Hannibal

Hannibal Thomas Harris

Resenhas - Hannibal

lucas 06/04/2010

Ótimo
Mantém o nível do Silencio dos Inocentes.

Aqui, encontramos um Lacter ainda mais maquiavélico e cruel, totalmente despido de sentimentos. E a manipulação continua sendo seu forte.

Gláucia 26/10/2010

Torcida pelo Mal.
Hannibal Lecter está solto e além do FBI há outro perseguidor, muito mais terrível: trata-se de uma vítima que sobreviveu ao ataque do canibal mas foi deformado e perdeu a capacidade de se mover. E que dará toda sua fortuna por uma vingança a altura.
Este sobrevivente é tão asqueroso e cruel que não há como não torcer pelo sofisticado e brilhante Hannibal Lecter, um dos mais sensacionais personagens já criados.

Lina Inverse 02/07/2013

Achei que o autor exagerou nas descrições o que deixou a leitura arrastada em vários momentos. Outro ponto fraco do livro, que aliás pra mim foi o que mais irritou, é que os inimigos do Lecter são todos extremamente maus, tão maus que chegam a ser caricatos, mais parecidos com vilões de novela mexicana. Aquilo do Mason beber as lágrimas de criancinhas foi o cúmulo! O Krendler, absurdamente escroto e misógino... a impressão é que o autor quer mostrar todo mundo tão malvado para que se torne mais fácil que simpatizemos com Lecter, o que é uma bobagem já que isso não é necessário, pois ele é uma personagem atraente de qualquer forma.
Achei interessante o caminho da Clarice. Sete anos se passaram desde O Silêncio dos Inocentes e aquela jovem determinada sofreu um choque de realidade e ficou completamente desiludida com a carreira no FBI, toda a politicagem e jogos de interesse. Triste, porém ao meu ver, bastante realista.
Outro ponto que achei positivo foi que nesse livro o Lecter é mostrado mais da forma como eu o imagino (e que mais me agrada), que é de um ser maligno e quase sobrenatural, que assim como um vampiro, é perigoso e ao mesmo tempo sedutor. Aliás, agora acho que vou parar minha maratona e deixar Hannibal Rising pra lá, pois tentar dar um motivo pra tudo que o Dr. Hannibal Lecter é, pessoalmente não me agrada... Quem sabe mais tarde eu leia, mas por enquanto quero ficar com o gostinho (muito bom, diga-se de passagem) que os três primeiros livros me deixaram. :)

AlineV 05/04/2014

Hannibal, ainda "the cannibal".
O terceiro livro da série, em ordem cronológica, Hannibal talvez seja o livro com menos suspense e mais horror das trilogia do Dr. Lecter. Destaco positivamente e principalmente as passagens de Clarice Starling lidando com a burocracia política, senti uma extrema raiva e revolta nesses momentos.
É importante ressaltar que nesse livro é demonstrado o lado mais "animal" do Dr. Hannibal Lecter e também sua maneira sofisticada de preparar seus pratos.
Final surpreeendente.

Thaiiiiixxx 26/03/2018

Um final incrível para uma saga incrível
Se você conhece "Hannibal" apenas pelo filme de Ridley Scott, consiga imediatamente uma cópia desse livro e leia.

Sete anos após o desfecho de "O silêncio dos inocentes", Clarice Starling e Hannibal Lecter voltam a ter seus caminhos cruzados. Agora, Starling é uma agente veterana, cuja carreira no FBI nunca decolou por causa do misógino e invejoso Paul Krendler, do Departamento de Justiça. Enquanto isso, Lecter vive em Florença, na Itália, gozando de sua liberdade. No entanto, Mason Verger, a única vítima de Lecter que sobreviveu, quer vingança pelo seu rosto e corpo destruídos e não hesita em usar Starling como isca para atrair o famoso canibal para uma morte lenta e dolorosa.

O livro se divide em três pontos de vista: o de Starling, o de Lecter e o de Verger, que convergem para um final inesperado (bom, pelo menos, para mim). Vale muito a pena a leitura

opaulofelipe 30/06/2014

Hannibal: o fim?!
A narrativa de Hannibal é a mesma construída pelo autor em Silêncio dos Inocentes e Dragão Vermelho, com apenas uma diferença: o dr. Hannibal Lecter está solto! E acredite: isso faz uma enorme diferença. Quem leu os dois primeiros livros sabe como é ter a sensação de que, mesmo preso, Hannibal tinha inteligência e meios de influenciar de alguma forma a história, ajudando ou prejudicando os personagens. Agora imagine ele solto por aí, com um rosto modificado e com dinheiro aparentemente ilimitado! Nesse terceiro livro, temos uma Clarice prestes a fazer 33 anos, mais madura, entretanto incapaz de alcançar os altos escalões do Bureau apesar do apoio e elogios do chefe de seção da Ciência do Comportamento, Jack Crawford. Este, por sua vez, está para se aposentar. Velho e com saúde debilitada, não aparece tanto quanto eu gostaria.

A razão de Clarice não conseguir crescer na carreira tem um nome: Paul Krendler. Personagem que já fez breve aparição em Silêncio dos Inocentes, Krendler é do Departamento de Justiça e sua antipatia por Clarice é tão intensa que aos poucos ele se utilizou de seus contatos no FBI para manchar a ficha da agente, impedindo-a de progredir na carreira policial, deslocando-a para ações de campo, desperdiçando o talento de Clarice como investigadora.

Krendler pretende se lançar como deputado nas próximas eleições e precisa de um financiador. Aí é que entra na história o megaempresário do ramo de frigoríficos, Mason Verger. Uma das duas vítimas que sobrevivera a um ataque de Lecter a outra fora Will Graham Mason tem o rosto completamente inexistente, apenas um olho e a única coisa que consegue mover é o braço direito. Planejando por anos sua vingança contra Lecter, o homem conta com a ajuda de um enorme aparato tecnológico e patrimônio financeiro para encontrar o homem que o deixou naquele estado. Usando Krendler e diversos outros contatos, Verger segue a pista de Hannibal depois de sua fuga, planejando captura-lo vivo e tortura-lo de forma extremamente cruel, a qual eu não entrarei em detalhes aqui. Enquanto isso, Clarice tem que enfrentar os problemas com a imprensa e seu algoz Krendler, que faz de tudo para prejudica-la.

Com ótimas sequências de Lecter mais sanguinário e inteligente do que nunca - disfarçado na Europa e diálogos extremamente desconcertantes de Mason Verger o personagem mais repugnante da série de Harris - com outras pessoas que passam pela sua cama, achei a trama do livro mais instigante que a dos anteriores, entretanto, não gostei do final. Deste, eu só não posso reclamar de uma coisa: ele é tudo, menos previsível!

Felipe 18/10/2014

Provavelmente o pior livro que voce vai ler na sua vida
Insuportável, chato, e com um final absurdo, diga-se de passagem. Parece aquele livro feito sob encomenda, não há terror, momentos grotescos, gente é Hannibal Lecter ! Não há aquela perseguição de fato contra o lecter, e quando livro vai chegando ao fim, tudo vai se tornando maçante.

Sem sombra de dúvidas é pior do que Crepúsculo !

Luciane 27/12/2014

Extremamente forte!
A continuação do livro Silêncio dos Inocentes consegue ser mais terrível que o primeiro, mas é um ótimo livro.
Confesso que não gostei do final, um tanto quanto confuso...
Este livro é Grupo Livro Viajante.

site: http://www.skoob.com.br/topico/grupo/1284

ALM 06/04/2015

O melhor psicopata do cinema/literatura
Após o excelente O Silêncio dos Inocentes vemos em Hannibal a volta do Dr. Lecter. O melhor aspecto de O Silêncio dos Inocentes é, sem dúvida, os diálogos entre Starling e Lecter, coisa que não vemos em Hannibal, mas felizmente, o autor nos compensa com outros pontos positivos; A história, por exemplo, está bem mais sinistra e tenebrosa que o anterior, e ver Lecter livre é com certeza um prazer.
Confesso que me decepcionei pelo fato de Lecter não aparecer tanto, e o final também é bem meia-boca, e até sem lógica.

Não consigo decidir qual é o melhor livro da série, hehe, tamanha a qualidade de todos. De qualquer forma, leitura recomendadíssima.

Renata Baganha 08/09/2015

Sensacional
Confesso que no começo achei o livro pouco chato Eu estava esperando aquela Clarice um tanto forte que queria ser "a melhor" esperava que ela já fosse uma agente consagrada,as acho que tanto eu como ela nos surpreendemos ao saber que o mundo da corrupção e "favores" trocados também estáva no FBI. Nesse livro temos um sr Klender(que já teve uma rápida aparição em silêncio dos inocentes) despeitado que já fazia de tudo para fazer a vida dela mais difícil só por ela sempre o rejeitar e por ela ser mulher, também tinha a ambição de entrar para a política sem patrocinador ele acaba trabalhando vendendo informações para Mason Verger e ajudando esse sobrevivente de um ataque do dr Hannibal a se vingar.
Clarice não conta mais com Crawford que está com a saúde debilitada e quase se aposentando (senti falta dele no livro) ela se vê na verdade como um fantoche em outra palavras tudo dando errado rsrs,
eu entendi que ela já estava com aquele pensamento "será que tudo valeu a pena".
Dr Lacter continua obsecado por ela mas do seu jeito sutil que ninguém sabe na verdade se ele gosta de conversar com ela se quer dormir com ela ou quer mata la e come la.
Assim como silêncio dos inocentes sinto que o livro cresce do meio para o final e aí que você sente aquilo de não conseguir parar de ler. Tive que ler o final duas vezes para conseguir entender o porque as coisas aconteceram daquela maneira mas no fim achei sensacional e imprevisível.