Poder e Prazer

Poder e Prazer José Ângelo Gaiarsa

Resenhas - Poder e Prazer

Aliel 15/08/2013

"Ninguém tem pinto, nem xoxota, no santo lar ( que nasce do que nega)."
Gaiarsa é um gênio, tântrico, vanguardista, que conseguiu transcender grande parte das convenções sociais que nos aprisionam e vomitar na cara da sociedade seu repertório de conclusões acerca dela.
Suas idéias são fascinantes e não conheço nenhum autor que tenha escancarado e trazido á tona, e tão bem , os tabus que ele aborda. Entre eles o Amor-livre e erotismo-infantil. Sobre o casamento , Gaiarsa destroça o discurso monogâmico-insolúvel-proprietário-exclusivista. Transita na evolução da família na sociedade, entra no patriarcado, no desaparecimento do cio, na canalização da violência, a válvula de escape que a família se tornou. Defende que a construção de uma nova sociedade NECESSARIAMENTE deve passar por um reposicionamento do sexo dentro dela.
Não é um livro bem escrito,nem bem revisado. NO geral, ele fala melhor que escreve. Pra quem entrou em contato com suas ideias primeiro a partir de vídeos e depois foi aos livros, vai perceber que nos vídeos, aquilo que é uma fofura só, no livro pode parecer redundante.
Mas mesmo assim, a cada página terá uma desconstrução nova, e um insight valioso. Adolescentes, casais. Todo mundo nascido vivo, nessa terra e possuidores de órgãos sexuais podem colher grandes frutos e desfrutes.
O livro pode ser considerado como de educação sexual. Pode ser tomado de base pra quem quer um guia de como abordar e vivenciar a sexualidade em família, e principalmente com os filhos, de uma forma livre de teatro, disfarces e hipocrisias. Também pode ser muito válido pra professores. Pode chocar alguns. Espero, de coração, que choque!!