A Metamorfose/ Um Artista Da Fome / Carta Ao Pai

Resenhas - A Metamorfose / Um Artista da Fome / Carta a Meu Pai

1 | 2 | 3 | 4

Nathan 29/08/2010

A Metamorfose
Um livro intimidador para os amantes da metáfora. Uma novela que conta a história de Gregor, um caixeiro viajante que ao acordar está todo modificado, se torna um inseto. A trama passa em sua casa, mas precisamente acontecem em seu quarto. Sua família não havia visto sua nova aparência, apenas a irmã levara comida para ele, mas este sempre escondido de vergonha e medo. Soluções drásticas serão tomadas, ele será esquecido. Após sua morte ao bater do sino da igreja sua família mudará de vida e sua irmã fará aula de violino em um conservatório, o seu sonho. Fica bem claro a rejeição pelo que é diferente, para a humanidade quando não dá para acabar com o preconceito, espera que se morra pra que a vida continue. A Metamorfose, uma obra prima de Franz Kafka que desafia o leitor a perceber a diferança, o preconceito que está contido entre as linhas de seu livro.

Sérgio Filho 12/05/2010

O VIÉS METAMORFÓSICO DE FRANZ KAFKA
A transformação da lagarta – uma criatura rastejante – em borboleta – um ser que ganha os céus em liberdade – é representada alegoricamente pelo mito grego de Psique, cuja história representa a purificação da criatura que após sofrer os mais penosos acintes ganha a imortalidade da alma.

Em A Metamorfose Franz Kafka inverte o significado dessa transformação. O protagonista de seu conto, Gregor Samsa, é um trabalhador explorado que labuta por endividamento, portanto um ser humilhado que certa manhã vê-se metamorfoseado num inseto rastejante e repugnante.

De uma vida mesquinha de caixeiro-viajante, Gregor samsa passa a viver a angústia ante sua própria existência. Rejeitado pela família Samsa leva a vida enclausurado no seu quarto, arrastando-se pelo chão; subindo pelas paredes; escondendo-se dos demais embaixo do sofá; alimentando-se de comidas podres e confundindo-se com o lixo despejado em seu recinto e sempre a espreitar atrás da porta as lamúrias de seus familiares, o que o faz sentir-se culpado por sua nova aparência física, já que seus sentimentos continuam humanos a despeito de todo o resto.

O subjetivismo de A Metamorfose tem aberto espaço para as mais variadas interpretações da obra kafikiana. Essa plurissignificância engloba desde leituras psicanalíticas à marxistas. Porém o que mais chama atenção em A Metamorfose é como Kafka, através do seu protagonista, considera a existência por si só um absurdo.

Carlos 02/05/2010

Vc não é uma barata!
Angustiante, claustrofóbico e fatalista. Mas de uma criatividade impar. Indicados aos não depressivos. E rico se usado de forma reversa: Se vc se vê como um inseto, se sente como um inseto e age como um inseto como vc acha que os outros te verão e tratarão?

Ivan Picchi 02/03/2010

Esse kafka é bom?
Pergunta que eu sempre fazia;

a resposta:

"Ptz, boa sorte, é um SACO, lento, exagerado e prolixo"

Então, vai adiando, sempre tem espaço pro final da fila

Fui comprar um livro, vi essa edição e decidi ler por mim e criticar.

E quando vi, cabou-se metamorfose =T

Genial a prosa dele, honestamente. As metáforas e etc, e a velocidade do texto é bastante flúida... E é profundo sim, tanto A Metamorfose quanto Um artista da fome.

Destaque para o final de Artista da Fome, incrível. E estupidamente verdadeiro, moderno, intimista e sincero.

Carta a Meu Pai tem um que de psicose-mal-resolvida-e-exagerada... um pouco cansativ a leitura, pq já esse é realmente repetitivo (mas o ódio e insegurança é tão verídico que vale a tensão causada no texto)

O cara tinha visão, é fato.

Leiam.

Debora 18/01/2010

Achei Metamorfose um pouco confuso quando li, há alguns anos. Mas é muito bem escrito, descreve bem toda a angústia, misteriosamente.

nicolasmaia 19/06/2009

Bom livro
A Metamorfose é excelente, Um Artista da Fome é bom, mas Carta a Meu Pai é muito cansativo. Vale a pena, no entanto.

Thara 26/11/2009minha estante
Um Artista da Fome me agradou sobremaneira...

1 | 2 | 3 | 4