Sobre a escrita

Stephen King
Stephen King

Resenhas - On Writing

loh.miquelanti 09/04/2023

? King é um dos meus autores favoritos, amo suas narrativas cheias de mistério, amo o quão metódico ele parece ser (particularidade de quem tem sol em virgem) e ?sobre a escrita? é um livro que é um deleite pra quem é fã de Stephen e necessário para os que amam escrita. O livro é completamente diferente das narrativas mais famosas do autor, é delicioso a forma como ela viaja em suas memórias apenas pra nos transmitir seu fascínio por escrever e pela arte em geral. Em dos capítulos ele compara a escrita com a telepatia, e quanto esta fornece uma viagem de mentes e é emocionante ler a forma como ele nos transmite essa concepção.

? O livro começa com um relato íntimo e honesto das memórias e experiências de Stephen King, desde a infância até a carreira literária, passando pelos vícios em drogas e por um acidente quase fatal. Essa narrativa autobiográfica introduz com perfeição os conselhos de King sobre a profissão de escritor, já que contempla os livros e filmes que o influenciaram na juventude, seu processo criativo de transformar uma ideia em um novo livro, os acontecimentos que inspiraram seu primeiro sucesso e muito mais. Usando exemplos que vão de H. P. Lovecraft a Ernest Hemingway, de John Grisham a J. R. R. Tolkien, o autor ensina como aplicar suas ferramentas criativas para construir personagens e desenvolver tramas, construindo uma obra essencial sobre a arte de contar uma história em palavras.

? King como um bom virginiano se mostra ser um cara com um olhar muito sensível às artes, porém é um ser extremamente crítico, o que me leva a pensar o quão crítico ele deve ser com suas obras.

Luana 07/04/2023

Autobiografia + dicas de como escrever
Primeiro livro do King que leio (sou muito medrosa pra ler os romances dele) e eu simplesmente amei. Eu não imaginava que ele seria tão sem filtro e engraçado. E que fofinho quando ele fala da Tabitha ?????? As dicas de escrita realmente são valiosas (quem escreve deve confirmar melhor do que eu). E que legal saber que ele era uma pessoa como a maioria de nós (cheio de problemas, dificuldades financeiras, pobre, vícios ...) Mas que conseguiu superar. E a lição mais importante é: escreva pra se sentir feliz!

Maria7598 02/04/2023

Um Genuíno Guia Sobre a Escrita
Stephen King não traça um caminho tão claro para conseguir escrever, ou talvez trace e nós apenas não queiramos escutar: é lendo muito, escrevendo muito, e dando tempo ao tempo para refinar a arte que se torna um melhor profissional (caso leve a escrita a sério). Nos livros de ficção, King usa da experiência para tornar a narrativa mais convincente, e faz o mesmo em um livro de não-ficção. É praticamente impossível não acreditar que, mesmo que não se soubesse do seu sucesso estrondoso, ele tem propriedade no que está falando.

Gosto da abordagem que o Stephen King adota pra quase tudo. Esse é um homem sem tempo pras bobagens pedânticas de outros manuais. Em vários momentos quis grifar ou escrever na testa alguns tapas na cara que ele dá e que quem escreve sabe mas ignora (kkk). Sei que voltarei a ler Sobre A Escrita—integralmente ou em consulta, entre outras coisas, à enorme lista de livros ao final, verdadeiro dever de casa que aos poucos farei.

Eduardo 29/03/2023

Bíblia. Bíblia. Bíblia. Bíblia. Bíblia. Bíblia. Bíblia. Bíblia. Bíblia. Bíblia. Bíblia. Bíblia. Bíblia. Bíblia. Bíblia.

Ricardo410 25/03/2023

A prosa do King é saborosa. Ele nos arrasta pra dentro do mundo dele, da banalidade da vida dele e por esse fascínio que seus leitores sentem, esse livro acaba se tornando algo que ele não é. Dizem que é um livro sobre conselhos para jovens escritores, não é isso, é um bate-papo de um autor que gosta de muito de falar e da gente, que é fã do trabalho dele, que se senta aos seus pés e o fica ouvindo. Só falta ele estender uma cerveja pra gente. É um livro gostoso de se ler, que fala sobre quase nada e isso é parte importante, falar sobre nada, falar sobre o vento, sobre a paisagem, se vai chover ou não, sobre o passado. O king tem esse dom ou uma grande cara de pau para não exigir de si mesmo tanto, em nenhum momento ele se impõe sobre o leitor, seu leitor não se sente acuado. A prosa do King é uma arte, uma forma distinta e quase única de arte.

Ah e sobre escrever e ir descobrindo o texto, é claro que o King planeja tudo antes, só não planeja os finais de seus livros, mas ele sabe aonde está indo e onde quer chegar, todo escritor sabe.

Nalu Santos 21/03/2023

Tem bons ensinamentos, mas é um pouco entediante
Demorei bastante para ler e hoje, caso fosse ler novamente, leria apenas o meio do livro.

Há conhecimento sobre escrita, mas tem há muitas histórias e casos sobre a vida do Stephen King que eu, particularmente, não gostei de ler.

Aline Parreira 20/03/2023

Aula de escrita com King!
A primeira sensação que dá é nostalgia. O autor está na lista dos mais lidos da minha adolescência. Sim! Adorava um livro de suspense, um filme de terror, visto de preferência com as luzes apagadas.

Já tinha escutado falar a respeito de Sobre A Escrita há muito tempo e, lembro que quando ouvi pela primeira vez me criou uma estranheza, porque o nome do Stephen  King,  para mim, estava diretamente ligado a livros de ficção,  de suspense. Bobagem achar que os autores têm que escrever sobre um único assunto.

Um autor contando como escreve seus livros é maravilhoso. Quem não gosta de um bastidor?

Uma curiosidade que sempre tive, e que me fez querer escrever, é: de onde os autores tiravam ideias para criar suas histórias. E isso é uma das coisas que King conta. Só por aí o livro já me conquistou. Mas ele é muito mais do que isso.

Na primeira parte, denominada Currículo,  memórias de sua infância mostram que o menino King já sabia que queria ser escritor.

A certeza e a firmeza do autor são uma lição. Até 1974 quando seu primeiro livro, Carrie, foi publicado, foram muitos  ?nãos?  recebidos e muitas histórias devolvidas.

O livro não é somente uma autobiografia, é principalmente uma aula sobre escrita. Imperdível para quem quer escrever.  Seu processo criativo para transformar uma ideia em um livro, como criar personagens, desenvolver tramas e todas as suas ferramentas criativas estão aqui. Contadas junto com os processos de escrita de alguns de seus livros famosos.

Ele dá muitos insights.  É  muito bom ver como o escritor escreve,  de onde vem a inspiração para suas histórias.

Revisitar King depois de tanto tempo foi um prazer. E acendeu uma vontadezinha de ler um de seus livros.

Pode pegar Sobre a Escrita e colocar na estante dos melhores livros lidos na vida!

Thainá - @osonharliterario 20/03/2023

Sobre a escrita do King (e a nossa)
Em "Sobre a escrita" conhecemos um lado mais pessoal do King, já que muito de sua vida nos é revelado por ele mesmo; seus altos e baixos, sua perseverança e confiança, seus medos e anseios. Aqui, ele mostra que não é ótimo somente em criar ambientações angustiantes e recriar os piores medos de seus leitores. Stephen King prova que também é excelente no processo de ensinar.

O livro me deu uma vontade de voltar pra escrita que eu não senti nos dois anos anteriores.

Sempre falo que há certos livros que combinam com certos momentos da nossa vida, e esse combinou perfeitamente com o meu agora, com o que eu quero para 2023. Ele me mostrou que o sonho da escrita é crível e como posso melhorar minhas histórias de inúmeras formas.

Ainda, também me mostrou como eu posso melhorar como leitora, ao que devo prestar atenção e como posso levar tudo que leio pra dentro da minha própria criação.

Eu ansiava por um momento livre pra poder dar continuidade na leitura e tudo que eu pensava, quando não estava lendo, era no livro. Sei que irei lê-lo e relê-lo muitas vezes mais e, no momento, ele é tudo que preciso na minha escrivaninha, como apoio rápido.

Ele me inspirou, me deu um empurrãozinho e, em algumas páginas, até me deu aqueles tapas da vida. Por isso – e por tudo que senti durante a leitura -, favoritei o livro e desejo que muitos mais tenham essa experiência. Se você é escritor ou leitor, esse livro tem muito a te ensinar. Além do mais, é sempre incrível ter um gostinho dos bastidores das criações daqueles que admiramos.

Resenha completa no blog Sonhando Através de Palavras.

site: https://sonhandoatravesdepalavras.com.br/2023/03/20/resenha-sobre-a-escrita-stephen-king/

Thi 20/03/2023

Um livro não-ficção sobre dicas para escrever de uma melhor forma. Se você não almeja ser escritor, indico o início e o final do livro, são ótimos. Se você almeja ser escritor no Brasil, com a língua portuguesa.. leia outro.

Pedro P. R. 18/03/2023

Livro de cabeceira obrigatório para escritores
Sempre ouvi amigos escritores falando sobre a qualidade desse livro, mas só vim entender sua importância agora que o finalizei.

Stephen King encontrou o equilíbrio perfeito nessa obra para auxiliar futuros escritores, usando suas próprias experiências como base. O inicio do livro é praticamente uma biografia do autor, contando sobre sua infância, o caminho que o levou a querer escrever e os percalços e imprevistos durante sua carreira.

É reconfortante saber que um grande autor como ele passou por muitos dos problemas que a maioria dos escritores iniciantes passam e muitos pontos do livro me tocaram profundamente.

Passagens como “Escrever é um trabalho solitário, ter alguém que acredita em você faz muita diferença. Eles não precisam fazer discursos motivacionais, basta acreditar” casou com minha própria experiência na escrita e com a de alguns amigos.

Passado essa parte do livro, adentramos áreas mais técnicas, com dicas e explicações para duvidas que muitos autores possuem. Ler esse livro abriu meus olhos com pontos que eu já considerava e outros que eu nem imaginava.

Essa é uma leitura que agora que fiz, considero obrigatória para todos que queiram se tornar escritores. Vai beneficiar muito sua carreira e abrir o olhos para muitas coisas.

R@fa 05/03/2023

Não costumava ler muito livro de não ficção e este ano já é o segundo. É um gênero que está me conquistando aos poucos.
Stephen King é um dos meus escritores favorito e foi muito interessante conhecer um pouco mais sobre a vida do mestre do terror.
King foi persistente em seguir seus sonhos, não desistiu diante dos Nãos que recebeu, e fazia de todo tempo livre, por menor que fosse, uma oportunidade para escrever.
Ele também teve que enfrentar desafios muito maiores do que a recusa de seus manuscritos, ele lutou contra o alcoolismo e foi persistente na difícil recuperação de um acidente que quase tirou a sua vida.
É muito bonito ver a relação de cumplicidade com sua esposa, seu apoio com certeza fez toda diferença em ser a pessoa e o escritor que é hoje.
Os diálogos com o leitor com dicas preciosas, a maneira simples como foi colocado pontos importantes para quem está começando a se aventurar nesse mundo fantástico da escrita, me deixaram com vontade de tirar os papéis da gaveta e retornar com a minha escrita. É um livro inspirador e mostra que a persistência e a dedicação é o caminho para o sucesso.
Stephen finaliza essa obra com uma lista com os melhores livros que já leu.

"A escrita não salvou a minha vida... Mas continua a fazer o que sempre fez: transformar minha vida em um lugar mais luminoso e agradável."
"... é uma carta de autorização: você pode, você deve e, se tomar coragem para começar, você vai. Escrever é mágico, é a água da vida, como qualquer outra arte criativa. A água é de graça. Então beba. Beba até ficar saciado."

jasmxndes 03/03/2023

Tentarei ser breve e simples, assim como King defende nesse livro. Ótima leitura, mesmo para aqueles que possam não concordar com o que King expõe. Há momentos de reflexões, de risadas e sinto que, dentre os seus pensamentos sobre a escrita, no fundo, esse livro é uma carta de amor de Stephen a sua vida e, principalmente, a sua esposa.

Riwsaa 25/02/2023

Aula sobre a arte de escrever!!!
Sobre a escrita é um livro sensacional do Stephen King que no qual eu vou usufruir no meu dia a dia como escritora. Ele aborda os os tópicos de uma forma fácil, sem ser chata e cansativa.

Stephen king falando sobre a seu currículo e a sua vivencia ao decorrer da sua escrita, (me faz sentir identificada com os surgimento de ideias, que surgem do nada) e desde a sua infância para a vida adulta, sua vivência tanto em momento bons e ruins ao longo da sua carreira fez com que a escrita, fosse um suporte para sua vida e como é citado a vida é um suporte para a arte.

Ótima experiência, me ajudou muito a abrir os olhos para partes gramaticais, ao que eu ainda não havia visto, pois só estrutura da história era o que eu tinha mais em mente, na história do livro em si.

" A escrita não é pra fazer dinheiro, ficar famoso, transar ou fazer amigos. No fim das contas, a escrita é para enriquecer a vida daqueles que lêem seu trabalho, e também para enriquecer sua vida."

" Escrever é mágico, é a água da vida, como qualquer outra arte criativa. A água é de graça. Então beba.
Beba até ficar saciado."

Obrigada pelo livro ????
CaioEdu 25/02/2023minha estante
QUE BOM QUE VOCÊ AMOU, MEU GIRASSOL

Riwsaa 25/02/2023minha estante
??????

bardo 20/02/2023

A despeito da proposta aqui ser um tanto específica, o autor se propõe ajudar os que querem se iniciar ou tenham dúvidas sobre o ofício da escrita; é inegável que um livro onde King dialoga com o leitor é quase irresistível. Se você for um dos intitulados por King “seus leitores fiéis” esse livro com certeza é para você, independente de seus interesses na arte da escrita.
Inicialmente o autor nos oferece seu Currículo, basicamente uma mini autobiografia onde somos apresentados a detalhes da vida do autor bem como paralelos com algumas de suas obras. Ele comenta por exemplo sobre O iluminado e Os Estranhos e principalmente o trecho sobre O Iluminado lança uma nova luz sobre a obra.
Em seguida somos apresentados a ideia da Caixa de Ferramentas que se está longe de ser original é extremamente precisa para elucidar o que é proposto. Ainda que o autor exemplifique em sua língua materna, o que é dito pode e dever ser extrapolado para qualquer idioma.
Finalmente inicia-se a parte mais longa do livro a Sobre a Escrita propriamente, onde o autor nos apresenta suas ideias e conselhos para aspirantes. De brinde discute com o leitor algumas de suas obras, as quais servem de exemplo para elucidar os conceitos apresentados. Aliás fica aqui a advertência, esse livro contem spoilers significativos de Carrie, Zona Morta, Salém, O Iluminado, Os Estranhos, Buick 8, Saco de Ossos e Dança da Morte.
A edição brasileira baseada na segunda edição norte-americana inclui ainda um pós-escrito sobre o processo de escrita do livro, um complemento a mini autobiografia onde o autor comenta de seu acidente em 1999 e um exemplo da forma como edita seus textos usando um trecho do conto 1408 . Temos ainda duas listas de indicações de leitura feitas pelo autor, nas palavras dele se não forem úteis podem proporcionar diversão ao leitor.
Um livro para ser lido e relido, mesmo para os que não pretendem se aventurar pela escrita trás questionamentos e apontamentos interessantes para reflexão. Cabe ainda dizer que apesar do autor se referir a escrita literária é perfeitamente possível extrapolar os conceitos expostos para outros tipos de escrita, criação de conteúdo e estudos. Leitura recomendadíssima.