A Noiva Despida

A Noiva Despida Nikki Gemmell

Resenhas - A Noiva Despida

Suze 25/01/2013

Pertubador,reflexivo.
O que faz uma pessoa viver uma vida mais ou menos e não querer mudar???
E de repente passar a viver uma vida paralela,muito mais próxima do que deseja e nem assim mudar???
E quando não se espera mais nada dessa personagem,some no ar,como fumaça.
Até que ponto vive-se ou finge-se viver???

Jaqueline 11/12/2012

Descrito como “um livro que instiga e desassossega” pela revista Vogue, “A Noiva Despida” provou ser uma leitura de fato perturbadora. Logo no início do livro, descobrimos através de uma carta que a protagonista do livro, que em nenhum momento tem seu nome revelado, desapareceu misteriosamente. Em busca de pistas que pudessem esclarecer isso, a mãe da boa esposa do livro decide tentar publicar o diário de sua filha, enviando-o para editoras, e é assim que temos acesso aos pormenores de sua vida sexual.

Este início já comprometeu toda a leitura do livro para mim: que espécie de mãe publicaria detalhes íntimos de sua filha, mesmo sob o manto do anonimato? Resolvi deixar isto de lado e seguir com a história, que nos é apresentada pela escritora Nikki Gemmell através de uma linguagem bastante simples, o que mantém o ritmo da leitura dinâmico.

Trata-se da história de uma mulher em busca de si mesma, daquilo que a satisfaz, daquilo que ela nunca explorou ou pensou que pudesse ser explorado à partir da leitura de um livro do século XVII de autoria de uma esposa aparentemente exemplar que desafia o pensamento da época e conclama as mulheres a descoberta do prazer. Não se deixe enganar pela capa e pela sinopse do livro, que remetem ao sucesso “50 Tons de Cinza”: as cenas de sexo deste livro são bastante pudicas, eu diria. Não há descrições gráficas ou longas passagens sobre as sensações despertadas na protagonista, apenas algumas enumerações das coisas feitas. Confesso que isso me deixou um tanto decepcionada, pois após ler tantos lançamentos que vieram na esteira da bem sucedida trilogia de E. L. James, ainda estou esperando por um livro que realmente prenda a minha atenção neste sentido. Nada do que li até agora me surpreendeu, tanto positiva quanto negativamente.

O maior problema de “A Noiva Despida”, ao meu ver, é o estilo de sua narrativa: o diário é narrado em terceira pessoa, mas com a visão da protagonista. Eu mal consigo explicar em palavras, mas isso me causou uma péssima impressão. Sabe quando você ouve o Pelé falando “o Pelé não gosta disso?”? Então, a narrativa do livro é bem por aí. O afastamento da narradora de suas próprias ações transformou o que seria um “diário”, uma narrativa confessional, em algo completamente artificial.

A sinopse do livro diz que nossa protagonista mergulha em um mundo “onde o desejo não conhece limites”, mas não é isso que vemos. Ela estabelece regras estritas para os seus encontros, e mesmo com todo o desassossego que eles geram, ela ainda consegue voltar ao seu lar e colocar a máscara de esposa perfeita com perfeição, encarando seu marido como se nada houvesse acontecido.

Esse é um ponto muito importante do livro: por quanto tempo alguém pode levar uma vida dupla? Será que podemos passar por experiências na nossa vida que não irão nos modificar permanentemente? Será que ninguém vai notar isso? “A Noiva Despida” é um livro sobre a jornada de descoberta de uma mulher, e não um romance erótico que irá deixar os leitores subindo pelas paredes. Dito isso, boa leitura!

>>Resenha publicada no site www.up-brasil.com
Amanda Ferreira 18/12/2012minha estante
Ótima resenha, como sempre :)
Não sei exatamente porque, mas eu não esperava muito desse livro mesmo, acredito que seja mais uma leitura sem pretensões maiores, vou ler em algum momento que não estiver muito exigente.

Patricia665 23/12/2012minha estante
Adorei sua resenha, Jaqueline. Eu comecei a leitura e abandonei, já pelo o que você descreve, esse certo mal estar que causa a narrativa, a maneira como ela acontece. Mas, vou retomá-la mais adiante.

Luana 30/12/2012minha estante
Estava pensando em comprar este livro... a capa e a sinopse me chamaram a atenção. Apos ler sua resenha perdi minha empolgação, gosto de livros arrebatadores, com histórias polemicas e envolventes ( o que não parece ser este caso).
Ainda vou comprar, mas não agora, talvez mais pra frante, quando não tiver nada mais interessante para ler.
Ótima resenha.
Obrigada

Amandinha 04/01/2013minha estante
Otima resenha me parece mesmo um livro sem maiores pretensoes , ainda vou compra-lo mas ,não agora. valeu pela descreição.

Vanessa 11/01/2013minha estante
Eu achei o inicio meio lento. Quem abandonou, minha dica eh: continue!!! kkkk

Agora... espero uma continuacao pra esse livro.
Mais alguem?

Jaqueline 29/03/2013minha estante
Muito obrigada pelos comentários, meninas. Eu adoro saber a reação das pessoas as minhas resenhas aqui.

Beijos a todas!

Gabs 20/07/2015minha estante
Senti isso também. Esse distanciamento. O livro tava na.promo, a chamada era boa, resolvi comprar. No começo confesso que fiquei meio sem entender nada. A narrativa estranha.. e a edição que comprei da editora Leya, tem alguns erros de digitação, que irritam.