Gata Branca

Gata Branca Holly Black

Resenhas - Gata Branca

Made 25/11/2012

Cudado! Um toque pode matá-lo!
Sempre fico insegura quando faço uma resenha de um livro do qual gostei muito, pois sempre acho que não vou conseguir expressar exatamente como o livro é fantástico; mas vamos lá, tentarei fazer uma resenha que transmita o quão emocionante esse livro é.

Em Gata Branca temos um universo onde humanos nascem com o poder de enfeitiçar as pessoas apenas com um toque de mão nua e cada um tem um talento único (o talento mais comum é a manipulação de sorte, alguns podem quebrar ossos, outros podem manipular sonhos e outros podem até mesmo matar). Apenas uma pequena parte da população nasce com esse poder, pessoas que são Hiperbatôgamicas, ou num termo mais popular, Mestres da Maldição.

A maioria dos Mestres não deixam as pessoas comuns saberem que são de fato Mestres, pois é considerado ilegal amaldiçoar qualquer pessoa (todo mundo usa luvas por precaução, para evitar o toque de outras pessoas) e por isso existem famílias mafiosas de Mestres que estão metidas com coisas grandes, que amaldiçoam ou até mesmo matam pessoas por dinheiro. Todo mundo sabe quem são os mestres dessas famílias, e sabem o que eles fazem, mas ninguém se intromete, primeiro porque não têm provas de que estão de fato amaldiçoando os outros, então a pólícia finge que não está vendo nada e segundo porque ninguém quer arriscar ser pego por alguém dessas famílias.

Cassel Sharpe é de uma família onde todo mundo é Mestre. Seu avô trabalhava para a família mafiosa dos Zacharov quando era jovem (ele é Mestre de Morte), seus irmãos, Philip e Barron, estão seguindo os mesmos passos que o avô e a mãe de Cassel está presa, acusada de amaldiçoar um cara rico, manipulando suas emoções para se apaixonar por ela, para então ela ficar com o dinheiro dele.

Cassel é o único da família que não é Mestre; mas não se engane, ele é tão trambiqueiro quanto o resto da família. Ele não pode contar com as as maldições para ajudá-lo, mas por esse movito é um golpista nato; ele planeja cada detalhe minuciosamente quando quer alguma coisa e na maioria das vezes consegue!

Cassel é durão, trapaceiro e esconde muito bem suas emoções, mas no passado fez algo que o atormenta dia e noite, algo que ele não se lembra de ter feito, mas que tem certeza que fez: "Eis a verdade sobre mim: matei uma garota quando tinha 14 anos. Ela era minha melhor amiga e eu a amava. Mas eu a matei mesmo assim".

A garota em questão é nada mais nada menos que Lila Zacharov, a filha do chefe da família mafiosa. Então a família de Cassel esconde o corpo, esconde o que Cassel fez e enquanto isso a família Zacharov está procurando por Lila.

Cassel é mandado para um internato, supostamente para se afastar de toda a confusão que sua família está metida, para que pareça um garoto comum, mas isso não o impede de arrurmar confusão por onde passa. Para começo de conversa, logo que chega a escola ele começa a agenciar apostas ilegais, engana seus colegas e finge ser alguém que não é.

Até que um ataque de sonambolismo quase o mata. Cassel acorda no telhado da escola, quase caindo de uma altura gigantesca e não tem a mínima idéia de como foi parar ali, ele só se lembra de um sonho muito estranho com uma Gata Branca.

Apartir desse momento sua vida começa a virar de pernas para o ar.

Ele é mandado para casa até que um laudo médico consiga provar que esses ataques não acontecerão novamente, e enquanto os sonhos continuam, sonhos que parecem querer avisar a Cassel que alguma coisa errada aconteceu, e quando começa a perceber que sua cunhada Maura, esposa de Philip, está perdendo a memória, Cassel começa a desconfiar de sua própria família, desconfiar se o estão amaldiçoando com um feitiço de memória também.

Ele vai ter que começar a confiar nas pessoas para alcançar seu objetivo e descobrir a verdade sobre seu passado, e pela primeira vez consegue fazer amigos de verdade: Sam, seu colega de alojamento que é super nerd e Daneca, uma garota de sua escola que tem pinta de hippe e é a favor de um movimento que apóia os Mestres.

Cassel é extremamente inteligente e astuto, e muitas vezes eu tinha vontade de entrar no livro só para dar um beijo nele por sua vigarice! Com certeza se tornou um dos meus personagens favoritos!

O livro é fantástico e diferente de tudo que já li; foi um sopro de ar fresco em meio a tantos livros com temas sobrenaturais repetitivos: vampiros, bruxas, fadas e blá, blá, blá. Holly Black se saiu perfeitamente bem ao narrar a estória do ponto de vista de um garoto, tanto que você nem percebe que a estória foi escrita por uma mulher.

Enfim, leiam Gata Branca! Tenho certeza que não irão se arrepender!!!

5 estrelas feliz da vida e esperando asiosamente por Red Glove XD

Andressa1202 24/11/2012

Leitura absolutamente obrigatória!
Em Gata Branca, Holly Black criou um mundo onde nós temos Mestres da Maldição, em alguns lugares mais do que em outros. As famílias mafiosas os contratam para fazerem o serviço sujo, embora seja totalmente proibido que qualquer Mestre da Maldição enfeitece outras pessoas. A mãe de Cassel, uma Mestre das Emoções, foi presa ao ser descoberta dando o golpe em um milionário - fazendo-o se apaixonar por ela e deixando-o com 100 mil dólares a menos no bolso. E, embora Cassel não seja um Mestre da Maldição, ele é um ótimo golpista também.

As memórias do assassinato de Lila, sua amiga de infância, são falhas e confusas, mas estão lá assombrando-o. Ele lembra do corpo dela ensanguentado jogado no chão, da faca em suas mãos e do sorriso estranho em seu rosto. Mas nem essas lembranças confusas conseguem diminuir a culpa que ele sente. Até que um dia ele sofre de um ataque de sonambulismo na escola onde estuda, quase se jogando do telhado, após ter um sonho com uma gata branca. E, somando o ocorrido a todas as evidências, Cassel acaba percebendo que pode ter sido vítima de um golpe.

Eu amei a estória criada pela Holly Black. Ela foi tão criativa e soube mexer com a personalidade dos personagens que se tornou uma das minhas escritoras favoritas. Ao longo do livro nós percebemos como Cassel era um garoto que gostava de ser mandado pela Lila, que era controladora, e de fazer tudo o que podia para agradar aos seus irmãos mais velhos. Na escola, ele tenta fingir cuidadosamente uma vida social, para Cassel não existe amizade - e sim trocas. Ele sabe que, se ele recebe favores, é porque os fornece em troca. O mais interessante da personalidade de Cassel é a forma como ele realmente gostava do controle e atrevimento de Lila, e que ele aprendeu direitinho tudo o que sua mãe ensinou sobre golpes.

Na metade do livro eu tinha sacado o que havia de errado ali e fiquei nervosa porque o personagem não percebia, o que me fez pensar que a autora fosse tratar aquilo como uma revelação no final - o que certamente acabaria com o livro. Mas não, Holly Black fez questão de criar um personagem extremamente esperto, que acabou percebendo coisas e tramando planos dos quais nem mesmo quem está lendo consegue adivinhar!

A autora tem uma escrita um tanto diferente e interessante, os personagens foram muito bem criados e a trama é ótima. No final nós temos um ponto final para esta trama e uma breve introdução à trama para o segundo livro, Red Glove (ainda não lançado aqui no Brasil). Enfim, o livro foi para a minha aba de favoritos e estou tornando-o uma leitura obrigatória para vocês, entendido?

Andressa

Emma 27/09/2012

NÃO TIRE SUAS LUVAS!
Se você vai ler "Gata Branca", então esqueça qualquer preconceito com o sobrenatural que você possa ter. Eu li White Cat em uma madrugada do ano passado. sim! em uma madrugada.Eu simplesmente não conseguia parar de ler e descobrir se o Cassel finalmente ia ter um momento de paz.

Holly Black nos apresenta Cassel, um protagonista BEMMMMMMMMMMMM longe do que estamos acostumadas hoje em dia: Cassel é um adolescente vigarista, trambiqueiro, apostador nato que mora em um colégio interno e se sustenta com o dinheiro das apostas mais esquisitas possíveis. Se isso não bastasse para nos tirar da zona de conforto, ainda temos o fato de Cassel vir de uma família para lá de desajustada: Ele tem dois irmãos que trabalham para a máfia, um avô para lá de louco, a mãe está na prisão e Cassel ainda tem a certeza que matou sua melhor amiga três anos atrás.

Isso sem falar do mundo dos Curse Worker, pessoas que, com um pequeno toque das mãos, pode quebrar um osso, apagar as memórias, implantar novas emoções e/ou até matar.E como isso é ilegal, todo mundo tem que andar de luvas!

Só que Cassel é diferente! ele não é um curse worker -qualquer coisa que eu falar antes é spoiler - e ele tenta se ajustar a esse mundo contando com sua esperteza e uma boa dose de vigarice...

Recomendo demais o livro. você não consegue para de ler e torce sempre para que o Cassel tenha um minuto de paz e alguma sorte na vida.

Ah, o livro faz parte de uma trilogia - impressão minha ou esse formato está bem na moda? - o próximo volume de chama Red Glove e foi lançado no ano passado.
Cid Couto 15/10/2012minha estante
Adorei o que escreveu *-* estou louco pra ler agora! >.

Halloween 09/11/2012minha estante
Já estou desesperado para ler esse livro, mas não encontro em lugar nenhum para comprar!
Preciso, necessito lê-lo.

Flávia 19/12/2012minha estante
Na Livraria Saraiva tem. Eu comprei lá :D

cris 25/01/2013minha estante
Achei muito boa a sua resenha. Já estava com vontade de ler agora estou mais ainda. kkkk

Weronica 09/02/2013minha estante
Li a sinopse e fiquei curiosa, agora com sua rsenha, não vejo a hora ter este livros em minhas mãozinhas, nossa, quero, quero!

Amanda 26/09/2012

Preciso ler
Quero muito ler esse livro