Sobre a escrita

Stephen King
Stephen King

Resenhas - On Writing

Leticia 29/09/2017

Um dos melhores livros que SK já escreveu. E nem é ficção!
Terminei com uma vontade gigante de escrever um livro. As dicas dele são ótimas. Tem um jeito engraçado de contar, como por ex.: Ele diz que muitos consideram A Dança da Morte a obra prima dele. E logo ele fala q nao é muito legal ele saber que muitos consideram sua obra prima algo que foi escrito há 20 anos atrás e ele já escreveu tantos outros depois, mas tudo bem kkkkk Um leve spoiler: ele também fala de quando sofreu de bloqueio criativo pela primeira vez e a soluçao que ele teve semanas depois foi matar metade dos personagens! É hilário!
Tem uma leve biografia dele no início, mas é muito pouco. Uma pena. A vida dele é fascinante e já quero um livro de memórias completo e de preferencia escrito por ele.

Aefe 12/12/2017

Um livro emocionante escrito por um escritor apaixonado pelo que faz. O livro mistura autobiografia e sobre técnicas de escrita.
Mesmo não tendo lido os livros do autor, você se tornará um fã dele lendo este livro.

leonel 23/12/2017

Então o trauma com a babá explica todas escrotices em todos livros do King. :(

Caio 24/12/2017

Mágico
O que dizer sobre esse livro? É uma boa pergunta, pois é uma mistura de sentimentos lendo essa obra.

Fiquei maravilhado com a primeira parte e como Stephen King descreveu sua jornada até finalmente ser reconhecido pelo seu trabalho. É incrível seu empenho e aprimoramento ao longo dos anos.

A segunda parte (sobre a escrita) o achei arrogante em determinados momentos, até ele mesmo assume isso em parte, em outros concordei e depois em outros o achei presunçoso e depois voltei a concordar.

Sinto que nessas partes deriva de certa compulsão e obsessão de escrever e a cada momento lançar um livro novo. Ele mesmo diz em certo trecho que o incomoda fica parado por muito tempo em uma obra, ele sempre precisa seguir em diante para o próximo, e depois para outro e assim por diante.

O livro é incrível do começo ao fim, independente dessas partes que não concordo com o autor, ele é genial. Ele tem muito a ensinar e apreciar com essa obra.

Não levarei esse livro como um testamento em como deve ser a escrita, pois acredito que ela não deva estar presa a nada estabelecido se não seria apenas se limitar no que algo diz que é certo ou errado, acredito que ela estoura qualquer barreira quando é bem feita. Porém, levo esse livro assim como tantos outros como uma aprendizagem e como sempre me empenhar para melhorar e refinar meu trabalho.

"...mas, à medida que avançarmos, você fará bem se não esquecer que também estamos falando de mágica"

Flah 25/12/2017

Sobre a Escrita - Stephen King
Sobre a escrita é uma espécie de autobiografia misturada com dicas pessoais sobre o oficio da escrita, adquiridas durante os anos de experiência vividos pelo escritor Stephen King. Ou seja, mesmo tendo como embasamento alguns livros sobre escrita, ele é mais focado na vida e nas experiências pessoais do autor, sendo recheado com opiniões pessoais e relatos reais.

Levando em conta o acervo de livros do Stephen King que eu já li, eu senti que “Sobre a Esrita” tem uma leitura muito mais leve e fluida do que a maioria dos seus livros, o que é um dos ensinamentos que ele ressalta durante a obra: procurar sempre escrever de forma objetiva e sem enrolação, pois leituras cheias de palavras difíceis e que levam muitas linhas para falar de uma única coisa, acabam por cansar o leitor e prejudicar a fluidez do texto; o que, na verdade, eu achei um pouco irônico, já que não li outra obra de sua autoria que fizesse isso. Isso me leva aos pontos nesse livro que me incomodaram um pouco.

Bem, eu sempre achei Stephen King um pouco arrogante. Desde a leitura de algumas entrevistas à introduções de alguns de seus livros, eu já tinha uma impressão de que ele não era uma pessoa muito humilde e isso se confirmou ao longa da leitura do livro. Embora ele tenha tido um começo bem simples e precisou se esforçar muito para vencer na vida, quando ele começou a falar sobre a escrita propriamente dita, sua palavras foram bem duras, beirando o cruel algumas vezes. Além disso, algumas passagens sugeriram que a sua opinião, a sua experiência, era a única válida... E todos nós sabemos que nesse universo literário nada pode ser tido como certo ou errado. Temos inúmeros exemplos para ilustrar que existem exceções brilhantes a todas as regras. Aliás, algumas dessas suas opiniões me fizeram até entender as partes de seus livros que eu menos gosto.

Mas não se engane pelas criticas. No geral, eu gostei bastante do livro. Acho que todo conhecimento é válido e eu li muitas coisas que com certeza irei aplicar em minha escrita de agora em diante. Foi uma leitura tranquila, rápida e que me trouxe uma luz para vários aspectos do processo de criação de uma história e de como funciona o mercado editorial no geral. É uma leitura que vale, sim, à pena para novos escritores (e também para aqueles que já escrevem, pois repito: todo conhecimento é válido.). A única ressalva que eu faço mesmo é que você não precisa usar tudo o que ele disse: leia, entenda, avalie e absorva aquilo que julgar se encaixar em seu estilo. Crie suas regras, crie um estilo para a sua escrita e ponha seu coração nisso. É a melhor dica de todas.

Flavio 05/01/2018

Sobre o amor à escrita
Feche a porta e escreva! Deixe, sem medo e autocensura, sua mente e suas mãos serem conduzidas pelo que de mais  maravilhoso existe no mundo da imaginação. Dicas como essa são estimulantes e inebriantes vindas de alguém apaixonado pela leitura e escrita. Esse livro de Stephen King é isso: uma verdadeira ode à literatura ficcional. Ele ama o que faz, e esse sentimento é visível, palpável e até palatável durante a obra.

A primeira parte, que trata sobre sua história de vida (família, educação, primeiras escritas, casamento), sacia nossa curiosidade sobre como se constrói um escritor de sucesso. E, pasmem, esse pedaço de sua vida não teve nada de espetacular ou fora do comum. Uma vida igual a minha, a sua, ou de qualquer um, cheio de alegrias, problemas, dívidas, família e amor. O marcante é que ele nunca deixou a literatura de lado. Escrevia pra revistas do colégio, elaborava parodias sobre professores, dedicava seu tempo depois do trabalho, ou qualquer hora vaga que tivesse, à escrever, escrever e escrever. Perseverança, foi o que mais absorvi desse pedaço da obra.

Já a segunda parte, meus caros amigos, é sem dúvida nenhuma a mais estimulante, pois é sobre o seu processo de escrever. Franqueza é a palavra que resume tudo. Ele percorre todo o escopo do ato da escrita com sinceridade e coragem, pois quebra vários paradigmas e regras já estabelecidas do processo criativo. E esse conteúdo todo foi baseado nas mais diversas perguntas que lhe fizeram durante toda a sua carreira, ou seja, com certeza tudo o que você gostaria de saber está lá.

É bonito ver um mega popstar da literatura abrindo as portas de seu escritório para nós, leitores, como se fossemos seus discípulos mais íntimos e, a meu ver, com toda a honestidade que lhe foi permitida. Dá um calor no coração e uma vontade irresistível de praticar. E, claro, como bons alunos que somos, vamos fechando nossas portas e mãos à obra.

P.S.: O mais incrível da segunda parte (o coração do livro, na verdade) é que o Sr. King escreveu ainda convalescendo, logo após aquele grave atropelamento que sofreu em 1999. Ta aí um ?plus? que eu não esperava. Ele conta com bastante riqueza de detalhes tudo sobre acidente, o que fez eu me contorcer de agonia na cadeira.

Ayla 26/01/2018

Sobre a escrita - Stephen King
“Escreva com a porta fechada, reescreva com a porta aberta. Em outras palavras, você começa escrevendo algo só seu, mas depois o texto precisa ir para a rua. Assim que você descobre qual é a história e consegue contá-la direito – tanto quanto você for capaz -, ela passa a pertencer a quem quiser ler.”

Sobre a escrita é considerado por muitos como a autobiografia do King. Nesse livro, o autor se abre em relação ao seu processo de escrita e sua vida pessoal. O livro pode ser dividido em duas partes. A primeira parte intitulada Currículo trata das memórias do autor. Ele narra sobre a sua história de vida e seu processo de escrito ao longo dos anos. Ao ler, você percebe que o cara nasceu para ser escritor e se desdobrou para conseguir viver e sustentar a sua família com essa profissão, sem deixar de dar os créditos a Thabitha, uma das grandes responsáveis pelo King ser quem ele é (ainda bem que ela encontrou o manuscrito de Carrie, a estranha né?).

Já na segunda parte denominada Caixa de ferramentas, King te dá dicas preciosas e práticas sobre a escrita e como fazer dela uma rotina. Como ele mesmo deixa claro a todo momento, a escrita é algo que precisa ser praticado todos os dias e a leitura é algo primordial para se tornar um bom escritor. Em poucas páginas, discorre sobre os assuntos técnicos da escrita como vocabulário e gramática, além de dar conselhos para o escritor iniciante.
Uma coisa que me chamou muita atenção durante a leitura é a honestidade do King com o seu leitor. Ao longo de todo o livro, ele deixa bem claro os seus gostos, opiniões e pretensões. Sem enganar ou enrolar, apenas falando aquilo que é importante e realmente interessante para quem quer ser um escritor.

Nas últimas folhas do livro, King mostra o processo de edição de uma parte do conto 1408. Esse conto, lançado inicialmente na coleção de audiobooks chamada “Blood and Smoke”, inspirou um filme com mesmo nome e também o nome do meu instagram literário. O conto na versão impressa está presente na coletânea de 14 contos do King intitulado “Tudo é eventual”. Uma grande dica para quem é fã do autor, assim como eu.

site: https://www.instagram.com/p/BeY_KxsFNXB/?taken-by=1408livros

Cintia.Chicabarb 31/01/2018

Ensina a escrever e auto biográfico
Ao mesmo tempo que o autor dá valorosas lições de como escrever ficção, fala sobre etapas de sua vida decisivas em sua obra

Daniel Pedrosa 13/02/2018

Não esperava nada menos do que wow !
Um livro que fala da vida de um dos melhores e mais populares escritores do mundo.
Mais do que dicas sobre como escrever , King fala de sua vida , desafios e desencontros que o levaram até onde chegou.
Vale a pena para quem quer escrever e também para quem quer conhecer um pouco mais sobre este grande artista.

Amanda Thais 14/02/2018

Sobre o King - Autobiografia
O que temos são histórias da sua vida pessoal, tem poucas coisas relacionados a escrita, nem chega a ser um manual para escritores, está mais para uma autobiografia (não me interessou nenhum pouco). Me sentindo enganada!

victor lopes 18/02/2018

Esse livro é uma aula de escrita. E, o mais importante, é uma aula que nem parece uma aula.
Eu amo saber da vida de escritores, da história deles e sobre como a escrita surgiu em suas vidas. Ler sobre isso e feito pelas próprias mãos de um escritor é um verdadeiro presente. E é o Stephen King.
Dele eu só li "IT", mas me apaixonei pela narrativa, que é cheia de detalhes (alguns talvez que pareçam desnecessários) e sentimentos extremamente fortes em cada palavra. Entender como esse processo de escrita acontece para ele é maravilhoso.
Acho verdadeiramente que esse é um livro com ótimas dicas, mas é bom manter em mente que cada pessoa é diferente e o que funciona para o Stephen King não necessariamente vai funcionar para você. Tem também o fato de que ele não é brasileiro, obviamente, o que faz algumas coisas não terem tanto contexto para autores brasileiros.
Enfim, adorei o livro e sinto que cresci como escritor só por tê-lo lido. Aliás, fiquei com muita vontade de um filme biográfico sobre o King. Espero que esse filme exista em breve.

Dani Marques 28/02/2018

Resenha | Sobre a escrita: a arte em memórias
Eu confesso que nunca tinha lido nada do Stephen King por não curtir muito a vibe dele, já que não curtia nem os filmes, quem dirá os livros, não é mesmo? Mas eis que procurando livros sobre escrita achei esse, e nem sabia do hype todo que tava envolvido, e só posso dizer uma coisa: QUE LIVRÃO DA P*RRA!

Pode-se dizer que ele é autobiográfico, retrata muitos aspectos da vida do Stephen King de uma maneira diferente, somente aqueles que a escrita fez parte. Stephen fala da sua infância pobre, das dificuldades que sua mãe passou pra criar sozinha, ele e o irmão, pois o pai os tinha abandonado (eles sofriam preconceito na família por conta disso). Na adolescência se meteu em encrenca na escola por conta de um jornal onde satirizava os professores, o que o impulsionou a ganhar uma oferta de emprego num jornal de verdade.

Nesse intervalo, nunca desistiu de enviar seus escritos pra revistas, onde sempre foi recusado, e ele numa forma de incentivo, pregava na parede todas as cartas de recusa (ele conta até que depois de famoso enviou uma dessas histórias pra uma revista que o tinha recusado, e foi aceito). Demorou muito pra que ele tivesse um conto publicado. Nessa demora, ele começou a trabalhar, e entrou na universidade, onde conheceu a mulher que é sua esposa até hoje.

(Reprodução)

Os primeiros anos do casamento foram bem difíceis, financeiramente falando, ela era garçonete, e ele trabalhava numa lavanderia e dava aulas. Foi ela mesma quem retirou do lixo os escritos de Carrie, a estranha e pediu pra que ele continuasse a escrevê-lo pois ela tinha gostado da história — e curiosamente foi o primeiro livro dele a ser publicado, e o livro que deu inicio a essa carreira tão bem sucedida de escritor.

Stephen teve alguns momentos sombrios na carreira, quando ele relata seu vício em drogas, que em virtude disso recebeu o ultimato da esposa, onde ele optou pela família, e abandonou o vício.

Passada a parte autobiográfica, ele dá dicas de como se tornar escritor, ou melhorar na parte da escrita. Fala que se você quer ser um escritor, antes de tudo, precisa ser um leitor — o que eu também concordo, também fala de termos um cantinho especial pra leitura, praticar a escrita diariamente (ele mesmo escreve todos os dias, inclusive no dia do seu aniversário, Natal, etc.), e reduzir o tempo dedicado às telas (televisão, no caso). Quando ele estava próximo de acabar o livro, ele sofreu um acidente, foi atropelado por uma van enquanto fazia um passeio pela floresta próxima à sua casa. Foi um momento crítico, e ele decidiu por retratar desse momento nos eu livro.

No mais, o livro é bem gostoso de ler, uma leitura fluida e que acontece de forma rápida. Serve também pra você que está precisando de motivação para seguir com os projetos de vida. Eu dou nota 10 pra esse livro, e já entrou pra lista dos livros da vida.

site: https://180graus.com/balaio-cultural/resenha-sobre-a-escrita-a-arte-em-memorias-stephen-king

Frankcimarks 15/03/2018

Para continuar querendo ser escritor
Divertido, bem escrito, mais autobiográfico do que um ensaio sobre como escrever. Vale a pena.