Porta Giratória

Porta Giratória Mario Quintana

Resenhas - Porta Giratória

jota 06/05/2023

MUITO BOM: crônicas, anedotas, vinhetas, máximas e aforismos. Aqui tem um pouco de tudo para o leitor se divertir e pensar
Lido entre 28 de abril e 05 de março de 2023

Quando você entra pela porta giratória da obra de Mário Quintana (1906-1994) e permanece lá um tempo, quando sair (terminar a leitura) vai estar mais leve, livre e solto, como sempre ocorre comigo quando leio ou releio qualquer coisa que ele escreveu. Porque Quintana está sempre muito próximo, quase conversando com o leitor sobre as coisas simples de que fala em seus textos, mas que são aquelas que verdadeiramente importam: o amor, a morte, a passagem do tempo, a infância, a própria poesia, seu ofício. Tudo isso e mais através de inúmeras crônicas, anedotas, vinhetas, máximas e aforismos. Minha admiração por Quintana começou faz um bocado de tempo, quando pela primeira vez li algo dele, o livro que se tornou um favorito, A Vaca e o Hipogrifo (1977). Como este, Porta Giratória (1988) também pode ser um bom modo de começar a ler o poeta, um patrimônio de Alegrete e Porto Alegre, também do Brasil.

DihMoraes 05/04/2021

Da vida simples...
Gostei muito dos versos, poemas e crônicas de Mario Quintana. Espero conseguir as demais obras do autor. Ademais.. Fica só o questionamento feito em um poema do autor: Por que que tu não és uma vaca Maria?

Alessandra 28/12/2009

“Um bom poema é aquele que nos dá a impressão de estar lendo a gente... e não a gente a ele. Mario Quintana”.
M-a-r-a-v-i-l-h-o-s-o Mario, para ter na cabeceira da cama, na rede de balanço, no banco de jardim. Para ler, reler sempre...