Bin Laden não morreu!

Bin Laden não morreu! Anderson Fabiano

Resenhas - Bin Laden não morreu!

Beta 14/02/2017

Resenha por Roberta de Souza
Tenho a certeza, cada vez mais nítida, de que a verdade foi transformada em algo mimético, um camaleão cujas cores mudam conforme as conveniências de cada um. (...) E nem mesmo o que vemos pode ser assertivamente considerado verdade, pois ainda somos suscetíveis às ilusões de ótica. Assim, emerjo deste abismo de dúvidas com apenas uma certeza: a verdade só admite três versões: a nossa, a deles e a dela própria. Mas qual é, confesso não saber.

Eu sempre soube que o jornalista Anderson Fabiano escrevia super bem. Suas crônicas são maravilhosas! Ao ler seu livro Bin Laden Não Morreu, publicado pela Bárbara Editora descobri que seu faro jornalístico e sua veia de apuração são perfeitos! Como ele mesmo faz questão de deixar claro em sua introdução, ele não pretende ser mais um para engrossar o coro das muitas teorias conspiratórias que rondam este tema. Ele apenas expõe fatos, entrevistas e artigos onde, claramente, muito está escondido, e diversas perguntas não foram respondidas.

O que essa coletânea de documentos, reportagens e fatos revelados (ou não) se propõe é discutir o alcance da manipulação da opinião pública a partir de ações perniciosas que a iludem a serviço de interesses que vão dos mais estrategicamente necessários até os mais sórdidos.

Anderson vai além, ele disserta sobre a colcha de retalhos que baseia toda a questão EUA e Oriente médio. As guerras abertas e veladas, os apoios escondidos, os envolvimentos de presidentes e líderes políticos, as vendetas e reviravoltas. Peneirando, o autor liga os pontos, dos mais simples aos mais intrincados, para apresentar sua tese. Atividades e fatos esparsos e, aparentemente, sem ligação, muitas vezes, podem ser apenas pontas de icebergs muito bem interligados nas profundezas do desconhecido para nós, pobres mortais. Os fatos vão muito além das teorias conspiratórias, os interesses políticos, muitas vezes escusos, vão além do que é vendido. Inimigos são fabricados, guerras montadas e nós assistimos a tudo, recebendo enxurradas de informações manipuladas.
Conhecer a verdade? Que verdade? Como saber?
O que nos resta é analisar, filtrar e fazer a próxima aposta. Super indico a obra!

Talvez agora você também esteja se perguntando: Mas, afinal, Bin Laden morreu ou não morreu?
Morreu, é claro! Você não leu nos jornais?