Ser Como Eles

Ser Como Eles Eduardo Galeano

Resenhas - Ser Como Eles

Rodrigo Leão 12/04/2024

Ótimo
Eduardo Galeano é sempre incrível. Suas críticas sempre bem embasadas em um passado não muito longe de uma América latina abusada.

Tatiane495 18/02/2024

A história não contada da América Latina
Galeano e seu tom crítico e de denuncia sobre as mazelas da América Latina, nos faz refletir sobre como os países deste continente ainda se mantêm sob o domínio da cultura imperialista e como ainda se (re)constrói após séculos de colonialismo.

O escritor tem uma linguagem sarcástica ao retratar o subdesenvolvimento destas nações embaixo de derramamento de sangue, racismo, destruição do meio ambiente e dívida externa.

O autor traça um panorama político e sociológico abrangente de vários países como Cuba, Guatemala, Brasil e Uruguai. Cada virada de página é um nó na garganta que nos lembra que nossa identidade é construída sob o resquício de regimes ditatoriais, exploração de nossos recursos naturais de forma desordenada, a fome e a violência sem precedentes. É estarrecedor o quanto estes países têm em comum no que tange a estarem sob o domínio dos Estados soberanos do hemisfério norte.

Os escritos foram produzidos em sua maioria no início dos anos 90, porém Galeano e sua brilhante habilidade de trazer incômodos para quem se interessa pela história da América Latina, torna sua escrita atemporal .

Vinicius.Chiquito 14/12/2023

Galeano: Patrimônio latino.
O livro aborda várias passagens críticas do século XX especialmente na história recente da América Latina e toda projeção que se fazia sobre ela. Triste é perceber que desde então o continente pouco se contrapôs ou se desenvolveu daquilo que Galeano aponta no livro. É verdade que desde que a "social democracia" governou alguns países do sul, avanços sociais forma percebidos, mas ainda de forma tímida.

Excelente livro, um convite a reflexão e forma de enxergar a exploração feita em nosso continente assim como a resiliência de nosso povo.