Gigantes da Física

Gigantes da Física Richard P. Brennan

Resenhas - Gigantes da Física

_My 22/03/2022

Muito bommm
Eu amei! Sério. Esse foi meu Segundo contato com a física em toda a Minha vida, e nossa, que negócio complicado. te deixa tonto e é por isso que gostei. Agora quero saber ainda mais sobre ciências e afins.
Recomendo.

Ulissis Henrique 23/10/2021

Verdadeiros gigantes
Homens de visão, curiosidade, paixão e determinação extraordinárias. Simplesmente mudaram a maneira como vemos o mundo.

Clayton 17/04/2021

Achei o livro excelente o livro traz uma biografia simples mas com grande teor dos grandes físicos de sua vida pessoal, trabalho explicando de forma facilitará os conceitos e desenvolvimento físico de cada um além da sua participações históricas social como os envolvimentos nas guerras mundiais

Truga 06/09/2019

"Gigantes da Física" apresenta uma biografia detalhada de 8 físicos que bastante influenciaram o nascimento e o crescimento da Física Moderna. ⭕
Brennan consegue, através de uma linguagem acessível, envolver o leitor nas personalidades e pensamentos de cada um desses indivíduos que tanto se dedicaram no estudo da física. Não é livro cansativo nem do ponto de vista histórico nem do físico, seu balanço de ideias e explicações estão em ótimo equilíbrio, tornando esse livro realmente um diferencial. ⭕
Particularmente o que mais me chamou atenção nesta obra foi a biografia e história de Murray Gell-Mann, responsável por cunhar o termo "quark" e como as expectativas teóricas da sua existência direcionou esforços de físicos experimentais do mundo inteiro. ⭕
Sem dúvida, uma leitora prazerosa e tranquila. Recomendado para quem busca conhecer um pouco mais dos debates históricos e teóricos que circundaram a prática científica do século XX.

Quase Tudo de Medicina 06/12/2014

Coragem de um ideal
“Muitas das coisas mais importantes do mundo foram conseguidas por pessoas que continuaram tentando quando parecia não haver mais nenhuma esperança de sucesso” Dale Carnegie

‪#‎ficaadica‬ dessa Biografia fascinante de 8 físicos...mais do que simplesmente relatos de como chegaram aos grandes feitos, o livro aborda o quanto perseguidos e humilhados foram todos aqueles que durante anos tiveram a certeza de um ideal...e só foram reconhecidos posteriormente...Há relatos impressionantes de teses que foram abominadas pelos orientadores e se tornaram umas das maiores teorias do século...teses que não foram sequer lidas...não foram apreciadas e até mesmo devolvidas....lembrei do quanto essas histórias se repetem...homens brilhantes que precisaram ir de encontro a um ‘gradiente de concentração’ para vencer...lendo esse livro lembrei que o Pai da Anatomia moderna também passou por isso...Vesalius foi tão humilhado que destruiu grande parte da obra que fez pensando que estava no caminho errado...
Isaac Newton não foi um acadêmico brilhante e após a faculdade descobriu suas teorias nos 17 meses que passou no campo...muitas curiosidades que surpreenderão...

Paloma 19/02/2013

Quem seriam os Gigantes da Física?
Para quem é da area de Exatas, torna-se fácil entender que são os Gigantes da Física: Newton, Einsten, Plank, Rutherford, Bohr, Heisenberg, Feynman e Gell-Mann.

Contudo, para quem não é , mas deseja conhecer um pouco mais sobre os grandes físicos, vale a pena ler o livro.

O autor Richard Brennan, por meio de uma linguagem simples e acessível apresenta a história dessas grandes mentes que contribuíram com o nosso universo.

Muitas pessoas, acreditam que Einsten, por exemplo, foi sempre considerado um gênio, mas isso não é verdade! No livro é possível conhecer os conflitos que Einsten teve em sua infância, as dificuldades da adolescência, até se tornar chegar a ser o Einsten, que todos já ouvimos falar.

O autor também aborda as teorias que levaram esses físicos a serem conhecidos e reconhecidos.

Indico a leitura para vestibulandos e para alunos dos cursos de exatas. No entanto, faço uma ressalva: o livro é muito bom para todos, independente da area.

Boa leitura.

Cíntia Mara 23/04/2011

Fascinante
Fascínio. Uma palavra é suficiente para descrever o que a Física desperta em mim. Desde que fui apresentada a ela, no cursinho pré-CEFET, não consigo ver um problema ou ilustração sem me interessar – e quebrar a cabeça pra resolver. Por isso, quando soube da existência deste livro, através de um colega de trabalho, não pensei duas vezes antes de incluí-lo no Desafio Literário 2011.

Quando li o primeiro dos oito nomes apresentados na capa, sorri. Foi ele, Isaac Newton, que junto com meu professor da época despertou toda essa paixão. Foi ele que me tentou a fazer faculdade de Física – até eu perceber que o “chamado” da computação era mais alto. E foi com ele, o último gigante da física clássica, que eu embarquei em uma aventura pelas vidas desses homens que mudaram o mundo com suas descobertas.

Pra quem gosta de Física e de História, o livro é fascinante e muito envolvente, pois mescla as duas coisas sem se tornar muito técnico ou muito erudito. Os físicos apresentados possuem personalidades muito interessantes e peculiares, algumas vezes mudando a imagem de “louco” que temos sobre eles, outras vezes reforçando essa mesma idéia.

Newton, por exemplo, era antipático, isolado e rancoroso. Einstein, um pouco mais sociável e pacifista, se casou duas vezes. Rutherford falava alto e gostava de ser o centro das atenções. Heisenberg jogava futebol. Etc, etc...

Cada um com seu jeito próprio. Todos no mesmo patamar de importância. O livro os coloca dessa forma e ainda menciona muitos outros que contribuíram para seus trabalhos¹.

A única parte chata da leitura foi que ler oito mini biografias em seguida pode confundir um pouco as coisas e ficar cansativo. Tanto que na metade do livro eu quis parar um pouco, mas acabei não conseguindo, rsrs. Sério, eu sei que muita gente não gosta nem de física e nem de história, mas repito, pra quem gosta é um prato cheio, pode ser tão bom quanto um romance, por exemplo.

Confesso que não é nada fácil fazer com que eu sinta orgulho de ser cientista², mas esses homens conseguiram tal proeza durante todo o livro. Sem algumas de suas descobertas, a computação certamente não estaria tão avançada quanto hoje, então que fique registrado também meu profundo respeito por cada um deles.

Sei que acabei falando pouco do livro, mas realmente não tenho muito mais a dizer. Só sinto que ele esteja um pouco desatualizado, seria excelente uma versão “Século XXI”, então por isso não leva cinco estrelas. No mais... Já disse que recomendo e que estou fascinada?
¹ Uma curiosidade feminista: Na história da ciência, poucas mulheres são lembradas e eu não posso deixar de citar Marie Curie, que teve grande importância nas pesquisas de física quântica e foi a primeira pessoa a ganhar dois prêmios Nobel.

E, não tem nada a ver com o livro, mas só pra lembrar: Foi uma mulher, Ada Lovelace, a primeira programadora da história, e outra mulher, Grace Hoper, quem detectou o primeiro bug. Fim do momento feminista.

² Sim, por formação, eu sou cientista (da computação), apesar de nunca ter trabalhado e não ter a menor vontade de trabalhar na área acadêmica.
-----------------------------------------------