Dragão vermelho

Dragão vermelho Thomas Harris

Resenhas - Dragão Vermelho

Monica.Lima 30/12/2022

Gostei bastante do livro, apesar de ter demorado pra concluir a leitura, acredito que o ritmo lendo atrapalhou um pouco a experiência.

profa_ana_paula 30/12/2022

O dragão
Descobri o livro após ler O silêncio dos inocentes. Trata-se do primeiro aparecimento de Hannibal Lecter na literatura, mas a história não o mantém em foco. A história contada é de um assassino serial interessado em famílias. Bem escrito, com algum grau de suspense mas alguns spoilers foram dados pelo segundo livro da série que eu li primeiro.

Aline Donatoni 29/12/2022

Pensei que teria mais do Graham e do Hannibal, mas eles não são o foco da história, que apesar de ter a parte investigativa, traz principalmente o assassino Dolarhyde em ação... gostei dessa forma de mostrar a vida e "maneira de pensar" do assassino em primeiro plano, ao meu ver ficou mais real e chocante....algumas partes chegam a ser repulsivas/ grotescas.

Francisco 28/12/2022

Hannibal Lecter #1
Will Graham é um detetive de polícia afastado do trabalho após ter capturado o famoso Dr. Hannibal Lecter. Sua investigação desse caso lhe gerou vários problemas psicológicos mesmo após muito tempo. Agora vive em Marathon, na Florida, casado com Molly, uma vítima de Lecter.

Quando assassinatos com sinais de canibalismo são cometidos em Atlanta e Birmingham, Will é convocado por seu amigo, o inspetor federal Jack Crawford para elucidar o caso e capturar o assassino que sempre deixa marcas de mordidas em suas vítimas e passa a ser conhecido como "Dragão Vermelho", ou até mesmo "Fada do Dente".

O assassino é, na verdade, Francis Dolarhyde, um homem de meia idade e ex-veterano de guerra. Dolarhyde é fanático pela aquarela "O Dragão Vermelho e a Mulher Vestida de Sol", de William Blake e se vê como o próprio Dragão a punir mulheres. Sua predileção por tal ilustração é tão descomedida que a tatuou em suas costas.

A história inteira é muito boa: suspense que deixa o leitor sem fôlego e com a apresentação da origem da psicopatia de Dolarhyde desde sua infância problemática de abandono parental. A escrita de Harris é incrível (me arrependi de não ter lido antes) e como um todo, o livro mostra-se muito melhor que o filme homônimo de 2002 em que atuam Anthony Hopkins e Edward Norton. Recomendo sem hesitação alguma. Que venha a continuação "O Silêncio dos Inocentes".
Flávia Menezes 28/12/2022minha estante
Ótima resenha, Francisco. Eu me lembro de discutirmos sobre essa história na faculdade (Psicologia). Sempre achei fascinante, mas acho que não tenho muito estômago pra ler. Mas gostei muito da sua resenha, porque me fez lembrar mesmo dos pontos que discutimos naquela época.

Francisco 28/12/2022minha estante
Muito obrigado, Flávia. É uma história riquíssima em detalhes. Principalmente no que diz respeito à apresentação das razões da psicopatia do Dragão Vermelho: abandono parental e maus tratos. Mas o que mais me surpreendeu nessa história foi a obsessão dele pela gravura de Blake e suas interpretações de mundo totalmente alheias ao mundo real.

Flávia Menezes 28/12/2022minha estante
Dá até vontade de ler! Vou preparar meu psicológico? Quem sabe crio coragem. rsrs Pq é bem interessante isso, viu?

Francisco 28/12/2022minha estante
Muito mesmo! . Tenho certeza que vai gostar.

vitoria 21/12/2022

O livro é de fato muito bom, só gostaria de ter visto mais o Hannibal. Esse é um dos raros casos em que eu gosto mais da adaptação do que do livro ( me refiro a série e não ao filme).

Elô 05/12/2022

Eu finalmente terminei esse livro!
Gostei muuito da história e em especial do final, eu realmente não esperava o que aconteceu.
A leitura pra mim foi bem lenta, mas valeu a pena. Gostei muito de todos os personagens e tô bem ansiosa pra seguir para os outros livros (mas vou dar um intervalinho, porque bota leitura que demora a andar).

Nayana 11/11/2022

Sou fã dos filmes e séries retratando Hannibal Lecter, acho que inclusive a atuação de Anthony Hopkins teve esse efeito em mim e em muita gente desde nova, mas o Mads Mikkelsen tem meu coração adulto (desde o vilão de 007 até o beberrão em Druk, passando pela série em que fez um Hannibal muito mais sedutor).
Já deu para perceber que minha leitura não foi imparcial, certo? Mesmo assim, nesse livro Hannibal não é o foco e somente um personagem coadjuvante citado em poucas cenas, que de certa forma ajuda a estratégia da polícia para capturar outro criminoso, o ?Fada do Dente? ou ?Dragão Vermelho?.
A narrativa é bem envolvente, você entende o quão perturbado Will Graham também é para conseguir capturar esses assassinos com suas mentes doentias, você se surpreende e você entende e fica com medo das consequências desastrosas de erros e pistas mal interpretadas.
Adorei e pretendo ler os outros livros em que os filmes foram baseados!

FERES. D. 11/11/2022

Não tem como errar com Thomas Harris
Excelente livro. Tão bom que gerou uma boa adaptação para os cinemas e sentenciou o talentosíssimo Anthony Hopkins como o eterno Dr Hannibal Lecter.

Kariny 26/10/2022

Que livro? definição de obra prima, achei o antagonista Absurdamente bem desenvolvido, mesmo com todas as atrocidades por ele cometidas eu senti muita pena dele. Além de ele ter uma absurda sagacidade, fiquei muito impressionada.
Comecei a ler o livro pelo Hannibal, aqui ele quase não aparece, só me decepcionei um pouco com o Will, todos na obra o consideram genial, não que não seja, mas para mim o dragão o superou e muito.
Obra favoritada com toda certeza.

Caio 07/10/2022

Romance policial de verdade
Com toda certeza um dos melhores livros de investigação que eu li. Os personagens são tão profundos e bem construídos. Nada de pontas soltas. Cada detalhe da investigação feita com cuidado. Acontece um jogo de xadrez entre polícia e assassino. Cada passo planejado. Livraço! Quem curte romance policial e investigação. É um prato cheio. Recomendo muitíssimo.
Regis 08/10/2022minha estante
É maravilhoso sentir essa empolgação após uma leitura. ?

Caio 08/10/2022minha estante
Verdade. Só os livros nos proporcionam isso.

Somente Leituras 24/10/2022minha estante
Essa capa m chama muita atenção.

Caio 24/10/2022minha estante
O livro então... melhor do que a capa. Com certeza!

Lulys 17/08/2022

Suspense e reviravoltas
A história mantém o suspense por quase todo o livro que tem algumas reviravoltas até o final.
Em alguns trechos parece a leitura não flui tanto e fica um pouco cansativa, mas no geral é um bom livro de suspense.

Gabrielbneres97 12/07/2022

Caçada ao Dragão Vermelho
Apesar de ser o primeiro livro da 'série' Hannibal Lecter, sua participação é reduzida - bem reduzida mesmo. O foco é no FBI, liderado por Jack Crawford e Will Graham, caçando o Dragão Vermelho. E também no próprio Dragão Vermelho, ou Fada do Dente, ou Francis Dolarhyde. Ele tem alguns capítulos próprios para desenvolver seu passado.

Foi uma leitura legal, mas também cansativa. Chegou um momento que o livro parecia não querer terminar.

Carolina Zaghi 08/07/2022

Não entendi quase nada do livro. Comecei achando que era a história do Lecter, mas se passa bem depois.

belligna 13/06/2022

Eu cresci assistindo os filmes do Hannibal (que eu carinhosamente chamo de Hanni) e na adolescencia veio a série (que eu amo de paixão e nunca vou superar) e agora parei pra ler os livros, coisa que estou há anos enrolando. Gostei, claro, mas a versão que eu li a tradução é meio estranha kk e isso atrapalhou um pouco a experiência, fora isso tudo bem.
O vilão é muito bem construído, muito mais do que o mocinho, acho que o Will da série é bem melhor do que o do livro, mas faz parte né. Estou ansiosa pra ler os outros livros. Recomendo.

Helena.Yara 06/06/2022

Tive dificuldade para terminar pois achei o livro bem devagar, sem grandes emoções. A trama não me pegou.