O casamento suspeitoso

O casamento suspeitoso Ariano Suassuna

Resenhas - O Casamento Suspeitoso

@Estantedelivrosdamylla 02/06/2021

Ariano sempre!
Com um cenário nordestino, e personagens puramente teatros, Ariano traz a mesma fórmula que usou em "O auto da compadecida" : o palhaço e o besta, a esperteza de um e froxura do outro, sociedade corrupta e pecadora, e assim ele conseguiu encantar o público mais uma vez.

De leitura rápida, simples e engraçada, o casamento suspeitoso é uma peça que vale a pena ser lida.

Daniella.Santos 20/08/2022

Entrou para meus autores favoritos
Ariano tem um jeito tão gostoso, leve e inteligente de escrever que sempre me surpreende. Teatro leve, da pra ler em um dia

Zanj 17/04/2022

Livro descontraído
O que mais me encantou nesse livro, além da astúcia de Cancão foi o uso de uma escrita simples, porém rebuscada.
Recomendo para quem quer uma leitura divertida e rápida, ou para quem quer testar um tipo diferente de literatura mas não quer se prender à algo que possa não gostar.

Wesleyotio 11/03/2024

Uma comédia leve e gostosa
Nesta obra o autor nos leva mais uma vez ao interior do sertão, naquelas cidades simples com poucos habitantes e recursos, porém com personagens cheios de personalidade.

A inteligência e a astúcia são as ferramentas que os pequenos usam para se sobre sair frente aos poderosos, que por sua ganância, luxúria e preconceito se deixam ser levados facilmente.

No meio disso tudo o leitor é levado as mais cômicas situações, onde mesmo que o final possa ser considerado previsível,a forma como enredo é desenvolvido mostra como o autor é criativo deixando a história leve e gostosa de ser apreciada.

Mateus.Lopes 15/04/2020

Relata o Humor que exite por trás das tramas do mundo Nordestino.
Gostei muito de ver a antiga astúcia da minha região.

Thiago662 13/12/2021

Para conhecer mais as estórias e contos populares nordestinos, adaptados com maestria por Suassuna. Distração e risadas garantidas. Cada personagem é um microcosmo do brasileiro.

greh 17/12/2009

Uma comédia louca e irada!
De Ariano Suassuna, O casamento suspeitoso, trata-se de um teatro e uma verdadira comédia, onde podemos observar sertos interesses materiais de Lúcia com o seu "futuro noivo",mas isso, antes de tudo terminar.
O livro nos faz refletir das ganâncias e o poder do ser humano, em quando não pensa no seu próximo, quando apenas se agrega ao interesse material, e pensa em si só. O respeito não tem consideração, e o querer se torna uma obsessão,mostra também cenas críticas aos membros da igreja e da justiça.
Acolhe cenas cuturais, Cancão, um amigo da família, o qual se enreda como o bumba-meu-boi, sendo-o também muito esperto em sua figura.
Afinal, se somos nordestinos não somos apenas brabos, somos de fatos espertos!

Yoshi 09/02/2024

Mediano
Logo no início de “O Casamento Suspeitoso”, Ariano Suassuna relata algumas críticas que recebeu na época da publicação da peça. Dentre elas, estava o uso de um humor rude e ao fato de que os personagens eram muito similares aos protagonistas de “O Auto da Compadecida”. O autor rebateu dizendo que se utilizava de traços da população sertaneja, ou seja, a esperteza de Cancão e a covardia e coração genuíno de Gaspar eram características marcantes de personagens famosos, quase lendas, na região onde Suassuna nasceu.
Não tiro a razão do autor e tampouco dos críticos. Enquanto lia, podia imaginar João Grilo e Chicó, não somente as mesmas características como também as mesmas personalidades e ações. Isso me incomodou um pouco durante a leitura. Entendo que as características de Cancão e Gaspar servem para fortalecer ainda mais o humor da peça, porém, ao mesmo tempo, torna seu desenvolvimento frágil – a peça não consegue se sustentar do começo ao fim.
Os conflitos que ocorrem durante a história podem se resumir à tentativa de evitar um casamento e, ao mesmo tempo, tirar vantagem. Gaspar e Cabcão tentam adiar o casamento de seu amigo, Geraldo, com Lúcia, pois sabem que a moça está tentando aplicar um golpe. Mas, como de boas intenções o inferno está cheio, os ditos amigos tiram proveito da situação.
Não é somente em relação aos personagens que podemos traçar paralelos com o Auto da Compadecida. Assim como a peça mais famosa de Suassuna, O Casamento Suspeitoso é marcado por elementos religiosos, críticas à parte da Igreja Católica, humor torto, situações bem-humoradas e lição de moral no final. Analisada apenas por si, o livro poderia funcionar melhor, mas, como dito anteriormente, acaba se tornando mais frágil quando a comparação inevitável com o livro mais famoso do autor.

Dan 29/12/2023

Suassuna sendo Suassuna...
Três atos em um único cenário, uma bagunça, muito engraçado, mesma fórmula do Auto da Compadecida.
Divertido demais!

Renata.Oliveira 09/11/2021

Ariano é fantástico. As obras dele são irreverentes de um jeito único.

Se você for nordestino ou tiver contato direto com a cultura nordestina, consegue visualizar perfeitamente os cenários e até imaginar o sotaque que os personagens têm ao ler os diálogos com dialetos típicos.

Essa peça é rápida e gostosinha de ler e os personagens, sempre muito alegóricos, tornam o livro ainda mais divertido

Mari Fourquet 11/12/2021

Bom, mas de longe não é o melhor do Suassuna
A história é muito boa e os personagens são bastante interessantes, bem aqueles tipos que o Ariano Suassuna retrata tão bem, mas infelizmente não chega aos pés de A Pena e A Lei e nem d'O Auto da Compadecida, talvez eu tivesse curtido mais se tivesse lido ele primeiro.

Essa coleção das obras desse dramaturgo está maravilhosa, espero que tragam os romances e poemas dele nesse mesmo formato.

Leiliane R. Falcão 29/12/2022

Ainda mais encantada por Ariano Suassuna
Se eu já adorava as aulas-espetáculos do Suassuna, e me deslumbrava com as suas iluminogravuras e demais obras do Movimento Armorial, a leitura desta curta peça só me fez admirar mais o talento fora da curva deste brasileiro.
Eu não sou grande fã de ler peças de teatro, mas eu me diverti tanto com essa história, que a leitura fluiu como se estivesse lendo uma prosa. A história exala os causos do sertão por todos os poros. É uma aventura que eu posso imaginar facilmente se passando no vilarejo da minha avó no interior da Bahia.
Ler Ariano Suassuna resgata e inflama ainda mais o orgulho da minha brasilidade e das minhas origens nordestinas. Recomendo com força!

Thalia58 15/12/2022

Para se divertir e refletir
Essa é uma comédia típica do grande Ariano Suassuna que conta a história de um casal de noivos, Geraldo e Lúcia e suas reviravoltas. Entre os personagens, uma dupla que segue um pouco o arquétipo de de João Grilo e Chicó, Cancao e Gaspar que estão envolvidos nas confusões que acontecem ao longo da história. E acho que isso basta sobre a história porque a surpresa dos acontecimentos é um dos elementos mais divertidos na história.

Uma personagem que me lembra muito a personalidade de uma pessoa que conheço e já faleceu, é Dona Guida, a avó de Geraldo. Me diverti muito com ela.

O livro me surpreendeu muito, não esperava a maioria das coisas que aconteceram. Uma das coisas que gosto muito nos livros de Ariano são as críticas feitas através da comédia, principalmente em relação à autoridades, sejam elas da Igreja ou outras instituições da sociedade como a polícia.

Vale muito a pena, é uma leitura rápida, divertida, também reflexiva e é uma opção para ajudar a sair da ressaca literária.

cfsardinha 25/07/2011

Como muitos dos livros de Ariano Suassuna, esse também é originariamente uma peça, encenada em 1957 e, por isso, é dividida em atos. O livro é o que chama de uma comédia de costumes, ou seja, de temática corriqueira e trata do tema casamento por dinheiro. Os personagens principais são Geraldo e Lúcia e tudo gira em volta do casamento deles e dos interesses que os rodeiam.
Tem uma linguagem nada refinada, lembrando o estilo literário típico do nordeste, o cordel e um pouco do folclore nordestino. Geraldo nem desconfia que Lucia, junto com sua mãe e o amante armam um tremendo golpe do baú. mas dois amigos de Geraldo, Cancão e Gaspar, tentam de tudo para impedir o casamento.
Uma história cômica onde discute-se a moral e o caráter humano, como por exemplo, a traição, a cobiça, a ingenuidade, a mentira, a luxúria e a ambição. Misturando histórias da cultura popular nordestina com estilo de cordel, Ariano faz dessa história uma tragi-comédia bastante divertida, mas que, com certeza, você não gostaria que tivesse acontecido com você :P

MauricioTiso 19/01/2019

Um tapa com luva de pelica
Uma leitura rápida e fluída, muito agradável e engraçada, e que proporciona um importante reflexão ao final.
Todo o enredo nos leva à uma íntima identificação e cumplicidade com as personagens pela ausência de repreensão moral, que atinge o cerne do que nos faz fazer vista grossa às pequenas corruptelas da vida cotidiana.
Já o final, nos pegando desarmados, desperta uma tênue centelha que espero que cresça numa grande chama transformadora.
Como morei um tempo em Recife, me trouxe boas recordações da beleza que há na inocência e inteligência do matuto.
Recomendo à todos essa leitura, que fica mais acentuada nesse fase de transição que vive o Brasil de 2019.