A História The Zondervan Corporation

Resenhas - A História

Ma_ah 04/07/2010

Fascinante!
Esse livro conta de forma resumida todos os livros da escritura sagrada, nossa famosa BIBLIA.

Conta de maneira clara e objetiva tudo que se passou desde início com o velho testamento, ao novo testamento finalizando com o Apocalipse.

A Historia é contada na ordem cronologica dos fatos o que nos leva a entender perfeitamente como tudo ocorreu, visto que a Biblia além de conter palavras e frases difíceis ao nosso entendimento, as letras são pequeninas, com folhas quase que transparentes, com muitas paginas e com a narrativa dos fatos de forma desordenada, o que dificulta o entendimento.

Um excelente livro para quem quer conhecer a palavra de Deus em poucas páginas.

Tenho certeza que, quem ler esse livro ficara fascinado por ele e vai querer ler a Biblia, assim como eu, para aprender mais e mais sobre as escrituras.

Recomendadíssimo !!

Lau 21/10/2010

A História
Para aqueles que querem ter um conhecimento maior e melhor, independente da religião que segue ou as vz tem até o desejo de ler a Bíblia mas acha complexa demais ou tem vergonha no que os outros vão pensar.
Então recomendo ler "A História" além de estar na ordem cronológica a leitura é simples,direta e bem focada na História Biblica.
Já tive a experiência de ler a Biblia, algumas coisas acabam passando despercebidos, o livro prende a sua atenção.
O mesmo serve também para estudos biblicos e facilita muito a vida de quem o consulta.
Aprendi e relembrei muitas coisas na qual já passei,li e ouvi, tanto que será mais um livro para a minha biblioteca pessoal.
Lau 21/10/2010minha estante
Excelente

Lilian Casimiro 25/11/2011

Mostra como a Biblia foi escrita de maneira fácil e fiel ás escrituras! Um ótimo livro, indico!

Meira.MB 07/08/2023

Um resumo focado na trajetória de Israel
Livro seu um autor definido sendo creditado à editora Zandervan Corporation. Serve como um "resumo" em ordem cronológica da Bíblia, rearrumada em forma de um romance, com uma história contínua. Infelizmente se percebe que não está completo, com várias passagens que simplesmente ficaram de fora.
Como nunca li a bíblia como um todo, achei que seria interessante. Comprei o livro há anos, e acabei abandonando a leitura. Resolvi reiniciar agora, mais preparado.

O livro se inicia no Genesis, com mitos cheios de simbolismo.
A partir daí o Velho Testamento funciona como um livro histórico, acompanhando a saga do povo de Israel, desde que eram pastores nas montanhas com Abraão, passando por cativeiro no Egito, organização como nação e como reino, passagens por momentos e personagens marcantes e terminando com o domínio e eventual libertação da Assíria / Babilônia.
O que se percebe é que, como Deus sempre repete, o povo de Israel é um povo obstinado e teimoso, por todo o livro parece um ciclo interminável de obedecer a Deus e prosperar, seguido de desobedecer a Deus e ser punido, então reiniciando o ciclo. E o povo simplesmente não aprende.
Fica claro que, na maior parte dos contos, a "moral" da história é a de que Deus é o Senhor e que seus mandamentos devem ser seguidos, sem grande variedade nos ensinamentos.
Nessa parte do livro, a linguagem é arcaica, com falas um pouco "formais", e muito repetitiva (a ponto de repetirem uma mesma frase 3 vezes no mesmo parágrafo).
É interessante notar que o modo como Deus é visto em suas aparições varia de acordo com o momento em que o povo se encontra. Enquanto viviam no deserto, Deus se mostrava como fenômenos naturais. Quando viviam em cidades, Deus conversava como uma entidade oculta, e no período de reinos, Deus se mostrava com glória e majestade.

Ao início Novo Testamento, já é visível a mudança de linguagem, mais fluida e com mais detalhes, especialmente nas cenas mais dramáticas, evidenciando a mudança de época e de filosofia. Aparece também a figura de Satanás como antagonista.
Agora seguimos a trajetória de Jesus, como nos é conhecida pela Paixão de Cristo, com alguns momentos mais resumidos e outros com maior ênfase. O livro deixou pouco foco nos personagens "secundários" da história, mas sempre destaca as datas e detalhes relevantes, como uma "confirmação" do credo para os fiéis.
Daí, o livro mostra os acontecimentos posteriores, com os discípulos, para quem Deus parece se manifestar de maneira quase informal, e onde se percebe as bases para a "missão" da Igreja moderna. Finaliza com a descrição da visão do apocalipse.

Uma leitura complementar que ajudou muito a entender alguns por menores deste livro foi "Deus: Como Ele nasceu", de Reinaldo José Lopes.
É interessante citar que sou Católico e acredito em Deus.

Aline 02/06/2012

A História
Um livro que conta a história da bíblia em forma de romance, um romance sutil, trágico, mas porém lindo e emocionante, verídico. Estou realmente apaixonada por este livro, além de aprender muito com ele pois é uma síntese da cultura religiosa cristã impressionante que vale a pena conferir. Estou adorando e recomendo.

Tamires 05/10/2012

A História
Fazer uma resenha deste livro, requer ter uma "memória de elefante", para saber todos os nomes dos personagens da história da Bíblia.
Mas posso afirmar que este livro me proporcionou algo que ainda não conhecia, me aprofundou em histórias que já conhecia.
A incrível jornada de nosso Mestre Senhor Jesus Cristo, é algo que não canso de ler, é algo que me envolve em paz, esperança, amor e afeto pelo próximo.
Este livro me deixou com sede de ler o mais incrível livro da história da humanidade “a Bíblia”. Ler, interpretar, estudar e decodificar essa história que será nossa salvação.
A História descreve a jornada de muitos profetas e pessoas tementes a Deus, que teve vitórias incalculáveis e hoje permanece no Reino de Deus. Um exemplo notado é Rei Davi, que fez seu nome na história da humanidade, seu filho Salomão, e o próprio Jesus Cristo, filho de Deus que veio da linhagem de Davi.
Assim, este livro me afirmou ainda mais a importância de ter fé, orar a Jeová, ser temente e obedecer a sua lei!

Galahad 25/11/2012

Ilusão/Esclarecimento
1 - Libertação
Esses desgraçados dos israelitas tinham que ter tudo morrido no Egito. Puta que pariu mesmo depois de Deus fazendo um monte de coisas pra salva-los eles ainda ficaram reclamando sobre a dificuldade da fuga.
Se analisarmos de certo ponto Deus e mio mau, pois destruiu um monte de gente/povos só para levar os israelitas para a Terra Prometida.
Mulher infelizmente e uma desgraça na vida de do homem em alguns momentos. Ate mesmo o Rei Davi amado por Deus e tendo o seu amor caiu em desgraça momentânea por causa de uma...

2 - Final Velho Testamento
Sinceramente os milagres de Deus foram muitos naquela época mesmo com os israelitas desgraçados, pois perante a tudo eles nunca estavam satisfeitos e sempre duvidavam do poder de Deus.
Gostei de almas “historias” que foram bem interessantes, pois demonstra que Deus por mais que o povo seja ingrato ele nunca os abandona.
Isso demonstra que o ele apesar de que por mais que o povo duvidou ele tinha esperança no mesmo. Por isso sempre enviava profetas para lembra-los do seu dever e da aliança que fez no passado dele para com o seu povo, mas mesmo assim eles nunca escutavam...

3 - Deus
O Deus do velho testamento e do novo são muito diferente: o primeiro era “mal”, torturador, guerreiro vamos dizer ate mesmo um estrategista de guerra, pois toda vez eles tinha uma guerra pra travar (isso por que ele criou todos os povos). O segundo já e um Deus misericordioso que se põe na figura de Jesus. Onde se acredita no Filho/Pai e se redimir dos pecados o mesmo poderá ser salvo acreditando plenamente nele.
Interessante depois da passagem de Cristo os apóstolos ganharam a dadiva de ter o mesmo “poder” (espirito santo) que Cristo. Podendo realizar milagres, expulsando demônios, curando doente... Agora sim algo faz sentido de como e que eles conseguiram passar a mensagem de Cristo para o povo poder acreditar. Usando assim artifícios que ele passou para eles.

4 - Chato
Depois de contar a historia de Jesus eles me pulam para contar as cartas aos Coríntios do apostolo Paulo (Saulo). Mostra como foi que a pregação da Boa Nova em uma parte do mundo. Porem esse Paulo não foi um discípulo direto de Cristo teve uma visão do mesmo e tornou-se “um”. Como e que isso pode entrar na bíblia quando outros 6 que foram apóstolos não entraram? Vai dizer que nenhum dele fez nada depois da morte de Jesus. O que me consola sobre isso e o que se diz no Código Da Vinci: “O lado vencedor venceu e assim Eles contaram a historia de Cristo...”.

5 - Semi-Compreensão
Tudo bem entendi que Paulo foi um grande emissário de Cristo por isso ele estar nos evangelhos, pois andou pregando no mundo todo. Porem não me entra na cabeça que entre 12/11 apóstolos somente 4/5 tenha entrado na bíblia. Eles então foram para os quatro cantos do mundo e ninguém registrou nada. Paulo mesmo foi ate o fim do mundo e se tem relatos de todas as passagens. Infelizmente para mim isso e um absurdo, pois como todos tinham que espalhar a Boa Nova no mínimo deveriam ter deixado algo sobre as suas atividades podendo ate mesmo ter tido aguem perto deles que o fizesse. Isso me deixa em duvida sobre essas coisas presentes na bíblia, pois tinha que ter muito mais coisa sobre os outros, mas...

6 - Apocalipse
Sinceramente eu esperava mais. Tipo altas tragédias ou algo do gênero. Porém o que e na verdade e que toda a humanidade será julgada pelos seus feitos em vida. Sendo bom você ira para uma cidade vinda do céu enviada por Deus e caso faça o mal terá uma segunda morte no fogo. RA
Infelizmente eu não consigo imaginar uma vida ilusória desses tipos onde todas as pessoas vivam em paz. Ou melhor, no ócio. Simplesmente eles só viveriam? Acredito que uma visão assim e muito sem nexo ou talvez ainda não esteja pronto para ver como isso possa ser realmente...

Dani 11/07/2017minha estante
1- Deus não é "meio mau", Ele é justo. Deus deixou aquelas pessoas morrerem pra pagar o que Eles faziam de errado. Aí você deve pensar "mas se Deus é justo, por que Ele não matou os israelitas também, já que eram tão rebeldes?". Ele não fez isso porque Ele fez uma promessa com o pai daquele povo, Abraão, e por amor a ele, Deus não descumpriu Sua promessa. E porque Deus não descumpre promessas.

2- o Deus do velho testamento era o mesmo Deus do novo e é o mesmo Deus de hoje. O que acontece é que aquela época vivia em guerra e não era por causa dos israelitas, mas por causa dos outros povos, que não seguiam a Deus. E naquela época, o objetivo era avançar e conquistar muitas terras. No novo testamento, a realidade era diferente. Mas mesmo no antigo, Deus não deixou de mostrar amor e misericórdia.

3- nós não conseguimos imaginar a vida totalmente em paz mesmo, porque nossa mente é limitada, mas Deus tem todo o poder pra fazer isso acontecer, porque todas as coisas boas vem dEle. A gente não vai achar que é ócio, porque não vai existir tempo, será eternidade.

4- esse livro não é simplesmente uma "história" que alguém escreveu, mas sim uma verdade, baseada na Bíblia, cujas palavras vieram de Deus. Tudo que está na Bíblia é verdade.

Sei que tem anos que você escreveu isso, mas estava olhando os comentários desse livro e não pude deixar de responder.

Fr. Henrique Halison, OSA 08/12/2012

A História "resumida"
A História é uma espécia de "resumão" das Sagradas Escrituras. A obra apresenta de forma romanceada as principais passagens da Bíblia. É bem verdade que se compara a Bíblia parece que algumas coisas ficam meio bagunçadas. Mas, no totoal, é um bom livro para que e interessa por temas como religiosidade e teologia judaico-cristã. Após esse livro Li a Ecíclcia SPE SALVI e comecei a lez JESUS DE NAZARÉ, durante a leitura desses livros postiores a visão global sobre a sagrada escritura que adiquiri lendo A História foi bastante interessante na compreensão desses escritos religiosos fundamentados na Bíblia.

C Henrique 22/02/2013

Segundo o próprio autor, o livro tem o intuito de "descomplicar" a Bíblia, facilitando seu entendimento para os leitores. Acho que o livro não apenas não faz isso, mas pode ocorrer o contrário. O que ele faz são recortes de trechos da Bíblia, com isso "facilitando" apenas para quem tem preguiça de ler o original - mais longo - e quer um "resumão". Mas essa síntese acaba deixando o texto e as histórias mais difíceis de entender do que se você fosse direto na fonte, pois ao selecionar apenas algumas passagens, as informações e personagens são simplesmente jogados para o leitor, sem uma apresentação prévia. O ponto interessante, além da leitura rápida para quem busca um resumo do Velho e do Novo Testamento, é a forma como ele organiza as histórias de forma cronológica. Jamais substitui o texto original, mas pode ser uma boa leitura contudo.

Felipe Sampaio 02/09/2013

Resenha: A História, Zondervan
O livro começa muito bem e consegue simplificar muito a história através da linguagem que utiliza. Contudo, tem certos capítulos que são cansativos e parecem não seguir a lugar algum.
Não sei toda a história da bíblia e realizar comparações seria difícil pra mim, mas num todo, acredito que valeu a leitura.

Cássio Costa 25/09/2013

Verdadeiramente a História
O livro A História, relata a bíblia de maneira empolgante, em ordem cronológica com uma leitura fácil e evolvente, mostrando pontos fortes de grandes personagens bíblicos.
Resumidamente em 32 capítulos o livro conta histórias repletas de amor, ódio,guerras,dramas e milagres.O livro nos leva de Adão e Eva até o Apocalipse, passando por Moisés, Josué, Davi, Isaías, Jeremias, e outros, relatando também a inefável e grandiosa passagem de JESUS por sobre a terra; continuando com as cartas de Paulo e a revelação de João na ilha de Patmos. O livro é bem fiel aos originais.
Sem autor definido para a obra, a editora que não é exclusivamente cristã nos surpreende retirando em grande parte passagens da bíblia de Jerusalém. No demais para quem ama a palavra de Deus, vai apreciar muito a leitura dessa verdadeira obra.

site: Livros em: http://farnaccompany.wix.com/farnac

Rodrigo 27/05/2015

Muito bem resumido
É um ótimo livro, um resumão da bíblia, eu recomendo.

Carol 07/12/2015

Valores para a vida, independente de fé, crenças, etc
A leitura deste livro faz repensar algumas questões, principalmente referentes aos valores. Não tem como desconsiderar o contexto em que a Bíblia foi escrita - a sociedade da época tinha uma organização e valores diferentes do que temos atualmente, sendo a sociedade interpretação dos textos bíblicos diferentes dos atuais. Mas os valores ainda são os mesmos: o amor, o respeito ao próximo, dentre outros. Não precisa ser um religioso fervoroso para seguir esses valores, o mais importante, em minha opinião, é tê-los como norteadores de nossas ações, nos auxiliando a melhoras como pessoas.
Os textos bíblicos, assim como os textos espíritas e de outras religiões, devem nos fazer pensar criticamente, estimulando experiências que tragam resultados positivos.