O Rapto do Garoto de Ouro Marcos Rey
Marcos Rey
Marcos Rey

Resenhas - O rapto do garoto de ouro

Ana 12/02/2018

Mais um clássico da coleção Vaga-Lume que embalou as juventudes de muita gente ... e embala até hoje.
Trata-se de mais uma eletrizante história de Marcos Rey, que narra o rapto de uma estrela do rock, ou melhor, um astro: Alfredo, o Garoto de Ouro, conhecido do trio Léo, Ângela e Gino, moradores do bairro do Bexiga, conhecidos por terem participado de outras histórias da coleção Vaga-Lume (quem é fanático por essa série como eu, já sabe).
Alfredo é raptado em um dia que seria muito importante para ele, e cabe ao nosso amado trio de detetives descobrir quem é o vilão dessa vez.
Ilustrações muito bonitas de Jayme Leão, que mais parecem de histórias em quadrinhos gringas. Sempre achei isso.

Mr. Jonas 03/02/2018

O Rapto do Garoto de Ouro
Nesta aventura um astro de rock é seqüestrado e a única pista é uma agenda com nomes e endereços. Ao investigá-los, dois jovens detetives se envolvem com os mais bizarros moradores do bairro do Bexiga, na cidade de São Paulo. A solução do caso é surpreendente!

miiih <3 13/06/2017

O Rapto do Garoto de Ouro
“O rapto do garoto de ouro”, é mais uma aventura policial de Marcos Rey, grande autor de livros juvenis. Considerado um clássico da literatura, é leitura obrigatória em muitas escolas. O livro traz personagens que já apareceram em outra importante narrativa “O mistério do cinco estrelas”, que também é considerado outro clássico.

Mais uma vez o cenário é o bairro do Bexiga, no centro de São Paulo. A história narra o rapto de Alfredo, um jovem garoto local que de repente se tornou um astro da música, e ficou conhecido como “o garoto de ouro”. No dia do seu aniversário de 16 anos ele, junto coma família, empresário e amigos iriam comemorar na cantina do bairro. No entanto, o jovem não aparece para a comemoração e quando Léo vai procurá-lo em sua casa, ele havia sido raptado.

Leo encontrou o botão da roupa do Garoto de Ouro e uma agenda verde, que passou a ser a pista para se descobrir o raptor. Leo, Gino Ângela e Jaime, formaram uma comissão de investigação para interrogar as pessoas que constavam o nome na agenda. O comandante era Gino, que participava de uma competição de xadrez. Enquanto isso, Alfredo era mantido preso e o raptor fazia exigências através de telefonemas e recados, escritas na mesma máquina, deixados em diversos lugares do bairro: igreja, jornal, casa do empresário e até na casa de Alfredo.

Contando ainda com a ajuda de Jaime, seu Domingos consegue os 10 milhões para pagar o resgate do filho, enquanto isso, várias são as pessoas entrevistas, sempre a partir de dados que estão na agenda verde. Alguns incidentes ocorrem durante a investigação que feita pelos amigos de Alfredo, que acabam levantando diversas hipóteses a respeito do sequestro.

Lara.Fabian 13/06/2017

Muito Bom O Livro
Era um garoto normal,muito rebelde,e sabia tocar guitarra,um amigo levou ele para um programa na televisão ele ganhou em primeiro lugar tocando rock,e começou gravar e fazer discos,ficou famoso e bem rico.Seu empresario colocou seu apelido como Garoto De Ouro e esse apelido ficou muito famoso todos os chamavam assim.Ele ia completar dezesseis anos e ganhou um banquete ele só iria precisar tocar e cantar,lá ele ia ver toda sua família.Todos estão no salão esperando por ele,Alfredo que é o Garoto De Ouro esta se arrumando enfrente o espelho,e ouve um barulho vindo da sala ele sai do quarto e vai para a sala ele vê a janela aberta e ouve barulho de passos,e derre pente alguém atacou e ele tenta reagir com sua guitarra.
Todos os convidados desconfiam porque a demora de Alfredo,dois de seus amigos resolvem ir ate a casa dele para ver o que aconteceu,e encontram a guitarra dele no chão toda quebrada.
_ SE QUISEREM SABER MAIS SÓ IR HA UMA BIBLIOTECA E PEGAR PARA LER,
MAIS SE PREFERIR E SÓ FICAR NO MEU BLOG QUE VOU APOSTAR MAIS RESENHAS SOBRE ESSE LIVRO,OBRIGADO.

Silvia.Leticia 17/01/2017

Leitura divertida, cheia de suspense
Ultimamente tenho me dedicado à leitura de clássicos infanto-juvenis da década de 80/90 que fizeram parte da série vaga-lume para indicar aos meus alunos.
Este livro é ótimo, a leitura flui de uma maneira tranquila, é repleto de suspense e é divertido tentar adivinhar quem é o sequestrador enquanto os personagens reúnem possíveis pistas.
Por ser um livro infanto-juvenil os personagens são rasos e o conflito é simples, mas a forma como a trama se desenvolve é atraente e prende o leitor, digno de um filme simples. Indicarei, provavelmente, para o 7° ano.
Fiz uma análise mais completa no meu blog, quem tiver interesse, faça uma visitinha.

site: https://lerparaqueblog.blogspot.com.br/

Vinicius, Pr. 12/04/2016

Nota 10
Excelente

Gizalyanne 28/03/2016

Super recomendo!!
Esses dias resolvi ler ou reler livros da coleção Vagalume e descobri que conhecia diversos deles também descobri que muitos que eu conheço são do Marcos Rey. Comecei pelo Rapto do garoto de Ouro e gostei muito!
A estória é sobre um astro adolescente que é sequestrado e como seus amigos investigam o sequestro. Em certo momento parece que todos são suspeitos. Nesta leitura revemos personagens que já apareceram em outros livros do Marcos Rey em outras aventuras.
Super recomendo!!

Paula Maria 28/02/2016

Dez milhões e uma vida em jogo
Tenho feito recentemente o exercício de ler alguns dos clássicos da Coleção Vagalume que eu já tinha como meus preferidos. "O Rapto do Garoto de Ouro" foi o primeiro da lista. Lembro-me que adorava as histórias de Marcos Rey (a.k.a. "Enigma da Televisão", "O Mistério do Cinco Estrelas", Um Cadáver Ouve Rádio" e "Quem Manda Já Morreu"). E, depois de ler esse título, tenho certeza de que continuo fã do legado do escritor.

"O Rapto do Garoto de Ouro" conta a história de Alfredinho, um recente astro do rock, que ainda mora na casa dos seus pais no bairro do Bexiga, em São Paulo. No dia da comemoração de seu aniversário de 16 anos em uma cantina italiana local, o garoto é atacado dentro de casa e não comparece à festa. Um bilhete com o pedido de um resgate entregue aos seus pais não deixa dúvidas: ele havia sido sequestrado. Dez milhões é o valor do resgate.

Então, os primos do menino, Leo, Ângela e Gino (sim, os mesmo personagens de O Mistério de Cinco Estrelas e Um Cadáver Ouve Rádio) decidem investigar o caso. Dessa vez eles contam com uma ajuda especial de Jaime, empresário de Alfredinho. Uma agenda com nomes de pessoas do bairro encontrada na sala da casa do garoto logo após o seu desaparecimento pode ser a chave da solução do crime. Assim, cada uma das pessoas citadas na lista passa a ser interrogada pelas crianças.

Crítica

Narrados em terceira pessoa, os capítulos revelam o trabalho dos garotos investigando a vida de cada um dos suspeitos, o desespero dos pais frente aos resultados da investigação da polícia e o que acontece no cativeiro com Alfredinho.

O livro é envolvente, assim como todo livro policial, aliás. E o melhor: curtinho, ou seja, não tem lenga lenga, as ações acontecem o tempo todo! E, sim, as pessoas guardam mais segredos do que se pode imaginar...

Em determinado momento, são tantas as informações que parece que todos da lista são culpados! Hahaha! Confesso que matei a charada antes do final. Mas a dúvida sobre eu estar mesmo certa permaneceu até a revelação do(dos) culpado(os) (acha mesmo que vou te dar spoiler?! Rs!). Vale a leitura! (Paula Maria Prado)
Gizalyanne 28/03/2016minha estante
Sua resenha ficou ótima e sua história de porque leu é parecida com a minha. Parabéns!

Emanuel Xampy Fontinhas 21/07/2015

Mistério no mundo do rock
O Marcos Rey era uma fera! Taí um grande livro de suspense, uma grande obra da nossa literatura, e que pode facilmente ser adaptado para outras mídias. Os personagens Leo, Gino e Ângela, do livro "O mistério do cinco estrelas" retornam, dessa vez para solucionar o rapto do rockeiro Alfredo. Amei ler na infância e reler hoje. E que capa maravilhosa do saudoso Jayme Leão, uma das mais bonitas da coleção Vaga-Lume.

arlene 29/03/2015

Digno de Agatha Christie! Muito bom! Como sempre o culpado é aquela pessoa de que a gente menos suspeita.

aline 09/10/2014

O Rapto do Garoto de Ouro-Marcos Rey-Dupla-Leitura e Produção de Testos
Nós lemos este livro porque nos interessamos pela capa e pelo autor Marcos Rey, que é um ótimo escritor de mistérios e aventuras.
Nesta história vimos que é citado os personagens do livro "O mistério do 5 estrelas" do mesmo autor; ele é praticamente uma continuação do outro livro.
Este livro,conta a história de um garoto que mora no bairro Bexiga,ele era um simples garoto,até que é levado por Jaime a um programa de calouros e vira uma estrela de Rock.
No dia do seu aniversário ele é raptado,depois disso começa o mistério.O grupo que aparece em "O mistério do 5 estrelas" está presente,eles começam a investigar o caso,pesquisam em casas,acham muitos suspeitos,mas infelizmente eles não conseguem nada com essas pesquisas,mas não estava perdido,pois Gino teve uma ideia e...
Estamos muito satisfeitos com o livro,se você ler,também ficará feliz.O livro te chama:"Venha descobrir o final!Venha!

Sammy 29/09/2014

Livro:O rapto do garoto de ouro-Marcos Rey-Dupla Leitura e Produção de texto

José 16/09/2014

Outro mistério envolvente
Um garoto famoso foi raptado no dia em que faria um show musical, e os detetives passarão bastante sufoco para encontrar o cativeiro. Marcos Rey foi um dos autores que mais escreveu para a série vaga-lume e todos os seus livros (pelo menos os que eu li), trazem um mistério que é divulgado apenas nas últimas páginas. O livro é pequeno e de fácil leitura, ideal para crianças, pois talvez não traga muitas surpresas para os adultos.