Porque não sou cristão

Porque não sou cristão Bertrand Russell

Resenhas - Porque não sou cristão

Fernandes99 13/10/2022

Uma bela defesa do livre pensamento
O livro é um compilado de textos e transcrições de palestras e debates de Russell sobre religiões e temas correlacionados, como questões de moralidade relacionadas à sexualidade, por exemplo. Suas ideias sobre esses temas são bem incisivas e iam de contra mão aos costumes de sua época. Não atoa que, à época, ele foi barrado de assumir um cargo de professor em Nova York, como retratado pelo editor na parte final do livro. Vale destacar que Russell era um gnóstico, e não um ateu. Então, não espere uma crítica contumaz à existência de Deus. Na verdade, por ser um apanhado de pequenos textos, o livro é incapaz de construir qualquer raciocínio muito longo.

Enzo.Ciolin 20/08/2021

Livro bom
O livro é realmente bom, faz reflexões importantes para a nossa sociedade, porém em sua parte final fica um pouco arrastado

Davi 17/06/2020

Russel ácido e preciso
Russel nos presenteia, sem jamais perder a linha, as explicações para o titulo da obra. Um grande filósofo, inquieto. Uma obra que visa, mais do que convencer (isso seria simplório, vazio demais) elucidar as inquietações do próprio Russel em relação aos dogmas e fé cristãos.

ranielsousa 01/08/2018

sem argumentos

Timoteo.Silva 26/05/2018

O livro é fraco, com poucos argumentos bons. Argumentos por vezes pueris.

MF (Blog Terminei de Ler) 16/04/2018

Uma valiosa e contundente crítica ao pensamento religioso
"A vida virtuosa é uma vida inspirada pelo amor e guiada pelo conhecimento" (Bertrand Russell)

Livro "Porque não sou cristão e outros ensaios sobre religião e assuntos correlatos", escrito pelo filósofo inglês Bertrand Russell em 1957. É aquele típico livro que somente pessoas abertas à uma discussão/crítica construtiva sobre religião poderão extrair alguma coisa relevante. Se não for esse o seu caso, passe longe. Bertrand Russel foi um dos maiores pensadores do século XX, além de ter sido matemático, deixando excelentes contribuições nesse campo do conhecimento. Como escritor, ganhou o Prêmio Nobel de Literatura. Foi também professor acadêmico. A presente obra é uma coletânea de ensaios escritos pelo filósofo, nos quais ele questiona o legado e o conceito de moral presente na religião, mais especificamente no Cristianismo. De forma contundente, Russell critica conceitos e crenças que, segundo ele, podem ser nocivos ao desenvolvimento do ser humano como indivíduo e como integrante da sociedade. Para Russell, as decisões humanas devem ser determinadas pela valorização da busca pelo conhecimento e livre questionamento, sustentada por fatos e alinhada com uma atitude mais empática, amorosa e tolerante em relação ao próximo. Por ter sido escrito no período pós-guerra, percebe-se ainda uma postura mais pacifista de Russell e uma atitude mais crítica em relação ao comunismo soviético e seu totalitarismo. O livro ainda conta com um apêndice, onde é narrado com detalhes todo o episódio no qual Russell foi impedido de ministrar aulas no City College de Nova York, quando setores fundamentalistas e conservadores da cidade se mobilizaram para promover uma campanha de difamações gratuitas contra o filósofo, baseados em preconceito, intolerância religiosa e, no geral, uma interpretação precária de seus textos. Presumo que isso ainda aconteça com professores céticos ao redor do mundo... Recomendo!

site: https://mftermineideler.wordpress.com/2015/06/30/porque-nao-sou-cristao-e-outros-ensaios-sobre-religiao-e-assuntos-correlatos-bertrand-russell/

JPHoppe 15/04/2016

Bertrand Russell foi um dos maiores filósofos, com centenas de textos, livros e ensaios, devidamente reconhecidos com um prêmio Nobel de literatura em 1950, sendo um dos pensadores mais influentes, especialmente no campo da moralidade e religião. O primeiro contato que tive com o autor foi na famosa analogia do Bule Voador, muito utilizado nos textos de um dos maiores expoentes do ateísmo atualmente, Richard Dawkins.

Dawkins é um dos melhores escritores de nossa época, ainda mais quando fala das áreas no qual é especialista, como a Etologia e Teoria da Evolução. No entanto, quando fala sobre religião e ateísmo, ele parece um espelho um tanto fosco e não muito plano, distorcendo as reflexões daquele que parece ser a maior fonte de suas ideias: Bertrand Russell. Por exemplo, temos aqui as bases contra o Cristianismo e, em menor escala, às grandes religiões (monoteístas ou não) e o posicionamento de que não temos uma ética baseada em teologia, mas uma teologia baseada em nossa ética.

Junto do ensaio homônimo, temos mais 13 outros textos relevantes ao tema, incluindo um lendário debate sobre a existência de Deus com o padre Copleston, com posicionamentos bem relevantes dos dois lados. Ademais, há um apêndice sobre como Russell foi impedido de lecionar na Faculdade Municipal de New York por ser "imoral", num julgamento tão parcial que é difícil aceitar que aconteceu de verdade.

A amostra é pequena, mas se o restante das obras de Russell seguir a clareza, precisão, e relevância para o pensamento que foi apresentada nessa obra, trata-se então de um Nobel mais que merecido.