Fundação Isaac Asimov

Resenhas - Fundação

Matheus1028 14/08/2023

Expectativa de um melhor desenvolvimento
Eu sempre fico com receio ao me propor a ler esses clássicos...

Fundação para mim foi uma leitura tranquila, fluida (com algumas exceções). É muito legal ver a questão das "previsões" e como tudo vai se cumprindo, não com base em achismos ou adivinhações, mas em conhecimento, matemática, psicologia, enfim, estudo.
Devido aos saltos temporais, é meio difícil se apegar a algum personagem e as vezes o desenvolvimento do enredo fica comprometido no sentido de ser complexo mesmo de entender o que está acontecendo.
A parte política é muito interessante, todas as tramas, nem tudo é tão claro, confesso até que em alguns momentos avancei a leitura sem entender 100% o que tinha acontecido na página anterior...

Mas é isso. Vamos lá para os próximos!

Glenda14 05/08/2023

Um livro sensacional!!

A construção política dessa história é brilhante. Com personagens marcantes; disputas de poder; revoltas, revoluções, intrigas políticas; guerras vencidas não com total violência, mas sim com muita negociação e demonstração de força.

A tecnologia e as motivações do livro são simplesmente geniais. Aparelhos muito avançados e o enredo complexo cheio de possibilidades.

A única parte que eu não gostei muito foram as mudanças e os avanços muito bruscos de tempo.

Gabriel.Bavaresco 04/08/2023

Uma história extremamente complexa guiada por contos e acontecimentos passados em lugares e contextos diferentes em cada momento da história, vivenciados por personagens essencias em seus papéis em cada canto dessa trama maior que, ao final, deslumbra o leitor com essa colossal teia política e psicológica.
A Fundação e o Império são os objetivos e motivos da obra, a protagonista é a genialidade de Isaac Asimov.
Gostei muito! Me diverti principalmente a partir do segundo livro.

Shuvia 02/08/2023

O primeiro livro dessa saga canônica da ficção científica mostra toda genialidade de Isaac Asimov em descrever relações humanas e políticas tendo como pano de fundo uma civilização futurista. Mas a história é os personagens são atemporais. Nós os encontramos no passado o presente e certamente os encontraremos no futuro.

TCN 31/07/2023

Político da primeira a última palavra, muito bom!
Gostei demais por essa diferenciação entre os períodos. Achei muito dinâmico.
A leitura é bem gostosa e instigante.

Sr.Cordeiro 29/07/2023

Gênio Asimov
Não me empolgava tanto com um livro desde que li a saga Harry Potter.
Uma forma diferente de escrita, a perspectiva através de um império e não de um personagem. Apesar de nos livros 2 e 3 tratarem muito de situações bem específicas que trouxeram muitos mistérios, os quais, inclusive, se se resolvem satisfatoriamente nos 2 livros seguintes.
Livro fantástico para quem gosta de ficção, super recomendo a todos que querem algo diferenciado e de ótimo gosto.

Gabriel 28/07/2023

É só isso mesmo?
Eu deveria ter lido A Guerra do Velho, no fim das contas.
O livro é dividido em diferentes eras, com espaço de décadas entre cada período de tempo. Chega uma hora que todos os protagonistas parecem ser iguais, com arquétipos semelhantes. Uma pena, porque Gaal e Hardin mereciam protagonizar o livro todinho, além do Seldon. Eles são meio que os únicos personagens originais.
Os diálogos são sofríveis.
A única mulher com mais de uma fala (e que aparece somente 2x em todo o livro) é uma personagem completamente esteriotipada. Talvez eu abandonasse o livro, se fosse mulher.

Nati 27/07/2023

Na expectativa para os próximos
Me aventurei na trilogia da Fundação por ter escutado falar por meio de booktubers e por querer conhecer mais sobre o gênero de ficção científica.

Gostei bastante da construção de mundo do livro, o papel da psicologia nesse meio (psicóloga, presente rs) e toda a linha de construção me fez bastante sentido. Apesar disso, não achei um livro super empolgante. Demorava para eu me entreter e ler por mais tempo, mas estou com boas expectativas para os próximos!

Carolina 27/07/2023

Fundação
Estou em choque!!! Eu amei esse primeiro livro, devorei ele, é muito rápido e tem vários plot twists, sério, vale muito a pena dar uma chance.

Hvpaiva 24/07/2023

Simplesmente perfeito
Não existem palavras para descrever a genialidade desse livro. A construção, a velocidade, a escrita fluida e todo um enredo são qualidades que fazem desse livro um dos melhores (se não o melhor) que já li.

Se conhece Fundação pela série da Apple TV, esqueça-a e descubra em primeira mão o primor desta história fantástica.

Joyee 23/07/2023

Queria ter gostado
Pelo que ouvi falar da história, Asimov havia criado um universo de ficção científica fantástico.
Infelizmente, esse primeiro livro parece ser apenas uma grande discussão política em meio ao espaço.
É sempre a mesmo coisa, há uma crise, e alguém a resolve como Seldon previu, então se passam anos e tudo acontece novamente.
Chegou um momento que eu quase não conseguia terminar, de tanto tédio. A história em si é interessante, mas o desenvolvimento é muito chato.
Talvez não tenha sido a melhor escolha de leitura para iniciar nesse gênero. Pretendo ler outras obras antes, mas acredito que vou continuar nesse universo.
Apesar de tudo, ainda estou curiosa para o que vai acontecer.
Gabriel 28/07/2023minha estante
Minha impressão foi exatamente como a sua. Tenho vontade de ler Leviatã Desperta. Dá uma olhada.

Joyee 29/07/2023minha estante
Realmente não foi uma boa escolha para iniciar Ficção Científica, estou pensando em ler alguns livros do Blake Crouch. Acabei de pesquisar sobre esse Leviatã Desperta e achei a premissa interessante. Obrigada pela dica!

Gabriel 03/08/2023minha estante
Flww

jojo 19/07/2023

Confuso no início mas dps fluiu
Achei muito complexo pra mim kkkkkkk principalmente no início, as vezes tinha que ler a mesma frase três vezes. mas depois fui entendo melhor e começou a fluir a leitura, nos momentos que eu mais prestei atenção, eu amei demais e ficava empolgada com os personagens e suas reviravoltas. acho que vale uma releitura mais pra frente e ler os próximos livros também!!

Anderson Son 17/07/2023

Diferente
Achei um livro um pouco confuso mas depois me acostumei com a forma de escrita e os hiatos entre as histórias. As intrigas e transformações vão fazendo mais sentido ao longo da história. Sobre uma sociedade futurista e as crises dessa sociedade quando os principais valores vão sendo substituídos e como ocorrem essas mudanças.