O casamento suspeitoso

O casamento suspeitoso Ariano Suassuna

Resenhas - O Casamento Suspeitoso

bernadete.dalla 25/04/2024

Comédia, drama com lição de moral no final. Jeito simples e modesto de Ariano Suassuna contar suas histórias.

Tamiris Durigan 25/04/2024

Maneirinho...mas falta un tompero
O Casamento Suspeitoso é uma peça divertida, rápida, com pontos de construção de personagens e enredos muito semelhantes ao Auto da Compadecida. No entanto, me pareceu bem menos envolvente e cativante, não sei se por passar de forma mais rápida entre as cenas ou porque as personagens femininas foram menos cativantes. Ainda assim é uma ótima leitura para aliviar passar o tempo com bom humor.

Com isso, A.S. entrou pro meu círculo de autores clássicos nacionais legais de ler. Suas peças tem toda uma graça cultural que me cativa. No entanto, dar espaço entre as leituras foi bom pois por terem como base um padrão de personalidade e comportamento regional, podem ficar um tanto quanto repetitivas de ler. Tanto que, logo no começo da edição, temos uma nota do autor se referindo a esta crítica e sua justificativa, que valida tanto essa sensação enquanto leitora quanto a intencionalidade do autor naquilo que ele se propos a escrever, e nenhum dos lados está errado.

Um senhor autor brasileiro de peso para se ter na estante.

Wesleyotio 11/03/2024

Uma comédia leve e gostosa
Nesta obra o autor nos leva mais uma vez ao interior do sertão, naquelas cidades simples com poucos habitantes e recursos, porém com personagens cheios de personalidade.

A inteligência e a astúcia são as ferramentas que os pequenos usam para se sobre sair frente aos poderosos, que por sua ganância, luxúria e preconceito se deixam ser levados facilmente.

No meio disso tudo o leitor é levado as mais cômicas situações, onde mesmo que o final possa ser considerado previsível,a forma como enredo é desenvolvido mostra como o autor é criativo deixando a história leve e gostosa de ser apreciada.

Yoshi 09/02/2024

Mediano
Logo no início de “O Casamento Suspeitoso”, Ariano Suassuna relata algumas críticas que recebeu na época da publicação da peça. Dentre elas, estava o uso de um humor rude e ao fato de que os personagens eram muito similares aos protagonistas de “O Auto da Compadecida”. O autor rebateu dizendo que se utilizava de traços da população sertaneja, ou seja, a esperteza de Cancão e a covardia e coração genuíno de Gaspar eram características marcantes de personagens famosos, quase lendas, na região onde Suassuna nasceu.
Não tiro a razão do autor e tampouco dos críticos. Enquanto lia, podia imaginar João Grilo e Chicó, não somente as mesmas características como também as mesmas personalidades e ações. Isso me incomodou um pouco durante a leitura. Entendo que as características de Cancão e Gaspar servem para fortalecer ainda mais o humor da peça, porém, ao mesmo tempo, torna seu desenvolvimento frágil – a peça não consegue se sustentar do começo ao fim.
Os conflitos que ocorrem durante a história podem se resumir à tentativa de evitar um casamento e, ao mesmo tempo, tirar vantagem. Gaspar e Cabcão tentam adiar o casamento de seu amigo, Geraldo, com Lúcia, pois sabem que a moça está tentando aplicar um golpe. Mas, como de boas intenções o inferno está cheio, os ditos amigos tiram proveito da situação.
Não é somente em relação aos personagens que podemos traçar paralelos com o Auto da Compadecida. Assim como a peça mais famosa de Suassuna, O Casamento Suspeitoso é marcado por elementos religiosos, críticas à parte da Igreja Católica, humor torto, situações bem-humoradas e lição de moral no final. Analisada apenas por si, o livro poderia funcionar melhor, mas, como dito anteriormente, acaba se tornando mais frágil quando a comparação inevitável com o livro mais famoso do autor.

Dan 29/12/2023

Suassuna sendo Suassuna...
Três atos em um único cenário, uma bagunça, muito engraçado, mesma fórmula do Auto da Compadecida.
Divertido demais!

Shaura 19/11/2023

É bonzinho. Eu achei que seria melhor, pq me baseei no outro livro dele, "o alto da compadecida". Não é que seja ruim, só não vi nada de mais.

Renally Couto 28/10/2023

Lições Arianescas
Os livros de Ariano sempre valem a pena a leitura! Além de um universo autêntico e mágico, toda obra sempre traz reflexões sobre a vida e o nosso comportamento em como seres humanos em sociedade, sem demonizar nem santificar, mas reconhecendo que somos falhos e que, se estivermos dispostos, podemos sempre melhorar.

Andre350 19/10/2023

Primeira livro do Ariano que eu leio e gostei muito dele por ter uma comédia hilária do começo ao fim e me fez lembra do filme auto da compadecida que o mesmo autor escreveu.

LAzaro14 28/05/2023

Uau
Sabe aquela leitura que você não esperava nada, mas recebeu tudo? Que livro bom!
Isso me recorda tanto da história do Auto da Compadecida. Vale muito a pena a leitura.

Samya 06/01/2023

Divertido e levinho
Terceira obra do genial Ariano Suassuna que eu leio e me divirto da mesma forma!! Como ele mesmo diz no prefácio, por mais que muitas pessoas a tenham comparado como uma "cópia de o auto da compadecida", eu discordo como ele, pois a estética de escrita do autor o humor as malandragens são exatamente propositais e se inspiram em suas outras obras com diferentes histórias.

**Dei 4 estrelas, porque só dou 5 quando o livro mexe muito comigo e se torna o meu favorito da vida kkkkk
João 06/01/2023minha estante
Quem compara com Auto da Compadecida não entendeu a forma do Suassuna de contar histórias, ele é único kkkkk

Leiliane R. Falcão 29/12/2022

Ainda mais encantada por Ariano Suassuna
Se eu já adorava as aulas-espetáculos do Suassuna, e me deslumbrava com as suas iluminogravuras e demais obras do Movimento Armorial, a leitura desta curta peça só me fez admirar mais o talento fora da curva deste brasileiro.
Eu não sou grande fã de ler peças de teatro, mas eu me diverti tanto com essa história, que a leitura fluiu como se estivesse lendo uma prosa. A história exala os causos do sertão por todos os poros. É uma aventura que eu posso imaginar facilmente se passando no vilarejo da minha avó no interior da Bahia.
Ler Ariano Suassuna resgata e inflama ainda mais o orgulho da minha brasilidade e das minhas origens nordestinas. Recomendo com força!

Thalia58 15/12/2022

Para se divertir e refletir
Essa é uma comédia típica do grande Ariano Suassuna que conta a história de um casal de noivos, Geraldo e Lúcia e suas reviravoltas. Entre os personagens, uma dupla que segue um pouco o arquétipo de de João Grilo e Chicó, Cancao e Gaspar que estão envolvidos nas confusões que acontecem ao longo da história. E acho que isso basta sobre a história porque a surpresa dos acontecimentos é um dos elementos mais divertidos na história.

Uma personagem que me lembra muito a personalidade de uma pessoa que conheço e já faleceu, é Dona Guida, a avó de Geraldo. Me diverti muito com ela.

O livro me surpreendeu muito, não esperava a maioria das coisas que aconteceram. Uma das coisas que gosto muito nos livros de Ariano são as críticas feitas através da comédia, principalmente em relação à autoridades, sejam elas da Igreja ou outras instituições da sociedade como a polícia.

Vale muito a pena, é uma leitura rápida, divertida, também reflexiva e é uma opção para ajudar a sair da ressaca literária.

Daniella.Santos 20/08/2022

Entrou para meus autores favoritos
Ariano tem um jeito tão gostoso, leve e inteligente de escrever que sempre me surpreende. Teatro leve, da pra ler em um dia

Zanj 17/04/2022

Livro descontraído
O que mais me encantou nesse livro, além da astúcia de Cancão foi o uso de uma escrita simples, porém rebuscada.
Recomendo para quem quer uma leitura divertida e rápida, ou para quem quer testar um tipo diferente de literatura mas não quer se prender à algo que possa não gostar.

Adriana1090 23/12/2021

Extremamente engraçado
Mesclando cenas de pancadaria e sátira social aos membros da Igreja e da Justiça, a peça O Casamento suspeitoso (1957), revela-se como uma comédia de costumes e não embasada no romanceiro nordestino. Sendo a menos rural das peças de Suassuna, não só pelo tema como pela estrutura. A ação se desenrola na casa da matriarca, Dona Guida e a sua problemática é doméstica, tal como em O santo e a porca. Em ambas as peças, os personagens pertencem a famílias constituídas, e a temática é centrada no interesse pelo dinheiro associado ao matrimônio. Os personagens Canção e Gaspar retomam uma tradição do teatro popular, "a dupla circense que o povo, com seu instinto certeiro, batizou admiravelmente de o Palhaço e o Besta", segundo o autor. Ela também é encontrada na propaganda popular nordestina e no bumba-meu-boi, ao mesmo tempo que evoca os empregados espertos e independentes de Molière e da commedia dell`arte. Um traço de ironia na inversão de padrões aliado a uma integração do personagem à sociedade, com happy end e revelação cômica, confere um tom singular à obra. O Casamento suspeitoso mostra uma sociedade voltada para o esnobismo e a difamação. Quem se opõe a ela ou dela é excluída obtém a simpatia da audiência.