O Universo Elegante

O Universo Elegante Brian Greene




Resenhas - O Universo Elegante


17 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2


Davi 22/11/2023

'Sabemos' até o M.
É uma leitura bem densa, creio que o autor tenha tentado trazer bastante o aspecto de divulgação científica, usando muito dos exemplos e analogias, mas ainda assim não consigo considerar uma boa leitura apenas para alguém "curioso", é muito mais completo (complexo também) do que um livro com esse intuito. No geral, é uma boa leitura.
comentários(0)comente



Sidney 18/09/2023

Maravilhoso
Esse é o melhor livro de astronomia que já li, talvez o melhor de ciências. A capacidade que o autor tem de explicar temas difíceis de forma leve e didática é maravilhosa. Sem falar que a Teoria das Cordas é a teoria mais linda que a humanidade já criou.
comentários(0)comente



Atteneee_ 14/07/2023

Brilhante
É longe de ser um livro fácil e de total compreensão a primeira leitura, (o que é bom ja que nenhum livro que não necessita ser lido duas vezes é um livro que vale ser lido), mas consegue trazer muitos esclarecimentos a conceitos que eram, a priori, básicos na física.

Eu nunca vi uma explicação tão bem elaborada da relatividade geral e efeito doppler que trazem como resultado uma ruptura da compreensão basica de geometrica euclidiana para explicar eventos tão subjetivos e longe de nosso alcance.

O reducionismo é um tópico muito bem abordado no livro com uma visão bem a frente do niilismo otimista que ao menos eu estou acostumado, até porque é impossível não se apaixonar a essa saga de pesquisas e especulações ao mundo todo que se converge naturalmente a teoria-M, assim como água e gelo no deserto.

Com certeza é um livro que merece (e necessita) uma atenção redobrada e uma releitura ja que os conceitos apresentados vão bem longe da nossa compreensão atual apelando a especulações devido ao principio da incerteza (obrigado heinsenberg), recomendo a todos que se encantam com a beleza da física e com a nossa ignorância
??
comentários(0)comente



Giovanna 16/05/2023

Livro muito bom, estava há tempos já querendo saber sobre teoria das cordas e acredito que o Brian greene explica de uma forma ótima a teoria, bem completo e que requer alguns conhecimentos prévios de física. Gostei muito!
comentários(0)comente



Max 03/10/2022

Fiquei mais inteligente! ?
Na busca pelo entendimento do que somos feitos nas fronteiras do conhecimento humano, na teoria das cordas, ou teoria de tudo, chegamos a conclusão de que as respostas encontradas criam um outro monte de perguntas! Aff...
Juro, fiquei mais inteligente depois de ler esse livro! Rsrs?
Naiara 04/10/2022minha estante
tem em pdf? ?
eu quero essa inteligencia aiii ...


Max 04/10/2022minha estante
Claro que tem, Naiara! Te falo em off...?




Guilherme Felipe Agapto 05/04/2022

TEORIA DAS CORDAS
O autor revelou os aspectos mais relevantes da teoria das cordas, que unirá a gravidade e a mecânica quântica, além da relatividade de Einstein. Explicou sobre o nosso conceito de tempo e espaço, que existem outras dimensões e que podem existir cordas unidimensionais que vibram e essas vibrações são a base de toda a nossa física. Explorou bem os conceitos matemáticos e explicou com detalhes as teorias, que juntas formam a teoria M. Também explica em partes como é um buraco negro e sobre a origem do universo. Porém, como as teorias são inconclusivas, ainda tem muito a explorar. E pode ser que a teoria não seja definitiva. O livro é escrito numa linguagem simples, fácil de entender e resume os avanços da teoria sobren tudo (TST). Recomendo!
comentários(0)comente



Umberto Vicente 21/04/2020

Valeu a pena cada página
Brian Greene faz de maneira sucinta, uma breve explicação, passando dos princípios Newtonianos, Relatividade Especial e Relatividade geral até a teoria das cordas.

Para quem é bem novo na área, ele explica muito bem, sem dúvidas, com analogias, facilitando bem o entendimento (quando entra no campo das cordas, fica um pouco - bem - mais complicado, porém se entende bem o todo).

Livraço! Vale a pena.
comentários(0)comente



Kaique.Nunes 25/03/2019

O Universo Elegante é uma obra que introduz o leitor à história da física do século passado, incluindo uma ótima introdução às leis da Relatividade (Especial e Geral) e à Mecânica Quântica. Para então aprofundar nos mistérios da física atual, focando principalmente na teoria das cordas. Escrito pelo físico e professor da Universidade de Columbia, Brian Greene.

Greene foi um dos autores que popularizou a teoria das cordas, através de seus trabalhados de divulgação científica, dentre eles: palestras, participações televisivas (CNN, Time, David Letterman, Big Bang Theory), documentários e por fim seus livros.

O conceito de cordas foi criado para ajudar os cientistas a descrever simultaneamente a energia e a matéria. A frequência e a ressonância da vibração das cordas, assim como as das cordas de um instrumento, determinam a carga, o spin e outras propriedades familiares de energia - e eventualmente a estrutura do universo. Nesta perspectiva, a entidade última da matéria não é pontual como átomos ou subpartículas, e sim cordas vibrantes.

Porém, os modos de vibração de uma corda dependem do número de dimensões nas quais a corda vibra, e de sua topologia. Uma corda em uma dimensão só pode vibrar de um jeito, esticar-se e comprimir-se, esse tipo de vibração é chamado de vibração longitudinal. Em duas dimensões, uma corda ainda pode vibrar deste modo, mas abre-se a possibilidade de um tipo completamente novo de vibração - a vibração transversal, na qual o seu movimento é numa direção perpendicular ao comprimento. Num espaço tridimensional, a direção da vibração transversal pode girar ou espiralar, e em dimensões maiores, a complexidade aumenta.

Essas dimensões adicionais são curvas, enroladas sobre si mesmo, com distâncias menores que o comprimento de Planck (1,6 × 10 elevado a -35m), e portanto não podem ser detectadas, essas dimensões curvas são chamadas de '”Espaços de Calabi-Yau”. E a teoria prediz a existência de 11 dimensões ao todo.


site: https://www.instagram.com/kaiquekhan/
comentários(0)comente



Silvio 26/10/2016

Desafio de explicar teoria das cordas é tão complexo quanto pousar em Marte
Assim como Carl Sagan, Brian Greene foi professor da Universidade de Cornell (EUA) e, como seu colega, também se dedica a compartilhar as últimas descobertas científicas com o público leigo. Em O Universo Elegante, o desafio de Greene é tão difícil quanto pousar uma sonda em Marte: explicar em termos simples a teoria das cordas!

Desde o início do século 20, quando Einstein formulou a teoria da relatividade geral (que torna mais compreensível os fenômenos do universo, como a velocidade da luz e a gravidade) e Max Planck definiu a mecânica quântica (que explica os fenômenos do mundo atômico e subatômico, como as órbitas estáveis do elétron), cientistas sonham em unificar as duas numa "teoria de tudo" capaz de explicar desde o comportamento dúbio dos fótons até o formato do universo). Isso porque as duas são como óleo e água: a teoria da relatividade não se aplica para o universo das subpartículas e a física quântica perde o sentido no universo dos planetas e galáxias.

Greene nos conta os esforços de físicos e matemáticos ao longo das últimas décadas em encontrar uma solução para o problema, que culminou com a teoria das cordas. De acordo com ela, todas as partículas elementares são criadas a partir da vibração de filamentos unidimensionais, como as cordas de um violino produzindo notas musicais.

Apresentando exemplos de como as "cordas" conseguem explicar os fenômenos do universo "grande" e "pequeno" encaixando relatividade e mecânica quântica de forma harmoniosa e elegante, Greene também conta a evolução da própria teoria até a sua última versão, a "teoria M", que já vem sendo utilizada para elucidar questões complexas, como a entropia dos buracos negros.

Entropia dos burados negros?!

Aí está. Mesmo com o talento didático e os esforços do autor em fazer comparações com situações cotidianas, o tema permanece bastante complexo, por isso recomendo o livro somente para quem já possui algum conhecimento em física e astronomia.

Brian Greene só escorrega em tomar partido e defender a teoria das cordas sem dar espaço para os seus críticos, como o físico brasileiro Marcelo Gleiser (que justamente escreveu um livro sobre o assunto, A criação Imperfeita).


site: https://www.tumblr.com/blog/marketingideiaslivros
comentários(0)comente



Mister Macabro 20/08/2014

O livro é muito bom, o autor excelente, um cientista. Vale boas discussões. A Teoria das Cordas, ou hipotética Teoria do Tudo, que é abordada pelo livro, essa sim, deixa a desejar. A impressão que tenho, é as pessoas fingem que estão entendo o assunto, e na verdade, ninguém entende nada, e a teoria do tudo não explica nada, e pior ainda, quando se chega no menor limite de tamanho possível "a ser observado e medido", não se pode constatar a veracidade das ideias. Assim, é como o Código da Bíblia. Você acaba vendo o quer ver, e não exatamente a realidade dos fatos. Acho que a Física Quântica passa por tempos de crise, e que ainda falta bem mais para explicar o absurdo mundo em que vivemos.
comentários(0)comente



MikelangeloST 23/05/2013

Sumário
No interior mais fundo da matéria, vibram cordas como as de um instrumento musical. Tudo o que existe e acontece no mundo, no universo, surge das vibrações dessas entidades centenas de bilhões de bilhões de vezes menores do que o núcleo de um átomo. A idéia de cordas abriu para a ciência a perspectiva de alcançar uma compreensão final sobre a estrutura e o funcionamento do universo, pois ela permite compatibilizar os dois pilares antagônicos da fisica moderna: a relatividade geral e a mecânica quântica. Escrito por um físico jovem e brilhante, este livro apresenta o passo-a-passo da teoria das cordas e, ensinado o leitor a usar os olhos da lógica e da matemática, mostra-lhe como ela pode nos revelar toda a beleza e a elegância do universo.

Sumário
Prefácio ... 9
PARTE 1: A FRONTEIRA DO CONHECIMENTO
1 - Vibrando com as cordas ... 17
PARTE 2: O DILEMA DO ESPAÇO, DO TEMPO E DOS QUANTA
2 - O Espaço, o temnpo e o observador ... 39
3 - Das curvas eondulações ... 71
4 - Loucura Microscópica ... 104
5 - A necessidade de uma teoria nova: relatividade geral versus mecânica quântica ... 138
PARTE 3: A SINFONIA CÓSMICA
6 - Pura música: a essência da teoria das supercordas ... 155
7 - O "super" das supercordas ... 188
8 - Mais dimensões do que o olhar alcança ... 208
9 - A evidência irrefutável: sinais experimentais ... 234
PARTE 4: A TEORIA DAS CORDAS E O TECIDO DO ESPAÇO-´TEMPO
10 - Geometria quântica ... 257
11 - A ruptura do tecido espacial ... 291
12 - Além das cordas: embusca da teoria M ... 312
13 - Buracos negros: uma perspectiva da teoria das cordas e da teoria M ... 352
14 - Reflexões sobre a cosmologia ... 379
PARTE 5: UNIFICAÇÃO NO SÉCULO XXI
15 - Perspectivas ... 409
Notas ... 427
Glossário de termos científicos ... 449
Referências e sugestões de leitura ... 461
Indice Remissivo ... 463 - 476


comentários(0)comente



Abramo 22/04/2013

É uma tarefa dificílima escrever sobre física avançada para leigos, mas Greene consegue cumprir a tarefa razoavelmente bem (melhor do que um Hawking que é menos didático), especialmente no começo do livro quando aborda a relatividade e o começo da física quântica, cita o que Einstein não conseguia aceitar, os desafios que surgiram na tentativa de unificação da física quântica com a física relativística e etc.
A parte final do livro talvez seja bem dura para o leigo entender ou mesmo visualizar, mas em sua quase totalidade o livro cumpre bem o seu papel.
comentários(0)comente



prof.vinic 19/05/2011

Interessante
Livro bastante interessante, claro que por ser de divulgação científica peca no aprofundamento, deixando muita coisa suspensa no ar. Interessante como em toda a obra não existe demonstrações matemáticas e afins ... o que serve para não afastar os curiosos, porém deixa os físicos, meu caso, com falta de chão (por assim dizer). A forma como a evolução da teoria ocorre é ligeiramente "mágica", no entanto vale ressaltar que o livro traz várias referências que suprem este pequeno problema.
comentários(0)comente



Ricardo Luigi 26/07/2010

O que eu lembro...
No início esclarece o confito entre relatividade e mecânica quântica, a descoberta de novas particulas, o fracasso de Einstein criar uma teoria unificada, a repulsão entre a força eletrofraca e gravidade etc. Depois fica mais interessante quando começa a explicar a Teoria das Supercordas, singularidade, as outras dimensões do espaço e multiverso, coisas que também fogem do nosso senso comum. Fala brevemente do LHC na busca do gráviton etc. É realmente muito bom para quem quer compreender o cosmo.
comentários(0)comente



_diogo_ 26/10/2009

Todas as pessoas têm curiosidade de saber quem somos nós, de onde viemos e que lugar é esse onde vivemos. Todo mundo ao parar pra pensar que vive numa bolinha azul que flutua no meio do nada deve ter se sentido estranho pelo menos uma vez. Por isso as teorias físicas e principalmente as astronômicas chamam a atenção de todo mundo. O Universo Elegante, de Brian Greene, é um desses livros que tenta explicar para um público leigo conceitos complexos de física moderna.

O livro se concentra numa questão principal, que é a que tem motivado as principais pesquisas da física nos últimos anos, uma teoria que seja capaz de explicar todas as coisas de uma vez só. Atualmente temos duas teorias que combinadas conseguem explicar o funcionamento do unverso como o conhecemos, você certamente já ouviu falar delas. A teoria da relatividade e a teoria quântica, as pesquisas buscam combinar essas duas teorias já que existe uma contradição entre elas e a principal candidata a conseguir esse feito é a chamada "Teoria das cordas", que é do que trata o livro.

Talvez você nunca tenha ouvido falar dessa teoria, mas basicamente ela defende a idéia de que as coisas são compostas não por pequenas particulas que juntas formam elétrons, prótons e neutrons, mas por pequenas cordas que vibram em diversas dimensões. Poeticamente falando a matéria e as coisas que conhecemos é a música que vem da vibração dessas cordas.

O livro para falar da teoria das cordas explica, e de maneira excepcionalmente bem, as teorias da relatividade e a física quântica o que acaba sendo o maior mérito do livro. Ao tentar falar da teoria das cordas em si o livro perde um pouco da qualidade didática, talvez justamente pela própria dificuldade de falar de algo que ainda está em desenvolvimento, mas apesar disso o livro se mantém acima da média conseguindo falar com propriedade do tema, muito provavelmente porque o autor do livro, Brian Greene, é justamente um dos principais pesquisadores que ainda estão desenvolvendo a teoria.

Apesar dessa perda de didática ao final o livro ainda é uma referência para quem pretende conhecer um pouco mais sobre essa teoria física que se dominada deverá trazer uma revolução para a maneira que vivemos. Além disso, pra alguém que quer conhecer um pouco mais, ou que nunca ouviu falar, sobre as teorias quânticas e da relatividade o livro é bastante indicado. Ah e se você quiser uma pequena amostra e tiver alguma intimidade com o inglês, um documentário baseado no livro está disponível para assistir pela internet nesse link -> http://www.pbs.org/wgbh/nova/elegant/program.html

MAIS EM: www.projetowebcoisas.com.br
comentários(0)comente



17 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR