A Inspetora e o Fantasma Dançarino

A Inspetora e o Fantasma Dançarino Ganymédes José

Resenhas - A Inspetora e o Fantasma Dançarino

Vanea 18/06/2021

Sustos
Mais uma história de sustos e ataques de desespero com essa turmimja de "investigadores".
A Inspetora, a Secretária, o Oficial e a Vigilante estão em ação mais uma vez para desvendar a história do Fantasma ? dançarino.
Afinal, fantasmas existem ou são apenas coisas da nossa imaginação?
Se eu fosse você eu leria esse livro para descobrir.

Babi 01/05/2021

Ando meio nostálgica nessa quarentena e quando me deparei com esse livro escrito por Ganymedes José , sob o pseudomio de Santos de Oliverira , um dos meus autores favoritos quando era pequena eu resolvo fazer essa leitura.
"O fantasma dançarino " é um caso divertido , ideal para crianças e pré-adolescentes que esta se aventurando no incrivel mundo dos livros que é o publico indicado. Isso não quer dizer que os mais adultos também nã possam curtir , eu mesma li o livro inteiro em uma unica sentada .

Essa coleção deixou de ser publicada a mais de 30 anos , e esses livrinjos hoje em dia são bem caros por se tornar raro , encontrei varias pessoas cogitando a ideia de republicação dessa historia .Principalmente de pessoas que leram em sua juventude e querem apresentar para essas novas gerações .
Porém , não sei se "A inspetora " passaria no teste do tempo . Tem uma personagem negra aqui , uma menina da mesma idade da Inspetora e sua prima Manu que trabalha de empregada na familia da Inspetora , o que na verdade infelizmente era uma pratica comum no interior na epoca que o livro foi escrito . O que poderia ser polemico foi a forma que a garota é tratada pelos outros personagens a maior parte do tempo e o fato do autor a ter usado como principal alivio comico.
Esta personagem , ao menos em "O fantasma dançarino" é a que tem mais presença na historia .Até mesmo que a Inspetora , que em minha opinião é a personagem mais chata de toda essa historia .

Não estou dizendo que Ganymedes é racista , os primeiros livros protagonizados por pessoas negras que li foi escrita por esse autor , ele reproduziu clichés e o pensamento da epoca , o que não é tão bem visto hoje em dia.

Carlos 17/06/2019

Muito engraçado, recomendo!
A inspetora e o fantasma dançarino de Santos de Oliveira é mais um livro que não deve faltar nas estantes. Muito simples e fácil de se ler. É ótimo para quem quer começar sua jornada na leitura. Além disso, muito engraçado e envolvente. Com personagens típicos e bem desenvolvidos. Um bom passatempo e com um enrendo bacana. Também curto, que aumenta ainda mais a vontade de terminar. Para todas idades. Recomendo!
Renata Fernandes 17/06/2019minha estante
Eu lia tanto os livros da Inspetora quando era criança, não sei como vc conseguiu essa relíquia! Ainda guardo um como se fosse uma relíquia. Pena que tá faltando um monte de páginas.

Carlos 19/06/2019minha estante
É uma pena mesmo! Consegui essa relíquia no sebo e nem fazia ideia de quão bom é esse livro! Só em saber que li um livro em que Renata Fernandes leu e gostou fico lisonjeado em ter um bom gosto! ;) Beijos!!!! ?

ClaudiaS 07/05/2009

Nome certo do Escritor
O nome do Escritor é Gaynemedes José.
Ele não só escreveu a série A Inspetora como também escreveu Vivi Pimenta, A Galinha Nanduca, Anjinha Teresinha e tantas outras histórias.
Li várias na minha infância.
Dadá 04/12/2016minha estante
Sim, mas essa série ele escreveu com pseudônimo. Se não né engano tem outros a dele tbm que ele não assinou como Ganymédes José.

Jacque 30/04/2020minha estante
Ahhhh que saudade dessas coleções. Fez parte da minha infância todinha.