A Invenção de Hugo Cabret

A Invenção de Hugo Cabret Brian Selznick

Resenhas - A Invenção de Hugo Cabret

Davi.Paiva 27/08/2023

Mais que uma leitura. Uma experiência!
Link Amazon: https://amzn.to/3KZE7hx

Mais um livro que li graças a uma doação na Geloteca (geladeira adaptada para troca de livros em algumas estações de trem). E pelo meu código de honra, o que me vem de doação vai embora por doação. No entanto, diferente do que fiz com "A Ilha do Tesouro", que li há pouco tempo, este já está com doação reservada (e é para a mesma pessoa que conseguiu o livro que mencionei).

A princípio eu pensei em cancelar a doação e ficar com o livro para mim, mas reparei o que o exemplar que li vem com selo de distribuição de escola pública e tem umas leves avarias. Se eu comprar, quero um exemplar novinho e intacto. E diferente do que faço com outros títulos, este eu faço questão que seja impresso.

Motivo: ler "A Invenção de Hugo Cabret" é mais que uma leitura. É uma experiência!

O livro pode ter 530 páginas e assustar pelo tamanho (ainda mais se você levar em conta que a editora usou um papel mais grosso que uma sulfite comum). No entanto, a quantidade de ilustrações em páginas duplas mostra que é possível ler 100 páginas em um dia ou quem saber concluir a leitura em uma semana. Eu mesmo só levei 2 dias...

Ainda sobre as ilustrações e fotos presentes no livro: são incríveis! Quando você se acostuma com o traço do autor nos desenhos, eis que é surpreendido com a foto de um filme clássico e depois com outros desenhos de um cineasta famoso que serviu de inspiração para a produção do livro. Isso é de encher os olhos.

E sobre o enredo: temos um jovem Hugo Cabret que parece ser muito sagaz para um garoto de 12 anos que vive nas sombras de uma estação de trem. No entanto, ainda é possível sentir os pés dele no chão porque ele é falho, cai em golpes, depende de outros e se perde até em seus propósitos. Tudo isso cativa muito o leitor.

E Hugo não está sozinho: ele convive com aliados não tão fiéis assim (alguns chegam a enfrentá-lo), antagonistas mal compreendidos e nenhum vilão. Por quê? Porque a história não precisa.

E o final? É bem fechado e soando quase como uma carta do autor aos leitores. E me senti abraçado por Hugo e seus amigos ao fim da leitura.

Então se procuram uma obra onde todas as artes (o texto, as fotos, as ilustrações selecionadas e as sequenciais do autor) contam uma história, não deixem de ler "A Invenção de Hugo Cabret".

Recomendo!

LALA LITERARIOS 26/08/2023

Um mundo onde o mistério e o suspense ditam as regras..

Eu amei demais, genial, envolvente e fluida, muito gostosa de ler, me deixou super curiosa, com imagens incríveis e uma escrita surpreendente..

"Vai ver que com as pessoas é a mesma coisa - continuo Hugo. - Se você perder a sua motivação... é como se estivesse quebrado."

Leandro571 25/08/2023

é um livro que mais da metade das páginas são desenho, quando aparece algum texto é muito imersível, a história é ótima

Marilia.Raphaela 24/08/2023

O homem da escrivaninha
Embora o livro tenha 533 páginas, é possível terminar de ler em menos de um dia, devido tanto as várias ilustrações, quanto a narrativa direta e de fácil compreensão.

Ilustrações maravilhosas em preto e branco feitas a lápis, além de imagens de filmes reais que mexem com nosso imaginário.

Uma história de com emoção, mistério e paixão pelo cinema e por invenções. Simplesmente uma viagem fantástica. ??

Krever 21/08/2023

Escolar
O primeiro livro escolar que realmente me interessou, lembro-me de tê-lo lido enquanto estava no sétimo ano do ensino fundamental e até hoje tanto a história quanto o livro continuam sendo incríveis. O livro além de me trazer nostalgia do ensino fundamental também é um dos meus queridinhos, vale a pena ler

EloAse.Scheffer 12/08/2023

Que livro!! ?

Iniciei a leitura sem nenhuma pretensão, e fui recebida por uma escrita que me fez emergir em uma história incrível; cheia de mistério, superação e amizade!

Como amante da literatura acabo passando muito tempo com os livros e as telas não me atraem muito; mas me apaixonei pela história do cineasta Georges Méliès e terminei o livro com outra perspectiva querendo ir ao cinema hahahaha!!

timida 10/08/2023

O livro é incrível, é uma experiência completamente nova, é como se estivesse vendo um filme lendo. Vale muito apena até porque sua leitura é rápida porém os desenhos são simplesmente magnífico.

belaland_ 04/08/2023

Me lembrou minha infância
Enquanto lia esse livro eu lembrava do filme que assisti não sei quantas vezes na sessão da tarde quando criança. Muito gostosinho.

Marri 26/07/2023

A Invenção de Hugo Cabret
Não imaginei que iria gostar tanto desse livro. Com sua trama interessante e todas as referências ao mundo do cinema, fui me apaixonando pouco a pouco por cada um dos personagens e dos filmes apresentados.

Minha maior diversão era observar ilustração por ilustração de Hugo passeando por dentro das paredes da estação, descobrindo seus segredos pouco a pouco.

Klara.MAller 25/07/2023

Eu simplesmente amei esse livro assim como amo o filme. Adoro a temática, os desenhos, o desenrolo da história. Sou completamente apaixonada por essa história.

Nicolie1 25/07/2023

Falando sobre a leitura
Achei o livro super maravilhoso, como è um leitura rápida pois o livro 3/5 è de imagens achei muito legal ... Cometi o erro que ler e depois assistir o filme me arrependo amargamente infelizmente nunca fazem os filmes parecido com os respectivos livros . Leia e não se arrependerá

melissa.arrivbene 20/07/2023

Amo tanto, mais tanto os desenhos nesse livro, e a historia dele, eu acho q é um dos melhores nessa faxa etaria

J. Neto 17/07/2023

Leiam este livro, ele é incrível!
Que livro incrível! Que história sensacional! De fácil e agradável leitura, ler ele é viver a história de Hugo, os conflitos e alegrias! Fico feliz por ter lido.

emole 16/07/2023

Bom livro
Estava ha anos postergando a leitura desse livro, mas não poderia ser melhor do que foi. a história me cativou, apesar de não ter certeza até que ponto ela é "real".

é uma leitura suave e com bastante ilustrações, todas muito bem desenhadas. definitivamente valeu o passa tempo de minhas férias kkkkk

Amanda 12/07/2023

Ode ao cinema
A Invenção de Hugo Cabret não é um livro convencional, a começar pela estrutura, feita em linguagem mista, com trechos escritos e várias páginas ricamente ilustradas pelo próprio autor entremeando a história. Essas ilustrações, na verdade, não estão ali só para deixar a edição lindíssima, mas para narrar várias cenas que precisam desse suporte visual.

Outro diferencial é a ficção criada em torno de um personagem muito real: Georges Méliès, um ilusionista e cineasta francês, pioneiro em muitos elementos das artes cinematográficas. Assim, partindo de uma história em nada relacionada à Sétima Arte, em que acompanhamos o jovem órfão Hugo Cabret em sua luta pela sobrevivência após o desaparecimento do tio, fazendo a manutenção de diversos relógios em uma estação de trem francesa e roubando migalhas para se alimentar, vamos pouco a pouco adentrando uma narrativa mais densa e colorida pela profunda homenagem a Méliès.

Como a história de Hugo Cabret e George Méliés se entrelaçam é que é o verdadeiro florescer desse enredo, que, apesar de não ser complexo e de se apresentar de forma bastante previsível, tem como ponto super positivo o próprio storytelling.

Embora seja um livro com muitas páginas - mais de 500 -, a leitura é rapidíssima, fácil, destinada a um público infantojuvenil e muito tranquila de se assimilar e curtir, especialmente considerando que boa parte dessas páginas são, na verdade, as ilustrações. Recomendo como experiência gráfica e narrativa, aos amantes do cinema e também aos mais jovens, que podem encontrar uma boa porta de entrada para a leitura em um livro mais dinâmico.