A cientista que curou seu próprio cérebro

A cientista que curou seu próprio cérebro JILL BOLTE TAYLOR

Resenhas - A cientista que curou seu próprio cérebro

euviamapola 26/02/2024

Doem o meu cérebro!
Definitivamente Jill Bolte Taylor é acadêmica. A maneira como ela constrói o texto, repetindo e explicando a mesma coisa de diversas maneiras, é a característica de um acadêmico. Se você não estiver acostumado com esse tipo de escrita, vai achar o livro chato e repetitivo.
Fiquei fascinada com todas as informações que ela traz sobre o funcionamento do nosso cérebro, o quanto esse órgão é uma máquina complexa e frágil. Entender, fisiologicamente, como nossa cabeça trabalha nos ajuda a evitar o adoecimento precoce desta. Essa parte (o que é a maior parte do livro) é muito interessante.
Dado momento, nos capítulos intermediários, senti que ela trouxe muitas perspectivas que me lembraram os ensinamentos budistas, as lições de "O Poder do Agora" e do "O Segredo", e isso me incomodou um pouco, apesar de ter crença nesses caminhos de vida.
Ao concluir a leitura você fica com medo de ter um derrame, fica confiante para cuidar de alguém que tenha um derrame, entende a importância de uma rede de apoio, e consegue compreender que nessa vida tudo gira ao redor do físico+espírito.
No mais, guardarei essa obra como uma espécie de manual - manual esse que eu gostaria de ter lido enquanto cuidava da minha mãe doente, as coisas teriam sido diferentes.

Indico a leitura!
DOEM O MEU CÉREBRO!

Ingrid 25/11/2023

Por mais que ele tenha uma vibe meio coaching, as partes sobre anatomia e fisiologia do cérebro são muito boas. É mais um caso de: como escritora, Jill Bolte é uma ótima cientista - a escrita é um pouco confusa e redundante, mas dá pra acompanhar.
Foi muito interessante entender as sensações do derrame e os acontecimentos que o sucederam. Com algum esforço, é possível tirar dicas interessantes do livro, principalmente perto do final.

Luize Marie 23/02/2023

Impressionante
Não foi fácil encontrar este livro e só conseguimos com um valor ok pelo site da @estantevirtual_oficial ?

Fiquei impressionada com a história de uma médica especialista em cérebro, sofrer um derrame, se recuperar e contar todos os detalhes desta experiência.
Detalhes minuciosos, pq nosso cérebro é incrível e precisamos aprender melhor como utilizar.

Ao longo da leitura você aprende bastante a parte técnica de todo o processo que ocorre quando uma pessoa sofre um derrame, a experiência espiritual vivida pela médica e formas para auxiliar quem está no processo de recuperação ou como aprender os sinais para se caso acontecer a ajuda seja rápida.

Um ponto que me chamou bastante atenção, é o relato da forma como alguns médicos tratam o paciente quando acordam e dos familiares e amigos. Como precisamos aprender.

Super indico essa leitura, especialmente se você tem alguém próximo em recuperação.
Será uma esperança e aprendizado ?

Larissa.Andrade 14/01/2022

Me interessei por esse livro pq tinha curiosidade sobre o depoimento de alguém que tenha passado por um derrame. Nisso o livro me satisfez, a autora faz uma longa descrição de cada etapa e sentimentos ao longo do derrame. O capítulo sobre sua recuperação é de aquecer o coração, foi meu capítulo preferido. A temática do livro talvez não atenda a muitas pessoas o que leva a tantas avaliações baixas.

Elaine 25/09/2021

Não vou mentir não!
Esperava bem mais desse livro.
Aliás esperei anos pra ler e fiquei um pouquinho decepcionada.
Talvez pra quem é da área de saúde ou para os neurologistas no geral seja um livro maravilhoso. Mas para uma pessoa leiga como eu que gostaria de entender mais como uma pessoa curou o próprio cérebro, deixou a desejar.

Alex L.S. 19/08/2019

Já li mas não tenho
Uma experiência individual e incrível, contada por uma cientista.

Dori Araujo 26/05/2018

Esclarecedor e Libertador!
O livro oferece conhecimento sobre como o cérebro funciona na saúde e na doença. Por ter sido escrito para o público em geral consegue orientar/auxiliar tanto pessoas que sofreram trauma cerebral como aqueles que cuidam delas.

Rafael 06/10/2012

Óptimo! Obrigado, Jill Bolte Taylor, tim tim por tim tim, as pessoas vão saber, "é lindo, derrame"!

Fabro 03/06/2011

Como funciona o cérebro
Livro interessantíssimo pra quem quer saber como funciona o cérebro. Nada como uma neurocientista que teve metade do próprio cérebro desligado (por um derrame) e depois voltou ao "normal" para explicar, com detalhes, anatomicamente e psicologicamente o que nos traz cada lado do cérebro e suas peculiaridades.

Prefiro o título em inglês do livro, "My stroke of insight". É mais próximo da idéia que ele traz.

O livro é dividido em basicamente duas partes, uma que explica toda a experiência e outra com sugestões para quem tem algum parente/amigo nessa situação (que teve um derrame) e como tratá-lo de forma mais efetiva. Talvez o que alguns não gostem por achar muito "estilo auto-ajuda" seja essa segunda parte. Pra quem pensa assim, leia essa parte como um depoimento de alguém que passou por isso e do qual se pode tirar alguns conselhos úteis na ajuda a doentes.

Mu 06/05/2010

Esse livro realmente me impressionou, não só pelo título, que já foi estrategicamente escolhido para chamar a atenção do leitor.
A narração da neuroanatomista é simples e surpreendente!
É extremamente interessante e instigante acompanhar o percurso que ela fez, contando sobre o momento em que ela se deu conta de que estava tendo um derrame e como, com muita fibra e inteligência, ela tranpôs as limitações geradas pelo derramamento de sangue no cérebro e hoje é um verdadeiro 'milagre ambulante'.
Adorei!

mura 05/02/2010

Um bom livro.

A autora, uma neurocientista narra os acontecimentos pré derrame cerebral que ela mesma sofreu. E relata como foram os momentos de recuperação do derrame.

Vale a leitura.

Bia* 27/07/2009

Ainda não cheguei à conclusão do livro, mas o relato está sendo muito interessante, visto que está sendo narrada por uma cientista, especialista em cérebro, portanto conhecedora do que está descrevendo. Ela aborda a diferença entre um bom e um mau tratamento, do reaprendizado, da ajuda substancial de sua mãe nesta recuperação. Apesar do derrame ela se mantém consciente do que está lhe ocorrendo e pode está dando esse depoimento.
Em alguns trechos ela fala muito do lado esquerdo e lado direito do cérebro, esta é uma das partes que não gostei, achei um pouco maçante, onde ela se perde em suas impressões. Na parte que estou lendo agora está me dando impressão de mais um livro de auto-ajuda e não está tão atraente assim. Vou me aproximando do final que parece manter esta minha primeira impressão.

desto_beßer 13/07/2009

Derrame mal-curado
Misticismo new-age muito espertamente ocultado por um começo interessante (os relatos do durante e do pós- derrame merecem certamente ser lidos), terminologia científica e suposta credibilidade da autora. A do meio ainda consegue se manter, mas a última vai por água abaixo assim que se iniciam as narrações sobre emanações cósmicas, a energia jorrante do Universo, as vibrações negativas e positivas que as pessoas soltam, de como a frase preferida da autora –veja bem, uma cientista- passou a ser ‘você quer ter razão ou ser feliz?’, como se uma excluísse a outra, etc etc etc. Sem contar que a base da ‘mensagem’ desse livreto, o poder psicodélico, pacifista e humanitário do hemisfério direito do cérebro (o primo hippie do sisudo lado esquerdo), é calcada em noções pra lá de ultrapassadas sobre o funcionamento cerebral. Nada com que se espantar, porque ciência é só um detalhe no título do livro da Dra. Jill. Bobagem por bobagem, existem por aí auto-ajudas bem mais engraçadas do que essa.