A Ciência Médica de House

A Ciência Médica de House Andrew Holtz

Resenhas - A Ciência Médica de House

Augusto Jr. 16/09/2013

Uma consulta médica!
Deixo claro que não sou fã da série House, pra ser sincero, só vi alguns episódios - dois, no máximo. Esse também não é o tipo de livro que costumo procurar ler, mas toda leitura é válida. E, de fato o conteúdo de "A Ciência Médica de House" conseguiu ser além das minhas expectativas, de modo simples mas técnico, me prendeu a ler o livro em dois dias.

O livro não trata especificamente da série, um dos motivos que me levou a continuar lendo, mas os casos acontecidos na série são mencionados, mas de modo técnico, explicativo, comprovando que há verdade sobre o que fora diagnosticado por Dr. House.

Descobri algumas coisas interessantes, tais como remédios a serem usados em algumas situações (convulsões epilépticas, usa-se Ativan), o que pode ser (dor no peito, no estômago, tontura e por aí vai) e até tive uma consulta "médica-literária-free" sobre minha tosse.
Infelizmente descobri que tenho tosse crônica. A minha pode ser "nervosa", pois só ataca quando estou ansioso pra fazer algo muito rápido. Não sei explicar, mas é quase isso.

Segue o que está no livro: "Uma tosse é considerada crônica se durar mais de três semanas. As variedades incluem gotejamento pós-nasal, sintomas semelhantes aos da asma, tosse relacionada a azia ou problemas relacionados a outras causas."

Saber o que é Sexsomnia e Síndrome de Munchausen também foi algo interessante. Nunca ouvi falar, mas foi legal saber que tais coisas existiam. Acho até que já conheci uma garota com Síndrome de Munchausen.

Portanto, creio que esse livro seja indicado pra quem curte a série (óbvio) pra desmistificar se há verdade nos casos em que o Dr. House descobre em seus pacientes, mas acho que é um livro muito bom pra estudantes de medicina - também não é o meu caso. No meu caso, li por curiosidade e pela leitura simples e interessante apresentada.

Aninha.Perez 24/04/2021

Leitura boa e necessária
Nesse livro, o autor aborda termos, doenças e outras assuntos que fazem parte da rotina dos profissionais da saúde e usa alguns episódios da série " House" como exemplo.

Dentre os assuntos, a postura do Dr House e a forma como lida com os pacientes é o que mais chama a atenção pois na série, Dra Cuddy acaba passando muito " pano" , enquanto na vida real, não seria assim e ainda com uma boa chance de ser afastado.

Aborda também a " arte da medicina" e nos convida a refletir como a tecnologia disponível, pode atrapalhar mais que ajudar no momento de diagnosticar.

Um livro que apesar de abordar os assuntos que os profissionais da saúde tem mais familiaridade, é acessível ao público leigo e super recomendo a leitura!!!

Nathy B.W. 06/08/2009

Achei o livro bastante, digamos, técnico.

Imaginei que ele citaria mais os episódios da série, coisas do tipo.

Mas gostei bastante.

Achei legal porque, como fãzona da série, sempre pinta aquela dúvida: "Caramba, será que isso existe mesmo, ou foi só o roteirista que teve um surto de criatividade?" =P

Mesmo sendo mais técnico, o livro explica de uma forma bem simples de se entender, e é o tipo de livro que consegue prender a atenção.

Só acho também que é o tipo de livro que só vai agradar quem gosta da série, pois acredito que quem não assiste a série acabaria se perdendo um pouco, apesar de o livro citar algumas partes dos episódios antes de começar as explicações.

Mand 07/04/2020

Técnico
Leitura bem técnica, conta detalhes de doenças e procedimentos

08/07/2009

Desvendando o Dr. House
Até que ponto as situações ocorridas no seriado "House" são passíveis de acontecer? As doenças apresentadas no seriado existem? Os meios de diagnóstico utilizados e os tratamentos - às vezes inusitados - estão corretos? Os métodos pouco ortodoxos utilizados pelo Dr. House são aceitos pelos profissionais de saúde? Um profissional com a (pouca) ética do Dr. House, mas com a sua habilidade em diagnosticar e tratar doenças, seria aceito na área médica?
O livro esclarece tais dúvidas e trás várias explicações sobre alguns episódios da 1ª temporada de "House", seriado transmitido pela Universal Channel.
Em alguns momentos, o livro torna-se um pouco enfadonho e repetitivo mas, no geral, é bem interessante (para quem acompanha a série).
Entretanto, relata a realidade do sistema de saúde norte-americano, bem diferente da nossa.

LaAs183 27/08/2022

Um bom livro pra quem é da área da saúde, revisar alguns conceitos e aprender outros. Pra quem é apenas um curioso sobre o assunto, não sei se será uma leitura muito satisfatória.

Dea Balle 20/01/2009

Interessante
Para fãs da série (principalmente os que possuem familiaridade com os personagens e episódios) é muito bacana ver uma explicação científica das descobertas de House, onde ele acerta e onde erra.

Algumas partes se tornam um pouco "arrastadas" por usarem muitos termos técnicos. E com certeza pessoas que nunca assitiram a série ficarão um tanto perdidas no meio de tantos nomes e cenas.

No balanço geral, é um livro muito bom para fãs e confuso para pessoas não familiarizadas.

Andrea 03/10/2009

Como já disseram aqui, eu também esperava que falasse mais sobre o seriado, mais foi mais abrangente do que isso.

É interessante, mas achei um pouco técnico demais.

Laritza 26/05/2022

Informativo.
A impressão que tive a maior parte do tempo é que o autor, e muitos dos entrevistados, estão tentando te convencer a não assistir a série. Devo dizer que não sou uma grande fã da série HOUSE, mas é indiscutível o sucesso e o fato de que a série é boa. Claro que nenhum de nós espera 100% de realismo na maioria das séries, então porque com HOUSE seria diferente?
Além disso, me pareceu que os médico abordados pelo jornalista estavam mais incomodados com a imagem que se passou na série de como o hospital (ou a Cuddy pra ser mais exata) "passava pano" pro Dr. House ao invés de penalizá-lo ou demiti-lo.
Ignorando isso, o livro é muito informativo sobre a medicina diagnóstica, se você é um leigo curioso da medicina então é uma ótima leitura, muito interessante e nem sempre tem a ver com House, só com a medicina mesmo.
Entendo que a ideia é deixar a medicina mais acessível pro público geral, mas alguns capítulos são desnecessariamente exaustivos e prolixos.

Elaine P. 21/07/2012

Não cumpre o que promete
O livro é marqueteado como se desvendasse os diagnósticos do seriado "House", mas não chega nem perto disso, o objetivo é bem outro.

Minha vídeo-resenha: http://youtu.be/SDdapxuaYHA

Bell 05/08/2010

A ciência de House
Esse livro é muito bom, trás uma linguagem simples e muito bem explicativa.
Serve tanto para estudantes de medicina quanto para leigos amadores do seriado.
Recomendo para todos os que amam o Dr. House e seu jeito cético de agir com os pacientes. E também para os que desejam se tornar grandes médicos.

Patricia Souza 28/02/2012

Livro quase técnico que questiona, explica ou aproxima os diagnósticos vistos na série da realidade. Pode ser confuso para os fãs que não entendem do assunto, mas é interessante aos fãs que atuam na medicina.

Mariana 06/01/2012

A Ciência Médica de House na vida real: Uma monotonia intensa
A princípio, "A Ciência Médica de House" não empolga. Começa de maneira muito técnica, mostrando uma realidade americana, principalmente no que diz respeito aos exames de imagem.
Mas deve-se insistir na leitura. Os capítulos finais são bem mais interessantes. Você vai descobrir qual prédio é o que aparece nas visões aéreas do Hospital-Escola Princeton-Plainsboro e vai ler as opiniões de médicos de verdade (e também de outros profissionais de saúde) sobre as atitudes do Dr. House, e como elas seriam encaradas na vida real.
Além disso, o autor explora a questão do Vicodin (Hidrocodona + Paracetamol) no âmbito dos abusos de substâncias químicas entre profissionais de saúde.
Quando comprei o livro, esperava uma discussão sobre os casos apresentados no seriado, a frequência com que eles ocorrem, os tratamentos. E não tem nada a ver com isso.
Além disso, como o livro não é tão recente, só há comentários sobre episódios das duas primeiras temporadas da série, que já está na oitava.
Está longe de ser um dos melhores livros que eu já li mas é razoavelmente bom, recomendo-o a quem não tiver nada melhor para ler e para aqueles que gostam da série.

Tama 03/02/2024

Arte imita a vida
Interessante...
No melhor estilo "a arte imita a vida".
Livro interessante, deveria ser lido por todos, sejam médicos ou pacientes

JuBa 11/09/2010

A ciência médica de House
É um livro técnico que explica o que é, ou poderia ser verdade na séria, ou que é total absurdo.

Adorei a última parte, que fala do papel das enfermeiras, e que elas (nós) temos uma função bem mais importante do que limpar pacientes, ou ser assistênte de médicos.