Fundação

Fundação Isaac Asimov

Resenhas - Fundação

AventureiroLiterário 24/01/2023

Bem escrito e interessante, mas falta algo
Comecei a ler a trilogia da Fundação com uma expectativa enorme e que no início estava se pagado, mas quanto mais páginas eu avançava, por algum motivo a história foi perdendo essa magia.

O primeiro livro, onde temos uma passagem de tempo constante e frequentemente trocamos de protagonista foi a que mais me divertiu. Ver os primeiros passos da Fundação se estabelecendo nessa galáxia sem lei e prosperando enquanto todo resto decaia foi incrível.

Já no segundo livro, quando basicamente encaramos a maior das crises e focamos em um conjunto específico de personagens, achei que a história tentou prometer algo grandioso, mas que não entrega.

Por fim, no terceiro livro eu já estava me arrastando, por que a minha sensação era de que estava dando voltas sem sair do lugar.

É uma pena, por que eu realmente queria ter gostado mais dessa história como um todo, mas acho que ela não funcionou muito bem para mim. Apesar disso, não quero abandonar as outras obras do autor e pretendo eventualmente ler os outros 4 livros dessa saga e as demais que fazem parte do universo compartilhado.

Maria Clara 23/01/2023

Incrível
Aquele tipo de livro que tem tudo pra ser lento de ler, porém te envolve nessa história da melhor forma possível. Emocionante e imprevisível, a jornada nos apresenta o desenrolar da fundação durante as (primeiras) crises que ela enfrenta, trazendo personagens cheios de personalidade, marcantes.

Matheus.Konrad 22/01/2023

Como esperado maravilhoso, acho que o bom doutor tem esse dom de fazer com que nos apaixonemos por suas histórias.

Dai Solyom 21/01/2023

havia uma sombria satisfação no rosto redondo e vermelho...
Essa trilogia me deixou extasiada e com centenas de questionamentos.

I. Asimov é incontestavelmente um gênio da Ficção Científica, e a trilogia FUNDAÇÃO é só fragmento de sua mente em expansão.

Definitivamente não é uma obra para todos, e creio que alguns leitores podem ter desistido no primeiro livro.

Ainda bem que eu resisti, e tive o privilégio de ser agraciada com tão sofisticada obra.

O primeiro livro foi muito complicado para mim, pois eu não consegui me conectar com o enredo, e o fato de não existir um personagem recorrente tornou tudo mais difícil, porém eu entendo que foi necessário para a construção do primeiro livro ser assim.

Quando iniciei Fundação Império a leitura se tornou mais prazerosa, mesmo com algumas ressalvas.

Mas o final meus amigos, o grande final, sem dúvidas Segunda Fundação é o ápice, e vários questionamentos começam a se revelar.

Mas não se engane, nem tudo é revelado, e ainda bem que não é.

A magia das histórias esta nisso, o autor lança uma bomba e só depende de nós agarrarmos ela ou não, dando a oportunidade de cada um interpretar da forma que quiser.

Fundação levanta muitos questionamentos, seja políticos, sociais, científicos e religiosos.

Infelizmente a essência humana não muda, e provavelmente nunca irá mudar.

Pode se passar anos, décadas, séculos ou milênios, a natureza humana é e sempre será individualista, nadando em um oceano de egoísmo.

Nada que é apresentado em Fundação é real, tudo é fantasia, pura ficção científica, e ainda assim é real, e muito próximo da sociedade em que vivemos.

Mesmo com todos os recursos do mundo na palma de nossas mãos sempre existirá os exilados, a fome e a desigualdade, guerras serão travadas, deuses adorados, informações manipuladas.

Vamos eternamente caçar a nossa Segunda Fundação, e sinto lhe dizer que nunca vamos encontrar!
Cafeína 22/01/2023minha estante
Algo que gosto muito na saga é como os livros se diferenciam, tendi cada um sua própria dinâmica.
Para exemplificar, pessoalmente, o primeiro é meu favorito, mas o último também é maravilhoso.

Estamos caçando nossa segunda fundação... Realmente. Brilhante!

Dai Solyom 22/01/2023minha estante
Obrigada por me incentivar a continuar com a leitura ?

ramonqueiros 18/01/2023

3 livros bons no geral, mas infelizmente há umas decadência ao longo da trama que é chata de se ver. A narrativa no começo, é envolvente, com personagens interessantes (não por acaso acabam sendo as figuras históricas supremas do universo até o fim), capítulos que são lidos um atrás do outro sem gerar cansaço. Isso é perdido ao longo da série, mas claro, sem deixar de cair todo o nível de detalhamento e preocupação em fazer jus a uma ficção científica. A invenção da psico-história é fascinante. Impossível acabar de ler A Fundação ser querer dominar um pouco dessa ciência tão falada no universo. Ou, ser como o Mulo, personagem que quebra a linhagem da tão "calculada" ciência. Aquele que mudou o curso do universo. Tem umas passagens cansativas, mas vale a pena ler!

Alex K. 18/01/2023

Todo livro tem seu Calcanhar de Aquiles
Fundação é daquele tipo de livro que eu fico muito empolgado pra ler simplesmente pra ver os diálogos (até porque, não faz muito sentido esperar nada muito além disso, afinal, o autor é raso em descrições e descreve o mundo todo por falas dos personagens). E, realmente, os diálogos desse livro são fantásticos. Porém, como já deve ter ficado evidente pela nota e pelo título da resenha, ele tem seus defeitos, e um deles foi o que me incomodou mais.

O livro se destaca por sua maneira diferente de contar a história, saltando em diversos pontos no tempo e não descrevendo exatamente como um problema específico se resolveu. Nessa alternância de pontos de vistas nós vemos pessoa de diversos cargos diferentes (Prefeitos, Comerciantes, Cientistas...), todos eles com muita relevância e com uma principal igualdade entre eles... são todos homens.

Acredito que, de um modo geral, a história peca apenas nesse aspecto representativo (aspecto esse que pode abrir diversas discussões em detrimento da época em que foi publicado). No mais, recomendo fortemente que leiam e tirem suas próprias opiniões, ou que, caso esse assunto realmente te incomode muito, veja a série na Apple TV+, que atualiza muito bem a obra ao colocar personagens mais representativos na trama e que, apesar de não ser uma adaptação perfeita, é um bom entretenimento pra quem gosta do gênero.

Raianny.Moraes 18/01/2023

Melhor livro de ficção científica que já lí
Fundação te arrebata do início ao fim. Isaac Azimov consegue amarrar o leitor de forma dependente (eu PRECISAVA ler o próximo capítulo!).

Guerra, política, ciência, psicologia, estratégia, suspense, ação, surpresas, muitas surpresas e reviravoltas.

De fato merece o lugar no pódio.
Melhor livro de ficção e fantasia de todos os tempos.

Físico Mestiço 17/01/2023

Insano
Pra quem curte uma trama política espacial, quando terminar de ler a sensação será de "sobe is créditos, zerei a vida"

Mas lembra que tem mais dois livros da trilogia pra ler, blz?
Teorema Espectral 17/01/2023minha estante
Tá chegando a hora de você conhecer o Riose e o Mulo

Pedro 17/01/2023

Trilogia Fundação
O primeiro livro é um pouco abaixo pois é muitas passagens de tempo e você não se identifica muito com os personagens, mas serve de base pra como a Fundação em si se torna destemida. O segunda melhora com as guerras e com o Mulo, principalmente quando ninguém sabe quem ele é, o final é incrível com a Bayta matando o Ebling Mis pra impedir o Mulo se saber onde fica a Segunda Fundação.
O terceiro livro também incrível, pois a Segunda Fundação é uma ameaça, mas achei o jeito que o Mulo foi derrotado meio confuso, tive que ler umas 2 vezes pra entender. A segunda parte muito foda, pois eles acreditarem ter extinguido a Segunda Fundação, voltando assim o curso do plano.
Enfim, muito foda a trilogia, 4 de 5.

laripqw 15/01/2023

com todo respeito ao isaac que livro tedioso jss (talvez porque eu parcelei muito esse livro) de qualquer forma eu robô >>>>>>>

Rafael467 15/01/2023

Game of thrones galáctico
Se eu pudesse descrever esse livro em uma palavra seria ?dinâmico?, são vários saltos temporais e a impressão que fica é que somos quase que historiadores tentando entender a criação de um novo império.

Devido a essa dinâmica rápida os personagens não são tão bem desenvolvidos assim e eu senti falta de mais mulheres na trama.

No tocante à trama geral em si ela não decepciona: muita tecnologia criativa, MUITO jogo político entre as diferentes sociedades e um toque de aventura que me agradou bastante.

Um bom início de saga que se preocupa em preparar o terreno pro que está por vir.

Jess 14/01/2023

Altamente político, bem construído e brilhante!
As minhas expectativas para "Fundação" estavam altíssimas e por isso fiz questão que esse fosse o meu primeiro livro de 2023 e ele não decepcionou.

Foi uma leitura bem fluída e rápida. É um universo fácil de entender se você já tem uma certa familiaridade com o gênero de ficção cientifica. No começo fiquei um pouco receosa com tantos saltos temporais, mas acabei me adaptando e gostando e acho que de fato é algo fundamental pro desenvolver do livro, levando em consideração a direção que a historia quer nos levar.

Houveram vários personagens muito bons e perspicazes que eu fiquei encantada, como Salvor Hardin, Hober Mallow e Hari Seldon, que fizeram manobras incríveis para alcançar o objetivo principal da Fundação. Também houveram várias reviravoltas ao longo do livro que me deixaram de queixo caído.

É um livro em que a política está presente em absolutamente todos os momentos e posso dizer que esse é o fator principal que a rege a história. A religião também é bem presente, mas apenas a partir de um certo ponto da história, e ainda assim, como um "meio" para que a finalidade politica seja alcançada, já que está é a principal.

A mente do Isaac Asimov é brilhante!

Ká Morbi 09/01/2023

Reiniciando a trilogia na missão de ler muito Asimov esse ano. Sem palavras, o bom doutor nunca decepciona. Empolgada pro que vem a seguir.
Rodrigo 10/01/2023minha estante
Já releu o primeiro? Como se organiza?

Caio 09/01/2023

Passear por esta trilogia foi um misto de emoções. A história é muito interessante e tem alguns pontos densos e arrastados. Ainda assim valeu me aventurar pela galáxia e conhecer o plano de Seldon. O livro é indicado para quem REALMENTE gosta de ficção científica.

Elias 08/01/2023

"Um milênio fará o trabalho de trinta mil"
Após uma ótima experiência com Eu, Robô, minhas expectativas para a saga Fundação, considerada a melhor série de ficção científica de todos os tempos, eram gigantescas.
Mesmo assim, fui surpreendido com o desenvolvimento genial do livro, o gigantesco universo criado pelo autor, que muito me lembrou a Terra Média do Tolkien em criatividade, combinado com uma narrativa envolvente, justificam a fama.
Além disso, a história é cheia de detalhes, intrigas políticas, personagens cativantes e plot twist geniais, tornando impossivel largar o livro. Por fim, Asimov tornou-se meu autor favorito de ficção científica, vamos ver do que se trata Fundação e Império.