Um Marido Ideal e Outras Peças

Um Marido Ideal e Outras Peças Oscar Wilde

Resenhas - Um marido ideal

Filipe 13/03/2024

As mulheres modernas entendem tudo, exceto seus maridos
Essa é a primeira peça de Wilde que leio e posso assegurar que ele não me decepcionou nem um pouco. A maestria com que ele apresenta a aristocracia britânica e satiriza sua elegância vazia e cinismo beiram ora ao humor, ora à epítome da estética literária.

A trama parece raza a princípio, mas preenche a simplicidade de um obstáculo aparentemente simplório com a construção de personagens cativantes que carregam a obra em seus diálogos muito bem-humorados e devidamente reflexivos. A luva de pelica com que acerta o público arranca risadas.

É preciso falar da complexidade que seus personagens adquirem, indo além do óbvio e ultrapassando as aparências. É verdade que nem tudo o que parece, de fato o é; e Wilde aponta como vidas perfeitas podem encobrir abismos e pessoas superficiais podem carregar virtudes discretas.

Comecei a leitura cativado por Gertrure Chiltern, mas terminei com um apreço a Arthur Goring, que é uma representação incrível do próprio Oscar Wilde e sua postura diante da sociedade. A quem leu Dorian Grey e apreciou Lord Henry Wotton certamente se deleitará aqui com as peripécias de Lord Goring.

Essa obra é incrível e digna de notas, embora exprima certas opiniões questionáveis que - é preciso admitir - eram reforçadas e aceitas à época. Não se deixe levar apenas por isso, aprecie a obra como um todo e seja feliz.

site: https://www.instagram.com/gatoliterata/

LisboaPB 07/01/2022

Achei menos interessante a peça principal o "Um marido ideal". De forma geral as peças não me foram muito marcantes. Acho que faltou mais dos monólogos reflexivos que gosto tanto e que gostei em O Retrato de Dorian Gray.

Flor 25/05/2021

Nunca tinha lido uma peça de Oscar Wilde. Adorei as três que estão nesse livro, bem difícil dizer qual a minha favorita

Flor5 24/05/2021

Muito bom livro. Descreve a futilidade da sociedade que só se importa com status e riqueza, satirizando seus costumes.

Carolina.Gomes 24/04/2021

Oscar Wilde sempre genial
Esse volume contém três peças de Oscar Wilde, sendo a primeira delas, intitulada Salomé: uma releitura de uma passagem bíblica, traçando um paralelo entre o paganismo e o cristianismo. (Salomé é aquela que dança para Herodes pedindo, como recompensa, a cabeça de João Batista.)

Um marido ideal, segunda peça desse volume, narra a história de um marido perfeito aos olhos da mulher e da sociedade. No entanto, uma mácula do passado ameaça sua posição e seu casamento.

A terceira peça, cujo titulo em português é A importância de ser Prudente( the importance to be Earnest), narra a história de dois amigos que usam nomes falsos para se furtarem ao cumprimento de obrigações sociais e se envolvem em um divertido imbróglio.

Com muito sarcasmo e diálogos inteligentes, sem jamais descuidar da estética do texto, Wilde satiriza a sociedade da sua época e as frivolidades da aristocracia.

Me diverti muito com essa leitura e, certamente, a recomendo.
Thamiris.Treigher 26/04/2021minha estante
???

gabriella.malta 16/03/2021

Obras primas
Em especial as peças ?Um marido ideal? e ?A importância de ser prudente ? se tornaram minhas favoritas da vida. Divertidas, sagazes, cheias de críticas sociais, geniais. Recomendo também assistir a aula do Prof José Garcez Ghirardi no YT sobre um marido ideal.

PaixAo20 09/04/2020

3.5
Salomé: 3 estrelas
Um marido ideal: 3.75 estrelas
A importância de ser prudente: 3.25 estrelas

Rodrigo.Ferraz 29/05/2017

Ótimo livro
O livro retrata muito bem o utilitarismo no séc XIX, decorrente da revolução industrial , e a busca de uma mulher por um marido ideal e não idealizado. Mais uma vez Wilde surpreendeu.

Vanda.Fontes 02/09/2016

BOM LIVRO
É um humor aglomerado à uma critica constante nos dias atuais.