Diário Mínimo

Diário Mínimo Umberto Eco

Resenhas - Diário Mínimo

Coruja 03/07/2014

Eu já tinha lido há muito tempo o Segundo Diário Mínimo de Umberto Eco – e rolado de rir com as tiradas, cutucadas e provocações intelectuais (e a intelectuais) que o autor fazia. Mas nunca tinha encontrado o primeiro volume dessa coletânea de crônicas.

Aí que, quando eu menos esperava, a Record lançou os dois livros numa única edição e alegremente troquei meu volume segundo antigo pelo volume único novo.

Eu sou suspeita para falar, considerando que já expressei mais de uma vez meu desejo de me casar com o Eco (ou com os livros dele, para ser mais exata...). Mas esse foi um dos livros mais divertido que li em muito tempo. O mais divertido de todos os tempos em termos de não ficção também.

Eco alia à prosa elegante – que já me conquistara dos seus habituais ensaios e romances – uma ironia nem um pouco sutil, até mesmo beligerante em muitos dos casos que narra aqui; tanto mais cortante quando se dirige ao mundo acadêmico, do qual o próprio autor faz parte ou à burocracia governamental, que ataca sem piedade.

A primeira parte – que era a que eu ainda não tinha lido – às vezes depende de um conhecimento mais próximo da Itália, sua estrutura e sua história política, ou mesmo das referências literárias que Eco faz (gostei particularmente de sua releitura de Lolita e dos diálogos em futuros distantes pós-apocalípticos sobre a cultura humana como um todo); enquanto que a segunda parte vai por caminhos mais gerais e é mais fácil de se identificar, e a identificação é aqui, uma parte importante do humor.

O melhor é que ele consegue fazer isso num tom de quem conta anedota em mesa de bar. Há uma fluidez e perspicácia impressionantes – mesmo em seus artigos em formato de lista. Parte disso se deve ao fato de que a maioria dos artigos faz referência a situações cotidianas em que todos nós já nos encontramos, situações com que estamos (tristemente) familiarizados.

site: http://owlsroof.blogspot.com.br/2014/06/desafio-corujesco-diario-minimo.html