Sua Resposta Vale um Bilhão

Resenhas - Sua Resposta Vale um Bilhão

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Jeferson.Alcantara 20/10/2023

Incrível
Conta a história de Ram Mohammad Thomas, um jovem de origem humilde da Índia que participa de um programa de perguntas e respostas na televisão e acaba ganhando um bilhão de rúpias. O livro revela as incríveis experiências e desafios que Ram enfrentou ao longo de sua vida, que o prepararam para responder às perguntas do programa. É uma narrativa cativante que mistura elementos de sorte, determinação e a jornada de autodescoberta de um protagonista carismático em um cenário diversificado na Índia. O livro também inspirou o famoso filme "Quem Quer Ser um Milionário?".

João Vitor 02/09/2023

D. Está escrito
" Jamal Malik está a uma pergunta de ganhar vinte milhões de rúpias. Como ele conseguiu?"

Um tanto diferente quanto o filme de Danny Boyle (que já adaptara o livro "Trainspotting" e fizera um clássico moderno) "Quem quer ser um milionário?" ("Slumdog Millionaire"), o livro "Sua resposta vale um bilhão", de Vikas Swarup, expande um lado da Índia que todos nós conhecemos, mas que não somos familiarizados.

O plot entre o livro e o filme é o mesmo: um jovem consegue responder as perguntas de um show de perguntas e respostas pois coincidentemente todas as perguntas possuem as alternativas corretas correlatas com experiências que ele já vivenciou. O que o faz ser preso e contar sua história para provar sua inocência , pois afinal: como um jovem das favelas da Índia, sem qualquer instrução, poderia ter tantos conhecimentos gerais? Tudo isso ao passo que ele tenta encontrar um amor perdido.

É interessante a maneira como o autor conta os relatos do jovem Ram Mohammad Thomas, que diferente do filme, possui uma história muito mais complexa, indo desde seu passado até o presente com o mesmo contando sua história de vida. E a cada capítulo em que ele conta parte de suas vivências, o nome deles é o valor das rúpias seguido do nome em si! Achei isso muito original!

Um livro forte, que emociona como o filme. Inclusive, no final, é tão impactante quanto o do mesmo, que se ler com atenção, é capaz de escutar a canção "Latika's Theme".

"A) - Ele trapaceou
B) - Ele é sortudo
C) - Ele é um gênio
D) - Está escrito"

Elis133 07/07/2023

A Índia é para os fortes
Confesso que esperava encontrar o romance de Jamal e Latika, assim como no filme "Quem quer ser um milionário". Mas o que encontrei foi o personagem Thomas, resiliente e bom coração.
A proposta do livro é bem melhor, desculpe o clichê. O filme é bem comercial e apresenta quase que um conto das mil e uma noites moderno e marcante. No livro percebemos a Índia real: corrupção, pobreza, violência, exploração, fundamentalismo e devoção à mídia, principalmente ao cinema.
No filme acontece tanta coisa que as atrocidades ficam em segundo plano. No livro elas estão bem declaradas. E Lembra muito o Brasil.
Saio da leitura com mais conhecimento sobre a Índia e a cultura.

"Quando a educação não é libertadora, o sonho do oprimido é ser o opressor." Quem mais oprime os vulneráveis são os seus próximos, tanto na Índia quanto no Brasil.

Rariel 21/05/2023

Muito bem escrito
Amo livros que possuem uma história bem fechadinha. O enredo te prende muito e quando você percebe já leu várias páginas seguidas. A trama que gira em torno do protagonista tem a sua lógica e nenhum elemento é deixado de lado. Os demais personagens também são bastante cativantes e têm sua importância na história. No geral, é uma leitura que vale muito a pena.

Dadá 17/05/2023

Nada a ver com o filme, mas ainda assim muito bom
Confesso que sou apaixonada com o filme que se inspirou nesse livro e quando fui ler, esperava identificar passagens nele, mas nem o nome do personagem é o mesmo (hahaha). Mas ainda assim, SRVUB é um ótimo livro. Ram Mohammad Thomas ganhou o maior prêmio da história da TV. Um bilhão de rúpias! Mas como se Tom é um órfão que nunca estudou ou saiu do país? A história dele contém as respostas. O livro mostra a realidade contemporânea da Índia, a luta de um órfão com nome católico, budista e muçulmano para sobreviver e uma série de coincidências (ou sorte?) que o levou até ali. Passagens engraçadas, outras emocionantes... Garanto que você não largará esse livro quando chegar na reta final ;)

Clau Melo 30/04/2023

Literatura indiana
Literatura indiana, 2006. Drama.
Leitura que desperta várias emoções. Adorei!

Ram Mohammad Thomas está na cadeia. Ganhou um bilhão de rupias, o maior prêmio já pago na história da televisão, por ter respondido corretamente a doze perguntas num programa de perguntas e respostas. Mas como é possível que um garçom de dezoito anos que não fez sequer o curso primário saiba qual é o menor planeta do sistema solar e que inventou o revólver? Sem dúvida houve fraude. Ou não? Para provar que não, o rapaz terá de contar a história de sua vida, curta porém muito movimentada: uma fascinante viagem pela Índia contemporânea, terra onde todos os extremos se tocam e quase tudo é possível.

Heloísa 30/04/2023

Não é igual Caminho das Índias
Gostei muito de conhecer a Índia de uma forma totalmente diferente do que a novela mostrou, ou os místicos mostram. Nada de ioga, de Buda, de meditação ou de ashram; no máximo há menções à deusa Durga. Aqui temos um relato de uma sociedade de costumes complexos, questionáveis aos nossos olhos ocidentais, como uma criança nascer e a mãe ter de escolher se ela vai ser prostituta ou não por costume local; ou onde crianças são mutiladas para virarem pedintes. O livro conta a história de Ram Mohammad Thomas, que recebeu esse nome (hindu, muçulmano e católico) do padre que o adotou. Ram é um garçon que participa de um programa de perguntas e respostas e ganha um bilhão de rúpias. A produção contesta a honestidade de Ram e ele é preso, acusado de ter fraudado para acertar as perguntas e ganhar o prêmio. Uma advogada se interessa em ajudar Ram a provar que é inocente e ele conta sua história para ela. Cada pergunta do programa tem relação com a própria vida de Ram, cheia de sofrimentos em uma Índia pobre, sem o glamour do que foi mostrado na novela. Acredito que o autor quis mostrar um lado da verdadeira Índia que poucos conhecem, inclusive quem viaja à turismo ou vai para os ashrams praticar ioga ou meditação, ou vai visitar o Taj Mahal, que teve a sua história bem detalhada pelo autor. Não faltou nem contar a lenda de que o imperador pretendia construir outro Taj Mahal, mas foi impedido pelo filho, que o prendeu na torre onde ficava olhando o Taj Mahal. O autor usa de licença poética para transformar Nita na versão em carne e osso do Taj Mahal em mármore negro jamais construído em um sonho de Ram. Outra coisa que o autor mostra é o enorme abismo entre as classes sociais, com pessoas morando em palácios, hotéis de luxo e outras morando em cortiços, numa disparidade que pareceu ainda maior do que no Brasil. Outro ponto positivo foi que dá para sentir que estamos andando pelas cidades por onde Ram passa, mesmo sem conhecermos, sem termos visto o filme Quem quer ser um bilionário, baseado no livro.

Juliana.Santos 24/04/2023

Superou as expectativas
Assisti à adaptação cinematográfica "Quem quer ser um milionário?" muitos anos atrás e gostei, mas não estava me sentindo interessada em ler o livro no qual o filme foi baseado. Como proposta de uma leitura coletiva, acabei me resolvendo a ler e tive uma grata surpresa.
O livro lembra muito pouco ou quase nada do filme, o que não é ruim; muito pelo contrário, a narrativa do personagem principal é surpreendente, sua história me fez lembrar em parte de Forrest Gump no quesito de quantas aventuras inacreditáveis ele viveu em tão curto espaço de tempo.
Ótima história.

Diego Vertu @outro_livro_lido 24/04/2023

SRVB
Ram Mohammad Thomas foi preso. Preso devido a ter ganhado o prêmio máximo da história da televisão, 1 milhão de rupias.
Ram tem 18 anos, é um garçom e não fez sequer o curso primário. Como Ram pode ter ganhado esse programa de perguntas e respostas? Houve fraude? Enquanto esta preso, aparece a advogada Smita, a qual, Ram terá que contar toda a sua vida para que então ganhe o prêmio e prove sua inocência.
Foi uma delicia prestigiar esse livro, um livro forte narrado em 1 pessoa, é uma viagem à Índia mostrando suas desigualdades sociais, fala sobre violência, violência a mulher, abandono, prostituição, dramas familiares entre vários outros assuntos abordados. Linguagem simples, personagens bem construídos e narrativa bem elaborada SRVB é pouco discutido mas recomendo essa leitura.

Samyzz 06/04/2023

Nossa!!!
Nossa!! É isso que você irá falar ao final do livro, o posto no final é... Nossa!!!

Tudo nesse livro é "Nossa!!!", O começo, o meio, o final, cada capítulo!!

A cada capítulo que você terminar, você vai falar "Nossa!!", porque isso que o livro é, um grande "Nossa!!".

Bom, começando pelo primeiro capítulo, vc começa não entendendo absolutamente nada, aí, do nada! Começou a história, ele passa pergunta por pergunta contando como ele sabia a história por trás da resposta, e é incrível, eu não sei se é o jeito como ele não tá nem aí, ou se é a história de vida dele que absurdamente incrível, triste, feliz, cheia de plots e reviravoltas ou o plost atrás de plost no final ou até mesmo como as histórias vão se encaixando uma na outra!!

O autor foi um gênio, encaixando as histórias umas nas outras, e trazendo finais incríveis, para cada um do capítulos!!

Este é um livro de grandes emoções, você vai chorar muito, e rir mais ainda, vai parar de ler e pensar em tudo que você acredita, e no que você já viveu, e no final, você vai fechar o livro querendo fazer sua história acontecer.

Por isso, leiam, eu juro que não irão se arrepender.

Ana 23/02/2023

Ram Mohammad Thomas (inclusive a história sobre o seu nome, que é contada por ele no livro, é ótima) tem apenas dezoito anos e trabalha como garçom em um restaurante meia boca. É claro que ele realmente seria apenas isso se não tivesse ganhado um bilhão de rúpias em um programa de perguntas e respostas. E é claro que, se ele não fosse apenas isso, não estaria na cadeia sendo acusado de fraude. Afinal, como um simples garçom conseguiu a proeza de acertar doze perguntas sem sequer ter terminado a escola?

Ram chega a ser torturado na prisão quando um anjo vem salvá-lo: Smita Shah, uma advogada de bom coração que leu sobre a prisão do garoto no jornal e resolveu ajudá-lo. Para tentar tirar Ram dessa tremenda enrascada e provar o seu caráter, ela precisa entender como é que ele sabia exatamente a resposta das doze perguntas sem ter roubado e, para isso, Ram tem que contar algumas histórias sobre a sua vida, fragmentos de lembranças desde o seu nascimento à vida adulta.

Eu tinha tanta certeza que ia amar esse livro que nem me preocupei em abaixar as minhas expectativas. Devorei essa história como um leão devora a sua presa. Não é apenas a história de um órfão e pobre que vive na Índia, e sim um incrível manual sobre o próprio país. Além das coisas boas, como as comidas, os pontos turísticos (em certo capítulo é contada a história do Taj Mahal, que achei super interessante), os pontos negativos do lugar também são jogados na cara da gente. Há exploração infantil, abuso sexual, prostituição e muitas outras coisas que acontecem o tempo todo, mas que a gente insiste em não enxergar.

É claro que as histórias contadas por Ram são o ponto alto do livro. Apesar do protagonista ser o próprio Ram, já que ele estava narrando sua vida, senti que várias histórias diferentes foram inseridas dentro de uma só, o que achei totalmente incrível. Nunca vi algo assim em nenhum outro livro que li na vida. Além do mais, a coisa mais interessante é que cada história está ligada à uma pergunta do programa, então a minha curiosidade foi tamanha que parar de ler era algo totalmente fora de questão.

Os personagens são um capítulo à parte. Alguns apareciam com mais frequência, outros em apenas uma ou duas histórias, mas cada um com sua importância sobre a vida de Ram. Ah, Ram, fiquei com vontade de trazer ele para minha casa para cuidar, de tanto que me afeiçoei a ele. Algumas de suas histórias eram de partir o coração e em praticamente todas ele passava algum tipo de perrengue. Antes de terminar de ler já sabia que seria um favorito. É realmente uma pena que poucas pessoas saibam da existência dessa obra, não tenho palavras para expressar o quanto mexeu comigo. São livros assim que me fazem acreditar que as coisas acontecem com a gente por algum motivo especial, mesmo que essas coisas sejam extremamente cruéis.

site: https://www.roendolivros.com.br/

Alanna.Kristyna 15/02/2023

Que livro incrível!!!!!
Leitura maravilhosa que me marcou demais. Ram Mohammad Thomas, Salim, Gudiya e Shankar personagens inesquecíveis!

Thais 06/02/2023

Sua resposta vale um milhão
Nunca julgue um livro pela capa, eu tinha esse livro aqui em casa a muito tempo, mas uma tarde, enquanto estava totalmente entediada, eu dei uma chance para o livro.

E não me arrependo, a escrita é bem fluída, e quando você menos percebe já está na metade do livro.

Os personagens são carismáticos e envolventes.

O livro mostra com a realidade de um menino que vive nas ruas e tem que aprender as coisas por conta própria.

O enredo conta com inúmeras lições, que levarei para toda a vida.

Sinceramente, um livro que eu adorei e recomendo demais.

"Não preciso mais dela. Porque a sorte vem de dentro."

1 | 2 | 3 | 4 | 5