixar Hannibal Rising pra lá, pois tentar dar um motivo pra tudo que o Dr. Hannibal Lecter é, pessoalmente não me agrada... Quem sabe mais tarde eu leia, mas por enquanto quero ficar com o gostinho (muito bom, diga-se de passagem) que os três primeiros livros me deixaram. :)