A Próxima Grande Sensação

A Próxima Grande Sensação Johanna Edwards

Resenhas - A Próxima Grande Sensação

Queria Estar Lendo 29/03/2017

Resenha: A Próxima Grande Sensação
A Próxima Grande Sensação foi um livro que me fisgou assim que bati os olhos nele no sebo, já que não é fácil encontrar livros protagonizados por mulheres gordas -- especialmente chick lit.

Quando bati o olho no livro já esperava algo com o qual eu me identificasse. Assim como Kat, comecei a ganhar peso na pré-adolescência e, embora nossos manequins não se comparem, foi completamente possível me ver no pensamento e no discurso dela.

Kat é uma mulher gorda e parece que isso é tudo que todos conseguem ver sobre ela. Ninguém repara em como ela é uma boa amiga, ou como é profissional, como é inteligente. As situações pelas quais Kat passa são aquelas que toda pessoa gorda pode se identificar. Ela cresceu ouvindo que tinha um rosto muito bonito então "por que não tenta perder um pouco de peso?". Ela aprendeu a ter vergonha de comprar as roupas que realmente cabem nela, aprendeu a ter vergonha de comer em público, guarda no armário uma roupa "para quando for magra", já tentou diversas dietas malucas e exercícios. Kat aprendeu a se odiar unicamente por causa do seu peso e, dessa forma, criou uma situação mental para si mesma de que, quando for magra, quando atingir um número específico de manequim, ela vai finalmente ser feliz.

"Sabe", filosofou Cara, "a industria da moda deve achar que as mulheres gordas têm péssimo gosto."

Kat comete o mesmo erro que muita gente por aí: achar que a sua felicidade é um destino, um lugar que ela vai atingir quando conquistar algo, e no caso dela esse algo é o manequim 36. Até porque, esse é o tamanho que o namorado virtual dela acha que Kat usa.

Depois de passar trabalho para convencer o namorado de que não pode visitá-lo, Kat toma uma medida drástica para perder peso: entrar para o Fat2Fab, um reality show de perda de peso. Só que ela nem imagina o que vai acabar encontrando nessa nova sensação americana que muito pouco tem a ver com perder peso.

Por algumas páginas, eu quis odiar esse livro. Porque ele falava tão claramente sobre muitas coisas que eu já passei na vida e, dada a tantas do livro, me pareceu que a autora quis dar uma "suavizada" nas ferrenhas críticas que vinha fazendo. Mas felizmente terminei o livro e posso dizer que o acho incrível.

"É quase como se, ao me tornar magra, tudo que terá acontecido até aquele ponto deixará de ter importância. Minha vida vai começar de verdade."

Cada página de A Próxima Grande Sensação nos apresenta uma mulher real, ainda que nos moldes do bom e velho chick lit. Kat se mete em algumas situação exageradas que acontecem devido ao gênero da obra, mas na maior parte, a história se manteve bastante fiel a vida real. O começo nos apresenta uma mulher com baixa autoestima pelos anos de rejeição e hostilidade simplesmente por não ter um corpo socialmente aprovado.

Kat não é capaz de amar a si mesma porque foi ensinada que, por ser gorda, não é digna de amor. Ela só passará a ser merecedora do sentimento caso perca muitos quilos. E isso faz com que ela acabe entrando em relacionamentos nada saudáveis e fechando os olhos para comportamentos inaceitáveis de pessoas que, supostamente, deveriam amá-la. E não importa o quanto sua melhor amiga tente apontar isso. Até porque Donna é magra e, por isso, ela julga que não tem capacidade para entender a vida de Kat.

"Na nossa sociedade, homens acima do peso são considerados fofos e gentis. Ursos de pelúcia, por assim dizer. Mas as mulheres acima do peso são baleias."

Em algumas passagens ela até demonstra estar ciente de que certos comportamentos são inaceitáveis, mas acaba relevando eles porque, já que é gorda, não pode se dar ao luxo de perder o que tem -- mesmo que isso lhe faça mais mal do que bem.

Entrar para o programa, no entanto, faz com que ela passe a encarar a vida por outro ângulo, especialmente agora que está na companhia de várias outras mulheres que passaram a vida inteira por situações como as que ela enfrentou.

As situações que o programa cria para as garotas me deixaram com raiva diversas vezes, pois em sua essencia parece-se muito com um programa desenhado para humilhá-las e ridiculariza-las por seu peso, e não para promover uma mudança saudável nos estilos de vida e na saúde daquelas mulheres. Mas o bom disso é que são situações como essas que fazem Kat questionar sua motivação para estar ali e, aos poucos, começar a aceitar a si mesma.

A jornada de empoderamento dela está clara, é árdua e prova-se longa, mostrando que na vida, quando escolhemos nos amar e aceitar, quando fugimos dos padrões e espectativas sociais, precisamos encarar o fato de que estaremos nadando contra a maré todos os dias, que é um processo diário de aceitação e descontrução. E o grande acerto do livro é fazer isso com um tom divertido e leve.

"A maioria das pessoas, quando olha para uma pessoa acima do peso como eu, não enxerga que sou uma pessoa gentil, ou uma amiga leal, ou uma pessoa que sabe escutar. Para eles, sou apenas uma garota gorda. Simples assim. Tudo sobre a minha personalidade é embrulhada no fato de eu ser gorda."

Um grande medo, quando cheguei pela metade do livro, foi de que ele acabasse sendo mais uma história sobre a mulher que perdeu peso e ai conquistou o mundo. Mas a mensagem final foi ainda melhor. Tudo bem você querer perder peso, e também tudo bem você se sentir confortável na própria pele, o impressindível é não esquecer que a sua felicidade ou qualquer outro objetivo não depende de você se encaixar ou não em padrões malucos impostos por uma sociedade controladora e opressiva.

Indico muito A Próxima Grande Sensação para fãs de chick lit que estão cansadas das fórmulas batidas, para fãs de romances leves e divertidos e, especialmente, para as garotas gordas que acreditam que o seu potencial está ligado ao seu peso!
A.Paula.Sz 21/04/2020minha estante
Sua resenha me fez querer ler esse livro : -)

Dé... 18/03/2010

No começo do livro, achei que Kat era muito ingênua e via o mundo com óculos cor de rosa... ela tinha um namorado on-line que mora na Inglaterra, mas não o conhecia pessoalmente, e o que é pior... ele achava que ela tinha uns 60 kgs a menos do que os seus 113 kgs... mas ao longo do livro, me vi presa, fisgada...
Quando fica sabendo de um reality show onde poderia perder peso e ficar rica, Kat achou ter descoberto enfim a motivação que faltava, afinal o que mais ela teria a perder? E o melhor de tudo, o programa nem seria exibido na Inglaterra.
A partir do momento que Kat se inscreve para o reality show, simplesmente não consegui largar o livro...
Eu confesso que não sou fã de programas que seguem essa linha, mas como um livro tem o poder de nos transportar para diversos lugares... dessa vez me vi dentro de uma casa de reality show em Los Angeles... torcendo por alguns personagens, detestando outros...
É impossível não gostar de Kat e de suas tiradas sarcásticas... e se você estiver, ou já esteve, acima do peso... com certeza irá se identificar com várias situações... ah, eu pelo menos me identifiquei com algumas... #fazeroque
Kat aprende lições de vida muito importantes: percebe que a aparência não é a coisa mais importante, que o príncipe pode na verdade ser um sapo... e o verdadeiro príncipe pode não ser percebido logo no primeiro olhar...
Um chick-lit muito gostoso, daqueles que te deixam com um grande sorriso bobo no final (adoro quando um livro/filme faz isso)...
Joice (Jojo) 21/04/2011minha estante
Gostei da sua resenha. Direta, destacando os principais detalhes, mas sem estragar a surpresa do livro.

Marina 10/05/2010

Divertido
Kat Larson, 27 anos, sempre lutou contra a balança. Pesando 113kg, tem um namorado virtual que pensa que ela é manequim 34! Sofre com os problemas de peso e acredita que somente será aceita pela sociedade (e pelo namorado), se emagrecer. Quando sua melhor amiga mostra para ela uma reportagem que fala do Fat2Fab, um reality show nos quais as concorrentes, todas com manequim acima de 46, vão lutar para ficar em forma e também entre si, Kat enxerga a oportunidade como o incentivo que faltava para ficar magra... e poder finalmente conhecer o namorado!
A Próxima Grande Sensação é um chick lit divertido, com algumas situações realmente hilárias. Outros trechos do livro tornam-se um pouco massantes, mas nada que me fizesse querer abandonar a história.
Gosto quando os personagens do livro conseguem nos fazer torcer por eles ou odiá-los. É o que acontece no livro de Johanna Edwards. A Kat tem personalidade forte, sarcástica muitas vezes, mas que faz com que torçamos para que tudo dê certo com ela! E outras personagens nos fazem sentir muita raiva!
Recomendo para o pessoal que gosta de chick lit e também de reality shows, pois a história nos transporta para dentro do Fat2Fab e o programa ocupa a maior parte do livro!

Mais resenhas em: http://vivendovidasalheias.blogspot.com/
Silvia 04/07/2014minha estante
Parece bom ;)

Luh 20/01/2015

Premissa interessante, coerência zero
O livro tinha tudo para ser ótimo, não fosse ele não cumprir o que promete, não ser coerente consigo mesmo.
Um dos pontos centrais do livro é que pessoas gordas são pessoas como quaisquer outras, "esqueçam o estereótipo de preguiçosa, dramática, que afoga as mágoas na comida e joga a culpa no mundo". Mas é exatamente isso que aas participantes do reality show fazem durante todo o livro, inclusive a protagonista! Sobre as duas exceções, uma delas é simplesmente detestável.
Quanto à protagonista, esperamos ver seu desenvolvimento, mas ela apenas DIZ que vai crescer, até que nas últimas 20 páginas ela finalmente se mostra mais madura - de uma hora para outra. Também, somos informados de características dos personagens que não se realizam na história. Por exemplo, Kat parece esperta e divertida, como é descrita.
Por fim, esse livro poderia ser duas estrelas se ao menos me tivesse feito rir, o que não fez. "/

(devo dizer que gostei bastante de alguns personagens secundários, mas para mim eles não conseguiram salvar o livro sozinhos. "/)
MariFer_1212 11/05/2016minha estante
Exatamente meu pensamento sobre o livro. A autora se perdeu muito em abordar o assunto. Ao invés de programa de emagrecimento, deveria se chamar programa de tortura psicologica, pq tá doido, aquilo era coisa de doido.

Day! 22/07/2012

A Próxima Grande Sensação
Não é um livro chato, mas também não é aquele livro legal do qual eu te diria "nossa você tem que ler ele". É uma leitura rápida, não é muito cansativa. Diria que é bobo, tem umas tramas muito nada a ver, a Kat boia muito naquele mundinho dela, e ela enche o saco naquela ideia dela de que o mundo deveria ser mais gentil com ela pq ela é gorda... drama do caramba viu, ela tenta o livro inteiro ser engraçada mas eu nao consegui rir em nada do que ela disse. As cenas que era pra ser cômica, sao apelativas. Acho que numa tentativa de nao deixar um livro bobo e juvenil demais resolveram colocar umas palavras esquisitas, te passar umas imagens nao tão legais ... como por exemplo a visão que a kat mostra na pag 110 e o comentário da luisa na pag 232. Totalmente desnecessário. O romance no livro, é o tipo de ideia que uma garota de 12 anos poderia imaginar, muito bobo. O fim que levou o "casal malvado" no fim, era pra ser uma imagem engraçada, achei apelativo e nada engraçado. Não é um livro que eu indico.
Mare 26/07/2012minha estante
uhsudhsauhduhsa.. não indica? bom, quando eu tiver um tempo eu leio haha

@jaliagoraesuavez 05/06/2009

Kat, com 113 quilos, um emprego medíocre, um namorado pela internet (que acha que ela pesa 54 quilos) e nenhuma auto-estima, pois não consegue emagrecer. Então, para resolver todos os seus problemas, ela se inscreve no reality show From Fat to Fab...

Leia mais no meu blog: http://jularocque.blogspot.com/

Eunice.Vilares 19/10/2009minha estante
Quero tantooo ler esse livro... Parece ser bom!

Dri Ornellas 01/08/2010minha estante
Tá na minha lista!

*Rô Bernas 03/01/2010

Vou ficar na saudade....
Ah...que livro delicioso de ler...já estou com saudades!!!!

Tem partes hilárias neste livro e outras que nos levam à reflexão... seja por estar acima do peso, seja por discriminar pessoas que estão acima do peso. Pude confirmar mais uma vez que mentira, por mais boba que seja, só nos coloca em cilada e o mais importante é que tudo que acontece tem uma razão de ser, basta que a gente não se feche para novas oportunidades.

Estava louca pra ler este livro, até que a Lú de SP se ofereceu para me emprestar e eu claro, aceitei!!!! Muito obrigada, Lú!

Olha...valeu muito a pena ter lido este livro!

Nana 09/07/2009

Delicioso!
O livro conta a história de Kat, uma gordinha que sempre desejou ser magra. Ela sofre com o excesso de peso e sente-se discriminada por todos.
Tem um namorado virtual que pensa que ela veste tamanho 34 (quando seu verdadeiro tamanho é 50).
Depois de tentar todos os tipos de dieta (sem sucesso), ela se inscreve em um reality show para gordinhas. São 06 participantes com várias provas a cumprir e muitas dificuldades de convivência.
Divertido, atual e bem gostoso de ler...a história do dia a dia dentro do reality show e a descoberta de Kat de que, não é preciso ter o corpo perfeito para ser feliz!

Elis 05/08/2010

Nossa é a primeira vez que não sei como falar de um livro sem querer contar tudo...rsrs...bem realmente o devorei, e ele me deixou aflita. Primeiro porque eu praticamente me tornei a personagem e digo com toda certeza que eu teria feito as mesmas coisas que ela fez e tudo igualzinho. Olha eu tive vontade de matar a maioria dos personagens e principalmente o Nick e a Alicia, fiquei louca com o que eles fizeram com a Kat. Amei o Jagger, esse sim foi um personagem incrível.
Sobre o pragrama de TV onde acontece praticamente 80% do livro, eu admito que achei-o por um lado bom e por outro baixo, e não participaria de nada que envolvesse a mídia, gosto de ser simples, afinal a vida já é bem complicada.

A autora soube como escrever um bestseller maravilhoso, eu não conseguia parar de ler, e quase perco o sono por vontade de terminar, mas voltei a mim e lembrei que durante a semana tenho que acordar de madrugada.

Recomendadíssimo.....Nota 10!!!

Beijokas elis!!!!

Eunice.Vilares 19/11/2009

Adorei
Achei um livro muito engraçado, pra dizer a verdade, uma lição de vida, rsrs
Uma mentirinha pode virar coisa bem séria e podemos pensar que certa pessoa é perfeita, mas ninguém é... vc sempre acaba se iludindo com o que gosta... aliás vc se ilude com a "perfeição".
A Kat é muito engraçada, um ser humano como todos nós, cheio de erros, mas que é uma pessoa maravilhosa tbm... Se mete em cada confusão, que pelo amor de Deus! Mas no final... sabe né? Tudo sempre dá certo, não talvez do jeito que pensamos, mas sempre dá...

Fabys 14/10/2009

Graça de livro!!
Esse livro é simplemente o máximo... a maior lição de que ninguem é nada por fora... aparencia vem de dentro... e beleza está sempre aos olhos de quem ve... amei!!

Gabes_Ricci 06/07/2023

Não foi o melhor, nem o pior livro
No começo eu realmente não gostei da Kat, não foi uma protagonista agradável, mas conforme certos personagens secundários se tornaram piores do que ela, ela passou a ser suportável.
O livro é legalzinho, mas achei um tanto frustrante, o final é definitivamente melhor do que o começo pelo menos.

Sinceramente, não recomendo, a leitura é fluída mas não acho que foi o bastante.

27/09/2009

Adorei a história..........

Pra quem esta acima do peso como a protagonista (e eu), vc entendo as emoções e os sentimentos vividos pela personagem, as vezes com o preconceito, as piadinhas de mal gosto e as vezes com vergonha de quem vc é, só porque a sociedade não te aceita assim....

O desenrolar da história é gostoso de ler, e vc torce por um "Grande" final feliz!!!

Cris Oliveira 10/09/2011

Um livro bem gostoso de se ler e com tiradas hilárias.
Daqueles que te faz parar e refletir sobre algumas coisas... e noutras partes você simplesmente fica tão enredada na história que sofre junto com a personagem principal - Kat - uma garota de 27 anos que sofre com o preconceito da sociedade por ser gordinha. Ela tem um namorado virtual e resolve se inscrever num reality show, Fat2Fab, para perder peso. Detalhe ela mentiu sobre o peso para o namorado virtual - Nick.
Kat tem um senso de humor fantástico e muito sarcástico.
Ao longo do livro ela terá seus altos e baixos na sua auto estima, em relação ao seu modo de ver e sentir o mundo e as pessoas ao seu redor. E algo irá impactar sua vida de tal modo a mudar totalmente o seu modo de viver.
Vale a pena ler ... não posso falar mais para não contar as partes surpreendentes do livro. Mas... Nick é uma surpresa .. negativa! srrs que tipo de homem é aquele? Abafa!

Ariadna 10/05/2010

Decepção
Comprei esse livro depois de ler algumas resenhas daqui do Skoob. E realmente fiquei decepcionada com ele. Já li Sabrinas melhores.