Como encontrar o trabalho da sua vida

Como encontrar o trabalho da sua vida Roman Krznaric

Resenhas - Como encontrar o trabalho da sua vida

Vinicius 10/12/2022

Para consultar de tempos em tempos
Como sempre The School of Life não decepciona. Aquele tipo de conteúdo conciso, com insights profundos.

Claro que não é o tipo de livro que ao final vai te dar uma vocação a seguir, mas ajuda a esclarecer as motivações que estão em jogo na escolha de uma profissão, sem ignorar aspectos mais pragmáticos, como remuneração.

Oferece ferramentas que nos ajudam a identificar paixões, estados de flow e nossos anseios por liberdade. Regado de reflexões filosóficas (de Aristóteles a Nietzsche), referências literárias e sugestões de filmes, além de depoimentos de quem mudou de carreira e adorou ou se arrependeu.

Vale muito para todos, mas principalmente para quem se questiona sobre um sentido maior no trabalho.

Clara.Helenah 31/12/2020

Excelenteeee!
Simples, prático e objetivo este livro nos faz repensar, profundamente o que desejamos de verdade para nossas vidas no aspecto carreira e trabalho, o que por consequência direta impacta nossa vida pessoal, família, amigos etc.

Traz a tona os medos e incertezas de uma possível mudança de trabalho, bem como o quanto as vezes se é infeliz na carreira corporativa. É nesse cenário que o autor nos faz questionar outras alternativas, inclusive com exercícios práticos que ajudam na reflexão de como poderíamos usar nossas habilidades e talentos em prol de um propósito maior, que vai além de salário, status social e bens materiais.

Então fica a dica pra quem está naquele momento de repensar - a vida - e também pra quem não está! A provocação é bem vinda e te garanto que valerá a pena!

Frase - Precisamos saber o que realmente estamos procurando, e essa questão é composta por três ingredientes fundamentais: sentido, fluxo e liberdade.

alex_fsi 22/08/2021

Essencial até mesmo p/ quem já encontrou um trabalho satisf.
É um livro que apresenta vários aspectos do que pode tornar nossa vida mais satisfatória e desmistifica aquele censo comun de que só temos uma única vocação possível.

É um livro que nos apresenta diversas facetas do que podemos procurar em atividades que fazendo que possam nós tornar empolgados com o que fazemos, principalmente o trabalho

Mari Imaginária 28/04/2021

Eu precisava dessa leitura
Á SE SENTIU INFELIZ NO TRABALHO?; Já sentiu que faz o que ama mas não tem retorno? Já sentiu que se acomodou e tem medo fazer o que vc realmente gosta? Já sentiu que trabalha pelo dinheiro e não sente prazer nisso? Já quis diminuir a carga de trabalho e não conseguiu? Se alguma dessas perguntas já passaram pela sua cabeça, esse livro é para você! Eu o li há muitos anos quando estive numa super crise, e esse livro me deu alento nesse momento. Tantas muitas histórias de pessoas que mudaram da água pro vinho, de gente que adaptou o trabalho com sucesso, que mexeu na carga horária, enfim, gente que teve coragem de se dar uma chance de viver bem e trabalhar com prazer. Vou colocar a resenha da editora aqui pra vcs terem uma ideia:

Como levar a vida profissional para novas direções? O desejo por um trabalho gratificante é uma das grandes aspirações dos tempos modernos, e este livro aborda os caminhos possíveis para realizar esse objetivo. Ele explora as contradições que cada um enfrenta para ter dinheiro e reconhecimento profissional e, ao mesmo tempo, fazer algo significativo que esteja em sintonia com o talento individual. Roman Krznaric aborda aqui o senso de realização e propósito do trabalho na vida, a vocação para cada atividade e a determinação para fazer escolhas fundamentais na vida profissional. Segundo o autor, o receio na tomada de decisões profissionais mais drásticas, desde a juventude, faz com que o indivíduo acabe se acomodando em posições que podem não agradar a ele. Sabendo que a realização profissional se dá através de um conjunto de fatores, que partem da escolha de uma área na qual o indivíduo possui vocação e gosto, Krznaric lembra que a coragem para buscar a área de maior interesse é fundamental na carreira. Ao recorrer à sociologia, psicologia, história e filosofia, o autor escreve um guia prático que busca ajudar a seguir um rumo nesse labirinto de opções, superar o medo da mudança e encontrar uma carreira que fará o indivíduo prosperar.

Maria 30/03/2021

Gostei
Muito bom, traz reflexões diferentes dos demais livros do gênero. Já mencionei que não sou muito fã desse estilo, mas achei a leitura desse muito leve e fácil. Não é completo, mas gostei bastante da escrita do autor. Acho que deveria ser atualizado!

CleitonOliveira 11/10/2013

Como encontrar o trabalho da sua vida
O livro Como encontrar o trabalho de sua vida do autor Roman Krznaric, nos mostra como podemos encontrar um trabalho gratificante, que nos traga realizações e sentido de liberdade.

Ele explora as contradições que as pessoas enfrentam para ter em vez de ser, ter dinheiro e status, mas não necessariamente faz o que gostam e são felizes em seu trabalho, perdendo um tempo precioso de suas vidas para manter as aparências exigidas pela sociedade.

O autor apresenta diversas histórias interessantes de pessoas que resolveram sair de sua zona de conforto para poder exercer trabalhos mais gratificantes. Roman Krznaric efetua uma critica até nos testes vocacionais, em que através de analises são mostradas possíveis carreiras que o candidato pode se destacar. Não necessariamente descartar essas hipóteses, mas sim ter que exercê-la pelo resto de suas vidas.

site: http://www.resenhavirtual.com.br/blog/encontrar-vida-roman-krznaric-2/

Leticia.Justo 01/12/2023

Quer mudar de carreira?
Para quem sente que é hora de mudar de carreira profissional, o livro mostra algumas experiências na prática de como isso pode se tornar possível, nós dando dicas e exercícios para praticarmos nessa jornada, e nós ajudando a entender se é realmente isso que queremos. O livro aborda pontos interessantes sobre o assunto. Recomendo

Flor Baez 18/10/2013

Trabalho e bem-aventurança
Hoje vim aqui para falar sobre o trabalho, um tema que sempre me questionei, pois um jovem de 16, 17, 18 talvez não esteja suficientemente maduro para fazer uma escolha assertiva. Geralmente quando optamos por determinada profissão éramos outra pessoa e talvez esta escolha não condiga com o que somos hoje. Como encontrar o trabalho da sua vida é um livro do filósofo australiano Roman Krzaric, que ajuda, orienta, encoraja quem ainda se sente um tanto perdido ou insatisfeito com a posição que ocupa no mercado de trabalho.

Certamente metade das pessoas que você conhece não deve estar satisfeitas com o seu emprego, seja pela remuneração ou status. Mas atualmente, os indivíduos do século XXI precisam de algo que vai além do dinheiro para encontrar plenitude em suas atividades: o trabalho deve fazer sentido, refletir os seus valores, praticar seus talentos e vibrar. Sim, eu acredito que podemos ir para o trabalho contentes e realizados e se ainda não é assim, talvez é chegado o momento de repensar toda a jornada. Não interessa se você tem 20, 30, 40, 50 ou 60 anos. Todo o momento é propício.

Precisamos trabalhar com aquilo que podemos usar os nossos talentos. Se você acha que não tem nenhum é porque nunca parou para pensar seriamente neste assunto. A nossa fome existencial não é saciada unicamente pela a remuneração, por isso tantas pessoas estão insatisfeitas com o que fazem hoje. Pois, francamente, não faz o menor sentido dedicarmos nosso tempo e esforço fazendo algo que não vibre dentro de nós. É um atentado contra a vida. E quantas pessoas você conhece estão cometendo esse suicídio lentamente?! Só o dinheiro não compensa.

Se você tivesse a possibilidade de começar tudo de novo escolheria qual carreira?! Quando penso nisso logo vem a imagem do meu pai, que já na casa dos 50 decidiu fazer engenharia. Hoje está formado e muito contente com sua profissão, uma fonte de inspiração para que eu possa correr atrás dos meus sonhos. Hoje gosto muito do meu trabalho, ele é autônomo, flexível e me permite pensar em outras carreiras, por que não?! Só de me imaginar engessada fazendo uma única coisa me dá tédio.

Como disse o filósofo Roman Krznaric: “a história do trabalho tem sido escrita com muito sacrifico e tédio.” Muitas pessoas suportam seus trabalhos apenas por atender suas necessidades materiais e assim passam a semana ansiando pelo fim de semana. Ao invés de lamentar uma escolha que não deu certo, que tal criar coragem e explorar outras atividades?! É isso que o livro Como encontrar o trabalho da sua vida propõe. Ser especialista não compreende os múltiplos eus que existem dentro de cada um. “Seguindo uma perspectiva renascentista mais positiva, buscar diversas carreiras ao mesmo tempo é uma maneira de prosperar e de ser fiel aos nossos múltiplos eus.” Um dos exercícios do livro é você listar cinco profissões distintas que você gostaria de exercer por um ano. Na minha lista eu escrevi, escritora, vendedora de livros, dona de um bar em Balí, cozinheira e professora.

Sabemos que o medo é o principal obstáculo quando as pessoas decidem mudar de carreira ou arriscar num novo projeto de vida, mas a experiência deve ser a mestra que conduz às transformações. Se não temos coragem de arriscar de uma única vez, experimente exercer uma nova atividade nos fins de semana, talvez assim você possa ter a certeza de que é isso que quer e ir se ambientando com o novo ofício.

"A forma de arrependimento mais emocionalmente corrosiva ocorre quando deixamos de agir em relação a algo que é profundamente importante para nós."

"De longe, o maior erro que as pessoas cometem quando tentam mudar de carreira é esperar a definição de um destino para dar o primeiro passo. A única maneira de criar a mudança é colocando nossas possíveis identidades em prática, trabalhando e aprimorando-as até estarem suficientemente entranhadas com a experiência para orientarem a realidade, não olhando para dentro. A melhor reflexão vem depois, quando estamos sob o impacto e quando existe algo a refletir. "

O livro é maravilhoso, inspirador e corajoso. Não é um manual utópico, ao contrário, ele é prático, objetivo e te provoca muitas reflexões. Chega de manter um emprego que já passou o prazo de validade. A vida pede ação e coragem.

Leia mais: http://papricadoce.blogspot.com.br/2013/10/como-encontrar-o-trabalho-da-sua-vida.html

site: http://papricadoce.blogspot.com.br/2013/10/como-encontrar-o-trabalho-da-sua-vida.html

Cássio Ulisses 16/07/2014

Boa leitura
Me emprestaram o livro e nao estava muito interessado na leitura, mas como foi um empréstimo, resolvi ler. O livro é curto, mas de fácil leitura. Ele me surpreendeu, pois achava que fosse um livro com uma história chata, mas é recheado de boas histórias e exemplos. Embora seja no tema do trabalho, acredito que também ajude na vida. Boa leitura.

Bianca 11/05/2015

Um guia
De leitura leve e rápida, cumpre a função de orientar na busca pela felicidade profissional. Se você não está feliz no seu trabalho atual, e não sabe para onde ir, eu aconselho a leitura deste livro!

Celaro 10/02/2016

"Faça agora, reflita depois"
O livro traz insights para entendermos o porquê das angústias contemporâneas com nossa vida profissional, uma vez que nunca escutamos tais agruras da boca de nossos avós. Através de uma metodologia própria, sob o mote do "faça agora, reflita depois", o autor muda o enfoque tradicional de planejar e agir, convidando o leitor a refletir sobre o tema de forma prática, sem receitas mágicas, desfazendo a ilusão romântica do "trabalho perfeito".

Victor.Mazzei 03/04/2017

Felicidade no trabalho
Esse livro mexeu muito comigo, por mostrar como podemos alinhar nossos talentos a uma profissão que nos renda satisfação pessoal e profissional.

site: http://www.psicoespaco.com.br/inspire-se/mais-acao-mais-recompensas

Elaine 09/09/2017

Excelente!
Acabei lendo esse livro por indicação de uma mestra, porque, pelo título, eu não leria. Me surpreendeu muito a qualidade do texto e a abordagem do autor. Está entre os meus favoritos.

DaniM 04/01/2018

Com um título que parece autoajuda – algo que eu detesto e evito – quase o deixei passar, mas fiquei feliz de não tê-lo feito, porque eu adorei esse livro. Através da filosofia e da psicanálise, ele avalia objetivamente uma das maiores angústias de nosso tempo – o desejo de encontrar realização no trabalho. O autor desmistifica várias crenças limitantes, ao mesmo tempo em que pragmatiza delírios coletivos. Uma leitura não apenas pra quem busca um trabalho que reflita seus valores, mas para qualquer um que busque uma vida com significado.

“O castigo mais terrível para qualquer ser humano, escreve Dostoiévski, seria a condenação a uma vida inteira de trabalho “absolutamente desprovido de utilidade e sentido”

site: https://www.instagram.com/danimansur/

Lavinia 17/02/2019

"Como encontrar o trabalho da sua vida", Roman Krznaric
Em "Como encontrar o trabalho da sua vida", um dos livros da School of Life, Roman Krznaric explora diferentes aspectos sobre a busca por uma profissão significativa e transformadora. Por meio da sociologia, filosofia, psicologia e história o autor apresenta as diversas contradições que abarcam a vida profissional.

O que é sucesso? Como encontrar sua vocação? Qual é a importância do dinheiro? Essas e outras questões, o autor procura responder de forma clara e interessante, trazendo exemplos fascinantes de pessoas reais que nos fazem refletir sobre nossas escolhas de vida. Além disso, no livro você encontra sugestões e orientações que podem te ajudar na sua busca pela realização profissional.

site: @sobrepaginas (instagram)