O Mercador de Livros Malditos

O Mercador de Livros Malditos Marcello Simoni

Resenhas - O Mercador de Livros Malditos

Eder Ribeiro 18/12/2017

Por ser uma aventura ambientada na idade média, esperava que o autor aprofundasse nas características e fatos da época. A trama não deixa a desejar, o enredo é bem costurado. As personagens, apesar de não ter me conquistado, são bem construídas. O final me surpreendeu com um desfecho da história. Vale a pena a leitura.

SABRI 23/04/2016

O livro conta uma aventura durante a idade média, tem descrições de lugares, acontecimentos, e segue um pouco a maneira da narrativa de "Raptado" de Robert Louis Stevenson (1886) e de "O nome da Rosa" de Umberto Eco. Tem uns bons vilões, intrigas e mistérios envolvendo o mercador de livros espanhol. A leitura é rápida, e os capítulos são curtos. Senti um pouco de dificuldade de sentir empatia pelo protagonista e pelos outros personagens, mas a trama acaba segurando depois dos primeiros capítulos. Alguns mistérios eu consegui desvendar antes do desenlace mas um em especial conseguiu me surpreender, e ele acontece bem no final, o que achei brilhante. Recomendo.

Hester1 08/05/2015

Gostei do livro. Gosto de romances da idade média. A trama deste é bem gostosa. Lembrou-me "O nome da rosa" e também "Os pilares da terra". Onde a igreja dominava a tudo. Dizia o que podia ou nao ser feito pelass pessoas comuns. O "mercador" aqui é enviado atra´s de um livro maldito. E comeca a aventura. O mergulho na idade média é gostoso, mas a trama é bem juvenil. Algo como "As aventuras de Xisto". Fácil de ler, sem muita complicacao ou reviravolta. Vale a pena, claro, para quem gosta do gênero.

Jansen 08/04/2015

Razoável
Razoável. Na capa comparam-no a O nome da Rosa e Os Pilares da Terra, longe disto! É passado numa época interessante e trata da procura pelos poderes mágicos que todos buscamos. Em alguns momentos pensei em desistir, mas fui até o final. Não é ruim, mas nada que mereça ser lembrado. Mistério, mal explicado e mal resolvido, traição e amizade, em doses bem administradas. O melhor ainda são os pormenores do caminhar dos personagens à procura de um livro milagroso, que o próprio livro e o desfecho. É como o trajeto entre Petrópolis e Teresópolis. O chegar não é importante, mas sim a viagem, o caminho.
Hester1 08/05/2015minha estante
Jansen, acabei de colocar minha resenha. E, mesmo nao tendo lido sobre as comparacoes, fiz exatamento o mesmo. Comparei aos dois livros citados. Para mim, lembrou os dois pela época, pelas proibicoes da igreja, que dominava tudo na época. Eu gstei muito do livro.

Islene 27/07/2014

Não leia o epílogo
Este é um livro que parece uma montanha russa construída engenhosamente. Cada subida tem uma descida de tirar o fôlego, geralmente nestas descidas há um morto ou uma vítima de tortura.
O mercador de livros carrega segredos consigo que nem seus companheiros de missão sabem. Sua busca por um livro que pode ser a porta para um poder supremo e que em mãos erradas pode se tornar uma arma, envolve a todos ao seu redor e ainda abre precedentes para segredos que ele abandonou em seu passado.
Do começo ao fim, não se tem certeza de quem é aliado ou não, pessoas se aproximam alegando querer ajudá-lo mas na realidade somente querem o livro. Seu melhor amigo revela-se seu algoz.
Como todo aventureiro, ele quase adentra o abismo onde reside a morte com sua foice, mas após tanto sofrimento ele merece que algo muito bom lhe aconteça.
É um livro envolvente, empolgante, merece ser lido com vontade.

Magella 04/07/2013

Um livro e seus mistérios!!!
Uma história intrigante desde o início. Um mercador que busca durante 15 anos, se ver livre de uma perseguição e ao mesmo tempo, ter de volta sua vida e família e que vai em busca de um livro cheio de enigmas e desde então nunca mais a sua vida foi a mesma. Retratado numa época em que seitas religiosas ditavam regras.Temos aqui um triller histórico, no gênero gótico noir, cercado de mistérios e aventuras. É uma viagem, realmente, repleta de suspense e ação, mas que o mais encanta é o personagem principal, o moçárabe Ignazio de Toledo. Este mercador é dotado de uma reação aventureira, capaz de ir ao extremo para satisfazer a sua curiosidade ou o seu objetivo. A determinação, a inteligência, como também o seu instinto desbravador o elevam ao título de anti-herói, já que muitas vezes ele vai além do que é normalmente aceito como conscienciosamente correto quando se refere à fé, ao sagrado, ao divino e ao profano, apesar de ser um autentico mercador de relíquias. Contudo, seu lado humano é marcado por suas dificuldades e suas emoções contidas e por um passado surpreendente. Apesar dos muitos capítulos e todos muito curtos, a trama cheia de suspense é muito bem estruturada e para compor a rapidez da leitura, as informações da narrativa são repassadas sem rodeios,a história é bem construida sem dúvida,cheia de detalhes,mas eu particularmente achei um pouco cansativa(ou estava pouco interessado e não sabia),o que não faz dele um livro ruim. A história toda se passa na idade média e toda a aventura do mercador acaba te envolvendo e você que ir até o final que acaba sendo até surpreendente.
Jansen 26/03/2015minha estante
Faltou a classificação, Magella.

Wilson 14/06/2013

interessante para quem gosta do gênero
Esse livro e de fácil leitura e envolvente. Mesmo eu, que não gosto do gênero me diverti bastante. Daria um bom filme. Vale a pena.

Soraya Felix 20/05/2013

Surpreendente
Desta vez não foram as estantes da livraria que me surpreenderam com uma boa história, foi meu marido que viu, comprou, leu e adorou o livro do italiano Marcello Simoni – O Mercador de Livros Malditos.
Depois de ver o entusiasmo dele com a história, finalmente sobrou um tempinho para a leitura e o livro é muito bom. Mas quem é este autor “desconhecido”?
Marcello Simoni é ex-arqueólogo, bibliotecário e formado em Letras. O Mercador de Livros Malditos é seu romance de estreia e tornou-se um bestseller instantâneo fora do Brasil. Aqui, infelizmente, foi só passar os olhos pelos blogs literários e ver que os poucos que o citaram, publicaram apenas uma sinopse.
A forma de escrever de Marcello é deliciosa. Os capítulos são curtos, quase takes de um filme de suspense, ação e muito mistério. Uma história que se passa na idade Média e envolve monges, bispos, sociedades secretas e um livro que, teoricamente, colocará o leitor em contato direto com poderes angelicais.
A trama leva o leitor a um passeio pela Europa Medieval. Veneza, Tolouse, Santiago e Compostela e outras cidades da Espanha. Apresenta personagens fascinantes como o Mercador, um moçarabe, absolutamente inteligente e misterioso; Willalme, seu companheiro de viagem, um Sarraceno da Languedoque perseguido pelos Cruzados que os consideravam hereges (Pode procurar nos livros de história que este fato tem bases verdadeiras), e um ingênuo rapaz, criado em um mosteiro, que nunca viu nada no mundo e de repente se põe nas estradas e caminhos que o levarão a uma aventura fascinante.
Marcello Simoni consegue reunir em seu romance detalhes históricos que compõem o quadro da idade média, com a sagacidade de Dan Brown e a inteligência de Umberto Eco, sem no entanto pesar a mão como acontece em O Nome da Rosa.
A crítica fica por conta do desinteresse no Brasil pela obra do autor. Uma breve pesquisa no Google já deixa claro que O Mercador não foi assunto de blogueiros. E ai cabe uma pergunta que só a Editora Jangada poderia responder:
- O livro foi enviado para os blogs para ser resenhado? – Veja bem, resenhar é diferente de colocar a sinopse.
- Blogueiros só escrevem sobre livros que recebem gratuitamente das Editoras? Ainda bem que eu conheço um ou dois que leem os livros que recebem das editoras e ainda passam na livraria para abastecer o estoque. Confesso que estou dando prioridade a eles, nestes tempos de falta de tempo.
O Mercador de Livros Malditos precisa ser lido e resenhado. É uma vertente diferente da maré de tramas parecidas que estão sendo publicadas ultimamente, e não digo isso como critica, pois sou leitora assídua de literatura fantástica e adolescente. O Mercador é um livro escrito para adultos, mas que poderá facilmente encantar um adolescente já iniciado em literatura clássica.
Enfim, eu recomendo como leitura de inicio de ano. Como um desafio a mente, como uma nova proposta. Tenho certeza que irá te encantar.

Publicado no Prosa Mágica: http://prosamagica.blogspot.com.br/2013/01/o-mercador-de-livros-malditos.html
Chellot 06/11/2013minha estante
Olá. Acabo de solicitá-lo pelo PLUS. Como me interesso por esses assuntos fiquei com muita vontade de ler. Depois de ler sua resenha, a vontade aumentou.

bjs doces.

CLEUSA 20/02/2014minha estante
Ótima resenha... Bons livros devem ser divulgados por quem leu e podem dar sua opinião pessoal sobre o título e a obra.

Wendell 16/01/2013

Bom livro
Uma história intrigante desde o início. Um mercador que busca durante 15 anos, se ver livre de uma perseguição e ao mesmo tempo, ter de volta sua vida e família. Desde que Ignacio se envolveu na busca de um livro, nunca mais a sua vida foi a mesma. Retratado numa época em que seitas religiosas ditavam regras, O Mercador de Livros Malditos nos prende desde o início. Obra recomendadíssima! Vale a pena.

Magno 07/01/2013

Bom livro
Este é um dos livros em que não se consegue parar de ler.
O autor utiliza um roteiro muito agradável.
Não perde tempo em dar descrições exageradas e minuciosas à elementos irrelevantes a história em si.

Durante a leitura temos uma surpresa assim que diversos segredos são revelados.

É uma ótima leitura. Recomendo.