A Invenção de Hugo Cabret

A Invenção de Hugo Cabret Brian Selznick

Resenhas - A Invenção de Hugo Cabret

Yasmim 19/09/2024

Me lembrei dessa preciosidade
Um dos livros que me inseriu no mundo da leitura, vi numa livraria, fiquei encantada e pedi pro meu pai, que me deu, pq eu já era apaixonada por ler (lia turma da mônica e livros infantis)

acho que deve ter sido lá por 2011/2012, não me recordo muito bem, mas eu era bem nova

tbm foi o primeiro livro desse tamanho que li kkkk

tava aqui listando 20 livros que me influenciaram e lembrei dele, que me influenciou a continuar sempre lendo e a amar fantasia!

deu vontade de reler hehe

patriciamarilene 16/09/2024

As ilustrações são incríveis!
Eu amo fantasia, mas quando ela tem um dedinho de "baseado em uma história real" ganha meu coração. A inspiração desse livro é muito original, muito profunda. Saber que antigamente as crianças estavam a mercê da vida, que algumas até hoje sofrem com isso é dolorido. O interesse pelo conhecimento me cativa, e ler que crianças tão novas estavam dispostas a aprender, é incrível.

Karoline141 09/09/2024

INCRÍVEL
Achei que tinha feito a resenha desse livro, mas aparentemente não...
Leitura de descanso maravilhosa!
Que livro gostoso! Aqui a narrativa se complementam com as imagens e vão constuindo uma história super bacana! Ainda nos contempla com curiosidades sobre o cinema francês. Legal demais!
Otávio 09/09/2024minha estante
Vi o filme e nem sabia que era baseado em um livro. Interessante

Karoline141 09/09/2024minha estante
A experiência do livro é belíssima, se tiver oportunidade, leia. ?

Julia Manjko 09/09/2024minha estante
Um dos meus livros favoritos da infância

Karoline141 09/09/2024minha estante
Muito bom, realmente.

MSaverna 07/09/2024

Lindo!!
Uma leitura rápida e gostosa! E está edição apresenta ilustrações maravilhosas!!!
Amei o filme e amei mãos ainda ler o livro que traz a riqueza da imaginação!!!
Super indico!

Gustavo195 03/09/2024

Perfeito?
Eu não estava dando nada por este livro, mas ele é simplesmente perfeito! As imagens tornam a leitura agradável e mais fácil.

registrxs 30/08/2024

Esse livro me traz a sensação utópica de sonhar e realizar, viver mistérios e soluciona-los.
Sempre que me perco, releio pra sentir a magia da vida com olhar de criança. É muito nostálgico!

Resenhas_da_isa 25/08/2024

A invenção de Hugo Cabret é um livro que pode assustar à primeira vista, por seu tamanho ? afinal, são mais de 500 páginas! Mas não se engane: a maioria delas são cheias de ilustrações ricamente desenhadas e que nos levam a um universo imaginário que as palavras não conseguiriam descrever com tanta clareza. São páginas e mais páginas de desenhos belamente desenvolvidos, que inserem o leitor dentro de uma Paris de 1931.

A história conta a vida do menino Hugo Cabret, que tem a incrível habilidade de consertar qualquer tipo de mecanismos, mas sua especialidade são os relógios. Morando escondido em um quartinho dentro da estação de trens parisiense, Hugo conserta os relógios do local, assim como seu tio o instruiu. Escondido nas profundezas, ele vê Paris de cima, e mal pode acreditar que a sua sorte estaria para mudar em breve.

Misturando realidade e ficção e inserindo personagens reais dentro do enredo, o autor Brian Selznick criou uma história tocante, emocionante e belíssima, nos mostrando que nada acontece por acaso. Cada pecinha tem o seu lugar, cada acontecimento tem o seu momento de vir à tona, e cada pessoa que entra em nossa vida, entra por um motivo.

Hugo Cabret também virou filme! O longa foi lançado em 2011, e o personagem principal é interpretado por Asa Butterfield, que também fez parte do elenco de ?O lar das crianças peculiares?, em 2016.

Não deixem de ler e se emocionar com as belíssimas ilustrações feitas à mão de As invenções de Hugo Cabret. Apesar do tamanho, é uma leitura de apenas um dia, que vai levar você a um mundo mágico, cheio de mistérios, aventuras e uma Paris histórica, que vai encantar você a cada página virada.

oswinsouffle 25/08/2024

Hugo Cabret
A invenção de Hugo Cabret é um livro lindo e inspirador com ilustrações lindas que detalham a história perfeitamente!

Jaine 23/08/2024

Uma conquista depois de 9 anos
Esse livro aqui é pura nostalgia pra mim. Lembro que eu com meus 15 anos, em uma das visitas as livrarias com minhas irmãs, encontrei esse livro e achei muito foda todos os desenhos que tinham no início e fiquei tão interessada que li umas 100 páginas, tirei uma foto da capa e pensei que um dia eu poderia comprar aquele livro e ler ele todo. Isso demorou 9 anos, mas eu finalmente (lembrei e) encontrei ele e li com tanto gosto, com tanta ânsia de ter ficado com ele no canto da minha mente que foi como se eu voltasse no tempo, um grande conforto daqueles tempos com mais de uma livraria nos shoppings.
A leitura dele é uma delicinha, eu demorei nos desenhos para absorver cada detalhe dele, a história é fofa e é muito daora como ele propõe que o livro é um filme.

Vini 23/08/2024

Traz cinema e mistura quadrinhos com literatura.
Quadrinhos e mangás são muito populares entre os mais novos, assim como eram na minha época, porém na minha pré-adolescência os gibis eram mais populares, os mangás nem tanto. Nos dias atuais, nos EUA os quadrinhos ainda são uma cultura muito forte e os mangás estão conquistando o mundo cada vez mais. Para os leitores adolescentes modernos a narrativa gráfica é ainda linguagem muito popular.

Os escritores Brian Selznick e Jeff Kinney, aproveitaram da popular narrativa gráfica muito consumida pelos adolescentes para fazer grandes sucessos com livros que misturam quadrinhos e literatura. A reputação de Selznick até agora tem sido principalmente como ilustrador, então não é coincidência que quase metade das páginas de "A Invenção de Hugo Cabret" consistam em desenhos de linhas maravilhosamente detalhadas.

Inspirado em personagens e filmes históricos reais, o livro infantil de Selznick é um verdadeiro avanço na técnica de contar histórias. Usando ilustrações para promover o enredo, estabelecer o cenário e até mesmo desenvolver seus personagens, a prosa sobressalente de Selznick parece ganhar gravidade e importância também. Os leitores se debruçarão não apenas sobre as ilustrações, mas também sobre as palavras, que raramente são desperdiçadas e muitas vezes contêm sabedoria real.

Quando a história narra a ação ou detalha uma visão maravilhosa, Selznick muda para sua arma secreta, desenhos a lápis lindamente sombreados: de Hugo sendo perseguido pelas entranhas da Gare Montparnasse; de Hugo e uma garota olhando para as luzes de Paris de dentro dos grandes relógios; de Hugo em um cinema escuro olhando, extasiado, para a luz bruxuleante de um filme.

Na primeira página, vemos uma lua cheia espreitando de uma pequena caixa branca no meio de um mar de preto. Na página seguinte, a caixa se abre para revelar mais do céu. Da mesma forma, na terceira e quarta páginas, a borda preta (como as cortinas do cinema) se retrai para revelar o horizonte de Paris. As páginas subsequentes se concentram na estação de trem de Paris e, finalmente, se concentram em um garoto em particular na multidão fervilhante e movimentada lá dentro.

"A Invenção de Hugo Cabret" também é uma homenagem aos primeiros cineastas, e ao próprio cinema, como criadores de sonhos, é elegantemente projetado para se assemelhar à experiência cintilante dos melodramas do cinema mudo. As crianças não só viajam em uma linda história, mas também em uma história sobre a arte do cinema.

Esse livro infantil também vai trazer críticas sociais, como o próprio abandono de Hugo na estação e o preconceito. Conforme a história do livro avança os personagens vão se revelando entre suas camadas, e descobrimos pessoas reais com problemas reais nessa história.

"A Invenção de Hugo Cabret" traz cinema e mistura quadrinhos com literatura. Em nenhum momento ele perde sua atmosfera fantasiosa e mágica. O livro transporta o pequeno leitor para, o que parece, um outro mundo. Apesar de assuntos sérios abordados neste livro, as crianças nunca deixarão o mundo imaginário e mágico de Hugo.

Essa obra-prima aclamada pela crítica mundial mistura elementos do cinema e dos quadrinhos para contar uma história sobre os primórdios do cinema, a vontade de criar vida e a aventura da imaginação, e está mais que recomendado para leitura. O livro deu origem ao filme "A Invenção de Hugo Cabret", dirigido por Martin Scorsese.

site: https://www.estantedovini.com.br/post/a-inven%C3%A7%C3%A3o-de-hugo-cabret-1

nome19 22/08/2024

O primeiro favoritado,a gente não esquece.
Eu amo esse livro!!!
Eu li duas vezes, não pretendo ler mais por respeito á minha memória afetiva.
Conheci na biblioteca da minha escola, quando a senhora que cuidava dos livros folheavas as páginas para outro aluno. Confesso que me assustei com o números de folhas haha.
Li tudo em três dias.
O mistério suave,a ambientação,as ilustrações,tudo tão lindo, cativante, genuíno.
O tipo de livro que envolve o coração inteiro em um abraço.
Uma experiência única, leve e incrível.
Possuo outra obra do mesmo autor, não assisti o filme ainda.
Recomendo para todas as idades, a partir da pré-adolescência.
Vale muito apena mesmo.
5/5 favoritado desde a infância.

naliah 16/08/2024

A invenção de Hugo Cabret ??
Que livro bom sério. A leitura é muito leve e rápida, os personagens são uns amores e não tem como não se apaixonar por cada um deles. A história é muito envolvente e os desenhos são 1000/10. Eu não tenho pontos negativos pra esse livro.
Tenho quase certeza que eu já vi o filme desse livro quando criança porque tem muita cara de ser um filme que passaria na Sessão da Tarde.

nat gardein 12/08/2024

Uma graça!
Gostaria de ter lido antes, talvez na época em que eu era mais nova, tenho certeza de que teria apreciado mais a leitura, embora eu tenha adorado ler, mesmo agora! Os desenhos são encantadores e nos teleportam para uma realidade incrível.

EsterGP 03/08/2024

Confesso que não lembrava que existia um livro, comprei num grupo de vendas/trocas e comecei a lê-lo.
Um livro cativante com a história do cinema francês e autômatos do século XX.