O Amor Impiedoso

O Amor Impiedoso Slavoj Žižek

Resenhas - O amor impiedoso

Cachamorra 12/11/2023

Zizek em uma ótima análise sobre nossas relações
Aqui temos Zizek fazendo ótimas análises sobre nossas relações se afeto, com foco nas relações éticas constituídas pelos valores judaico-cristãos, e é muito bom.

Apesar de discordar quanto ao método de análise. Zizek usa o cinema e a literatura para reafirmar certas declarações, o que me deixa com a sensação, em certos momentos, que ele busca dar uma lógica para uma polêmica tendo como pressuposto tal narrativa. A força da defesa está na escolha da obra. É claro que há o cuidado do autor nessas relações, mas o método apresentado deixa essa impressão, de que ele escolheu a obra que o contempla e não outras linhas de análise filosófica. Mas, isso apenas se dá em determinada trechos.

Zizek é fácil de ler. Mesmo Hegel e Kant aqui são apresentados de forma simples e com profundidade.

Mr. Matos 09/12/2020

Para levar a sério a noção de Fé
É praticamente uma continuação de O Absoluto frágil, onde Zizek tenta apresentar algo como uma leitura materialista do legado cristão, em O amor impiedoso ele desenvolve alguns pontos mas se foca na questão de como a Crença é uma categoria onde todos nos estamos inseridos, os livros do Zizek influenciam a aqueles que acreditam em Deus a levar a sua fé mais a sério, quanto aqueles que são ateus a serem fiéis ao seu ateísmo.