80 anos de poesia

80 anos de poesia Mario Quintana

Resenhas - 80 anos de poesia

1 | 2 | 3 | 4

Dark_moon.ii 08/04/2023

Como eu nunca li Mário Quintana antes?? O jeito que ele usa as palavras é simplesmente... Incrível, não me admira que seja um dos poetas brasileiros mais reconhecidos internacionalmente.

juh 28/02/2023

80 anos de poesia
Que livro chatinho ein, não saí nem das duas páginas mas quando vc lê vc quer dormir ao vês de ler mds

Soso:)) 02/01/2023

Reflexões
Os poemas de Mario Quintana trazem uma reflexão profunda sobre diversos temas. Nos faz questionar sobre a velhice, o tempo, o amor e principalmente a morte. A morte deveria ser o fim?
Gostei bastante, os poemas não são difíceis de serem compreendidos, e estimulam sempre o seu ponto de vista particular sobre cada tema.
Ótima leitura !

Julia Romão 25/12/2022

Foi meu primeiro livro de poesia e gostei, mas ficou cansativo. Algumas poesias eu gostei, outras não entendi e outras não consegui captar o ritmo. Quero ler outras obras do autor para conhecer mais e saber se me agrada ou não

(Leitura: agosto, 2020)

mafeefi 25/06/2022

Poemas..!
Bom, por ser um livro de poemas, eu achei que podia não gostar pq poderia see cansativo ou sobre temas que eu ñ tenho interesse. Mão não! Eu gostei muito! Me senti mt feliz por ler poemas, acho q são uma excelente forma de Arte e gostei de ter amado a mensagem ou emoção de certos poemas.

jota 20/12/2021

BOM: uma amostra geral de tudo o que Quintana escreveu, aqueles que seriam seus melhores poemas
Lido entre 17 e 20/12/2021

Do poeta gaúcho Mario Quintana (1906-1994) não li tanta coisa assim, já que não sou grande leitor de poesia, prefiro ler prosa a maior parte do tempo. Mas apreciei bastante A Vaca e o Hipogrifo (Círculo do Livro, 1986) do próprio Quintana e as 130 historinhas compiladas e adaptadas por Juarez Fonseca que constituem o pequeno volume Ora Bolas, o Humor de Mario Quintana (L&PM, 2006).

Com seleção e organização da então professora da UFRGS Tania Franco Carvalhal temos este 80 Anos de Poesia, um apanhado geral do que seriam os melhores poemas de Quintana, volume publicado em 1986, ano em que o poeta tornou-se octogenário. Completam o livro uma bibliografia de Quintana, uma outra bibliografia selecionada sobre ele (livros, teses, artigos etc.) e uma cronologia desde seu nascimento até a morte.

A apresentação (ou prefácio) Quintana, a Aventura da Poesia, escrita em 2008, é da professora da UFRGS, Maria do Carmo Campos, na qual ela destaca em Mario Quintana seu “transito poético entre os extremos de uma melancolia reflexiva, do humor, do ludismo.” Como posfácio, o poeta e escritor Heitor Ferraz Mello faz o elogio de Quintana, destaca as qualidades de sua escrita poética e finaliza com a seguinte observação:

“Aqui, a graça, a ingenuidade quase infantil de alguns poemas, a descrição simples e precisa da realidade comparecem e pedem uma leitura amistosa. É a palavra fazendo e gerando amigos.” Verdade: através de seus poemas me pareceu que a alma gentil de Quintana era a mesma de um menininho. Ou de um passarinho, algo assim, mesmo sabendo que o animal que lhe parecia ser o mais perfeito da natureza era o cavalo. Hipogrifos têm a sua porção cavalo...

tasila 13/10/2021

comecei a me interessar pir poesia a pouco tempo e por sorte tinha esse livro, que bom conhecer as poesias de um grande escritor brasileiro.

Karla Marinelli 14/06/2021

Não gostei
É infelizmente esse autor não é pra mim , li 2 livros já e não gostei de nenhum , uma pena. Teria adorado gostar ! É uns textos muito confusos.

Sunamita.Silva 25/04/2021

Poesuas de Mário Quintana
Um dos primeiros livros de poesia que tive contato e me apaixonei! Melhor livro!

Rafa.Ramos 17/04/2021

Esse livro me surpreendeu bastante, pois não costumo ler poesia. Não posso dizer que entendi tudo que li, mas muita coisa me encantou. O autor escreve de uma forma muito leve e calma, e todos os poemas são muito bem construídos. Pretendo ler mais livros do gênero.

Bruno Oliveira 17/04/2021

UMA OBRA CREPUSCULAR
80 anos de poesia, de Mario Quintana, é um livro póstumo e de celebração. Nele há, provavelmente, o melhor de toda a safra do poeta natural de Alegrete. É visível todo o bom trabalho de curadoria empregado nele. Quem o ler, verá e se encantará com a vida simples que o poeta canta. Quintana é poeta das coisas simples, poeta que vê, da janela, a vida quotidiana da própria rua e a vida evasiva das nuvens; Quintana é poeta viajante de mares e estratosferas. Há muita metalinguagem também (Quintana dá muitas dicas a poetas novatos) e, claro, há um tantinho assim de coisas tristes, mas sublimes para os que já entendem um pouco mais da Vida. Uma obra crepuscular.
Luisa Cruz 25/04/2021minha estante
Amo ele ?

Bruno Oliveira 25/04/2021minha estante
Não tem como não ama-lo, né? Simplesmente encantador. :)

Nika 19/03/2021

Hum...
Este livro possui muitos poemas com relação ou citam a morte

Não gostei dessa parte

Maiara 19/03/2021

Efeito calmante
Certamente não sei se a intenção de Mario Quintana era a de me proporcionar calma mas, foi isso que ele conseguiu com essa coletânea. Mesmo os textos mais diferentes, provocadores de reflexões, me induziram a uma tranquilidade, que somada à playlist de Lo-Fi Oriental, produziram uma sensação de dispersão muito rara nesse momento pandêmico em que estamos vivendo. Recomendo muitíssimo até mesmo a leitura contínua, de um poema atrás do outro, pois eles somados resultam em um mix de pensamentos e emoções que casam bem juntas.

1 | 2 | 3 | 4