O verdugo

O verdugo Hilda Hilst

Resenhas - O verdugo

mafe 09/05/2024

Hilda Hilst.
Engrenagem organizacional onde quem cala a sociedade perante os males que a afligem é a própria sociedade...
O perigo da ignorância e do distanciamento de problemáticas coletivas.
O afogamento por nadar em maré contrária.
Aqueles que resistem a maré.
Tudo isso e muito mais de forma figurativa, com comicidade e uma estrutura rapidinha de ler.

Luísa Moreira Campos 14/03/2024

No começo eu pensei que fosse só a emoção de estar vivo, você compreende? Eu pensava: É, eu me comovo com a vida, com tudo o que está vivo, é isso. Mas depois essa coisa foi crescendo e até uma casa, uma parede meio gasta me comovia... e até...Um osso, meu filho. Um osso me comovia. Não só a vida. A morte, a cinza das coisas, o vazio me comovia.

Isabela 15/01/2024

Eu amei, a crítica ao mundo moderno é incrível, é uma leitura bem fluida também por ser uma peça de teatro.

Ingridy38 16/07/2023

Bem mais ou menos
Mesmo que haja poucas páginas, parece que são muitas por causa de um livro arrastado que parece que nada acontece na maior parte do tempo. Apesar do plot ter potencial, para mim, não foi tão bem trabalhado.
Poderia ser melhor.

Bebella 10/07/2023

Contraste entre leveza e tensão
Incrível como o autor consegue equilibrar a tensão da guerra civil em Angola com a inocência e leveza trazida pelo fato do narrador ser uma criança.

A história aborda a vida de Ndalu, o qual vive uma vida totalmente diferente da nossa ao conviver com a miséria e conflitos políticos de Angola. Mas todo o jeito que ele pensa e explica as coisas deixa até divertido o livro.

Me impressionei com o livro desde o começo. Não queria parar de ler de jeito nenhum.

É um livro incrível e que todos deveriam ler.

Wagner 26/05/2023

Resumo
Um homem diferente apareceu na cidade. Não cometeu nenhum crime, mas a lei deste país ?imaginário? o condenou à morte considerando que tem uma má influência sobre o povo. O carrasco (ou verdugo) se recusa a matar este homem que tocou profundamente no seu coração. Daí começa uma luta terrível entre ele e uma sociedade que teme o poder deste homem cuja presença torna melhor os outros.

LadySamy 30/01/2023

Quem? Humanos? Enojada!
Segunda peça teatral que leio, sou amante dos romances.
Contudo, fiquei estupefata em como 31 páginas pode caber tanto sentido, reflexão, críticas e moral (no caso, falta dela).
As motivações de certo e errado são questionadas de modo extraordinário. A manipulação da verdade pela elite, feita cm maestria. A corrupção humana... Ah, essa, me embrulha o estômago.

Ainda estou perplexa e extremamente reflexiva sobre essa peça.

Só digo uma coisa, LEIAM!

lia 01/02/2022

O que o dinheiro pode comprar?
Eu ainda estou maravilhada com essa peça. Apesar de não ter um final feliz (na verdade, ele é um tanto quanto brutal), ele te faz questionar toda a nossa existência. Até onde as pessoas vão pelo dinheiro? O quanto vale uma vida? O que é a liberdade de expressão, e o que aqueles que querem te calar farão para alcançar seu objetivo? De forma nem um pouco sutil, é um tapa na nossa cara em frente à dura realidade daqueles considerados merecedores da morte, e àqueles que não concordam com o destino que lhes é prometido.