Música Ao Longe

Resenhas - Música Ao Longe

1 | 2 | 3 | 4

Anienne 22/08/2020

Música ao Longe
Terceiro romance do Érico Veríssimo e, com toda a certeza, não me decepcionou. A cada obra que leio, mais me apaixono por esse Escritor Genial!

Essa é mais uma história pautada na simplicidade do cotidiano e gira em torno das perdas e agruras dos Albuquerques, família tradicional de Jacarecanga, cidade fictícia do interior do Rio Grande do Sul, ambientada na década de trinta, sob os olhos de Clarissa, uma adolescente e personagem principal.

Os personagens são muito reais e humanizados. Como sempre, Érico apela aos sentidos do leitor, conseguindo aguçar a visão, o olfato, o paladar, o tato e a audição, que já é sentida através do título.

As transformações e expressões sociais da época também são um ponto alto na história, o que traz reflexões incríveis e discussões riquíssimas se houver possibilidade de uma leitura coletiva. Veríssimo traz ainda um forte contraste entre o passado e o novo que está a surgir.

Um livro muito lindo! Eu amei demais!

Nanna 11/06/2020

"O amor que ainda não se definiu é como uma melodia do deserto incerto[...] tem o encanto fugidio e misterioso de uma música ao longe." Erico Verissimo.

Conta sobre Clarissa, uma jovem de família rica em decadência. Ela é sonhadora, ingênua... vê que a família sofre problemas mas acho que não se liga tanto a realidade ate começar uma amizade com o primo Vasco, que é considerado a ovelha negra da família.
Nessas conversas, muitas delas breves, ela começa a entender sobre coisas que ela sempre via, mas de certa forma achava errado pensar sobre. Digamos que ele abre os olhos dela e ela percebe que tem um aliado, assim não se sente tão só.
Gostei desse livro. Trata sobre segregação racial, injustiça do mundo, ingenuidade, orgulho, sonhos e romance. Tudo isso em um livro só.

Apaixonante.

Lipe 16/07/2019

Projeto: Lendo Erico Verissimo em ordem cronológica
Livro III
Este romance publicado nos anos 30, rendeu a Erico Verissimo o Prêmio Machado de Assis. Nele temos a narração da decadência moral e financeira da rica e tradicional família Albuquerque, por meio da perspectiva da jovem Clarissa (protagonista do primeiro romance homônimo de Verissimo), professora de 16 anos de idade. Com uma linguagem poética, pueril e envolvente Erico Verissimo encanta seus leitores, tornando-se um dos mais importantes nomes da literatura brasileira.

Cristiane 11/07/2019

"Música ao Longe" foi o primeiro livro que eu li na vida, e me fez amar a leitura.
Romance escrito por Érico Veríssimo em 1934, em apenas 20 dias, para concorrer ao Prêmio Machado de Assis, da Academia Brasileira de Letras, e é o vencedor na categoria Romance, no ano de 1935.

Um livro que tem como pano de fundo as mudanças no Rio Grande do Sul, com a chegada dos imigrantes italianos que prosperavam enquanto os antigos moradores do lugar entravam em franca decadência. Retrata a volta de Clarissa, uma jovem de 16 anos, que após formar-se como professora, retorna a sua cidade natal para lecionar. Filha dos Albuquerques, orgulhosos e conservadores, que vêem suas propriedades serem dizimadas pela situação econômica, e lutam pra manter seu casarão, última propriedade que lhes resta. A jovem, sonhadora e solitária, registra todas as suas emoções em um diário de capa verde, onde ela confessa "No diário é como se eu estivesse conversando comigo mesma. Assim, tenho e impressão de que sou menos só".
O livro percorre um período entre o outono e a primavera, e juntamente com as mudanças da estação, pela visão de Clarissa vamos conhecendo as personagens. Destaque para o primo Vasco, de 21 anos, rebelde, que não vê a hora de poder "ganhar o mundo", e que, desde a infância, sempre implicou com Clarissa e os dois quase não se falam. A única pessoa que faz com que o primo Vasco demonstre algum tipo de carinho, é sua avó, e segundo ele, é o que o prende à pequena cidade de Jacarecanga. E é ele, Vasco, que acaba sendo o centro das análises de Clarissa, pois a menina percebe qualidades, onde antes, só via defeitos.
Destaque para as narrativas vivas de Clarissa ao descrever as cores, quando fala das paisagens, ao se referir ao perfume das flores e aos sons, que nos remete aos sentidos, como o próprio título do livro, onde a "música ao longe" seria descrita assim: ?O amor que ainda não se definiu é como uma melodia de desenho incerto. Deixa o coração a um tempo alegre e perturbado e tem o encanto fugidio de uma música ao longe ?.

Barbie 15/01/2018

Clarissa adolescente
Nos deparamos mais uma vez com Clarissa, agora ela é uma adolescente, cheia de sonhos, medos, perguntas, curiosidades e insegurança do que há de vir no amanhã.
Cada detalhe do livro nos mostra como as nossas vidas são vulneráveis e frágeis. Esse foi sem dúvida o ponto que mais me atentei, as circunstâncias e consequências que a vida humana tende a percorrer.

Cristiano.Santos 28/11/2016

Leitura para relaxar...
Acompanhar a trajetória da professora Clara em "Música ao longe" é uma experiência agradável. Leitura despretensiosa, sem grande densidade ou grandes reflexões. Apenas relatos de diversas vidas, através dos olhos de uma sonhadora, anotando em seu diário suas ingênuas porém divertidas impressões. Destaque para o personagem Vasco, considerado como a ovelha negra da família. Enfim, é uma boa opção de leitura.

Craotchky 14/11/2016

Verissimo, Clarissa e eu
"De repente Clarissa começa a sentir uma saudade esquisita, saudade duma terra muito bonita que ela nunca viu, que ela não sabe onde fica mas que tem a certeza de que existe."

Não sei onde exatamente foi que vi esta questão, mas sei que em algum lugar achei a seguinte pergunta: Qual livro você gostaria de ter escrito? Eu hoje não saberia dizer um livro, deveras difícil saber algum dia, porém acho que gostaria de escrever como Erico Verissimo (uma pitada de Zafón não faria mal). Adoro o jeito que ele escreve. Em dois adjetivos: Simplicidade e Beleza. É disso que é feita esta obra e espero que sejam assim todas as outras.

Cheguei a este romance com certo receio pois sabia que reencontraria Clarissa - personagem do livro que leva seu nome, o outro de Verissimo que li, favorito e resenhado por aqui. Meu medo era acompanhar outra parte da vida dela, outra Clarissa, e assim mudar, manchar, apagar, a imagem que tive da menina de 14 anos que tanto me encantou na sua primeira história.

Em Música ao longe ingressei mais uma vez na vida de Clarissa, agora com dezesseis anos, professora, mas não muito diferente daquela pela qual me apaixonei. Ainda conserva certa ingenuidade, mantém aquele encanto sem nome que me cativou no nosso primeiro encontro, e também um diário aonde ela conversa consigo mesma e indiretamente conosco; deixa transparecer todas suas impressões sobre a vida adulta que lhe bate à porta.

Ah, que grata surpresa, este livro não feriu àquele, Verissimo não me magoou.

Mais uma vez não vemos grande enredo, surpreendentes acontecimentos, reviravoltas mirabolantes, nem nada disso. A virtude da escrita do autor está novamente na simplicidade, na beleza, na sutileza com que compõe sua história, na sua magnífica prosa poética. Como gosto do jeito que ele escreve, das suas descrições, de como usa as palavras! Me faz pensar: Ah, como é bom ser leitor, como é divino ler! Outra vez saio encantado. Bem, acho que agora tenho um autor nacional favorito.

"Ler é muito bom. Se não fosse a leitura eu era muito infeliz."
Bruno D W 14/11/2016minha estante
Sua resenha é incrível; a forma como suas palavras se expressam realmente evidenciam o qnt gosta do autor e de fato, a perspectiva de reencontrar um personagem que amamos pode ser mesmo um pouco assustadora. Enfim, ainda não li Verissimo, embora esteja há alguns meses com um livro dele na estante. Com certeza agora tenho um motivo...

Craotchky 14/11/2016minha estante
Obrigado. Evidentemente que cada um tem seu gosto mas espero que goste quando o ler. Clarissa e eu já temos mais um encontro marcado em Um lugar ao sol. E estou curioso: Qual livro dele está aí na sua estante?

Bruno D W 15/11/2016minha estante
"Olhai os lírios do campo". Uma professora me falou dele uma vez na escola; ela me disse q se sentiu encantada com a história, deu a entender que era algo triste; enfim, há pouco tempo eu encontrei ele num sebo, me lembrei e resolvi comprar.

Craotchky 15/11/2016minha estante
Hum, deve ser excelente, o nome já é bonito. Algumas obras dele são interligadas mas acho que este não é. Boa leitura.

Samara 16/11/2016minha estante
Bela resenha, e se não fosse a leitura eu também seria infeliz

Jess 04/01/2017minha estante
Queria tanto ler algo dele e você me deixou com mais vontade ainda!

Nessa 20/07/2016

"O amor que ainda não se definiu é como uma melodia de desenho incerto. Deixa o coração a um tempo alegre e perturbado e tem o encanto fugídio e misterioso de uma música ao longe..." Erico Verissimo

Tracinhas 30/06/2015

por Pamella Soares
Você aí provavelmente já deve ter lido algum livro clássico nacional para a escola, vestibular, faculdade. Acontece que a pessoa que vos fala tinha um pouco de preconceito sobre eles. Mas agora simplesmente um novo mundo fantástico e encantador apareceu assim, ó, diante dos meus olhos! Você consegue perceber que nossa literatura é grande e rica em histórias e narrativas, quase tão boas quanto os livros contemporâneos que consumimos fervorosamente.

Por isso que a partir de agora tentarei resenhá-los para vocês, para tentar pegar esse novo olhar sobre nossos preciosos livros, que merecem serem lidos. E porque não começar com Erico Veríssimo, que é um dos grandes nomes da nossa literatura? Melhor ainda, começar com um dos seus primeiros livros? Então pode dar play no vídeo a baixo e vamos conhecer um pouco da história de Clarissa! :)

site: http://jatracei.com/post/122298441887/resenha-46-musica-ao-longe

Paloma 28/12/2013

O que eu precisava naquele momento.
É lindo! Fico imaginando se o Erico passava pelas coisas que a Clarissa escreve no diário.. porque o que eu mais amo desse livro são os pensamentos dela, não parava e anotar frases num papel ou dobrar as páginas pra marcar.. virou um dos meus livros preferidos desde as primeiras páginas. Me identifiquei com a forma como ela descreve a mudança que vê nas pessoas conforme vai crescendo, principalmente em seu pai - ao notar que o herói dela também tinha fraquezas. Ainda não li os outros dois da série, mas não vi problema em começar por esse. É bem sensível e vale a pena ser lido em qualquer idade.

Mariana 26/12/2013

meu último livro do ano. Peguei devido ao autor e gostei. Livro bem simples porém com história interessante.

Petra 26/11/2013

Este livro foi publicado em 1936 e faz parte de uma série de romances escritos pelo autor Érico Veríssimo, que têm Clarissa como protagonista. Desta vez nós vemos a transformação de Clarissa, ela deixa de ser uma menina ingênua para se tornar uma jovem mulher. Tudo isso em meio a uma crise familiar, os Albuquerque vão perdendo seu status social e econômico. A linguagem é toda poética e ainda faz uma crítica à sociedade da época, que vivia o início do governo Vargas.

site: http://naproximapagina.blogspot.com.br/2013/11/coluna-das-irmas-2.html

Juh 14/08/2013

Resenha: Música ao longe de Erico Verissimo
Eu estou completamente apaixonada pelas obras do Erico, ele sabe criticar a sociedade ferrenhamente. Música ao longe é uma continuação do livro Clarissa, mas não se preocupem vocês podem ler música ao longe sem ter lido Clarissa que vão entender perfeitamente.
Clarissa aqui já é uma mulher adulta, professora e que volta para Jacarenga, o avô faleceu, um primo suicidou, a crise financeira atingiu a família e melhorou a situação para os Gambas ( uma outra família da cidade). Clarissa agora percebe que a vida não é a mesma da infância, os amigos que tinha outrora se mudaram, outros já se casaram e Clarissa cada dia que passa aproxima mais do único que restou: O mal caráter da família, o seu primo Vasco.
No decorrer do livro, a narrativa flui rápido e Erico sempre criticando e ironizando com toda aquela sua acidez, que só quem lê seus livros conhece. Enfim o livro é muito bom, e eu só achei o final um pouco sem graça, mas eu recomendo a leitura.

1 | 2 | 3 | 4