Gata Branca

Gata Branca Holly Black

Resenhas - Gata Branca

Emma 27/09/2012

NÃO TIRE SUAS LUVAS!
Se você vai ler "Gata Branca", então esqueça qualquer preconceito com o sobrenatural que você possa ter. Eu li White Cat em uma madrugada do ano passado. sim! em uma madrugada.Eu simplesmente não conseguia parar de ler e descobrir se o Cassel finalmente ia ter um momento de paz.

Holly Black nos apresenta Cassel, um protagonista BEMMMMMMMMMMMM longe do que estamos acostumadas hoje em dia: Cassel é um adolescente vigarista, trambiqueiro, apostador nato que mora em um colégio interno e se sustenta com o dinheiro das apostas mais esquisitas possíveis. Se isso não bastasse para nos tirar da zona de conforto, ainda temos o fato de Cassel vir de uma família para lá de desajustada: Ele tem dois irmãos que trabalham para a máfia, um avô para lá de louco, a mãe está na prisão e Cassel ainda tem a certeza que matou sua melhor amiga três anos atrás.

Isso sem falar do mundo dos Curse Worker, pessoas que, com um pequeno toque das mãos, pode quebrar um osso, apagar as memórias, implantar novas emoções e/ou até matar.E como isso é ilegal, todo mundo tem que andar de luvas!

Só que Cassel é diferente! ele não é um curse worker -qualquer coisa que eu falar antes é spoiler - e ele tenta se ajustar a esse mundo contando com sua esperteza e uma boa dose de vigarice...

Recomendo demais o livro. você não consegue para de ler e torce sempre para que o Cassel tenha um minuto de paz e alguma sorte na vida.

Ah, o livro faz parte de uma trilogia - impressão minha ou esse formato está bem na moda? - o próximo volume de chama Red Glove e foi lançado no ano passado.
Cid Couto 15/10/2012minha estante
Adorei o que escreveu *-* estou louco pra ler agora! >.

Halloween 09/11/2012minha estante
Já estou desesperado para ler esse livro, mas não encontro em lugar nenhum para comprar!
Preciso, necessito lê-lo.

Flávia 19/12/2012minha estante
Na Livraria Saraiva tem. Eu comprei lá :D

cris 25/01/2013minha estante
Achei muito boa a sua resenha. Já estava com vontade de ler agora estou mais ainda. kkkk

Weronica 09/02/2013minha estante
Li a sinopse e fiquei curiosa, agora com sua rsenha, não vejo a hora ter este livros em minhas mãozinhas, nossa, quero, quero!

AhnJuuh_ 11/03/2023

Gata Branca
Primeiro livro que leio da Holly Black e simplesmente achei fantástico. O começo do livro é um pouco confuso, mas mesmo assim é intrigante e te deixa com aquele gostinho de quero mais, quero entender. Na história tem uma família de golpistas, mafiosos, além de assassinatos, pessoas com poderes e tem maldições, e todo o universo é muito bem construído, além de ter uns plot twists muito bons.

Livro recomendado!

OBS: Algumas pessoas acham que o começo é meio chato, confuso e parado, mas mesmo assim quando insistem acabam se surpreendendo.

Yasmin 29/11/2012

Intricado, surpreendente, deliciosamente inovador.

Faz quase um ano que conheci a trilogia "Mestres da Maldição" e fiquei bastante interessada, afinal está cada vez mais difícil encontrar algo dentro do gênero juvenil, jovem adulto que não seja distopia, romance e fantasia tradicional. Para completar minha vontade de ler a trilogia descobri que a Rocco lançaria. "Gata Branca" é o primeiro livro que recebo através da parceria com a editora e não poderia ter escolhido melhor. Holly Black nos leva através de um mundo rico e criativo que traz uma visão totalmente inovadora de magia.

Usar os poderes de mestre é ilegal e por isso todos usam luvas. Você não quer se enfeitiçado sem querer ou sem perceber. E por ser ilegal a maior parte dos mestres trabalham para grandes famílias mafiosas. A família Sharpe trabalha para os Zacharov’s por gerações, mas as coisas estão estranhas desde que Cassel matou Lila, filha do chefão da família. Ele não se lembra de nada além de estar coberto de sangue. Seu plano de ter uma vida normal no colégio estava indo bem até que acorda no telhado da escola no meio da noite. Ninguém acredita em crise de sonambulismo e por isso é mandado para casa. E logo na primeira noite Cassel começa a perceber que tem alguma coisa errada com ele. Sonhos estranhos com uma gata branca e conversas entrecortadas fazem com que ele vá atrás de respostas. Será que tudo o que ele acreditou nos últimos anos é uma mentira? Será possível que ele seja um mestre? E o que de fato aconteceu no dia em que matou Lila?

Essa é a premissa central da história. A narrativa de Black é fluida com um ritmo cadenciado que desenvolve a trama ao mesmo tempo em que constrói o pano de fundo, o universo da história. Nos primeiros capítulos a dúvida é constante, afinal onde estamos sendo levados? A opção da autora de introduzir o universo através das pistas e dúvidas de Cassel foi arriscada, mas funcionou muito bem aliado aos diversos pequenos mistérios que foram aparecendo. A partir do momento que essas pequenas partes foram se conectando o ritmo da trama ganha fôlego e leva o leitor a um final surpreendente e eletrizante. O universo criado por Holly Black é intrigante e inovador, foge do lugar-comum que os livros jovens caíram. E o desenrolar da trama não é nada simples. É uma trama intricada, inteligente, que dá voltas sem perder ritmo, e que surpreende pelo rumo que toma. Você jamais acertará a partir dos primeiros capítulos qual será o fim da história. Essa imprevisibilidade e a riqueza dos conceitos é que fazem toda a diferença.

Todo o clima de máfia é interessante. Colocar o foco ali usando essa magia que é os mestres foi bem criativo. Mal posso esperar para descobrir o que vem por ai. O conceito de mestres e o que cada um faz é fascinante. A magia aqui é intrínseca, própria do ser humano. As pessoas nascem com certo dom e dependendo deste dom são considerados mestres da maldição ou não. Você pode ser mestre sem ser da maldição. Na família de Cassel todos são mestres, exceto ele. O avô é mestre da morte, a mãe mestre das emoções. O avô não tem os dedos da mão direita porque toda vez que um mestre faz uso do dom ele tem um rebote. O rebote para o dom da morte é perder partes do próprio corpo. Um mestre da memória quanto mais usa o dom mais perde a própria memória.

Os personagens é o fecho de uma construção muito benfeita. Cassel é um protagonista diferente, inteligente, e que não precisou de muito tempo para descobrir o óbvio como acontece em outros livros. Quase não leio livros narrados por rapazes e foi muito bom ter a voz de Cassel na narração. Ele conquista o leitor logo nas primeiras páginas e toda a engenhosidade da trama funciona se aplica também ao personagem. Os secundários também não ficam atrás. Com participações grandes ou pequenas todos cumprem bem seu papel e possuem nuances próprias. O final permitiu uma abertura maior para vários deles, o que me deixa mais curiosa sobre o segundo livro e a participação deles na trama.

Leitura rápida, instigante, de história única e surpreendente. A tradução de Regiane Winarsky conseguiu manter, transportar as características mais fortes da escrita de Holly Black mantendo assim o clima sombrio, estático da história. A edição da Rocco está ótima, fonte bastante agradável e gostei da opção de capa. É uma história que certamente ficaria perfeita no cinema. Em meio a tantos sobrenaturais comuns é sempre agradável descobrir uma história como essa. Extremamente rica e criativa. Recomendado a todos que estão à procura daquele algo a mais. Uma trilogia que vai agradar a todos. Mistério, crime, suspense, magia e romance. Tudo junto em uma só surpreendente história. Leiam! Até mais!

Mestres da Maldição - Holly Black
1- Gata Branca
2- Red Glove
3- Black Heart

Leia mais resenhas aqui: http://cultivandoaleitura.blogspot.com/p/resenhas.html
Por séries: http://cultivandoaleitura.blogspot.com/p/resenhas-por-series.html

M. P books 01/10/2020

Perfeito
Pense em uma série que nos surpreende é a gata branca. Uma ótima história de ficção, na minha opinião um dos melhores livros de literatura fantástica que já li na vida. No começo do livro a gente fica um pouco perdido mas rapidinho a gente se encontra e a história flui. Recomendo.

Estela 28/07/2022

Julguei o livro pela capa
Apesar de a minha edição vir com uma sobrecapa que ameniza muito a capa, eu julguei demais, mas mesmo assim dei uma chance a Holly Black, e nossa, que fantasia boa de ler, é aquela fantasia rápida, com personagens fáceis de gostar e outros bem difíceis! Uma trama que em alguns momentos pode ser um pouco previsível, mas que de forma alguma tira a magia da leitura. O plot do final dos momentos de ações é extremamente sutil a ponto de ser tão óbvio que fica escondido de nós o tempo todo, mas o plot que ocorre após os acontecimentos principais, esse sim me faz querer correr pra ler o segundo volume!

Karen 22/03/2020

O livro fala de magia, família e amizade ,além de confiança e traição
M.P dos livros 03/04/2020minha estante
Quando li essa serie os li em sequência. Não conseguia para de ler. É uma das minhas series favoritas. Guardo os pdf até hoje.

Karen 03/04/2020minha estante

SakuraUchiha 09/11/2014

"Magia" diz a garota. "É apenas magia"
Somos basicamente quem lembramos ser. É por isso que é tão difícil largar velhos hábitos. Se nos conhecemos como mentirosos, já temos a expectativa de não contar a verdade. Se nos vemos como pessoas honestas, nos esforçamos mais

Gata Branca é o primeiro livro da série 'Mestres da Maldição'. É o tipo de série que vale a pena ler.

O narrador deste conto, Cassel Sharpe, é uma alegria só. Ele é espirituoso, sorrateiro e extremamente inteligente, e o único que não carrega a maldição da família. Mas ele também está confuso, assustado e assombrado por seu passado. Sua família está escondendo coisas dele, ele está preso a sua ex-namorada, ele está desesperadamente tentando enganar o seu caminho de volta para a escola e depois há aqueles sonhos que o atormentam. Tudo é tratado com habilidade e inteligência. Ele na verdade cresce e se desenvolve como um personagem. É definitivamente um dos melhores protagonistas já feitos.

O ritmo que o livro toma é rápido e suave, mesmo durante os momentos mais calmos onde a autora habilmente consegue evitar discussões que giram em sessões de info-dump, o que é muito comum com certos autores. A forma como o mundo do crime se confunde com o elemento mágico é quase perfeita e eu fiquei realmente fascinada pelos diferentes tipos de trabalhadores mágicos e também como os seus dons são maldições.

Pegando o conceito de famílias do crime clandestinos e adicionando mágica na equação, Holly Black criou um excitante, mundo detalhado cheio de profundidade e intriga, povoada por uma grande variedade de personagens interessantes e surpresas genuínas. Há uma vibe estilo Sopranos no romance, com travessuras de personagens e jargões como o famoso o mercado negro sendo sempre discutidos, mas que acaba se encaixando maravilhosamente no enredo, com um mistério bem trabalhada e extremamente legível.

Eu recomendo o livro, principalmente para quem gosta de fantasia urbana, e até para aqueles que está cansado de um Ya paranormal. Holly criou um mundo de fantasia que é muito convincente e meio intrincado. Foi uma grande jogada da autora.

Marí Amo 01/07/2020

Envolvente
Uma história que te deixa só a curiosidade. Planta ideias na sua cabeça e desfaz tudo em seguida. Personagens que não são o que parecem e um novo tipo se magia e máfia. Apaixonada pelo universo e louca pra ler as continuações. Holly não erra!

Isabella Pina 17/03/2024

Divertido igual ao que eu lembrava - é interessante ver como a escrita da Holly Black sempre tem o seu tom, e dá pra notar isso especialmente porque reli esse livro depois de ler a trilogia do povo do ar.
em tempo: acho que os personagens fora da família do Cassel poderiam ser melhor desenvolvidos, especialmente a Lila. ela em particular eu espero que ganhe uma personalidade fora de existir em razão do Cassel.

Nath 03/04/2020

Faz muito tempo que não leio um livro infanto-juvenil com gostooo.
Uma colega minha me indicou essa saga e devorei o primeiro livro! Achei toda a temática que envolve os personagens muito interessante.
Ansiosa pelo segundo!

Made 25/11/2012

Cudado! Um toque pode matá-lo!
Sempre fico insegura quando faço uma resenha de um livro do qual gostei muito, pois sempre acho que não vou conseguir expressar exatamente como o livro é fantástico; mas vamos lá, tentarei fazer uma resenha que transmita o quão emocionante esse livro é.

Em Gata Branca temos um universo onde humanos nascem com o poder de enfeitiçar as pessoas apenas com um toque de mão nua e cada um tem um talento único (o talento mais comum é a manipulação de sorte, alguns podem quebrar ossos, outros podem manipular sonhos e outros podem até mesmo matar). Apenas uma pequena parte da população nasce com esse poder, pessoas que são Hiperbatôgamicas, ou num termo mais popular, Mestres da Maldição.

A maioria dos Mestres não deixam as pessoas comuns saberem que são de fato Mestres, pois é considerado ilegal amaldiçoar qualquer pessoa (todo mundo usa luvas por precaução, para evitar o toque de outras pessoas) e por isso existem famílias mafiosas de Mestres que estão metidas com coisas grandes, que amaldiçoam ou até mesmo matam pessoas por dinheiro. Todo mundo sabe quem são os mestres dessas famílias, e sabem o que eles fazem, mas ninguém se intromete, primeiro porque não têm provas de que estão de fato amaldiçoando os outros, então a pólícia finge que não está vendo nada e segundo porque ninguém quer arriscar ser pego por alguém dessas famílias.

Cassel Sharpe é de uma família onde todo mundo é Mestre. Seu avô trabalhava para a família mafiosa dos Zacharov quando era jovem (ele é Mestre de Morte), seus irmãos, Philip e Barron, estão seguindo os mesmos passos que o avô e a mãe de Cassel está presa, acusada de amaldiçoar um cara rico, manipulando suas emoções para se apaixonar por ela, para então ela ficar com o dinheiro dele.

Cassel é o único da família que não é Mestre; mas não se engane, ele é tão trambiqueiro quanto o resto da família. Ele não pode contar com as as maldições para ajudá-lo, mas por esse movito é um golpista nato; ele planeja cada detalhe minuciosamente quando quer alguma coisa e na maioria das vezes consegue!

Cassel é durão, trapaceiro e esconde muito bem suas emoções, mas no passado fez algo que o atormenta dia e noite, algo que ele não se lembra de ter feito, mas que tem certeza que fez: "Eis a verdade sobre mim: matei uma garota quando tinha 14 anos. Ela era minha melhor amiga e eu a amava. Mas eu a matei mesmo assim".

A garota em questão é nada mais nada menos que Lila Zacharov, a filha do chefe da família mafiosa. Então a família de Cassel esconde o corpo, esconde o que Cassel fez e enquanto isso a família Zacharov está procurando por Lila.

Cassel é mandado para um internato, supostamente para se afastar de toda a confusão que sua família está metida, para que pareça um garoto comum, mas isso não o impede de arrurmar confusão por onde passa. Para começo de conversa, logo que chega a escola ele começa a agenciar apostas ilegais, engana seus colegas e finge ser alguém que não é.

Até que um ataque de sonambolismo quase o mata. Cassel acorda no telhado da escola, quase caindo de uma altura gigantesca e não tem a mínima idéia de como foi parar ali, ele só se lembra de um sonho muito estranho com uma Gata Branca.

Apartir desse momento sua vida começa a virar de pernas para o ar.

Ele é mandado para casa até que um laudo médico consiga provar que esses ataques não acontecerão novamente, e enquanto os sonhos continuam, sonhos que parecem querer avisar a Cassel que alguma coisa errada aconteceu, e quando começa a perceber que sua cunhada Maura, esposa de Philip, está perdendo a memória, Cassel começa a desconfiar de sua própria família, desconfiar se o estão amaldiçoando com um feitiço de memória também.

Ele vai ter que começar a confiar nas pessoas para alcançar seu objetivo e descobrir a verdade sobre seu passado, e pela primeira vez consegue fazer amigos de verdade: Sam, seu colega de alojamento que é super nerd e Daneca, uma garota de sua escola que tem pinta de hippe e é a favor de um movimento que apóia os Mestres.

Cassel é extremamente inteligente e astuto, e muitas vezes eu tinha vontade de entrar no livro só para dar um beijo nele por sua vigarice! Com certeza se tornou um dos meus personagens favoritos!

O livro é fantástico e diferente de tudo que já li; foi um sopro de ar fresco em meio a tantos livros com temas sobrenaturais repetitivos: vampiros, bruxas, fadas e blá, blá, blá. Holly Black se saiu perfeitamente bem ao narrar a estória do ponto de vista de um garoto, tanto que você nem percebe que a estória foi escrita por uma mulher.

Enfim, leiam Gata Branca! Tenho certeza que não irão se arrepender!!!

5 estrelas feliz da vida e esperando asiosamente por Red Glove XD

Jemilly 31/08/2020

Abaixem as mãos!
Essa é uma trilogia que li pela primeira vez há alguns anos, mas só depois de uma releitura recente que decidi compartilhar mais sobre ela com vocês, pelo melhor motivo possível: Conseguiu me prender novamente como se fosse a primeira vez!

"Minta até que você mesmo acredite, esse é o verdadeiro segredo sobre mentir. É o único meio de não ter nada que entregue você."

Nesse universo, criado pela autora Holly Black, existe uma parcela bem pequena da população chamada de mestres, pessoas que tem poder de mudar emoções, sorte, memórias e até matar com apenas um toque de suas mãos. A existência de mestres nessa sociedade é permitida, mas usar os dons é considerado crime. Como mãos são como armas (até mais perigosas), todos usam luvas sendo mestres ou não e, dificilmente, as tiram na frente de outras pessoas por ser algo de extrema intimidade.

"Nosso professor dizia que, se alguém viesse em nossa direção com as suas mãos nuas, deveríamos considerar aquelas mãos potencialmente tão mortais quanto facas..."

Nesse universo temos um protagonista tão interessante quando o próprio mundo criado pela autora. Cassel não nos é apresentado como um personagem ingênuo ou simplesmente bom, não vem como um herói de princípios, mas um anti-herói que segue caminhos tortos mesmo para tomar decisões boas; é um golpista profissional, vindo de uma família também de golpistas profissionais e sendo o único não mestre da família.

"Sabe o que costumavam dizer sobre garotos como você? São inteligentes como o diabo e duas vezes mais bonito do que ele."

Apesar de uma família completamente louca e desestruturada, Cassel tenta ao máximo passar uma imagem de um garoto normal na escola, para compensar um passado terrível: a lembrança de ter matado a melhor amiga quando criança e de não lembrar o motivo por ter feito isso. E está tentando seguir em frente apesar da culpa, o que  vai por água abaixo quando começa a sonhar uma Gata Branca e ter um ataque de sonambulismo na escola.

"A memória é fugidia. Ela se ajusta à nossa compreensão do mundo, se deforma para acomodar nossos preconceitos. Não é confiável."

O livro vai se desenvolvendo a partir desse acontecimento, de Cassel percebendo falhas em sua memória, da desconfiança de que esconderam algo dele a vida toda e que a gata branca, dos seus sonhos, é a única que pode lhe dar as respostas que precisa.

O melhor do livro, além de um principal bastante carismático, até por vezes engraçado, é que os personagens secundários também são bastantes interessantes. A família de Cassel é extremamente diferente e, mesmo a narração sendo em primeira pessoa, conseguimos pegar bastante das personalidades dos outros, assim como os colegas da escola dele, apesar de sempre achar que alguns poderiam se desenvolver um pouco mais.

Holly Black tem uma escrita bastante leve, bem direta, ela é uma ótima pedida para quem curte literatura infantojuvenil.

"Os alvos esquecem que, quando uma coisa é boa demais para ser verdade, significa que é golpe."

Um ponto negativo são as capas dos livros. Eu não curto tanto capas com modelos, até por nós acabarmos ligando a aparência do protagonista com o modelo da capa, mas fazendo uma releitura, depois de anos da primeira vez que li, prestei mais atenção na descrição do personagem que em várias ocasiões se descreve como alguém ?não branco?, inclusive em alguns momentos ele pondera se tem ascendência indiana e em outros fala da pele naturalmente bronzeada dele e dos irmãos; e o modelo da capa o representando é um homem bem branco segurando uma Gata Branca (sem críticas à gata, rs). Bom, fiz o possível para desconectar as aparências e imaginar por conta própria, mas capas com modelos vejo sempre como tendenciosas demais.

Em geral, eu indico muito a trilogia Mestres da Maldição. Holly Black está crescendo muito sua escrita e é uma autora do gênero que vale a pena acompanhar mais.

"Para mim, a maldição é um muleta, mas o golpe é tudo."

Josy 03/08/2020

Luvas ao alto!
A escrita de Holly Black é sempre bastante agradável, é fácil se pegar tão imerso na história que as horas do mundo real passam sem ser notadas.

Cassel é um anti-herói vindo de uma família desajustada, a mãe presa, os irmãos e o avô trabalham para a máfia e tudo que ele mais quer é provar pra família e pra si, seu próprio valor, tendo que se virar quase sozinho.

Aqui abro um parêntese pra falar que o universo dos Mestres da Maldição é incrível e a mitologia vai aos poucos sendo detalhada, através dos comentários dos personagens. Mestres da Maldição são como bruxos do toque, que podem mudar a sorte, memoria, emoções, forma e até matar através de suas mãos, por isso, o uso de luvas é obrigatório para todos os cidadãos.

Cassel entretanto carrega dentro de si a dor de não ser um mestre como todos os seus familiares e a culpa de ter assassinado sua melhor amiga 3 anos atrás. Tudo muda quando ele percebe que sua vida está totalmente fora de controle e ele não pode contar sequer com sua memória.

meowjess 12/04/2021

Recomendo!
Leitura fluida, história interessante maaas não é algo que te prende muito, você consegue ler bem rapidamente e tals mas não é porque a história te prende é porque simplesmente flui. Não é o tipo de livro que te deixa pensando vaaarios dias sobre, recomendo para quem quer espairecer!