O Desfile da Extinção

O Desfile da Extinção Max Brooks

Resenhas - O Desfile da Extinção

Tai.Sueð 12/08/2023

Muito bom!
Gostei bastante da leitura e da escrita do autor, certamente quero ler outras coisas dele. As narrativas do livro são contos curtos, mas que apesar disso, consegui me conectar com os personagens de forma surpreendente. Recomendo.

Larissa.Miquelis 20/03/2023

A escrita de Max Brooks é sempre envolvente. É fácil se apegar aos personagens e torcer por eles, mesmo nas histórias mais curtas.
Flavia579 29/03/2023minha estante
Fiquei curiosa para ler

Fley 22/01/2023

Na realidade eu fiquei muito? Com esse livro mas vc vai lendo e vai se interessando pela história sabe

Henrique673 04/01/2023

Otimo
Excelente conto do Guerra Mundial Z. Bem profundo. Recomendo pois agrega muito. So n gostei da adição dos Vampiros. Mas vai q cola kkkkk

Maria11360 28/07/2022

Muito bom!
Mais contos sobre a Guerra Mundial Z, sendo histórias mais curtas. Gostei muito da que insere seres sobrenaturais no universo e da última também, ambas dariam ótimos filmes. Leitura rápida que entretem.

RinSB 27/07/2022

Me agradou de certa forma
Demorei a entender a história do primeiro e do ssgundo conto, mas depois que entendi eu gostei das diferentes possibilidades de um mundo pós apocalíptico, é raro achar algo assim em um livro, nunca pensei em nenhuma das situações que foram apresentadas.

Yasmin.Raama 12/09/2021

Bem ruinzinho
Trata de contos em épocas pós apocalípticas. Achei as histórias bem desconexas, sem um início ou fim definido.

Campos 06/02/2021

Fraquinho
Li Guerra Mundial Z faz alguns anos, é um livro interessante e gosto muito do jeito colcha de retalhos que é construindo. Porém esse livro que são contos sobre zumbis do mesmo escritor, são fracos. Para mim o melhor é o último. O que abusa do sobrenatural é uma boa ideia no universo de livros errado

Fernando Sousa 18/11/2019

Pra que isso
Li recentemente Desfile da Extinção de Max Brooks, e, para ser simpático, é um livro dispensável, quatro contos, curtíssimos, que não levam a lugar nenhum. Se eu tinha alguma intenção de ler Guerra Mundial Z acabou, tão rápido quanto a leitura deste livreto. Talvez funcione para quem já leu Guia de sobrevivência zumbi e Guerra Mundial Z e queria conhecer mais do universo que o autor criou.

Lucas Brasil 17/10/2016

Ou Cativa, ou não
Sei que Brooks é o mesmo autor de dois icônicos livros da literatura zumbi, os quais eu não li.
Esse livro de "contos", ou pequenas histórias do apocalipse zumbi, foi o primeiro contato que tive com a escrita de Max.
Sobre ela, não tenho do que reclamar. Apesar de às vezes ser detalhista em extremo, e narrar certas partes com muita insistência, Brooks escreve muito bem. A criação de cenários é boa, descrições de personagens também, mas essas histórias simplesmente não me cativaram.
Apesar de quase todas serem interessantes, não me cativou. Nenhuma história foi profunda o suficiente para me conquistar como leitor ou fazer com que eu quisesse saber mais sobre ela.
A que falava sobre zumbis e vampiros, tentando sobreviver no mesmo universo, era a que tinha tudo para dar certo. Infelizmente, o tom jornalístico e por vezes impessoal, não nos dava a chance de compartilhar do drama do narrador.
Enfim, se não fosse curto, seria um problema terminar esse livro.
Espero ler mais livros do Brooks para tirar essa má impressão.

Norberto Silva 15/06/2015

Podia ser nelhor
Zumbis sempre rendem boas histórias, mas escrever ótimas histórias é algo bem mais difícil, o que fica evidenciado nesse livro de contos.
Eu esperava bem mais e cada conto mal chegou a ficar marcado na minha memória, foi algo mesmo só para passar um tempo e partir para outros livros.
Uma pena, pois eu adorei e tenho guardado a sete chaves o Guia de Sobrevivência, afinal de contas todos sabemos que o apocalipse zumbi vai acontecer... Mais cedo ou mais tarde,

Jonatan 25/03/2015

Para um livro de contos pequenos é muito bom sim!

Minha primeira experiência com a narrativa de Max Brook (que também escreveu "O guia de sobrevivência a zumbis), "o Desfile da Extinção e outras histórias de zumbi" mostrou como ser capaz de prender o leitor mesmo em pequenos contos. Com 4 histórias, sendo duas relacionadas ao primeiro livro "Guerra Mundial Z" (que agora quero mais ainda ler) o escritor mostra por que é considerado autoridade quando o assunto são os nossos velhos conhecidos mortos-vivos. O primeiro conto "Conclusão Ltda, Uma história da Guerra Mundial Z" trata do desejo dos sobreviventes (após a vitória contra os mortos) de se agarrar a lembranças de entes querido perdidos ou da vida antes de tudo acontecer,tendo uma empresa para assegurar que o cliente reviva de maneira detalhada a experiência que desejar, seja o que for.

"Gastamos não só todo o tempo e dinheiro, mas a sanidade mental de nossos trabalhadores. Por que revivemos constantemente algo que o mundo todo tenta esquecer? Porque funciona. Porque ajudamos as pessoas, damos-lhes exatamente o que diz o nome da empresa" .

Na sequência vem "Steve e Fred" que narra o drama de um sobrevivente trancado no banheiro de um hotel que se vê no limite : debilitado e a beira da loucura,tem como companheiro um livro de ação que ironicamente é sobre um herói enfrentando um apocalipse zumbi .Em poucas páginas o relato consegue passar toda aflição que Fred sente,e dar uma dimensão da situação desesperadora a espera de um resgate que talvez não vá acontecer.

"O hotel deveria estar inteiramente infestado, cada andar, cada quarto. Na primeira semana ouviu um arrastar de pés pelo teto. Na primeira noite, ouviu os gritos."

O desfile da extinção é o mais complexo a medida que traz outra raça de criaturas que também conhecemos muito bem: Vampiros. Como eles enfrentam a questão dos "sub-mortos"? Primeiro eles muito se divertiram com o avanço dos zumbis frente a humanidade, mas depois começam a perceber que o fim dos humanos seria o fim de seu alimento e consequentemente sua extinção. Assim eles tomam a frente do combate, tendo a vantagem de serem praticamente "invisíveis" aos moribundos. Mas isso não garante que tiveram sucesso, para cada horda eliminada outras tomam o lugar. Será que eles dão conta de controlar o avanço contra um dos últimos ponto de refúgio dos sobreviventes? Deveriam se revelar e tentar uma união com os os poucos sobreviventes que restam?

"Você SABE a diferença entre a espécie deles e a nossa! Nós caçamos humanos! Eles consomem humanidade! Nós somos predadores! Eles são uma praga!"
[...]
"Uma doença não tem o conceito de limites nem a noção de amanhã! Não consegue aprender s consequências futuras de seus atos e os submortos também não sabem! Nós sabemos! Mas não estamos fazendo isso! Estivemos COMEMORANDO! Nos últimos anos, estivemos alegremente dançando em um desfile para nossa própria extinção!"

Na ultima narrativa " A Grande Muralha: Uma história da Guerra Zumbi" que o autor além de fugir do estilo de um conto, tratando como a transcrição de um relato se coloca na história (deixa claro ser parte de Guerra Mundial Z, tendo sido excluída deste por “incompetência burocrática dos arquivistas da ONU”) e temos assim uma sobrevivente chinesa, Liu Huafeng que conta como seu povo buscava forças diariamente para reerguer a famosa Muralha da China, com o objetivo de conter a ameaça dos mortos, mas que causou igualmente muitas mortes, já que o esperado era ganhar tempo para reorganização e uma possível ofensiva militar.

"Deu-nos o espaço para respirar que precisávamos para finalmente consolidar nossa população e construir uma economia de guerra."

Quanto a edição, mesmo sendo um livro pequeno, no formato um pouco maior que o Pocket tradicional, a Rocco teve bastante cuidado, o livro tem orelhas e também ilustrações entre um conto e outro, além da capa com o desenho em preto e a fonte em um vermelho vivo que lembra sangue.

site: http://coisasdeumleitor.blogspot.com.br/2015/03/pocket-resenha-o-desfile-da-extincao-e.html
Fernando Sousa 25/09/2019minha estante
Que bom que gostou, não gostei de nenhum dos contos. Acredito que seus outros livros seja bem melhores.

Fabi 14/01/2014

Um bom livro, mesmo que "Guerra Mundial Z" seja melhor.
Esse livro é legal, muito mais interessante que quase tudo que há por aí sobre zumbis. Mas se você espera algo no mesmo nível que o Guerra Mundial Z, que é do mesmo autor e é fantástico, há uma boa chance de ficar decepcionado. Eu já saquei de cara que não tinha como esse livro ser do mesmo nível, já que eram contos isolados, então minhas expectativas não eram tão altas.

Se você não leu Guerra Mundial Z, sugiro que leia ele primeiro, porque o Desfile da Extinção tem tudo a ver com ele e dá até uns spoilers dele.

São 4 capítulos e uma introdução, na qual o autor explica como chegou a escrever sobre zumbis.

O primeiro conto, "Conclusão Ltda", é sobre uma empresa montada no pós-guerra Z. Desde o começo já dá para sacar que o negócio tem alguma coisa a ver com os zumbis, e não deixa de ser interessante, porque mais uma vez o autor nos apresenta um aspecto da guerra que ninguém mais imaginou. Não segue exatamente a mesma linha de entrevista do "Guerra Mundial Z", é mais como um relações públicas dando uma visita guiada. É original, mas bem mediano.

"Steve e Fred" começa muito, muito ruim, com um estilo de escrita muito diferente do usual do autor, cheio de clichês, com um personagem típico "herói de Hollywood", uma chatice. Mas isso é proposital e deliberado, e lá pelo meio do conto o autor volta ao seu estilo realista e é explicado o porquê do estilo no começo. E o contraste é bem interessante.

"O desfile da extinção" era o conto que eu achava que eu iria odiar, porque envolve vampiros, mas fiquei agradavelmente surpresa. A abordagem foi bem racional e realista - até onde um conto com zumbis e vampiros pode ser realista. São criaturas sobrenaturais, claro, mas os vampiros não são galãs sedutores e nem monstros descontrolados, nem bonzinhos e nem mauzões, nem nada disso. Eles são tão somente predadores dos humanos, e estão tão ferrados quanto, porque os zumbis estão acabando com a fonte de alimento deles. É um relato dramático de um vampiro durante a guerra, e não é uma entrevista, mas mesmo assim tem um clima bem "guerra mundial Z", gostei.

Por fim, "A Grande Muralha: Uma História da Guerra Zumbi", como o nome já sugere, é para ser um "capítulo perdido" do livro "Guerra Mundial Z". Mesmo esquema de sempre: pós-guerra, alguém sendo entrevistado para contar o que aconteceu em um determinado lugar durante a guerra. Não acrescenta nenhuma ideia nova à guerra, mas é um relato dramático e bem escrito. Lendo-o dá para imaginar que até pode ter sido escrito na mesma época que o "Guerra Mundial Z", mas tenha sido cortado por não trazer nada de muito novo. Um bom capítulo, de qualquer forma.

Tábata Kotowiski 23/07/2013

Muito bom! Destaque para os dois últimos contos, em especial para o conto O Desfile da Extinção, que vale o livro. Recomendo!

site: randomicidades.wordpress.com/