On Writing: A Memoir of the Craft

On Writing: A Memoir of the Craft Stephen King
Stephen King
Stephen King




Resenhas - On Writing


644 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |


Ruh 27/05/2024

King, é auto explicativo
É maravilhoso.
Demorei pra terminar por motivo de forças maiores, e por não ser um livro qualquer, a cada capítulo tentei absorver o máximo de coisas possíveis, colocadas com muito bom humor e cuidado pelo mestre. Foi o livro que mais fiz marcações na vida e pretendo voltar a consultar as mesmas quando for oportuno. Pra qualquer pessoa que admire a escrita, recomendo.
comentários(0)comente



MaatSantos 24/05/2024

Porque escrever
Não li todos os livros que gostaria desde que comecei a ter este hábito, mas com as leituras que já contemplei uma das vontades que me vieram foi escrever minhas próprias histórias (acho que todos alguma hora chegamos a esse desejo).
Não desejo viver disso e muito menos apresentar a várias pessoas (possivelmente ficaria maluco com as pessoas achando meu livro uma merda ou até mesmo julgando internamente), mesmo assim quero ter uma base e dicas pra ter um apoio quando estiver criando - logicamente recorri primeiro ao meu escritor favorito.
Stephen King apresenta sua bagagem, seu passado e como foi seu começo nos primeiros rascunhos, além disso também traz dicas de ferramentas para escrita e fora da escrita - revisão, análise do texto, sobre o que escrever, até mesmo publicação e dicas sobre agentes literários.
De certa forma ainda guardei muitas dicas importantes, principalmente sobre ferramentas essenciais, vislumbrar a floresta um tempo depois de ter plantado cada árvore e principalmente sobre usar os verbos ativos (vá direto ao ponto pelo amor).
Apesar de ter gostado de desfrutar de tudo isso, não era exatamente o que eu procurava, pois tinha em mente dicas bem mais cruas sobre como escrever e não sobre o que é a escrita e o que você deve mostrar com seus livros.
Também não sigo dos mesmo ideais de que quem não nasceu com talento para escrever não há muito o que fazer e que escritores medíocres ou razoáveis provavelmente sempre estarão no mesmo patamar até morrer. Acredito que todos podemos melhorar mesmo se nos dedicarmos e não acho que o talento é só para alguns, até porque King não é incrivelmente bom por puro talento, ele é muito bom pois adquiriu gosto desde criança e continuou praticando desde sempre.
comentários(0)comente



Sandrinha 11/05/2024

?Escrever não é ganhar dinheiro, ficar famoso, conseguir encontros, transar ou fazer amigos. No final das contas, trata-se de enriquecer a vida de quem lerá sua obra e enriquecer também a sua própria vida. É sobre levantar, ficar bem e superar. Ficar feliz, ok? Ficar feliz?

Sobre a escrita não é um simples livro de não ficção com conselhos e dicas sobre linguagem, mas uma declaração de amor de um escritor pela sua profissão, e por sua família.

King oferece um incentivo a escritores iniciantes, informações e técnicas valiosas para a aprimorar a sua carreira. A forma divertida e cativante que king escreve proporciona uma leitura agradável. 
Em sua autobiografia nos conta sobre sua infância, a convivência com seu irmão e com sua mãe. Fez confissões de erros que cometera que muitos não teriam coragem de contar. 

Adorei participar da aula!!
comentários(0)comente



Erick318 05/05/2024

Não se esqueça de sua caixa de ferramentas.
Stephen King despensa apresentações e, quando fiquei sabendo que ele escreveu um livro que fala sobre escrita criativa tive que lê lo. Sou aspirante a escritor, o que significa que nunca terminei de escrever nada. Porém este livro quebrou vários paradigmas mentais que criei a mim mesmo, muitos deles uma forma de justificar minha insegurança, aquele medo de que o que você está escrevendo é puro excremento de cavalo, se é que me entende. King vai desmistificando cada uma dessas desculpas que nós, escritores em potencial criamos. Assim, penso eu, após a leitura deste livro, se deseja mesmo escrever, sente o traseiro em uma cadeira e simplesmente ESCREVA.
comentários(0)comente



Carol Martins 26/04/2024

Não ficção do Rei do Terror
Mais uma vez Stephen King consegue me impressionar. Nesta obra somos apresentados auma breve biografia do rei do terror, além de uma aula sobre escrita, com dicas sobre como criar personagens, diálogos, pano de fundo e muito mais. King também detalha um acidente grave que sofreu no fim da década de 90, além de trazer duas listas de indicações literárias. Nada é por acaso, nada é exagero, Stephen é extraordinário!
comentários(0)comente



denise.peixoto 25/04/2024

Resga!
Aprendi mais com esse livro do que todos os cursos que fiz até agora (e não foram poucos). Esse cara merece todos os leitores e sucesso que tem.
comentários(0)comente



Jeckel 25/04/2024

Sensacional!
Stephen King abriu meus olhos e fez eu me questionar sobre tantas coisas que eu já tinha certeza nesse mundo da escrita e, de repente, eu não sabia de nada. Virou meu mundo de cabeça pra baixo, com algumas dicas preciosas e perigosas de seguir kkkk além de ser um livro com vários ensinamentos super práticos, King faz isso de uma maneira extremamente divertida.
comentários(0)comente



PITUCALELE 19/04/2024

Sobre a escrita
Absolutamente fantástico esse livro, a forma como ele escreve, como as ideias surgem, seus rituais, a paixão pela literatura e pela arte de contar histórias
comentários(0)comente



Amon Roumillac 17/04/2024

Fascinante
Com uma linguagem divertida, King da um verdadeiro curso sobre a vida de escritor. Formação, rotina, expectativas e mercado de trabalho.

A primeira parte do livro fala sobre a juventude e a formação do autor. Talvez por ser meu primeiro livro dele (só o conhecia por filmes), essa parte não me prendeu muito. Mas também fala de ferramentas essenciais para o ofício de escritor.
A segunda parte é a mais empolgante para quem se interessa pelo tema. King aborda as facetas da arte de escrever de forma muito clara e objetiva. Nunca mais lerei qualquer livro da mesma forma.
Por fim um breve post scriptum sobre o período em que escreveu este livro e uma grande lista de livros que ele leu e influenciaram sua obra.

É um livro de cabeceira para escritores. Se um dia eu ousar escrever certamente o consultarei.
comentários(0)comente



Patricia 08/04/2024

O que dizer?
Sendo do Stephen king, já diz o suficiente.
Ainda assim, eufemismo a parte, trás muita clareza sobre como ele pensa e o que sente sobre a escrita, além de sobre sua vida. Não sou fã de biografia no geral, mas me surpreendi com o quanto gostei desse livro e agora quero ler muito mais do autor.
comentários(0)comente



Adriana791 07/04/2024

?Todo mundo tem uma história?
? a maior parte dela não é interessante.?

É um livro sobre escrever.

Não estou pensando em escrever, mas amo Stephen King e o livro tem uma base biográfica que agrada muito a fã que existe em mim.

Uma ressalva é que há alguns spoilers durante a narrativa pois King cita muitos de seus livros, mesmo tendo o cuidado de não contar os finais (mas quase contando).

Como já li vários dos livros citados, não me incomodei tanto. Mas é algo a avaliar antes de iniciar a leitura.

Acho que é um bom livro sobre escrita e é um excelente livro sobre Stephen King.
comentários(0)comente



Ana Sofia 04/04/2024

A leitura travou na segunda parte do livro... Voltou a fluir no finalzinho! Ler o livro do mês do Clube do Livro tem dessas coisas! Acredito que por não ser o tipo de livro que me atrai!
Amon Roumillac 16/04/2024minha estante
Travou na melhor parte!




Nil 01/04/2024

Um livro maravilhoso
Para aquelas pessoas que desejam criar o hábito de escrever suas próprias histórias e /ou para os escritores que desejam criar histórias com uma estratégia diferenciada.
comentários(0)comente



Sapphire.Moon 30/03/2024

Maravilhoso! Um gênio!
Sempre tive vontade de ler esse livro. Finalmente consegui, e foi em um bom momento, estou tentando melhorar a escrita e esse livro caiu como uma luva para mim. A primeira parte do livro é uma autobiografia do King, conta sua infância, como descobriu o amor pela escrita, o gosto por filmes de terror, as revistas de ficção científica que lia na época, as peripécias com o irmão, como conheceu a esposa e etc... Até o sucesso de Carrie, a estranha que o fez rico, e os outros livros de sucesso dele. Engraçado que pensamos que os gênios não tem tantos problemas, mas aqui ele mostra que teve muitos, incluindo as drogas e a bebedeira. A segunda parte conta sobre aspectos técnicos da escrita e meu amigo: é show de bola! Aspectos como ficar rebuscando o texto, usando palavras bonitas, advérbios essas coisas, ele é bem direto ao dizer: Corta tudo! Hahaha eu ri muito com esse livro e aprendi muito também, desde estruturar textos, ou como apresentar uma história que o leitor queira ler. Muito bom esse livro. É um daqueles que devemos voltar á ele de tempos em tempos.
comentários(0)comente



Thawane Vic 28/03/2024

Vale muito a pena
O começo do livro não é um manual didático sobre como escrever (e talvez nem o restante seguinte), ele consiste muito mais em uma autobiografia. Algo para nos introduzir ao ponto inicial, desde as primeiras ideias e escritas de Stephen King à publicações, vícios, e claro, sobre a escrita.

A segunda parte, embora seja um amontoado, bem organizado, de como escrever do início ao fim. Eu não considero um material didático por ser algo tão íntimo, como estar conversando com o próprio Stephen e ouvi-lo dizer todas aquelas coisas. E, pelo menos para mim, foi uma experiência muito confortável e divertida.

O primeiro livro que li, assim como o primeiro publicado por ele, foi Carrie. Mas eu não me senti tão próxima do autor como nesse livro. E esse livro, que me fez ter vontade de olhar outros de seus trabalhos, como "O iluminando", "Misery" e "A dança da morte". Que são citados as vezes como exemplos de suas construções de personagens, vícios pessoais e bloqueio criativo.
comentários(0)comente



644 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |