Como encontrar o trabalho da sua vida

Como encontrar o trabalho da sua vida Roman Krznaric

Resenhas - Como encontrar o trabalho da sua vida

Leticia.Justo 01/12/2023

Quer mudar de carreira?
Para quem sente que é hora de mudar de carreira profissional, o livro mostra algumas experiências na prática de como isso pode se tornar possível, nós dando dicas e exercícios para praticarmos nessa jornada, e nós ajudando a entender se é realmente isso que queremos. O livro aborda pontos interessantes sobre o assunto. Recomendo

Viviane.Sansone 01/09/2023

Inspirador
Livro muito bacana, com linguagem fácil e fluida. Não terminamos o livro sabendo qual o nosso trabalho perfeito até porque não há uma resposta pronta para isso. Somos apresentados a alguns caminhos a percorrer para essa descoberta. Achei um livro com perspectivas realistas, diferente de alguns best sellers por aí. Traz boas reflexões. Recomendo.

Leiliane R. Falcão 28/08/2023

Indispensável para quem quer encontrar algo além do trabalho
Este é meu segundo contato com o Roman Krznaric, desta vez falando sobre um tema que tenho profundo interesse: carreira e propósito.
A proposta deste livro é levar o leitor a uma série de reflexões profundas sobre as cinco dimensões do sentido no trabalho (dinheiro, status, fazer a diferença, paixão e talento), e através delas, o autor nos provoca a compreender os impactos dessas dimensões nas nossas escolhas de carreira. Parece tão simples (e no fundo, é mesmo), mas saber o que de fato nos dá mais tesão quando pensamos em carreira é fundamental para fazermos escolhas que façam sentido com os nossos valores, e que consequente, nos dê a sensação de estarmos fazendo aquilo que nascemos para fazer.
O que mais gostei deste livro, é que ele não prega a construção de uma carreira estática (me formei em direito, logo preciso advogar até morrer). Muito pelo contrário, o autor trás uma série de exemplos sobre pessoas que foram verdadeiros polímatas; alimentaram vários interesses ao longo da vida sem se prender a um rótulo específico. Eu adorei conhecer aqui a história de um Ceo de uma empresa de seguros que também era poeta, e conseguia equilibrar muito bem os pratos da carreira executiva e artística. A gente tem uma tendência a achar (e esse é um achismo muito forte no mundo corporativo) que precisamos ser uma coisa só, super especialista em algo e que fomentar qualquer tipo de interesse periférico é perda de tempo. Felizmente autores como o Kznaric e a The School of Life existem para nos ajudar a enxergar toda a potência que há em ser um ser humano.

Vinicius 10/12/2022

Para consultar de tempos em tempos
Como sempre The School of Life não decepciona. Aquele tipo de conteúdo conciso, com insights profundos.

Claro que não é o tipo de livro que ao final vai te dar uma vocação a seguir, mas ajuda a esclarecer as motivações que estão em jogo na escolha de uma profissão, sem ignorar aspectos mais pragmáticos, como remuneração.

Oferece ferramentas que nos ajudam a identificar paixões, estados de flow e nossos anseios por liberdade. Regado de reflexões filosóficas (de Aristóteles a Nietzsche), referências literárias e sugestões de filmes, além de depoimentos de quem mudou de carreira e adorou ou se arrependeu.

Vale muito para todos, mas principalmente para quem se questiona sobre um sentido maior no trabalho.

Antonio 10/09/2022

Dicas e perguntas fundamentais para fazer a si mesmo!
Será que procurar a realização em um trabalho é um luxo?
Para quase todo mundo há algumas décadas ou séculos atrás, sim! Para 99% das pessoas, ter um trabalho que garantisse a sobrevivência já seria uma grande conquista. Só que nós, na modernidade, nos tornamos mais exigentes, e por isso ESCOLHER ficou bem mais difícil. Tanto que o livro começa com exemplos de pessoas que até ganham muito bem, mas estão insatisfeitas nos seus empregos atuais.
Queremos nos realizar, queremos um trabalho gratificante, e as exigências são tão grandes que o autor, Roman Krznaric, chega a dizer: não seria mais fácil aceitar que nenhum trabalho será ideal, e ver o trabalho como um “mal necessário”?
Não! Para isso ele dá uma série de dicas. Usa conceitos amplos, pois você mesmo deverá responder a questões fundamentais.
Há 3 aspectos que são muito importantes para o ser humano contemporâneo: 1) Sentido; 2) Fluxo; e 3) Liberdade.
Primeiro, ele fala desses 3 aspectos, e depois dá dicas de como mudar de carreira. Cita, com certa ironia, um livro intitulado “O Paradoxo da Escolha”. Quer dizer: temos tantas opções (de carreiras, de produtos, de serviços), que não conseguimos escolher, ficamos paralisados. E, se escolhemos, achamos que poderíamos ter escolhido melhor. Esse é o resultado de ter liberdade demais!
É verdade que existem os testes vocacionais, mas eles não são muito confiáveis. Quando se faz o teste-reteste, ou seja, o teste é refeito depois de algum tempo, o resultado pode ser bem diferente.
O que dá SENTIDO a um trabalho? São 5 itens: 1) ganhar dinheiro; 2) alcançar status; 3) fazer a diferença; 4) seguir nossas paixões; 5) usar nossos talentos. É verdade que todos esses itens são importantes, mas qual é o peso que você dá a cada um deles? Perceba que nos dois primeiros (dinheiro e status) a motivação é extrínseca (o trabalho é um meio para um fim), e nos três últimos é intrínseca, ou seja, está no próprio trabalho, na satisfação que você pode tirar dele.
Dinheiro sabemos o que é. Status quer dizer ser reconhecido, aplaudido, mas essa dimensão social do trabalho sempre está presente. Querer Fazer a Diferença é mais complexo. Envolve ética, participação, ideais nobres. Seguir Nossas Paixões, por outro lado, envolve autoconhecimento, no seguinte sentido: a paixão de cozinhar, por exemplo, pode ser estragada pela pressão de cozinhar sob pressão, num restaurante — mas que seria bom transformar uma paixão em um trabalho, seria! E Usar Talentos desemboca numa questão maior, pois somos seres múltiplos, com vários talentos, ou capacidades a desenvolver. Temos múltiplos eus! O exemplo que ele dá é Leonardo Da Vinci (o ideal generalista da Renascença), o que é um pouco injusto com nós, simples mortais. Mas é possível desenvolver talentos serialmente, ou seja, primeiro desenvolver um, depois outro etc (*um especialista serial).
A partir do capítulo 4 ele dá dicas práticas! A partir de certo ponto, é impossível querer resolver essa questão teoricamente — é preciso resolvê-la na prática. O exemplo mais radical é de uma mulher que passou um ano testando vários trabalhos para poder se decidir. Mesmo que você não tenha um ano livre, é possível, sim, testar atividades, pôr a mão na massa, pois essa é maneira mais efetiva de tomar uma decisão (* pois “planejar, depois implementar” geralmente não dá certo). Você pode, por exemplo, arranjar um trabalho nas férias.

“Quando eu era solteira, tinha uma lista mental das qualidades que meu namorado deveria ter. Mas alguns caras, que atendiam a todos os critérios da lista, não me faziam sentir nada. Então chega uma hora em que você conhece alguém que não atinge metade dos seus critérios, mas que a deixa maluca. Acho que é isso que devemos procurar num emprego. Descobri isso quando acompanhava um diretor de publicidade; fiquei totalmente fascinada”.
A questão do 2) Fluxo e da 3) Liberdade também são muito importantes. Queremos um trabalho que flua, e queremos nos sentir livres para fazer outras coisas (um exemplo: ficar com os filhos).

alex_fsi 22/08/2021

Essencial até mesmo p/ quem já encontrou um trabalho satisf.
É um livro que apresenta vários aspectos do que pode tornar nossa vida mais satisfatória e desmistifica aquele censo comun de que só temos uma única vocação possível.

É um livro que nos apresenta diversas facetas do que podemos procurar em atividades que fazendo que possam nós tornar empolgados com o que fazemos, principalmente o trabalho

Mari Imaginária 28/04/2021

Eu precisava dessa leitura
Á SE SENTIU INFELIZ NO TRABALHO?; Já sentiu que faz o que ama mas não tem retorno? Já sentiu que se acomodou e tem medo fazer o que vc realmente gosta? Já sentiu que trabalha pelo dinheiro e não sente prazer nisso? Já quis diminuir a carga de trabalho e não conseguiu? Se alguma dessas perguntas já passaram pela sua cabeça, esse livro é para você! Eu o li há muitos anos quando estive numa super crise, e esse livro me deu alento nesse momento. Tantas muitas histórias de pessoas que mudaram da água pro vinho, de gente que adaptou o trabalho com sucesso, que mexeu na carga horária, enfim, gente que teve coragem de se dar uma chance de viver bem e trabalhar com prazer. Vou colocar a resenha da editora aqui pra vcs terem uma ideia:

Como levar a vida profissional para novas direções? O desejo por um trabalho gratificante é uma das grandes aspirações dos tempos modernos, e este livro aborda os caminhos possíveis para realizar esse objetivo. Ele explora as contradições que cada um enfrenta para ter dinheiro e reconhecimento profissional e, ao mesmo tempo, fazer algo significativo que esteja em sintonia com o talento individual. Roman Krznaric aborda aqui o senso de realização e propósito do trabalho na vida, a vocação para cada atividade e a determinação para fazer escolhas fundamentais na vida profissional. Segundo o autor, o receio na tomada de decisões profissionais mais drásticas, desde a juventude, faz com que o indivíduo acabe se acomodando em posições que podem não agradar a ele. Sabendo que a realização profissional se dá através de um conjunto de fatores, que partem da escolha de uma área na qual o indivíduo possui vocação e gosto, Krznaric lembra que a coragem para buscar a área de maior interesse é fundamental na carreira. Ao recorrer à sociologia, psicologia, história e filosofia, o autor escreve um guia prático que busca ajudar a seguir um rumo nesse labirinto de opções, superar o medo da mudança e encontrar uma carreira que fará o indivíduo prosperar.

Maria 30/03/2021

Gostei
Muito bom, traz reflexões diferentes dos demais livros do gênero. Já mencionei que não sou muito fã desse estilo, mas achei a leitura desse muito leve e fácil. Não é completo, mas gostei bastante da escrita do autor. Acho que deveria ser atualizado!

Clara.Helenah 31/12/2020

Excelenteeee!
Simples, prático e objetivo este livro nos faz repensar, profundamente o que desejamos de verdade para nossas vidas no aspecto carreira e trabalho, o que por consequência direta impacta nossa vida pessoal, família, amigos etc.

Traz a tona os medos e incertezas de uma possível mudança de trabalho, bem como o quanto as vezes se é infeliz na carreira corporativa. É nesse cenário que o autor nos faz questionar outras alternativas, inclusive com exercícios práticos que ajudam na reflexão de como poderíamos usar nossas habilidades e talentos em prol de um propósito maior, que vai além de salário, status social e bens materiais.

Então fica a dica pra quem está naquele momento de repensar - a vida - e também pra quem não está! A provocação é bem vinda e te garanto que valerá a pena!

Frase - Precisamos saber o que realmente estamos procurando, e essa questão é composta por três ingredientes fundamentais: sentido, fluxo e liberdade.

Dje 06/08/2020

Prático.
Gostei bastante da leitura, indica ótimos caminhos para quem busca inovações profissionais.

altamir neto 17/09/2019

Um guia para quem está perdido
Como disseram em outras resenhas, é um livro bastante acessível. De leitura rápida.
O autor, através de exemplos em biografias e dados científicos, trabalha em vários conceitos mais atuais sobre trabalho satisfatório, ao contrário daquele em que oferecerá segurança, dinheiro, mas nenhuma realização.
Apesar de achar que faltaram mais exemplos narrativos para reforçar os argumentos apresentados, e de ter sido pouco trabalhada no final a utilidade prática dos questionários durante o livro, jamais esquecerei das três principais características para um trabalho realizador que o livro apresenta: Sentido, Fluxo e Liberdade.
Você não encontrará uma resposta concreta sobre qual a carreira ideal para seguir a partir da leitura do livro, mas ele te oferecerá as ferramentas necessárias para encontrar a atividade que mais trará satisfação a sua vida.

Lavinia 17/02/2019

"Como encontrar o trabalho da sua vida", Roman Krznaric
Em "Como encontrar o trabalho da sua vida", um dos livros da School of Life, Roman Krznaric explora diferentes aspectos sobre a busca por uma profissão significativa e transformadora. Por meio da sociologia, filosofia, psicologia e história o autor apresenta as diversas contradições que abarcam a vida profissional.

O que é sucesso? Como encontrar sua vocação? Qual é a importância do dinheiro? Essas e outras questões, o autor procura responder de forma clara e interessante, trazendo exemplos fascinantes de pessoas reais que nos fazem refletir sobre nossas escolhas de vida. Além disso, no livro você encontra sugestões e orientações que podem te ajudar na sua busca pela realização profissional.

site: @sobrepaginas (instagram)

DaniM 04/01/2018

Com um título que parece autoajuda – algo que eu detesto e evito – quase o deixei passar, mas fiquei feliz de não tê-lo feito, porque eu adorei esse livro. Através da filosofia e da psicanálise, ele avalia objetivamente uma das maiores angústias de nosso tempo – o desejo de encontrar realização no trabalho. O autor desmistifica várias crenças limitantes, ao mesmo tempo em que pragmatiza delírios coletivos. Uma leitura não apenas pra quem busca um trabalho que reflita seus valores, mas para qualquer um que busque uma vida com significado.

“O castigo mais terrível para qualquer ser humano, escreve Dostoiévski, seria a condenação a uma vida inteira de trabalho “absolutamente desprovido de utilidade e sentido”

site: https://www.instagram.com/danimansur/

Elaine 09/09/2017

Excelente!
Acabei lendo esse livro por indicação de uma mestra, porque, pelo título, eu não leria. Me surpreendeu muito a qualidade do texto e a abordagem do autor. Está entre os meus favoritos.

Victor.Mazzei 03/04/2017

Felicidade no trabalho
Esse livro mexeu muito comigo, por mostrar como podemos alinhar nossos talentos a uma profissão que nos renda satisfação pessoal e profissional.

site: http://www.psicoespaco.com.br/inspire-se/mais-acao-mais-recompensas