O poder do hábito: Por que fazemos o que fazemos na vida e nos negócios

O poder do hábito: Por que fazemos o que fazemos na vida e nos negócios Charles Duhigg

Resenhas - O Poder do Hábito

Gabi Matthes 04/03/2024

407 páginas resumidas em algumas frases
Como estudo, o livro se arrasta para explicar um conceito. Não, não se arrasta, mas é voltado para um simples conceito: loop do hábito
Deixa: gatilho que dispara esse hábito
Rotina: atividade que é realizada sempre que esse gatilho é disparado
Recompensa: pela rotina realizada, maior o prêmio, mais enraizado fica no nosso cérebro e mais chances de serem repetidas.
A partir disso, são contadas inúmeras historias de como o hábito pode ser mudado, o que fez a mudança acontecer e como aconteceu. Assim, podemos chegar a algumas conclusões, para mudar o hábito, a rotina deve ser alterada, mas a deixa e a recompensa devem ser as mesmas. Já para criar um hábito, deve-se criar uma deixa e uma recompensa, para se criar uma rotina.
Há o que foi chamado de hábitos angulares, em que as mudanças ocorrem em outras áreas, a recompensa é oferecida em doses pequenas, causando maior motivação para a realização deles.

Nati 04/03/2024

Resenha de "o poder do hábito"
Para quem tem bastante interesse em estudar sobre formação de hábitos, padrões e rotinas, é uma leitura bem rica e esclarecedora.

O único problema que eu encontrei foi a questão das exemplificações que o autor dá antes de apresentar a teoria de cada característica do hábito. São exemplos muito extensos, muito detalhados, isso arrastou um pouco a leitura na minha opinião.

Indico a obra para quem realmente curte estudar o tema, caso contrário acredito que tem outras obras mais diretas e leves para ler rapidamente e ter uma noção aproximada sobre o tema.

Eloise.Borba 25/02/2024

O livro, através de várias histórias de sucesso, traz a importância de adquirirmos hábitos saudáveis e de como conquistamos.
Por meio de sua leitura, caso queira, fica mais simples traçarmos rotas para alcançar nossos sonhos

Crischarles 24/02/2024

Deixa, rotina e recompensa
O estudo do comportamento humano pode ser usado a seu favor, juntando o conhecimento deste livro com o "Rápido e Devagar - Duas formas de pensar" do Daniel Kahneman, podemos definir novas formas de viver e de aproveitar muitos dos nossos comportamentos automáticos para alcançar objetivos específicos, seja algo mais pessoal como alteração de peso, disciplina nos estudos, controle emocional ou até mesmo sucesso na carreira profissional.

Falando um pouco mais do livro em si, cabe mencionar que ele abrange o hábito dos indivíduos, de organizações e da sociedade. São 3 grandes tópicos que podem ser lidos e usados para diferentes propósitos.
Um dos exemplos é como uma empresa pode usar os hábitos dos seus clientes para empurrar mais produtos, parece algo fácil de ignorar quando vemos isso numa única frase, mas quando entendemos como os dados são coletas, correlacionados e transformados em marketing direcionado, você começa a entender que algumas coisas que você compra ou ou o lugar onde você as compra não necessariamente foi uma decisão sua, mas algo que foi estudado e colocado em prática para que você seguisse aquele fluxo de forma automática.

E aqui chegamos à terceira parte, onde fala sobre os hábitos da sociedade, tendo relação com o tópico anterior em alguns aspectos, já que nesta terceira parte se fala do livre-arbítrio, onde são mostrados casos que foram a juri para criminalização ao não dos atos, onde em determinados casos, ações automáticas (hábitos do corpo), quando feito de forma completamente inconsciente podem ter absolvição, enquanto outros, como vício em jogos, pode não obter o mesmo resultado.

Além do livro ser baseado em muitas entrevistas, ele também é rico em fontes, sendo aproximadamente 100 páginas dedicadas a elas entre notas e prólogo.
No apêndice também há um pequeno exemplo que pode ser seguido por aquele que está tentando alterar um hábito, lembrando sempre que ele é composto por "deixa, rotina e recompensa" e cabe ao leitor identifica-los antes de tentar mudar um hábito.

Anne C 24/02/2024

Achei o livro muuuito interessante, ainda mais pq gosto de assuntos que envolvam a neurociência. O mais legal foi que as explicações giravam em torno de acontecimentos reais, facilitando dms a compreensão.
Dou 9/10?

Larissa.Lima 23/02/2024

Tudo!
Realmente, quando colocamos uma meta em nossa vida, é possível sim a mudança. Este livro traz lições valiosas para lidarmos com os empecilhos da vida e como podemos mudar nossa rotina para melhor!

Willian321 22/02/2024

? O poder do hábito? é um bom livro para quem procura entender como funcionam nossos hábitos, como funcionam as decisões que tomamos por ?impulso?, apresenta fatos que estão diretamente aos nossos hábitos, e também descreve a maneira como podemos mudá-lo. O livro ficou um pouco maçante em determinando ponto, indo e voltando para algumas histórias nele contidas e acabou se tornando meio cansativo.

Ludmila.Medeiros 21/02/2024

O PODER DO HÁBITO
Pra quem é amante de psicologia assim como eu vai gostar bastante porque aborda TCC (teoria cognitiva comportamental ) e várias histórias com essa abordagem do comportamento humano.

Ao começar a leitura achei que fosse se aprofundar mais no hábito em si do ser humano, porém o livro fala sobre marcas e hábitos de marcas para elevar o lucro final da empresa , levando mais pelo lado do marketing delas (febreeze , target , pepsodent?.).

Retrata sobre hábitos em diferentes ângulos Empresariais e Cerebrais Como por exemplo : histórico de saúde do ser humano através de seus hábitos, e
Levando em consideração também o lado psicológico em si, Analisando os comportamentos de determinados personagens e descobrindo a causa da doença Através de hábitos que eles tiveram e levaram a eles a tal coisa.

Na minha perspectiva de leitura eu percebi, que é um pouco redundante por não terminar o mesmo assunto no mesmo capítulo e sim contar um pouco de uma história, pular pra outra história , e o final da primeira história ser concluído bemmmm lá na frente .

Achei redundante por conta de não terminar em um capítulo só , como organização , por isso um pouco chato em algumas partes e outras partes legais , demorei um pouco pra ler por conta disso mas achei a linguagem bem de boa pra ler, e no final, conta com dicas de como aplicar esses comportamentos/hábitos na vida.

Marcos Gabriel 20/02/2024

Expande o escopo de visão.
O Poder do Hábito é um livro que expõe estudos científicos sobre o comportamento humano, a origem neurológica e a criação de hábitos.
Nós somos criaturas recheadas de hábitos, sejam bons ou ruins. O Poder do Hábito nos mostra como identificar a rotina, o ponto de origem (deixa/clique/gatilho) e a recompensa que nos prende a um ciclo habitual. No livro vemos vários exemplos reais de como a força do hábito pode nos ajudar ou prejudicar.
Neste livro aprendermos que todo hábito, independente de qual for pode ser mudado, substituído por hábitos mais proveitosos e que nos ajudam a ter uma melhor qualidade de vida. Contanto que saibamos identificar, perseverar e seguir um plano previamente traçado.
A área de estudo do Hábito parece ser simples e com não muita coisa a se saber sobre. No entanto, é mais um universo que se expande para deixar claro que de nada sabemos. Neste universo, vemos que para cada ser humano hábitos, como foram desenvolvidos e como podem ser mudado vão variar de maneiras infinitas.
Não sou bom em resumos, pior ainda em explicar perfeitamente uma resenha. Enfim, recomendo a leitura.
É um livro muito bom, a leitura é fluida, o conteúdo é excelente e a forma como o autor expõe este conteúdo é igualmente excelente.

amnds 19/02/2024

Achei um bom livro, apesar de ficar um pouco repetitivo ao longo dos capítulos acho que é a essência do livro de auto-ajuda pra fixar nas nossas mentes aquilo que escolhemos ler e entender.
Mas tem artigos e estudos muito interessantes dentro do livro o que me levou a querer comprar e não me arrependi.
Foi interessante.

Felipe_vieira 18/02/2024

Esse livro mudou minha visão da vida, me fez refletir profundamente onde estava incubado os meus maús hábitos, e como transformá-los em algo positivo é benéfico pra min ?

k4shuri 17/02/2024

Bom Livro
Muitos ensinamentos para que os hábitos sejam transformados. Basta que seja realmente aplicado, assim como qualquer tipo de livro prático.

Recomendo.

lmarschalk 17/02/2024

Bom livro, mas não muito prático.
Um bom livro para quem deseja entender os fundamentos de como funciona um hábito, porém não há muitos exemplos práticos de como aplicar eles, exceto pelo excelente método Loop do Hábito, o principal aprendizado do livro. Quem gosta de entender os fundamentos de como funciona nossa mente em relação a rotinas e hábitos, ótimo livro. O que pode acabar deixando a desejar na leitura são muitas histórias e muitos nomes durante toda a leitura.