O menino e o pinto do menino

O menino e o pinto do menino Wander Piroli
Wander Piroli
Wander Piroli

Resenhas - O menino e o pinto do menino

Alexandre Silveira 21/12/2017

O menino e a dureza da vida
"O Menino e o Pinto do Menino" foi considerado um marco na literatura para jovens em sua primeira publicação, que se deu no ano de 1975. Embora não seja o tipo de literatura que mais leio, é difícil não se deixar tocar pela história e pela prosa realista do mineiro Wander Piroli. De forma bastante crua e sincera, sem exageros de sentimentalismo, o autor constrói a narrativa de Bumba, um menino de quatro anos que ganhou de sua professora (ou não) um pintinho de verdade. Com diálogos curtos, calcados de coloquialismo, vemos a afeição do garoto pelo seu novo bichinho, algo tão comum na infância, quando queríamos cuidar de um passarinho que havia caído do ninho, ou de um filhote de cachorro perdido pelas ruas. Partindo dessa premissa simples, Piroli trabalha com a questão da morte e da vida, cruel demais para sempre respeitar as nossas expectativas e desejos. Aos poucos, o escritor também retrata o cotidiano urbano de uma família tipicamente brasileira de classe média em Belo Horizonte, citando ruas e locais conhecidos da capital mineira.

"O Menino e o Pinto do Menino" é um conto bastante realista. A alternância entre a cor verde e branca presentes nas ilustrações também pode ter algum significado: a oscilação entre a vida e a esperança que vibram (verde); e a morte e a preocupação, que complicam (branco) .

site: https://paomanteigaecafeblog.wordpress.com/
Juliana lindinha 09/12/2021minha estante