O monstrinho Medonhento

O monstrinho Medonhento Mário Lago

Resenhas - O monstrinho medonhento

Clio0 17/06/2022

O Monstrinho Medonhento ou como falar de bullying e preconceito sem usar essas palavras.

Mário Lago foi um dos grandes nomes da dramaturgia brasileira e aqui ele deu uma roupagem nova a história do Patinho Feio para torná-la mais acessível as crianças.

Medonhento é um monstrinho que não gosta de aterrorizar, e mesmo sendo feinho, tenta de todas as formas se aproximar das pessoas e ser bom com elas. Com o passar do tempo, seus atos e temperamento permitem que ele passe por uma transformação até se tornar um ser humano.

Francamente, somente essa noção de pessoas percebidas como "monstros" sendo "humanas" na realidade dessa fábula, já precisaria de sua própria resenha.

Como texto, é ótimo para crianças. Recomendo.
Geovana 17/06/2022minha estante
O fato de Medonhento tentar se aproximar das pessoas e ser bom com elas me lembrou o monstro de Frankenstein, de Mary Shelley ?

RITA TOURINO 31/12/2021

As aparências enganam
Uma história infantil muito rica e profunda, Medonhento nasceu monstro, mas, ele não quer ser e agir como monstro, ele não aceita continuar as tradições de monstro feroz, ele é doce e gentil, mas isso não é comportamento de monstro, assim ele é expulso de casa.
Entretanto ele não pode ir para a cidade dos homens, por que os homens tem medo dele querem mata-lo e feri-lo só pelo fato dele ser um monstro feio, todos acham que ele é malvado e que vai devorar a todos.

coisinhaliteraria 22/02/2021

Quem é bom já nasce feito?
Quem é mau já nasce pronto?
Filho de monstro é monstrinho?

Só se ele quiser. É o que nos mostra esta história que trada de problemas seríssimos de maneira muito, muito engraçada! Imagine um monstrinho horrendo, escamoso, dentuço e barrigudo querendo ser bonzinho! Será que ele consegue?

Escrito por Mário Lago na década de 80, esse livro se encaixa totalmente na realidade que vivemos hoje, tanto nas questões ambientais, quanto nas questões da violência, da falta de empatia, da carência em preservar a infância e mil outros problemas que enfrentamos. Essa história é atemporal! Escrito de forma leve e engraçada para as crianças, traz para os adultos entendedores das entrelinhas um choque de realidade, deve ser lido com muita atenção, com muito amor e sempre se colocando no lugar do outro, da perspectiva de Medonhento e da sociedade que o rodeia.

Medonhento nasceu em Monstrolândia, filho de seu Monstro Terrível e dona Monstra Perigosa, carregava o peso de grandes expectativas acerca de seu futuro, pois, sendo filho do rei dos monstros, deveria ser ainda pior, destruir tudo que via pela frente e principalmente destruir as florestas e aldeias dos humanos. Entretanto, Medonhento não queria ser mau, tinha uma sensibilidade incrível e muitas curiosidades sobre o comportamento dos humanos e a principal pergunta que fez que mudou sua vida foi: “O que é amor?”
O início do livro assusta, a forma como Medonhento é tratado principalmente pelo pai é terrível, porém não tanto diferente da realidade de algumas crianças hoje em dia, aquelas que acompanhamos nos noticiários e que nos deixam indignados. O pré-julgamento que ele sofre pelos humanos por sua aparência é pior ainda, Medonhento sofre muito, mas também nos ensina grandes lições.
Recomendamos esse livro para toda família, amigos e educadores citando a dedicatória do próprio autor “Para meus netos e todos os netos do mundo com amor e preocupação. Para os homens na esperança de que entendam”.

Mário Lago diz “Pretendi escrever uma história que divertisse a meninada e que fosse, ao mesmo tempo, um grito de protesto contra as maldades que estão sendo feitas com a natureza. As crianças precisam de jardins, precisam aprender a segurar uma flor, a cuidar de uma planta”

site: https://coisinhaliteraria.wordpress.com/2018/05/13/o-monstrinho-medonhento/

Digodasilva 27/09/2020

Nostálgico
Esse é o primeiro livro que tenho lembrança de ter lido. Lições valiosas para as crianças nessa releitura, inversa do oposto, do patinho feio.

Desirre2 05/03/2019

Eu ainda me pergunto o que aconteceu com os demais monstros, a mãe e o pai de Medonhento, e senti uma "moral" muito presente no final, o que poderia ter sido melhor abordada ao longo da história pra não parecer, de fato, uma lição. Entretanto, a leitira é fluída, gostosa de acompanhar e bem humorada.

Nara 10/08/2009

Um doce medonhento. :)
O Monstrinho Medonhento, de Mário Lago, traz uma curiosa estória de um monstrinho e seu comportamento diferenciado entre a família e os humanos. Sem maldade no coração, ele sonha em ser aceito. Uma estória que faz refletir sobre o comportamento humano e o que diferencia os seres, passando pelo preconceito e medo do desconhecido.
No entanto, o bom humor de Mário Lago deixa o livro leve e divertido.

Danielli 09/06/2009

Um dos meus infantis favoritos, em minha opinião trata da nossa necessidade de descobrir quem somos e de conquistar nosso espaço no mundo, mesmo tendo que enfrentar as expectativas do mundo a nosso respeito. É uma graça!

Dany Dantas 02/06/2009

Lembro-me de que só terminei a leitura desse livrinho, porque a escola cobrou um imenso trabalho. rs...
Tinha medo da ilustração do pai do Medonhento. rs...