Pluvia

Pluvia Erica Azevedo

Resenhas - Pluvia

Beehlla 09/02/2022

Uma fantasia com romance bem jovem
Realmente Ana teve a aventura de férias que ela queria...mas acredito que ela não achou que teria tanta responsabilidade e que teria que tomar decisões que mudariam o restante de sua vida.
Esse é um romance com muita fantasia, onde Ana vai para um mundo paralelo para tentar salvar Pluvia de uma grande ameaça.
Eu só não dei mais uma estrela porque não teve realmente im final, dando a entender que terá outro livro...e será que tem mesmo?

Jaqezita 24/06/2013

Pluviaaa
Como toda boa ficção, tem um bom enredo,boa história, e muitas surpresas, e não estamos falando do garoto órfão embaixo da escada, nem do garoto perseguido por monstros, por ser filho de um deus, e pra que não reste duvidas, não estamos falando da garota que conversa com fantasmas, nem daquela com o arco. Estamos falando de uma garota normal, assim como nós, que busca aventuras, mas que tem como única opção se refugiar nos livros. Mas tem a sorte de ter uma escolha a sua frente, que pode mudar tudo, e proporcionar a descoberta de coisas e mundo novos... Cabe a Ana escolher, aceitar e ter sua vida muda para sempre ou não aceitar e voltar a se refugiar em seus livros ...
Erica Azevedo 25/06/2013minha estante
Aaaah Jaque. Obrigada pela resenha. Fico muito feliz que tenha gostado ;)

TamiresCipriano 13/07/2013

Pluvia -Erica Azevedo
O primeiro capítulo do livro começa com dois homens dentro do caminhão que escutam rádio.
Quando se deparam com um homem encapuzado em meio a estrada o motorista do caminhão desvia...o que acontece? não vou contar rsrs brincadeira...para quem se interessou veja o primeiro capítulo Aqui:http://issuu.com/novoseculo/docs/pluvia_final_ok_2.5 .
Somente com o primeiro capítulo Erica já faz com que deixe o mistério no ar,para deixar mais curiosos ainda,somente chegando ao fim do livro descobre quem era este homem encapuzado ( dei uma dica ein).
Sim,tem a ver com Ana e muito a ver com a história haha.
*O legal é que a Erica fez como eu em uma vez que criei uma crônica para um trabalho, sabe aquela novela ou filme que começa com um cara andando na rua todo ensanguentado ou algo assim e depois começa a história contando o porque daquilo? sim,foi isto que ela fez mas sem da na cara quem seja rsrs.

Depois deste primeiro capítulo entra na história de nossa protagonista,Ana.
Laura Leal e Rodrigo Leal são os pais de Ana Leal.
Laura é do interior de Minas Gerais e mudou para São Paulo em busca de emprego,não demorou muito para seu casamento com Rodrigo.um ano depois do casamento nasceu Ana.
Ana cresceu desempenhada em suas histórias e adorava desvendar mistérios.Agora com seus dezessete anos,Ana já não tinha a mesma fisionomia que tinha na infância.

A sua amiga Sofia convida para ir junto com sua família para passar as férias escolares de julho no Guarujá,mas pedir para seus pais deixarem é a pior "missão".
Ana e Sofia já tinham deixado a confiança de Laura se abalar uma vez,o que foi o motivo maior de Laura não deixa Ana ir.

O tio Jonas emprestou um imóvel em Joinville para desfrutar das férias de Ana e ainda passar um tempo com a família.
Em meio ao caminho Rodrigo pede a um homem,informações do local onde fica o povoado onde quer chegar.
Na entrada do povoado o senhor Leal para em uma mercearia para ter informações da localização do chalé emprestado do Jonas.

"Ele olhou brevemente nos olhos de Ana,fazendo-a encolher com sua intensidade.Seu olhar queimava contra o seu rosto,fazendo uma sensação estranha correr pelo seu corpo.Ela sentiu os pensamentos ficarem desordenados.Era difícil se desprender daquela imensidão que era o seu olhar. " Pag-26

Depois de três dias hospedada no chalé,Ana resolve chegar na janela e observar a chuva...o inesperado acontece.
Não acreditando no que esta vendo,Ana resolve seguir as pessoas que se transformaram através das gotas da chuva.
Seguindo-os sem saber onde está indo,chegando ao local,percebe que esta dentro da mercearia onde seu pai tinha pedido informações.
Ana é chamada em uma missão onde somente humanos poderia ajudar,esta missão deve ser feita em outro mundo,Pluvia.

Mesmo com medo Ana encara um novo mundo e as novas coisas que estão por vir.
Chegando no vilarejo Penafort de Pluvia, Ana conhece seus mais novos amigos: Caton,Calix,Julian,Vevila e Estelle.

Coisas estão acontecendo desde que Ana chegou...o que são as coisas? não vou contar mesmo rsrs.
Afinal,porque alguém queria ajuda de um humano? porque ajuda de uma menina e tão nova? porque Ana não foi informada do que faria em sua missão? porque muitos pluvianos tinha raiva de seres fora de seu mundo? O que os pluvianos escondem? ...

#Um pouco a mais...Penarfot é um vilarejo onde se situa os aprendizes e os mestres,cada mestre tem seu "poder" e cada aprendiz tem seu mestre para ajudar em seus "estudos" e a descobrir sua "designação".Me desculpem mas não posso falar mais do que isto.Somente mais uma coisinha rsrs...Ana também tem treinamentos para encarar as coisas que estão por vir,o seu mestre é o irmão de Calix,o Aléxi.

A Erica foi espetacular, seu fruto de imaginação é ótimo (sério,admiro muito isto).Tudo se encaixa perfeitamente na história e a cada capítulo tinha algo para o próximo o que me fez "devorar" o livro em dois dias e meio.
Pluvia é um livro ótimo,de rápida leitura e bem agradável...fiquei pedindo por mais rsrs
O final vocês nem imaginam,a Erica coloca mais um segredo que tem de ser desvendado somente no próximo livro.

Sabe o que me deixou feliz? O livro se passa nas férias escolares de julho de Ana;sua mãe é do interior de MG e seu pai de SP e a protagonista tem 17 anos...
Gente! eu tenho 17 anos(acho que muitos não sabiam disto);li o livro nas férias escolares de julho;minha mãe é também do interior de MG e meu pai é de SP...a única coisa que muda é que foi ao contrário,meu pai veio para MG a procura de emprego e conheceu minha mãe rsrs. Tirando isto só faltou a autora ter colocado nome da personagem de Tamires,sério mesmo...até o jeito de Ana acho que é meio parecido com o meu rsrs. Também tem outra coisa que não comentei com ela...eu amo o tempo de chuva principalmente em ficar na varanda de casa reparando.Erica como? me explique isto por favor!

Gente! fiquei sabendo ontem a noite que fui o primeiro blog parceiro da fofa da Erica...nem sabem como eu dormi mega feliz \o/

Obrigada Erica por tudo mesmo,foi incrível a leitura...mas não só isto,foi mais incrível conhecer a você...uma pessoa adorável,que se tornou amiga e sempre vai estar em meu coração.Meu eterno obrigada a você.

Estarei na arquibancada de sua vida sempre torcendo pelo seu sucesso (=

Espero que tenham gostado da resenha e que eu não tenha falado demais e soltado algum spoiler rsrs,sei que tem gente que ama mas fica sem graça não é? e quando gosto do livro não tem jeito eu fico empolgada e quase solto um spoiler rsrs
Sabe o que mais? conversei bastante com a Erica e tem muito mais pela frente,vocês nem imaginam.

Confiram mais no blog:vídeo de lançamento,entrevista e muito mais \o/

site: http://de-tudo-e-um-pouco.blogspot.com.br/2013/07/resenha-pluvia.html

Ju 04/09/2013

Pluvia
Mais um livro nacional que me surpreende de forma completamente positiva. Pluvia conta uma história diferente de tudo o que eu já vi. Seres que se formam através das gotas d'água vocês também nunca devem ter visto por aí.

O livro me capturou de uma forma que nem percebi... Parece que a autora conseguiu transferir mesmo toda a fluidez da água para sua narrativa. Foi de forma bem leve que me vi presa a tudo o que acontecia, e percebi que até os redemoinhos em que as personagens precisavam mergulhar (e me levavam junto) eram naturais na história. As descrições da Erica, tanto das pessoas quanto dos lugares, nos permitem visualizar muito bem os acontecimentos.

Ana é uma garota com um relacionamento familiar um tanto quanto conturbado no momento. Ela deu uma mancada há um ano atrás, e ainda não conseguiu recuperar a confiança que seus pais tinham nela.

"Quando a gente perde a confiança de uma pessoa, não é apenas o tempo que a traz de volta. São as nossas atitudes."

Por isso, imagina que terá férias de julho tediosas, sem a companhia da melhor amiga para aproveitar a cidade e sem muito o que fazer presa em seu apartamento (na verdade, a Ana é viciada em livros, aposto que não ia ficar tão entediada assim).

Só que seu pai planejou algo diferente: vai levar a família para passar as férias em um pequeno vilarejo próximo a Joinville. Ao chegarem lá, Ana constata que o vilarejo é, na verdade, composto pelo chalé em que sua família vai se hospedar e por uma mercearia. Nada mais. Nem passa pela cabeça dela que aquele lugar perdido no mundo é a porta de entrada para uma outra realidade, na qual ela será testada e irá viver a maior aventura de sua vida.

"Ana chegou a pensar que talvez fosse interessante um lugar isolado. Às vezes, sentir-se sozinha e longe de tudo lhe fazia bem. Era confortável ficar com as próprias ideias."

A garota tem que mostrar toda a sua coragem. Precisa fazer escolhas realmente bem difíceis. Amadurece por necessidade. Seus amigos também têm que enfrentar fatos bem inesperados.

"Nem tudo que é novo é bom, e nem todas as descobertas são sobre o bem. O conhecimento é uma dádiva, mas também é um fardo."

Peguei Pluvia pra ler e só parei quando terminei. Nem a fome conseguiu me convencer a fazer uma pausa. E corri depois para ler os Contos de Pluvia, que são três textos curtos que a autora disponibilizou gratuitamente. Podem ler sem medo, eles não contêm spoilers! E, para quem já leu o livro, é uma delícia ter um pouquinho mais de algumas personagens queridas.

Erica, muito obrigada por essa história. Só me recuso a agradecer pelo final, rs, foi um tanto quanto cruel. E o pior nem foi o livro terminar no meio de uma cena, foi essa cena ter me deixado completamente angustiada, temendo o que acontecerá no próximo volume da série, que será composta por 5 livros. Espero que eles cheguem logo, porque não vai dar pra segurar a curiosidade por muito tempo!

"A verdade nos leva por um caminho perigoso e a mentira está sempre à espreita. Cuidado com o que acredita. Tudo está a ponto de se revelar. Caberá a vocês decidirem no que acreditar."

site: http://entrepalcoselivros.blogspot.com.br/2013/08/resenha-pluvia.html
Juh 05/09/2013minha estante
Eu li só um dos contos Ju quando vc divulgou a parceria e gostei, de inicio achei meio sem nexo, mas depois fui gostando, quero ler o livro, mas aaah não eu sou muito sem paciência para ler series, eu fico morrendo de curiosidade pelo final, rsrs, mas deve ser realmente difícil ter que reconquistar a confiança dos pais novamente, acredito que a Ana sofreu bastante, aaah eu gostei muito da capa, ela parece retratar fielmente o enredo.

Michelli Prado 05/09/2013minha estante
Oi Ju! Tudo bem??
Estou simplesmente muito ansiosa para ler esse livro, parece fantástico, e a história muito original - gotas que viram gente, achei lindo!!!
Parabéns, a resenha ficou ótima! E Érica Azevedo realmente é uma ótima escritora.

; Gii 05/09/2013minha estante
Também nunca tinha lido nada sobre esse livro e confesso que ele me deixou muito curiosa.
Realmente sua história é muito diferente de tudo que eu tenha visto ou lido, gostei por ter locais bem descritos e por podermos acompanhar o amadurecimento da protagonista. Adorei os quotes também.
Vou colocar na minha lista de desejados para uma leitura futura, de preferência depois do lançamento dos outros, porque não quero ficar curiosa na espera do próximo!!

Narinha 06/09/2013minha estante
Adoro livros que tem um mundo paralelo, já coloquei ate outros na minha lista de leitura que você indicou e vou colocar mais esse!! Acho que vou gostar de 'Pluvia' e ter uma bela insônia com a leitura heheh, já que você disse que o livro tem uma leitura fluída que prende o leitor.
Espero gostar de Ana e do novo mundo que ela descobrirá, mas admito que estou temerosa com o final da história - que segundo sua resenha é angustiante -, por isso acho que só vou ler o livro quando sair o segundo volume da série, ate la vou esperar...

Adriane Rod 06/09/2013minha estante
A-M-E-I a história, principalmente por se passar próximo à minha querida cidade natal - Joinville.

A história é mesmo completamente diferente. AMEI, AMEI e AMEI. Quero muito ler o livro que vai, com certeza, para os meus desejados.

Fico imaginando se a história tem que ver com Joinville. Lá chove muito e se a história passasse lá teria muitoooos seres surgindo já que gostas por lá não faltam.

;)

Lore 06/09/2013minha estante
Olá Ju! Lembro de ter lido os primeiros capítulos do livro que você disponibilizou quando nos apresentou a parceria e lembro de ter gostado muito da escrita da autora bem como na história em li, que é diferente de tudo que eu já li/vi em livros, extremamente original, como eu havia dito anteriormente. Que quotes lindos são esses que você nos disponibilizou ju! só me deu ainda mais vontade de ler o livro. Eu já amo chuva, e essa história misturou dois fatores que eu amo muito: chuva e fantasia. Tenho muita curiosidade em lê-lo, ele já se encontra em minha lista de desejados, e espero adquiri-lo em breve. Adorei a resenha :)

Thaís 07/09/2013minha estante
Adorei Ju! Eu e o meu 6º sentido para os livros, eu sabia que esse seria bom haha, e essa sua resenha só me atiçou a curiosidade você conseguiu descrever muito bem, a capa muito linda também né.. enfim essa serie realmente eu tenho mas antes eu tenho que completar as minhas outras, só não gostei de saber que o fim acaba no meio de uma cena pois eu me lembrei do final de Starters :/
Beijos..

Leilane 10/09/2013minha estante
Meu Deus, já vivo milhares de vidas lendo livros, mas vou precisar me tornar imortal para ler tudo que eu quero daqui a pouco! Muito interessante essa história, mas estou vetada a comprar livro de séries, principalmente um série de 5!
Amei a resenha, Ju, é angustiante quando um livro para em cliffhanger, leia outros para distrair sua mente até sua curiosidade ficar mais branda.
Beijos

Cris 29/10/2013

Pluvia !
“Às vezes, precisamos seguir todos os caminhos disponíveis para encontrar a direção certa.” Pág 100

Recebi o livro através de um Booktour organizado pelo blog http://de-tudo-e-um-pouco.blogspot.com.br e a autora Erika Azevedo. Posso dizer que foi uma agradável surpresa e um dos livros mais legais que li este ano! :)

O livro conta a história de Ana, uma garota com uma vida comum: mora em São Paulo, frequenta a escola normalmente, tem amigos, e briga com os pais como qualquer adolescente normal... Em um período de férias escolares, contra a sua vontade, ela viaja com os pais para uma pequena cidade do sul do país e é aí que a aventura começa.

Ana é conduzida a um mundo mágico, chamado Pluvia, que é cheio de criaturas diferentes e pessoas dotadas de habilidades especiais. Ana é a única estrangeira em Pluvia e descobre que tem uma missão a cumprir, além de descobrir mistérios ocultos e o valor da amizade.

Tudo neste livro é bem original. Os eventos que ocorrem, os objetos mágicos, as criaturas fantásticas. Mas é difícil não compará-lo com alguns outros livros do mesmo gênero. A protagonista é corajosa e dona de um coração muito bondoso. Os habitantes de Pluvia possuem muitos segredos, e é impossível durante a leitura confiar em alguém e saber quem são os vilões e os “mocinhos” da história.

Gostei dos personagens, especialmente do Aléxi, que teve uma participação muito importante na história. O enredo também me deixou curiosa até o fim, não tinha como eu imaginar que a história se desenvolveria daquela forma...
O livro faz parte de uma série e deixa muitos acontecimentos em aberto, com um final que me fez ansiar por ler logo a sequência!

Ótima leitura nacional, recomendo pra quem gosta de magia e literatura fantástica.

“Os laços mais singelos nascem nas circunstâncias mais inesperadas.” Pág. 131

amodoguinhos 06/07/2013

Lindo!
Pluvia conseguiu ser surpreendente. Ana é uma personagem que me conquistou muito, é bastante comum e curiosa. Conforme as páginas iam passando e a história se desenrolava, eu me sentia mais envolvida com as questões pessoais de Ana, Aléxi, Cálix e outros personagens que me conquistaram. As surpresas apresentadas a cada capítulo fez com que eu, como leitora, me perguntasse se as coisas que aconteciam eram o que pareciam e me despertou uma curiosidade pelas descobertas, tanto de um mundo totalmente novo e mágico, quanto das consequências a partir das decisões tomadas pelos personagens. Impossível não se comover e torcer que as coisas acabem bem, foi como entrar e fazer parte da história.
Recomendo Pluvia para quem gosta de uma boa ficção. É sentar e não conseguir mais parar de ler. :P
Erica Azevedo 06/07/2013minha estante
Fico muito feliz que tenha gostado, Bru *-*

Brubs 24/07/2013

Minha Opinião: Pluvia
Ana é uma menina normal, com pais normais, com sua vida normal. Até que um dia, o pai de Ana resolve levar a família para viajar e com isso pega emprestado o imóvel do Tio de Ana - Jonas - ~~leia-se não lembro se é irmão do pai ou da mãe~~ que fica em cidadezinha próximo a Joinville. Ana tem enorme carinho pelo Tio Jonas, do qual eles tem um "contrato", Tio Jonas deu para Ana um bracelete e todas as vezes que eles se encontram, Ana tem que usar esse bracelete para mostrar para o Tio que ela esta cuidando muito bem do objeto.

Ao chegar na cidadezinha, na verdade é um povoado, chamado Baamem. ~~e não é próximo à Joinville, porque se isso for perto não sei mais o que é longe~~ Ana se depara com uma paisagem deslumbrante. Porém ante de chegar ao imóvel, eles param em um armazém e Ana sente algo estranho.

Já todos acomodados na casa, Ana vai para será o seu quarto, momento depois começa a chover e Ana fica admirando a chuva, dado um certo momento, Ana vislumbra que algumas gotas da chuva se transforma em pessoas, Ana pisca o olhos e continua vendo a mesma cena, ela então escuta eles falarem e como a curiosidade matou o gato, ela resolve seguir essas pessoas. Ana percebe que as pessoas estão indo em direção do armazém. Ao entrar no armazém Ana os encontra, porém as pessoas já sabiam da visita dela e explicam para Ana que eles precisam da ajuda de alguém desse mundo e que ela é a tal pessoa. Ana fica confusa eles tornam a explicar e Ana mesmo confusa e com medo vai com eles para Pluvia.

"Pluvia é um mundo através da chuva.(...) É outra realidade além desse mundo." Pág 36

O que será que vai acontecer com Ana? Que missão é essa? E o bracelete do Tio Jonas tem algo a ver? Geeeeente! E o Tio Jonas tem culpa no cartório?

Estou abismada, não dava nada por esse livro, me inscrevi no Book Tour para dar uma força pra Tami e no fim foi uma das escolhidas ~~ pensei comigo: Fudeu!! ~~ Mas taí, eu simplesmente amei o livro.

A escrita da Erica é o máximo, nos prende na história, faz com a gente vivencie a história. Fazia um tempinho que não sentia isso! :) Ela conseguiu transmitir todos os sentimentos dos personagens, sem falar que soube também narrar os detalhes sem ficar aquilo cansativo, pelo menos eu não curto detalhes demais.

Os personagens são bem montados, na medida certa. Erica conseguiu montar uma mocinha até que legalzinha, não é tão chata, mas incrivelmente corajosa. Já o mocinho ~~suspira~~ não é bundão, molenga, é incrivelmente doce, porém não gay. O romance presente não é melado, é algo que cresce conforme a história, apesar de a gente sacar que fulano iria ficar com ciclano.

Por ser um livro introdutório, sim gente é uma série. Achei que o livro seria confuso, mas não, Erica soube explicar a história de um moda perfeito, não fugiu do tema e nem se perdeu nele. Alguns autores renomados ai deveriam tomar aula com ela. Lá pro final do livro tem uma pegada de suspense e Erica soube usar sua palavras de moda tão perfeito e quase me fez ter um treco. E o final também acaba de jeito que já ficamos imaginando como o próximo livro será. xD

Bom, é difícil falar de um livro que a gente gosta, mas quando achamos o fio da meada, a gente vai que vai e não paramos mais. Então vou parar por aqui. Recomendo o livro, achei meio que clichê, me lembrei de uma série ai, vi alguns erros ortográficos, também olha a editora :z , mas nada disso mudou o que eu senti pelo livro. Como já disse, recomendo e quero ir morar em Pluvia :)

site: http://contodeumlivro.blogspot.com.br/2013/07/minha-opiniao-pluvia.html

Lina DC 27/07/2013

Sabe quando você termina uma leitura com gostinho de quero mais? Foi exatamente assim que terminei a leitura de "Pluvia". A escritora nacional Erica Azevedo conseguiu construir um mundo incrível, com personagens arrebatadores. Ana é uma jovem que foi passar as férias com os seus pais em uma casa que pertence ao seu tio. Durante a sua estadia lá, Ana observa um fenômeno incrível:
"As gotas que caiam inexplicavelmente transformavam-se em pessoas, iguais a ela, vestidas de maneira diferente e agitadas por certa empolgação que ela imaginou em seus rostos". (p. 30)
Esse é o primeiro contato de Ana com os pluvianos, um povo que veio de Pluvia para pedir ajuda a ela.
"Pluvia é um mundo através da chuva... É outra realidade através desse mundo". (p.36)
Pluvia é um mundo surreal, com descrições e criaturas que deixarão os leitores encantados. Conheceremos lunatis, Sculperes, dermilins e várias outras peculiaridades do local. Além disso, vamos descobrir alguns costumes também:
"Aqui em Pluvia, permanecemos em nossos vilarejos até os quinze anos. Algumas crianças, no dia do seu 15º aniversário, recebem a visita de um mestre e então passam a ser tutelados por ele durante todo o treinamento em Penafort". (p. 57)
Ana irá embarcar em uma jornada de auto-descobrimento totalmente alucinante e contará com alguns aprendizes como Calix, Aléxi, Vevila, Julian, assim como alguns mestres: Yedda, Collet, Alfio, Alderich. Os personagens são construídos de modo enriquecedor. Suas personalidades se complementam, e alguns deles chegam a ser fofos. É claro que tem que rolar faíscas entre Ana e um dos mais sexys e teimosos pluvianos. A interação entre os dois consegue ao mesmo tempo deixar os leitores suspirando e bufando de frustração. Pluvia é um personagem à parte. A riqueza com que a autora descreve o local, deixa o leitor pensando que ele realmente existe. Eu me apaixonei por Pluvia e seus habitantes. O final do primeiro livro me deixou curiosa (eu preciso saber o resultado das eleições rs).
Uma trama muito bem desenvolvida, com personagens bem delineados e fortes, com direito a ação, magia, traição e é claro, romance.
Em relação a diagramação, revisão e layout a editora realizou um ótimo trabalho. Encontrei uns dois errinhos de digitação, mas não atrapalharam em nada a leitura.
A capa é linda, reflete muito bem o teor principal da trama.

Essa resenha será publicada no blog Acordei com Vontade de Ler.

ste 22/07/2014

Pluvia é um daqueles livros bem originais e conta com uma garota normal como protagonista, uma garota como eu ou você e isso ajuda bastante na identificação.

A leitura é leve, o vocabulário é fácil e a trama é surpreendente e te prende, tanto que terminei o livro em poucas horas.

Em Pluvia, os habitantes são desconfiados em relação à presença de Ana no vilarejo, graças a uma antiga traição, mas isso não a impede de fazer amigos maravilhosos - e outros nem tanto.

Erica conseguiu desenvolver e descrever bem todos os personagens, eu conseguia imaginar todas as cenas claramente - e essa não é uma tarefa fácil quando o lugar não existe, quando a autora tem que criar tudo do zero.

Me apaixonei pelo Aléxi, ele é o típico "bad boy" misterioso que vai conquistar o coração das leitoras ♥

Pela primeira vez precisei me esforçar para não dar spoilers, tudo que posso adiantar é que Ana não é nada previsível e que a história nos reserva muitas surpresas.

O final tem aquele gostinho de "quero mais", te deixa ansiosa para a continuação - sim, terá continuação! Agora é hora de saber mais sobre a autora, os próximos livros e a criação do mundo de Pluvia! :D

Confira a entrevista com a autora no link abaixo:

site: http://devaneiosestrelares.blogspot.com.br/2014/06/resenha-6-pluvia-entre-segredos-e.html

Sam 14/11/2021

Plúvia
Um dos melhores livros de fantasia que eu já li, me encantei cada vez mais a cada página que eu lia, me apaixonava ainda mais sobre esse novo mundo de fantasia e sobre os seres mágicos e como eles surgiam.
É uma fantasia surpreendente, criativa e original e quando eu li estava chovendo e eu moro no campo, o que ainda me transmitiu mais emoção pois a história começa em um lugar distante, no campo e tem tudo a ver com a chuva. Era como se eu estivesse participando da história e conseguisse imaginar todo o cenário onde eu moro.

Adriano 15/05/2014

#PartiuPluvia
Hoje é dia de resenha!! :)
E nada mais justo que publicar resenha de um livro nacional que eu gostei muito!

Livro: Pluvia
Autora: Erica Azevedo
Edição: 1
Editora: Novo Século
ISBN: 9788576799993
Ano: 2013
Páginas: 280

Pluvia foi um livro que me ganhou desde o primeiro momento que o vi. Sua capa é linda e me chamou atenção rapidamente, porém foi quando li a premissa que concluí desesperadamente que precisava lê-lo. Devido a rotina escolar, acabei adiando a leitura de Pluvia, porém consegui ler nas férias de janeiro e eu adorei *-*

Pluvia inicia nos apresentando sua protagonista, Ana. Uma paulista curiosa e sonhadora de 17 anos, que ama ler e escutar histórias fascinantes. Ana sempre foi vislumbrada pelo mundo da leitura e da fantasia, porém conforme foi crescendo foi percebendo e concluindo que a fantasia estava restrita na literatura e que o mundo real, exigia racionalidade.

Logo no início do livro, nos compadecemos por Ana. Ela quer passar as férias com a amiga, porém seus pais não deixam. Quem nunca passou por uma situação parecida? Aquela situação em que você quer muito algo, mas seus pais num gesto de preocupação não concordam. Pois é, eu entendo o que se passou com Ana naquele momento. rs

Diante disso, seus pais, Rodrigo e Laura Leal, decidem que eles podem passar as férias em família num vilarejo da região sul do país. Lá, estariam em contato direto com a família, com a natureza e longe da correria de São Paulo. Nesse pequeno povoado, ficariam hospedados na cabana do tio Jonas.
Um fato interessante: nesse "povoado" só há duas construções, uma mercearia e a cabana.

Certo dia, Ana, ao observar a chuva que caía sobre o povoado, percebe que algumas gotas quando caíam se transformavam em pessoas. (Eu achei essa ideia fascinante!! *0*)
Curiosa e descrente pelo que acabou de ver, Ana segue essas pessoas e se depara com algo novo e diferente para ela.

Aquelas pessoas se diziam Pluvianos, vindos de Plúvia (óbvio) e clamavam por socorro. Segundo eles, Ana poderia lhes ajudar, uma vez que o mundo mágico estava em perigo. Ana se vê num dilema: ser racional e continuar ao lado dos pais, deixando Plúvia em perigo ou dar asas a sua imaginação, embarcar com aquelas pessoas e ajudá-los a salvar seu mundo de fantasia?!

O livro é regado de magia, aventuras, uma pitada de romance excelente!

site: http://geracaoleiturapontocom.blogspot.com.br/2014/05/resenha-pluvia-erica-azevedo.html

Rogerio 18/08/2013

“É algo muito pior e está vindo pra cá.”
Ana era uma menina comum como tantas outras... passava horas perdidas nas páginas de seus livros e mergulhada em mundos paralelos ao seu.

Sem muitas pretensões de viver aventuras, ela queria passar uma temporada no Guarujá com sua amiga Sofia, mas devido a uma confusão anterior seus pais proibiram a viagem. No meio disso, Laura e Rodrigo, os pais da jovem Ana, resolvem viajar também, em família, para outro lugar, um povoado próximo à Joinville que nem está no mapa.

Chegando ao Chalé que o tio de Ana havia cedido se depararam com um local um tanto misterioso e isolado de tudo, só parecia haver duas construções o próprio Chalé e uma mercearia um tanto incomum.

Olhando pela janela ela observa a chuva e se impressiona quando inexplicavelmente as gotas transformam-se em três figuras humanas vestidas em capas prateadas. A fantasia se misturando com realidade. Ana em um surto de curiosidade persegue as três pessoas que se encaminharam até a mercearia.

É nesse instante que Ana descobre sobre o povo de Pluvia e também descobre que eles precisam de sua ajuda. Mas por que ela? Em que ela poderia ajudá-los? Qual o motivo de tudo aquilo? Sem muitas escolhas, ou explicações, Ana aceita ir para Pluvia e abandonar os pais...

“Será que finalmente vão me dizer o porquê da minha presença aqui?” (Página 89)

-----

Inicialmente o livro caminha bem devagar. Há a apresentação da protagonista e percebe-se que a Erica se preocupou bastante na construção do livro e das personagens e, o que no começo pode ser bem lento, no decorrer da história eu vi que foi super necessário para a minha identificação com a Ana e a personagem me cativou a cada página.

Em Pluvia, conheci vários personagens muito legais e outros nem tão legais assim. Temos os amigos de Ana: Julian, Vevila, Calix, Estelle e Caton... tive uma leve dificuldade para aprender o nome e as características de todos, mas no fim eu já estava enlouquecido com eles - também queria-os como amigos. (risos)

Outro personagem importante é o Aléxi, o garoto badboy e isolado que parecia não querer amizade com ninguém, muito menos com Ana, mas essa antipatia se transforma em um sentimento mais... doce, sabe, e temos a pitada certa de romance que a trama precisava. O Aléxi está totalmente ligado aos maiores segredos que as páginas de Pluvia guardam e, acreditem, são muitos.

Acho que já revelei mais do que deveria sobre esse livro... Mas vamos falar mais um pouco. Ana e seus amigos se embrenham em uma aventura perigosa buscando por muitas coisas, além da verdade, além de respostas... Pluvia está correndo grandes perigos, todos correm perigo e Ana é a única capaz de ajudá-los.

Por fim, gostaria de dizer que lendo Pluvia eu senti muitas coisas. Eu fui com muita expectativa e o começo um tanto parado me causou uma certa estranheza, a leitura se arrastou um pouco nos primeiros capítulos, mas houve uma crescente considerável. O livro começou morno e foi pegando fogo, de repente, até meus dedos ardiam e eu precisava passar todas as páginas para que enfim o calor das chamas se apagassem...

Entenderam?! Leiam e entendam.

Erica Azevedo, termine logo a continuação de Pluvia, porque com esse final de tirar o fôlego eu preciso saber desesperadamente qual vai ser o futuro dos pluvianos.
Ah, obrigado não só por ter disponibilizado o livro, mas pela amizade, carinho... por tudo, mesmo.

site: http://uma-dose-de-palavras.blogspot.com.br/2013/08/resenha-pluvia-entre-segredos-e.html

Lih maria 28/08/2013

Pluvia - Erika Azevedo
Antes de mais nada eu quero agradecer a oportunidade de conhecer Pluvia, que eu de inicio tive minhas duvidas quanto ao que se tratava o livro e juro que imaginei uma estoria totalmente diferente, mas a surpresa foi ainda mais positiva do que eu esperava!
A Erika tem um total domínio sobre o mundo ao qual ela criou e adorei a maneira como ela foi capaz de me transportar para o mundo de Pluvia e eu adorei a escrita dela *-*
Erika sou sua fã já \O/
Boom mas vamos ao livro.
Ana é a protagonista que mora com seus pais em São Paulo, e graças a suas ações no passado ela vai passar as ferias viajando com seus pais ao invés de sua amiga Sofia. E a viagem que eles tem programado de inicio não a agrada muito já que eles vão para Joinville, para ficarem na casa de seu tio que é um tanto excêntrico, maaas que eu adorei logo de cara porque assim como eu ele tem uma paixão pelo exótico, e caramba senti que a Erika me apoia na campanha PAI DEIXA EU TER UMA IGUANA xD
"Ana não pode deixar de sorrir ao se lembrar do episodio do ano anterior. O tio apareceu de surpresa durante o seu aniversario com um presente exótico como todos os que gostava de lhe dar. A iguana que ele trouxe de uma de suas expedições tanto burburinho no condomínio que a menina foi obrigada a doá-la a um criador"
Bem, ia tudo bem até que em um dia de chuva, Ana presencia uma coisa estranha: ela vê as gotas de chuva se tornarem pessoas.
Essas pessoas são de Pluvia, que é um mundo existente através da chuva, uma outra realidade.
Mas porque Ana consegue vê-los? É porque eles estão aqui no nosso mundo para busca-la, já que ela tem uma missão importante a ser realizada em Pluvia.
Afinal, coisas estranhas estão acontecendo por lá e ela foi escolhida para ajuda-los com o que esta por vir.
Eu gostei bastante da Ana, apesar de ter demorado a me apegar a ela. Gosto muito de personagens curiosas e isso é algo que não falta em Ana, mas ela as vezes me irritava bastante mas criei muito carinho por ela!
"Pessoas curiosas costumam sofrer por conta de sua própria impulsividade. Isso as torna mais fracas e propicias ao perigo."
Em Pluvia, exitem 3 ordens importantes: os Mestres, os Feiticeiros e os Guerreiros, que são os guardiões e também aqueles que guiam o povo e cada um deles tem alguma habilidade especial ao qual ele pode escolher ou ser escolhido.
Os novos amigos de Ana em Pluvia são: Caton,Calix,Julian,Vevila e Estelle.
Eu gostei de todos eles, principalmente de Vevila e Estelle que tem personalidades bem distintas e que eu ri bastante, principalmente com Estelle.
Ahh não podia deixar de falar dele né??
Nosso Pluviano maravilha: Aléxi!
Aléxi é o tipico mocinho, que é meio Bad-Boy mas tem um bom coração e que teve seu futuro modificado de maneira drástica, mas nada que ele não fosse capaz de cumprir.
Eu já devo ter contado da minha paixão instantânea por bad boys né?? Entãão Aléxi também faz parte dessa minha listinha!!
Ele não me decepcionou em momento nenhum, apesar dos constantes humores dele, mas mesmo assim ele é uma pessoa de grandes valores e me vi ainda mais apegada a ele.
Maas o que é esse destino?? o que esta acontecendo em Pluvia??
Não conto porque só lendo e recomendo ler mesmo em =DD
Como eu disse é uma estoria que vale a pena ser conferida, com personagens cativantes tramas muito bem elaboradas e um toque de magia e romance que são incrivelmente balanceados coma aventura por trás de tudo.
Erika novamente: meus parabéns pelo ótimo livro e pela oportunidade de conhecer Pluvia *-*
Nunca mais vou ver a chuva da mesma maneira!!

site: http://chacombolacha.blogspot.com.br/2013/08/book-tour-pluvia.html

Cássia | @procureiemsonhos 25/09/2013

Pluvia - Entre Segredos & Esperança
O livro conta a história de Ana, uma adolescente normal, que não tem a melhor relação do mundo com os pais, pelo fato de serem extremamente protetores. Ana sempre tenta convencê-los de a deixarem sair/viajar com sua melhor amiga, mesmo sabendo que será em vão.

Porém, quando menos se espera, tio Jonas faz um convite para a família passar alguns dias em uma de suas casas, que fica em um lugar isolado de tudo e todos. Sem escolha, Ana é obrigada a viajar com os pais. Mas a garota nem imagina que durante a viagem sua vida irá mudar.

Após alguns dias na casa de seu tio, Ana começa a observar pela janela a chuva que cai lá fora e percebe algo completamente estranho: as gotas da chuva se transformam em pessoas. Isso intriga a garota, que resolve sair e comprovar se aquilo realmente estava acontecendo. E, para a surpresa de Ana, tudo era real, e em sua frente ela enxergava pessoas encapuzadas, diferente de todas que ela já tinha visto durante sua vida toda. Eram habitantes de Pluvia.

- Primeiramente, deixe-me apresentar. Eu sou Collet d'Loide e esses são Alfio d'Glen, Vevila d'Laufey e Calix d'Amans - apresentou Collet, deixando sua mão vagar no ar em um gesto abrangendo de Alfio a Calix.

Eles explicam para Ana que são de outro mundo, um mundo mágico e secreto, mas que precisam da ajuda de um humano para salvar o lugar onde vivem. E a escolhida foi Ana.
Perdida, mas com muita vontade de ajudar, Ana sente que deve estar em Pluvia e resolve partir com os novos amigos.

Quando chega ao novo mundo, Ana conhece outros habitantes, entre eles Aléxi, um pluviano muito misterioso. E também revelam para a garota que ela é a única salvação de Pluvia. Mas tudo fica muito subentendido, o que deixa o livro mais misterioso.

Por ser um ser de um mundo de fora, Ana precisa provar para os habitantes de Pluvia que é capaz de ajuda-los, além de superar as próprias expectativas e provar a si mesma que pode acompanhar os amigos em suas aventuras, mesmo sabendo que o destino deles (e até mesmo de Pluvia) é incerto.

Gostei muito do livro, de como a autora trabalhou Ana, Collet e Aléxi, e de como o valor da amizade foi apresentado. Foi um livro que me prendeu do inicio ao fim, e eu não conseguia parar de lê-lo. Para quem gosta de histórias misteriosas e mágicas, eu super recomendo.

site: http://www.procurei-em-sonhos.com/2013/09/resenha-pluvia-entre-segredos-esperanca.html

Bianca 22/07/2013

Entre segredos, esperança e VÍCIO!
Pluvia. Pelo nome, já fica a curiosidade. Quando peguei o livro pela primeira vez, fiquei formigando para lê-lo... Afinal, tinha lido os teasers e estava muito animada. A cada página que eu lia, mais interessada - uma história cativante, envolvente e que me fez querer ir para esse mundo novo mais do que tudo. Conforme a narrativa brilhante da autora ia se desenvolvendo, pude adentrar cada vez mais nessa ficção... Chorei, sofri, fiz amigos, me apaixonei junto com Ana, Calix, Aléxi e Vevila. Foi de tirar o fôlego vivenciar tantas aventuras, em um livro, apenas. Cada palavra, tão cuidadosamente plantada no livro, encantou e deixou não apenas o mundo dos Pluvianos permanentemente na cabeça, como me fez ver por todos os lados desse mundo mágico. Não deixou a desejar quanto a narração. Os personagens, tão bem trabalhados, tão amáveis. O enredo, que surpreende... Foi paixão à primeira, segunda e terceira vista.
Enquanto não sai o próximo, vamos nos contentar em reler, né?!
Sobra apenas um mistério: não sabemos se foi magia, mas Pluvia me sequestrou e não tenho data para voltar.