Os Infratores

Os Infratores Matt Bondurant

Resenhas - Os Infratores

Dickar 08/02/2024

Irmãos casca grossa.?
Não só bom em resenhas, então o que posso dizer é que gostei muito da história principalmente por ser baseado em fatos reais de um família.
Espero que o filme fique bom assim como no livro, que tenha toda essa lealdade entre os irmãos, essa marra que fez deles conhecidos e ao mesmo tempo temidos.

Heloisa 25/04/2022

Nada com nada. Não se sabe onde começa ou onde termina. Tem uma única cena de ação bastante interessante, de resto, um dos piores livros que já li.

otxjunior 24/02/2021

Os Infratores, Matt Bondurant
O blurb na capa alerta que este romance é baseado em fatos reais. Deve ser por isso que a história não vai a lugar nenhum. Escrito pelo neto do protagonista, Os Infratores, nas palavras do autor, apresenta as lacunas deixadas pelos registros conhecidos. Registros principalmente de um julgamento que envolve produtores e contrabandistas de bebidas alcoólicas, durante a Lei Seca nos Estados Unidos. Mas Matt Bondurant está mais preocupado com as lacunas, ambientação e caracterização, de maneira que nunca descobri realmente a natureza do julgamento ou confundi até o final os nomes do promotor público e da principal testemunha. Porque além de tudo são muitos personagens, pouco delineados, exceto pelos irmãos Bondurant. Com eles, o narrador se alterna, assim como o tempo da história, nos capítulos em que acompanhamos um escritor em crise, Sherwood Anderson, tentando fazer um sentido deste período conturbado da América. Talvez a falta de linearidade e a tentativa de extrair poesia de um cenário miserável sejam referências a este escritor, mas não o conheço, apesar de suas relações com Ernest Hemingway e William Faulkner. Cheguei inclusive a questionar a aparente aleatoriedade na divisão do livro em partes. Cujas epígrafes, em alguns casos, antecipavam cenas-chave na vida dos irmãos. Estas parecem sempre ter início depois do fim de um capítulo e fim antes do início do próximo. Como já tinha concluído, a ação não parece ser o foco.
Mas o autor é eficaz em evocar o condado desde a primeira página. O prelúdio impressiona com um ato de violência praticamente com sons e cheiros. E é assim, durante toda a narrativa. Estamos nos acampamentos, entre os alambiques, em volta da fogueira, na lama ou na neve. Quando o irmão do meio, supostamente imortal, escapa de mais uma, vibramos com os personagens, embora estes não o demonstrem. Por outro lado, a desmistificação de um episódio em que se acreditava que o dito semideus tenha se socorrido sozinho ganhe peso dramático desproporcional. Não por acaso tornou-se um ótimo filme, o que me motivou a fazer a leitura, mais focado em ação e na natureza sombria da família, que por razões óbvias o escritor parece querer abafar. Para todos os efeitos, fico com a adaptação cinematográfica baseada no romance baseado em fatos reais.

Gustavo Simas 28/03/2014

Acólitos do Álcool
Infringindo a lei eles vivem. Num mercado repleto de intrigas e envolvimentos... interessantes. A polícia se mete no caso, completando a complexidade das negociações que terminam em tiroteios e em gente morta, ou quase morta. Forrest Bondurant é o imortal da família. Matt, o narrador que, apesar de tentar manter uma visão imparcial, acaba exaltando seus antecedentes.
A Lei Seca é o óbice principal ao trabalho dos irmãos Bondurant.
Eles, infratores (que aliás é um título generalizador e ruim comparado ao original da versão em inglês: "The wettest county in the world") produzem, negociam e vendem os mais diversos tipos de bebida.
"Os Infratores" retrata um pouco a situação dos EUA nas décadas de 30 e 40, mas se dedica mais a discorrer sobre os Bondurant.
O esquema de contar a história em tempos diferentes, indo para o passado, voltando ao presente, mudando os personagens foco, dificulta a leitura e a torna complicada.
De resto o livro é bom.
O filme também.

Prós: história da família Bondurant, visão da família e da polícia, personagens interessantes.

Contras: mudança de tempos na narrativa, exagero e modificação de fatos reais.