Marquesa de Alorna

Marquesa de Alorna Maria João Lopo de Carvalho

Resenhas - Marquesa de Alorna

Eugenia 20/09/2022

Terminei
O livro conta não só a história da Marquesa de Alorna como também um pouco de toda a história em Portugal e no resto da Europa.
A Marquesa pareceu-me uma mulher determinada mas também um pouco doida.
Resumindo gostei bastante
Natty 11/04/2023minha estante
Doida ?! Rsrrs

Iva 14/08/2022

A longa vida da marquesa de Alorna
A marquesa de Alorna teve uma longa vida, ultrapassando os 80 anos, cheia de opiniões vincadas, peripécias, casamento contra a vontade do pai, um amante mais novo, influências políticas, conspirações, as boas graças do Imperador da Austria, a pobreza associada a uma vida acima da sua condição económica. No entanto...no que toca a sua descendência, sobretudo as suas filhas, tinham de casar ao seu gosto e deixou duas filhas solteiras que acabaram por lhe fazer o fim de vida e publicar a sua obra no post mortem. Viveu bem, à sua vontade, mas sempre com um quê depressivo de fundo.

Inês Montenegro 11/04/2019

"O romance divide-se em cinco partes, denominadas com as identidades da protagonista ao longo da vida. Em “Leonor” (Parte 1), temos a infância marcada pelo terramoto de 1755 e pelo processo dos Távoras (sua família materna), assim como a adolescência passada no convento de Chelas, onde foi encarcerada com a mãe e a irmã, e se educaram ambas as meninas.
A Parte 2, “Alcipe”, toma o seu pseudónimo de poetisa. Aborda os anos de jovem adulta, a culminarem no casamento. Destaca-se, nesta divisão, o reconhecimento enquanto poetisa e a libertação do cárcere por morte de D. José I e ascensão de D. Maria II, acontecimentos que levaram ao afastamento de Marquês de Pombal do poder. A família reúne-se e recupera as suas posses. O noivo é escolha de Leonor e segue adiante, apesar de não ter a bênção do pai, que não o considerava como um homem de carácter: um dos episódios onde se demonstra o espírito independente e teimoso da futura Marquesa. (...)"

Opinião completa em

site: https://booktalesblog.wordpress.com/2019/04/11/marquesa-de-alorna-maria-joao-lopo-de-carvalho/