A História do Amor de Fernando e Isaura

A História do Amor de Fernando e Isaura Ariano Suassuna

Resenhas - A História do Amor de Fernando e Isaura

Pedro 06/06/2020

Ariano traz consigo o regional, o nordeste, os costumes e o passado a tona com esse livro inspirado na historia de Tristão e Isolda.
Mas não se engane, o livro é genuinamente novo, e tem um quê especial.
Ariano Suassuna em sua primeira obra em formato de prosa traz delicadeza, paixão e tristeza nessa história de amor entre Fernando e Isaura.

Emerson.Jonas 30/04/2020

Mais original do que eu esperava
"A história de Fernando e Isaura não vale de exemplo para ninguém". De fato, não sigam o exemplo destes, se inspirem em Marcos, mas não tanto. A história se passa em Alagoas, olha que honra, Tristão e Isolda à brasileira se passa nas Alagoas de Djavan.

Não é uma adaptação de Tristão e Isolda, apenas serviu-lhe de inspiração e base, o "Romance da Peregrina" é quem dita a ordem do conto. Portanto, não leia esperando uma cópia, a obra é original.

Boa leitura!

Raony 02/04/2020

A @novafronteira tá de brincadeira com essas edições do Suassuna. Uma mais linda que a outra. Tô com A Pedra do Reino aqui esperando minha coragem. Daí quando vi que ele escreveu esse como um treino praquele, não resisti e comprei tb. É uma leitura de uma sentada. Rápida e fácil, mas nada memorável. Tudo ao contrário do que dizem d'A pedra do Reino. Jogo é jogo, treino é treino.

Ana Cristina 24/02/2020

Recomendação
Versão de Tristão e Isolda brasileira! Ótima leitura

Aline 18/02/2020

Um amor por esse autor
Sou totalmente suspeita para falar de alguma obra de Ariano... pois o fato de ele valorizar tanto o regional simplesmente me encanta. O que me entristece é não ter conhecido seu trabalho há mais tempo. Esse livro é a versão de Ariano do clássico Tristão e Isolda. Vale muito a pena ser lido mesmo que você já conheça a história, pois Ariano tem todo seu jeitinho de contar uma história.

Debyh 16/02/2020

Acho que fazia um bom tempo que não lia nada do Suassuna e “A História do Amor de Fernando e Isaura” foi o primeiro em formato de prosa, já que boa parte de suas obras são teatro. Além de ter sido o primeiro dele que li em formato de prosa também foi o primeiro que ele escreveu neste formato.
Fernando é um homem comum que foi criado pelo seu tio e praticamente lhe deve tudo que tem e o que é na sua vida adulta, então quando precisa ir buscar a que será a nova esposa do seu tio Fernando aceita. Porém neste meio tempo ele se apaixona perdidamente por Isaura, uma paixão que foi inesperada e que ele acredita ser para sempre, até que ele descobre que Isaura é a noiva de seu tio.
continua: http://euinsisto.com.br/a-historia-do-amor-de-fernando-e-isaura-ariano-suassuna/

site: http://euinsisto.com.br/a-historia-do-amor-de-fernando-e-isaura-ariano-suassuna/

Maria.Luiza 27/02/2019

Fernando e Isaura
Li o livro aos 13 anos, era o livro indicado a minha irmã mais velha para uma prova de literatura talvez, na realidade não deveria ter lido já que tinha que estudar para minha última prova do ano de matemática, e talvez isso o tenha deixado ainda melho uma leitura não solicidada e inoportuna até hoje tenho um afeto especial por este livro, conheço outros trabalhos do autor mas indepensente de melhor qualidade literária esse tem um afeto nostálgico alem so sabor de leitura subiverssiva. Escrito em 1956, mas só publicado em 1994 era um inedito na época.
Fernando e Isaura  é resultado de uma sugestão do artista plástico Francisco Brennand à Ariano Suassuna para que o mesmo escrevesse uma versão brasileira do “Romance de Tristão e Isolda” que serviu de inspiração também para Romeu e Julieta de Shakespeare. Ariano gosta de temas que remetem aos mitos e lendas medievais europeus, no entanto, estes ganham cor local e ar sertaneijo ambientando-se sempre no nordeste brasileiro, sendo possível encontrar em outroa trabalhos tais inspirações. De acordo com prefácio este livro serviu como exercício para escrever um romance que veio anos depois, “O romance d’a pedra do reino e o príncipe do sangue vai-e-volta”, escrito entre 1958 e 1970, doze anos de escritura. A leitura é bem fácil e corre veloz, visto que foi possível ser devorado rapidamente por um menina, livro é dividido em capítulos curtíssimos de duas, três páginas.
Devo dizer que embora tenha algun erotismo e algumas passagens tenham me causado estranheza no geral era assecivel mesmo para mim com 13 anos. Um dado não comum as obras do autor a proximidade do mar que é de fundamental importância no mito celta, e igualmente aqui, pois é o mar que une e afasta os amantes. Anbientado uma fazenda, entre Penedo e Piassabussu (Alagoas), entre a praia e o Rio São Francisco. A grande semelhança com Tristão e Isolda é o de envolver um complicado triângulo amoroso propiciado por um casamento arranjado às cegas. Onde o amor e a traição são temas centrais, o fim trágico dos amantes, também. No mas, a mente privilegiada de Ariano é o que dá o tom tão característico de suas criações.

site: https://instagram.com/maria_pas000

Thiago Barbosa Santos 27/08/2018

Romance de aquecimento
Ariano Suassuna se consagrou no teatro, mas também escreveu com primor romances. A obra-prima dele é 'O Romance d'A Pedra do Reino', mas antes de se aventurar na densa, e por que não, 'delirante' história de Quaderna, o autor exercitou sua prosa escrevendo 'A história do amor de Fernando e Isaura'.

O livro é uma versão nordestina da imortalizada história de Tristão e Isolda. Um amor proibido que teve um trágico desfecho. Fernando é órfão e foi criado pelo tio dele, um poderoso dono de terras chamado Marcos. O rapaz era absolutamente fiel e agradecido ao tio. Por sua vez, Marcos tinha grande confiança nele.

O tio arrumou uma noiva, Isaura, uma jovem bela e encantadora. Por conta de seus negócios, não pôde comparecer ao próprio casamento, que ocorreria na cidade natal da moça. Com isso, confiou ao sobrinho "representá-lo" no casamento e trazer a noiva. Fernando nunca a tinha visto.

Os dois se encontraram na véspera do casamento, em uma situação ocasional, durante uma festa, e nenhum sabia quem era o outro. Foi amor arrebatador à primeira vista. Logo se amaram sem sequer perguntar o nome um do outro.Só descobriram o grande problema no qual se meteram no dia seguinte. Resolveram tentar passar uma borracha na história, foram para a fazenda do tio de Fernando, ela se entregou ao marido e os dois sofreram em silêncio pelo amor impossível. Com o tempo, não resistiram e passaram a se encontrar às escondidas. Logo foram descobertos e expulsos da fazenda.

Esta nova vida parecia indicar a viabilidade deste amor, o início da felicidade. Porém, os dois viviam uma vida miserável, sem perspectiva, e estavam tomados pela culpa pelo que fizeram com Marcos. Voltaram, pediram perdão, Isaura retornou aos braços do marido, que por sua vez perdoou o sobrinho. Fernando, para preservar a ordem atual das coisas, resolveu se afastar. O tio lhe arranjou um emprego nas terras de um amigo.

Lá, conheceu uma outra Isaura, irmã do dono das terras. Ela se apaixonou por ele. Resignado, Fernando aceitou a relação, se casou, mas nunca esqueceu a primeira Isaura de sua vida. Pouco tempo depois ele se envolveu em uma briga com um funcionário do tio, que estava comentando sobre o ocorrido na fazenda. Ele acabou ferido e muito mal, à beira da morte. Sabendo que sua vida estava se esvaindo, fez um último pedido, de ver seu grande amor. O cunhado foi buscá-la. Porém, quando a moça chegou, não o encontrou mais vivo. Num ato de desespero, suicidou-se.

Marcos os enterrou juntos e este amor realmente só se tornou possível em outra vida.

Anderson Menezes 14/03/2018

Sem Palavras
Acredito que seja a segunda obra que leio de Ariano Suassuna, e essa obra me impressionou bastante. Amei a forma do enredo e do curso que os personagens tomaram.

Fabio Shiva 11/06/2017

amor fora de moda?
Linda versão nordestina para a lenda medieval de “Tristão e Isolda” (https://pt.wikipedia.org/wiki/Trist%C3%A3o_e_Isolda). O cavaleiro Tristão é enviado por seu tio, o rei Marcos, para escoltar a donzela Isolda, noiva do rei. Só que os dois acabam bebendo por engano uma poção mágica de amor, e se apaixonam perdidamente um pelo outro.

A versão de Suassuna segue bem de perto as linhas gerais da lenda clássica. A narrativa é singela e acaba por conquistar o leitor, pela verdade que passa, verdade simples do povo. A história é triste, mas também tocante, comovente e mesmo inspiradora. O próprio autor adverte, no prefácio, que a trama talvez tenha saído de moda, com tantas hesitações e sofrimentos em nome da honra. Prefiro acreditar que não.

A obra está disponível em PDF no link:

site: https://www.facebook.com/sincronicidio

Daisy_book's 11/01/2017

Lindo... Lindo!
Outro lido há bastante tempo.

Não me recordo com exatidão essa estória, mas lembro que na época em que foi lido, me marcou demais.

Estará em uma lista para releitura certamente.

Prof. Edivaldo 17/05/2015

Uma paixão infinita
Não obstante ser uma versão de uma outra história, esta obra é digna de cinco estrelas. Uma história envolvente, uma linguagem simples, um estilo cativante... Vale a pena lê-la!

alexjosesilva 07/10/2014

Amor Clássico
Fernando morava com Marcos, seu tio e pai de criação, quando este lhe pediu para ir representá-lo em seu casamento por motivos de trabalho. Apesar de achar estranha a situação, Fernando obedeceu.
Chegando ao destino, ele conheceu uma moça e se apaixonou perdidamente por ela e eles se amaram sem ao menos se conhecerem. No dia seguinte é que Fernando descobriu que aquela era a Isaura com quem seu tio estava se casando e Isaura soube que Fernando era o rapaz que vinha representando seu marido. Mas o ato já estava consumado.
Apesar do sofrimento, o casamento ocorreu como previsto e Isaura foi morar com seu esposo . No começo a convivência foi difícil até que eles decidiram não resistir mais à paixão e passam a se encontrar. Um tempo depois, uma fofoqueira contou a Marcos que Fernando e Isaura estavam tendo um caso e ele flagrou-os juntos, mas não fez nada contra eles dois, apenas expulsou-os de sua casa.
Fernando e Isaura partiram juntos com muito amor, pouco dinheiro e sem previsão de futur

site: http://www.amorporclassico.com/2012/01/fernando-e-isaura-leitura-critica.html