Fundação

Fundação Isaac Asimov




Resenhas - Fundação


1067 encontrados | exibindo 106 a 121
8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13 | 14 |


giacarvalhoo 12/09/2023

Um livro difícil
Fundação é uma ficção científica com foco político ( politica do livro ) portanto creio que não seja um livro para qualquer público. É um livro que se não for no embalo e ler quase todos os dias um pouco você pode acabar se perdendo nos nomes, planetas, economia e história.
Ainda tenho que ler o resto da saga. Mas é um livro bom, demorei um pouco pra ler porque era muita teoria e diálogo dentro da história, diálogos difíceis de entender que tive que ler mais de uma vez para entender. Mas com paciência pra ler é vem divertido ver as profecias acontecendo e como tudo o que foi dito no início vai se concretizando.
comentários(0)comente



Larissa3841 11/09/2023

Amei o livro, tem todos os motivos de realmente ser a melhor saga de livros de ficção científica.
A história é envolvente e te prende, por ter muitos diálogos é uma leitura fluída. É escrita de uma forma em que você consegue realmente imaginar todo o universo da Fundação sem ficar completamente perdido.
A única coisa que realmente me incomodou, foi a falta de personagens femininas, mas eu entendo que foi escrita em uma época não propícia a esse fato.
comentários(0)comente



Marleyzao 05/09/2023

Política
Um universo grande e rico em detalhes, a política é um dos pontos principais do livro o que torna a leitura um pouco massante em alguns pontos do livro, mas são discussões bem escritas e boas.
comentários(0)comente



urbenave 01/09/2023

Asimov é mais que ficção
Asimov condensa filosofia, psicologia, antropologia num apanhado de pequenas historias que pontuam o surgimento ao apogeu de uma grande civilização.
É um livro divertido, curtinho, gostoso de ler, sem o peso daquele papo high-tech futurista, cyber moda tão comum a outros autores de ficção científica.
Asimov usa a ficção e as possibilidades futuristas como veículo para o pensar.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
amandaleu 02/09/2023minha estante
Eu tô lendo o último livro da trilogia e é um universo maravilhoso!!




AndersonMacedo 01/09/2023

Um bom começo
Apesar de ter ouvido alguns dizerem que o primeiro livro é chato devido ao excesso de política, achei muito bom ver as manobras e estratégias desenvolvidas.
Alguns momentos de tirar o fôlego e viradas sensacionais.
comentários(0)comente



Arthur.Borel 24/08/2023

Fundação: revolucionário mas também retrógrado
Finalmente iniciando minha leitura da grande saga do Bom Doutor: Isaac Asimov.

Aqui o que mais se destaca com certeza são os conflitos políticos. Achei impressionante como o autor consegue criar cenários complexos, mas que ainda são de fácil entendimento para o leitor (coisa que é difícil de acontecer em ficções científicas dessa época), e as resoluções são sempre de forma bem inteligentes e satisfatórias.

Em Fundação, os personagens não são realmente importantes (tanto que a cada capítulo são trocados os núcleos). Na verdade o único "personagem" relevante, por assim dizer, é a própria Fundação (Terminus), já que acompanhamos mais a evolução desse planeta do que de personagens específicos.

Porém, mesmo com todo esse cenário de 12000 no futuro, de uma ciência de previsão muitíssimo criativa e de uma construção política primorosa, Fundação deixa evidente que é um produto do seu tempo. As questões sociais nessa história são extremamente retrógradas, tanto que no livro não tem uma única personagem feminina relevante. Aqui o autor não buscou explorar o conceito de "como seria uma sociedade futurista" ele simplesmente pegou os valores sociais de sua época e inseriu em um cenário futurista.

Mas, independente dessas minhas críticas, achei o livro muito bom, realmente é uma leitura necessária para todo fã de ficção científica.
comentários(0)comente



Fernando Lafaiete 23/08/2023

Trilogia da Fundação | Isaac Asimov
********************************NÃO contém spoiler********************************
Resenha postada originalmente em: https://www.mundodasresenhas.com.br/

Editora: Aleph / Autor: Isaac Asimov/  Gênero: Ficção-científica / Idioma: Português / 896 páginas

Falar de Fundação - aqui me refiro a toda clássica trilogia de Asimov - é como desbravar um universo único, inteligente e profundo, que agrega e nos desafia a refletirmos sobre os diversos alicerces que sustentam as relações humanas. Não trata-se de um exagero quando muitos afirmam se tratar de uma obra obrigatória para qualquer leitor que se preze, independente de suas preferências literárias. Vencedora do prêmio Hugo em 1966 e eleita a melhor fantasia e melhor ficção científica de todos tempos, a renomada narrativa mergulha em subtextos que muito bem elaborados, sustentam as tramas e subtramas, superando os aspectos clássicos a qual tal romance pertence.

Referenciando a queda do império romano, Isaac Asimov nos intriga, quando em meio a diálogos e situações fantasiosas, nos apresenta um dilema intelectual sagaz que nos acompanhará ao longo das mais de 800 páginas que compõem tão fabulosa ficção. Seria realmente possível através da matemática e da sociologia prevermos os movimentos em massa e com isso nos precavermos quanto a crises políticas e sociais? Com tão audasiosa afirmação - muito mais do que a complexa indagação em si -  e com a inserção de um importante personagem, exploramos ao longo de milhares de anos o desenvolvimento de uma sociedade galáctica, que entre conflitos políticos, interesses interpessoais e questionamentos religiosos, se verá em face ao tão polêmico impasse proposto pelo autor: Somos realmente prevísiveis?

Como uma análise científica e teórica, Fundação transpassa os aspectos literários ficcionais e especulativos e se transforma em um verdadeiro estudo do animal Homo Sapiens. Com explanações simples e uma estruturação básica, Asimov nos agracia com uma narrativa acessível, que é complexa sem de fato ser. Com personagens tridimensais e com uma ambientação panorâmica, Fundação é um jogo de xadrez em que as peças se movem graciosamente, em que de um lado estão as ações de seres tidos como racionais, e do outro, probabilidades estatísticas que escancaram o quão simples somos.

Muito eu poderia dizer sobre o suprasumo da fantasia científica e seus meandros narrativos. Mas onde estaria a graça em explanar sobro as diversas curvas narrativas de algo cujo divertimento e desafio estão no processo do leitor em desnudá-las? Com o referido romance, o pai da ficção científica exacerba as mesquinharias, as veleidades e as vaidades dos seres humanos, em passagens que seriam cômicas se trágicas não fossem.  Como se toda a trilogia aqui analisada, fosse a caixa de pandora da simplicidade do comportamento humano em conjunto com a construção e descontrução de um povo - em níveis extremos. Destacando sem medo nossas diversas vulnerabilidades quase nulas em sensações e emoções, Isaac Asimov nos entrega de fato uma obra-prima.

O texto narrativo comete apenas o erro de nos apresentar e de nos deixar orfãs de personagens, que aparecem e somem de maneiras abruptas. Mesmo que seus arcos se iniciem e se finalizem de formas plausíveis e consistentes, tal velocidade no contar, não me soou de todo aprazível. No mais, a trilogia Fundação é onde a ficção científica encontra seu auge. É onde Asimov deixa claro nas linhas e entrelinhas o reforço do incômodo em sermos tidos como racionais. É aqui que  sua clássica frase faz mais sentido do que nunca: "O aspecto mais triste da vida atual é que a ciência alcança o conhecimento mais rapidamente do que a sociedade alcança a sabedoria".

site: https://www.mundodasresenhas.com.br/
comentários(0)comente



laranjai 23/08/2023

"Fundação" é uma obra-prima da ficção científica escrita por Isaac Asimov. O autor constrói um vasto universo onde a humanidade está à beira do colapso. A trama é inteligente e complexa, com reviravoltas emocionantes e personagens carismáticos. A narrativa é cativante, porém em certos momentos pode se tornar arrastada. O enredo aborda temas filosóficos e políticos de forma brilhante. A única falha do livro é a falta de aprofundamento em algumas cenas. No geral, é uma leitura obrigatória para fãs de ficção científica.
comentários(0)comente



Clarissa.Rodrigues 21/08/2023

Início da mais famosa trilogia de Isaac Asimov
A Fundação conta a história do declínio do Império Galático e o surgimento da Fundação, tudo previsto e traçado por um psico-historiador chamado Hari Seldon.

Nesse primeiro volume, são apresentados diversos personagens e a história se passa em diversos tempos, por isso pode parecer um pouco confuso. Mas ao longo da história, o que pareceu confuso foi explicado de forma primorosa, fazendo com que o leitor queira continuar a leitura para ver o desenrolar dos fatos.

O livro tem muitas nuances políticas e brigas internas pelo poder, o que torna um livro muito além da ficção científica.
comentários(0)comente



amandaleu 19/08/2023

Resenha de Fundação
Já fazia muito, muito tempo que não sentia vontade de continuar uma série de livros. Isso foi por água abaixo agora com a trilogia da Fundação.
comentários(0)comente



Marina629 18/08/2023

Ah, "Fundação" do Asimov! Comecei essa jornada galáctica cheia de empolgação e curiosidade, e no início, foi como uma explosão de ideias e reviravoltas que me deixou sem fôlego. Fiquei fascinada pela ideia de prever o futuro através da matemática e pelo jogo de poder que envolve a queda do Império Galáctico.

Os primeiros capítulos eram como um enigma intrigante que eu estava determinada a resolver, mas aí entramos no meio do livro... e bom, a empolgação foi meio que se esvaindo. Os personagens que tinham me cativado no começo pareciam perder um pouco de profundidade e a trama se esticava como um elástico que perdeu a elasticidade. De repente, eu estava em um mar de explicações e conversas longas, e confesso que me peguei pensando em quantos capítulos faltavam.

Não me leve a mal, ainda conseguia ver o brilhantismo por trás da história, mas acho que meu cérebro começou a desejar mais ação e menos discurso. As intrigas políticas que pareciam tão emocionantes no início começaram a se desenrolar de maneira um tanto arrastada. A parte de "preservar o conhecimento" ainda tinha meu coração, mas eu queria que fosse embalado por um ritmo mais empolgante.

No fim das contas, "Fundação" é como um buffet incrível onde eu me esbaldei no começo e depois fiquei meio cheia demais para continuar. Talvez, em algum momento, quando eu estiver com saudades de tramas políticas intergalácticas e matemática preditiva, eu retorne a ele. Até lá, vou guardar as partes empolgantes no meu coração e esperar um surto de coragem para enfrentar as partes mais arrastadas.
comentários(0)comente



WalterGoncalves 18/08/2023

Pela Galáxia!
A fluidez que tive na leitura foi extremamente gratificante, principalmente por se tratar de um livro complexo sobre politica, sociologia e psicologia representadas na ficção cientifica.
O primeiro livro é tão maravilhoso, por conta da mente genial de Hari Seldon. A revelação que ele faz a respeito do império é o que me fez ler até o fim.
O segundo livro é tão curioso e é meio q previsível tbm. As falsas declarações do onipotente "Deus Mulo" vão caindo por terra e os capítulos vão revelando que ele não é tudo isso.. Claro, devido a sagacidade de Bayta Darell, tudo foi resolvido em panos mornos. Foi justamente a chegada do casal na história, que me fizeram terminar esse livro até o fim.
O terceiro livro foi para mim o mais compreensível, também senti mais cómica e satírica, a composição dos personagens foi de um todo elucidativo. O Primeiro Orador é chave esclarecedora desse livro, obviamente foi o que me fez ler até o final.
Sorte, muito sorte tive em viver para ler essa Obra Prima que só tenho a agradecer por Isaac Asimov tê-lo procriado.
comentários(0)comente



gabmello 17/08/2023

Um clássico, mas que hoje não é tudo isso...
"Fundação" foi meu primeiro contato com Isaac Asimov e, logo nessa leitura, percebi que a reputação do autor não é por menos: sua escrita é leve, suas descrições não são desnecessárias, seu universo é praticamente infinito e sua trama muito bem pensada. Porém, ainda assim, "Fundação" para mim foi uma leitura um tanto quanto razoável.
Confesso que muito da minha experiência mediana com a leitura se dá pela linha intensa que venho de leituras dentro da ficção científica. E, infelizmente, em meio ao arsenal literário do sci-fi, "Fundação" é um trama bastante razoável.
A tradução de contos para um romance foi o que mais me pegou: tudo foi fácil de ler, porém extremamente rápido, o tempo não foi um aliado e durante todo o percurso, sequer tive personagens para me apegar. Sentia que muitos capítulos pouco agregaram na história e que a lentidão da trama foi a protagonista para o meu desapontamento.
Porém, entendo que, em outros contextos e em na época do seu lançamento, "Fundação" teria sido estrondoso e revolucionário. Infelizmente não foi para mim.
comentários(0)comente



Phil Correa 16/08/2023

Em um futuro distante, onde a civilização se encontra à beira do colapso, mergulhe em uma jornada épica onde a esperança é atada aos segredos do passado. Com tramas políticas intrigantes e reviravoltas impressionantes, Fundação é uma leitura imperdível capaz de desafiar sua percepção sobre o destino da humanidade.
comentários(0)comente



1067 encontrados | exibindo 106 a 121
8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13 | 14 |