Introdução Crítica à Criminologia Brasileira

Introdução Crítica à Criminologia Brasileira Vera Malaguti Batista

Resenhas - Introdução Crítica à Criminologia Brasileira

Euclides.Cesar 17/01/2023

Excelente obra para iniciar o estudo de Criminologia
Trata-se de obra introdutória sobre Criminologia. Não pode - nem pretende - ser encarado como um Manual, pois seu fio condutor está muito mais ligado à fundamentação das escolas criminológicas do que a uma sistematização destas mesmas escolas.

É importante ressaltar que a autora possui um alicerce teórico ligado ao marxismo e isso aparece na sua análise; é uma obra crítica, como o próprio título sugere. Assim, a crítica está presente em todo o texto e, muitas vezes, relacionando ideários antigos com práticas atuais, frequentemente disfarçadas com um verniz de modernidade pelo sistema capitalista.

Não é uma obra que poderá guiar o estudo pela criminologia por si só, mas, para um iniciante, permite entender o modo e o porquê da evolução da "ciência" criminológica; para um estudioso avançado, oferece novas contribuições partindo desse olhar crítico.
Isa 24/08/2023minha estante
você acha que quem é totalmente leigo e não faz faculdade na área consegue ler e compreender de boa?

Euclides.Cesar 31/08/2023minha estante
Acho que sim, porque não se prende muito a aspectos da legislação. É mais sobre o funcionamento do sistema criminal (criminalizante) de uma forma geral; mal se encaixa na definição de livro jurídico.

Chunchumaru 17/10/2022

Delírios, quantos delírios.
A parte em que a autora percorre as escolas criminológicas até é aproveitável apesar do marxismo evidente em seus comentários. Agora, a parte em que ela defende medidas e trata de sua visão própria é risível.

De duas uma: ou ela é extremamente ingênua ou é extremamente mau-caráter. Defender abolicionismo penal é insano. A última parte do livro é puro meme.

Clara.Horn 01/07/2022

Comecei pela faculdade, terminei apaixonada por criminologia
Achei esse livro importantíssimo para qualquer um que é estudante de direito ou gostaria de aprender mais sobre criminologia - criminologia crítica. Li para um grupo de estudos e acabei me apaixonando cada vez mais pela disciplina e seu cunho questionador, político e filosófico, discutindo sobre as bases do poder punitivo, assim como o livro aborda. De fácil entendimento, Vera faz com que não haja uma página que não se destaque ou que seja grifada.

Isa 09/01/2022

Essa obra faz um percurso interessante até a criminologia crítica (ou abolicionista) que embora eu não esteja alinhada com os pensamentos abordados, me foi uma leitura interessante.

Cortina 03/08/2021

Um grande livro que reúne diversas concepções e diversos entendimentos dos maiores nomes da Criminologia

Issão 29/01/2021

Quando cursei minha graduação em direito, de 2007 a 2012, não tive criminologia como uma das cadeiras da faculdade, e sinceramente não consigo me recordar dos professores de direito penal abordando esta matéria.
Durante anos, (ao menos 12, desde 2008 quando estudei direito penal pela primeira vez) odiei estudar penal. Odiava mesmo, achava completamente sem sentido perder tempo com aquilo, apesar de saber da importância gigante da matéria. Essa recusa ora se vestia de um pensamento despolitizado e desencontrado de punitivismo - no melhor estilo "bandido bom é bandido morto", ora se revestia da mais completa alienação - numa vibe meio "não quero saber disso".

Mas há pouco tempo descobri a criminologia crítica, bem como as raizes profundas da crítica marxista ao direito. Coisas que se não foram negligenciadas por mim durante a faculdade, foram negligenciadas pelos meus professores da época.

Hoje encerrei a leitura de Introdução Crítica à Criminologia Brasileira, e estou completamente fascinado. Professora Vera escreve de forma fluida, deliciosa, sagaz e extremamente direta. Por mais introdutório que seja o livro, e a própria autora ressalta esse caráter, serve como um mergulho em águas profundas.

O livro tem uma sistematização excelente, que conduz através da história e da política da criminologia, fazendo questão de demonstrar não apenas as críticas às teorias hegemônicas do capital, mas também as próprias teorias que nos esmagam diariamente. Junto à brilhante divisão feita pela professora Vera, é de se deliciar com a profusa e qualificadíssima lista de referências que ela traz no texto e ao final do livro.

Levemente enxarcado pelo primeiro mergulho, sinto que há um mundo inteiro de descobertas a serem feitas agora.

Brunav_ 23/01/2021

De fato, introdutório
Livro maravilhoso para entender como a criminologia nasce, como essa ciência contribui para concepções preconceituosas do sujeito, mas explica também, de forma muito clara, sobre a criminologia crítica baseada em na teoria marxista.

Elo 17/06/2020

parei tudo pra ler
estava lendo outras coisas, mas a vera me fez engolir o livro em 5 dias. introdução PERFEITA pra quem quer pesquisar na área