On Writing: A Memoir of the Craft

Stephen King
Stephen King

Resenhas - On Writing

Gabriel Torres 25/09/2022

Eu sei do carinho que as pessoas tem por esse livro, mas sempre quando eu leio elogios eu me questiono o quanto a prosa do King é poderosa, porque ele consegue transformar um livro de conselhos para escritores, e no qual não há muitos conselhos realmente, em um papo entre amigos. O sujeito domina a relação de coloquialidade entre autor e leitor, fazendo uso do texto como instrumento, como ninguém. Pessoas se derretem por esse livro que me parece feito meio que de qualquer jeito e com histórias absurdas como a da babá que sentava no rosto dele e peidava e... Que isso. Tratam esse livro com um carinho que, sei lá, eu nunca tive. Mas aí é que está o poder do autor, essa capacidade de capturar o leitor e transformá-lo em um amigo. Sempre que começo a ler King eu ouço o barulho de uma latinha de cerveja sendo aberta.
Michelle.Gandolfi 25/09/2022minha estante
Bela resenha. Descreveu o que é ler King!

Luís Fernando 23/09/2022

Sinceramente esperava algo bem mais técnico e até mesmo tedioso, mas foi surpreendido com uma narrativa autobiografica do mestre Stephen King.

O autor usa de forma muito acertiva a sua propria história de vida para dar dicas valiosas para todos que querem se aventurar no mundo da escrita.

Sem duvida é um livro que usarei como base e relerei sempre que o "bloqueio criativo" se fazer presente.

Laís / @escritoralaisbarbosa 22/09/2022

Um tapa na cara
Apesar de uma coisa ou duas que eu não concordo, o livro é muito bom e acho que todo mundo que quer trabalhar com a escrita >DEVERIA< ler.
Ele é bem direto e objetivo e manda a real, com a visão de um escritor de best-seller, não um professor. Achei bem interessante.
Às vezes, precisamos que alguém nos diga para levar a escrita a sério. Esse livro faz isso

Ivanildo16 21/09/2022

King e sua escrita
Ainda não tive a oportunidade de ler um romance do mestre do terror, mas assisti vários filmes e séries baseadas em suas obras. King traz um pouco da sua história e seu começo com a arte de escrever. "Ler muito e escrever muito" não tem segredo. Quem almeija ser um escritor tem que se dedicar e ter paixão pelo que faz. Todo mundo pode contar uma história, mas poucos conseguem contá-la de uma maneira que façam seus leitores vivê-las através da leitura. Persistência é a palavra. Ser escritor não é só ter fama e dinheiro, mas também amar o que se faz.

Cat 09/09/2022

A mente do mestre
Isto não é um manual de escrita ou uma autobiografia, mas uma imersão em memórias e no processo de escrita de Stephen King. De bônus, é provável que você termine a leitura querendo escrever um romance também.
Gostei demais da experiência, dos insights e da conexão com a mente do mestre.
Leia! Principalmente se você almeja escrever algo um dia.

GioMAS 08/09/2022

Uma autobiografia
Oportunidade de conhecer as fragilidades e opiniões do autor que, no decorrer do livro, compartilha não apenas técnicas de escritas, mas também experiências, expectativas, medos e alegrias.

JAssica.L.S.P 31/08/2022

A gente vai ler achando que são apenas dicas sobre escrita, e acaba conhecendo a vida toda do Stephen King! Ele realmente se abre nesse livro, contando casos pessoais, fala sobre sua família, seus vícios, e o apoio de sua mulher à sua profissão. Nesse livro podemos entender o segredo do sucesso do Stephen: amor ao que faz.

lara 25/08/2022

sobre a escrita
o livro é meio parado na maior parte, mas como é do stephen king, eu li ate o final, ja que eu sou a maior puxa saco dele
porem, as partes sobre a vida pessoal dele sao interessantes, e alguns conselhos sao bons

Murnyx 14/08/2022

Um livro incrível não apenas pra quem quer ser ou é escritor, mas pra todos os fãs do King.
Nele nós conhecemos mais sobre o autor e como o amor pela escrita foi aparecendo, temos dicas (muuuuitas) de escrita e ele também compartilha como escreveu alguns de seus livros.
Uma leitura rápida já que são menos de 300 páginas e no final ainda tem um lista de indicação de livros para serem lidos.

Demes0 12/08/2022

Para refestelar o dia Mundia do livro (23/04), quero indicar e falar um pouco sobre esse peremptório guia tanto para leitor como para escritor: o livro sobre a escrita, de ninguém menos que Strephen King.

A obra é uma amálgama de autobiografia com ensinamentos elementares sobre como escrever de forma simples e direta. E olha: a história do rei (King) é de fato imbricada com seus escritos. Vou já dizer o porquê.

Nos capítulos iniciais, Stephen apresenta crônicas de sua vida. Histórias pelas quais ele passou e que foram precípuas para a construção de sua carreira. E percebemos que não houve uma epifania, ou que ele foi um gênio ou mestre da escrita. Ele foi, sim, um árduo escritor que mantinha suas atividades em paralelo com a de professor e com filhos e esposa.

Quando ele tem direito autorais de seus livros vendidos, ele engrena na profissão que outrora era apenas um passatempo. Contudo, com o tempo, ele se vê com perenes conflitos com os vícios (álcool e cocaína). Ele chegou ao ponto de precisar utilizar químicos para poder escrever. E chegou a escrever livro que nem lembrava que tinha escrito! Veja só a dimensão da complexidade que ele estava imerso.

Para exemplificar, ele fala que O livro Misery (louca obsessão), que conta a história de uma fã de um escritor que o resgata após um acidente, trata e o obriga a escrever o que ela quer, de maneira obsessiva. E no âmago, essa história, revela King, faz alusão à sua vida, em que ele se via dominado e tolhido pelas drogas e álcool. Claro, ele conseguiu superar tudo isso, como a jornada do escritor no citado livro.

Em outro momento do livro, King apresenta algumas sugestões de escrita. Ele faz alusão ao ato de escrever como uma caxa de ferramentas com a qual você utilizar os seus objetos de dentro dela. Os da bandeja mais de cima são os mais comuns: o vocabulário simples. E a medida que precisar, vai aprofundando em mais ferramentas: uso da voz ativa, substantivo próximo ao verbo, evitar advérbios, verbos "dicendi" (verbos usado em diálogo - disse, falou, citou, etc.), parágrafos curtos, primeiro parágrafo como síntese de apresentação entre outras ferramentas.

Outra parte do livro, ele cita os três principais itens de uma história: a narração, a descrição e os diálogos. E ele faz um incrível cotejo de história com fósseis: a gente encontra um fóssil. A gente encontra um fóssil, limpa-o, prepara-o e incrementa gradativamente. E um fato bem curioso é que ele não se preocupa com o fim da história. Durante a construção da narrativa, ele vai delineando como pode fazer o final. E o mais incrível: se quiser, pode mudar depois.

Isso tudo parece simples e prático demais para ser verdade. E é. Como ele mesmo diz e explica. Por isso recomendo esse livro. Veja mais a seguir!

Outra dica interessante é que primeiro você deve escrever em "portas fechadas" (primeira versão), o monstro do texto. Depois vem as revisões (a porta aberta e o refinamento). Em muitos casos, na hora da escrita, emperra-se, pois há o desejo de corrigir tudo ao tempo que escreve na primeira vez. O que ele aconselha que não é recomendável.

Há diversas outras sugestões no livro como o uso do "E se" para montar uma história ou os desdobramentos dela, a importância dos diálogos, como construí-los, uso de simbolismos e metáforas para enriquecer a narrativa, como fazer o refinamento (terceira versão - revisão gramatical, incongruências, etc.), o leitor ideal (crítico e distante emocionalmente), pesquisar e não menos importante: como e de onde tirar ideias!

Nesse cenário, eu indico muito esse livro não só para que aspira em ser escritor. Serve também para entender a mente dele, seus livros e como ele se transformou em um dos grandes escritores da atualidade de forma simples com uma vida comum como de qualquer um de nós!

samucacn 06/08/2022

Ao mesmo tempo um álbum de memórias e uma aula apaixonante, Sobre a escrita irradia energia e emoção no assunto predileto de Stephen King: literatura. A leitura perfeita para fãs, escritores e qualquer um que goste de uma história bem-contada.

Sobre a escrita é tanto uma autobiografia quanto uma aula de um mestre, eleita pela Time Magazine um dos 100 melhores livros de não ficção do mundo e vencedora dos prêmios Bram Stoker e Locus na categoria Melhor Não Ficção.

O livro começa com um relato íntimo e honesto das memórias e experiências de Stephen King, desde a infância até a carreira literária, passando pelos vícios em drogas e por um acidente quase fatal. Essa narrativa autobiográfica introduz com perfeição os conselhos de King sobre a profissão de escritor, já que contempla os livros e filmes que o influenciaram na juventude, seu processo criativo de transformar uma ideia em um novo livro, os acontecimentos que inspiraram seu primeiro sucesso e muito mais. Usando exemplos que vão de H. P. Lovecraft a Ernest Hemingway, de John Grisham a J. R. R. Tolkien, o autor ensina como aplicar suas ferramentas criativas para construir personagens e desenvolver tramas, construindo uma obra essencial sobre a arte de contar uma história em palavras.

"Um livro útil para qualquer jovem escritor e obrigatório para qualquer fã de Stephen King" ? Kirkus Reviews

thexanny 01/08/2022

Sobre a escrita
Desesperada por conselhos sobre escrita encontrei esse livro do King, parecia exatamente o que eu estava procurando. E no final foi muito mais do que eu procurava. Esse livro do King despertou um lado escritora meu que eu não conhecia tão bem, o jeito que ele falava da escrita dava vontade de largar tudo e ir escrever.

Esse livro me ajudou muito mais em relação a motivação de escrita, rotina, dificuldades e tals. Mas não teve tantas dicas sobre a escrita em si kkkkjkkk (dicas técnicas).
Teve uma parte do livro que ele só dá conselhos de escrita (que são muito legais), mas acaba sendo mais uma opinião do que uma verdade absoluta. Aliás ele meio que despreza planejamento, algo que eu venero. Então eu não levaria todos os conselhos em conta, mas foi interessante ver a visão dele sobre certos temas.

Aqui você vai encontrar mais a visão do King sobre tudo isso do que dicas realmente, mas é o um ótimo livro pra quem está começando como eu.

Philipe Castelo Branco 30/07/2022

E mais sobre a vida dele que sobre a escrita!!
E uma biografia diferente do comum, ele conta sobre a infância dele, a adolescência, o vicio (no plural), o inicio da carreira dele, as dificuldades, e lá pro final do livro ele começa a dar dicas de escrita, mas não se enganem, são extremamente boas as dicas que ele deu.

Obs: esqueci de postar a resenha depois de ter lido!